Última Hora: Primeira pessoa já recebeu a vacina da Pfizer no Reino Unido

50 Comentários

Já é notícia em todo o mundo! Foi administrada, no Reino Unido, a vacina da Pfizer à primeira pessoa no mundo. Trata-se de uma mulher de 90 anos, residente na Irlanda do Norte.

Este é, assim, um marco e um dos passos mais significativos na luta contra a pandemia da COVID-19.




Acabamos de presenciar um momento histórico que poderá marcar um novo rumo na pandemia do SARS-CoV-2. A primeira pessoa, fora da fase de testes, acaba de ser vacinada contra a COVID-19 com a vacina da Pfizer / BioNTech no Reino Unido.

Tem 90 anos e foi a primeira pessoa a receber a vacina da Pfizer

Trata-se de Margaret Keenan, uma mulher de 90 anos residente em Enniskillen, na Irlanda do Norte. Esta é, assim, a primeira pessoa no Mundo a receber a vacina da Pfizer, fora das condições de testes e experimentos.

Desta forma, este é um marco extremamente importante que dá então início ao programa de vacinação em massa no Reino Unido.

Margaret Keenan, de 90 anos, é a primeira pessoa do mundo a receber a vacina da Pfizer, fora da fase de testes. (via)

Margaret Keenan vai fazer 91 anos na próxima semana e já disse que este foi o “melhor presente de aniversário antecipado” que poderia receber:

Sinto-me tão privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19, é o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia querer, porque significa que posso finalmente esperar passar um tempo com a minha família e amigos no ano novo depois de ficar sozinha a maior parte do ano.

May Parsons foi a profissional responsável por administrar a vacina da Pfizer à Sra. Keenan, às 06h30 desta terça-feira, no University Hospital, em Coventry:

Não tenho como agradecer a May e à equipa do NHS que cuidaram tremendamente de mim, e o meu conselho a qualquer pessoa que receba a vacina é para tomá-la – se eu posso tomá-la aos 90, então você também pode tomá-la.

Reino Unido avança com programa de vacinação

Por sua vez, os centros especializados do Reino Unido vão vacinar pessoas com mais de 80 anos, e também equipas da área da saúde e dos cuidados. O programa de vacinação britânico tem como objetivo proteger os mais vulneráveis, bem como devolver a vida normal à população no geral.

O Reino Unido é assim o primeiro país do mundo a iniciar a administração da vacina Pfizer, depois que as entidades reguladoras aprovaram, na semana passada, a sua utilização.

Relembramos que a vacina da Pfizer apresenta uma eficácia de 95% e deverá chegar a Portugal já em janeiro de 2021.

Leia também:

COVID-19: Vacina da Pfizer chega a Portugal em janeiro

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Mas que falta de respeito porque não deram primeiro ao Boris e á Familia Real , este bifes andam a perder o respeito pelos seus

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      E como sabe que eles não tomaram já essa e as outras todas? Pode ser um segredo de estado.
      Além disso o Boris já teve infectado pelo que supostamente deve estar imunizado… seja lá por quanto tempo for que o corpo mantenha o reconhecimento.

      Esperemos que os lagartos da família real, não sejam afectados pela vacina com os nanobots que são activados pelo 5G, quando a Terra é Plana está virada para o lado oposto ao Sol projectado pelos alienígenas.

    2. Avatar de anonimo
      anonimo

      KKKKK! Boa! Há um mundo de palavras implícitas no teu comentário. Mas, os reis não tiveram sempre um provador dos seus alimentos, por medo de envenenamento? Todos estarão observando pela vidraça, os efeitos na pobre senhora que, não suportando a solidão, recebe como uma grande dádiva o fato de ser cobaia.

  2. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    É preciso os mais idosos para mostrar aos “meninos” que podem fazer a vacina…

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Curioso é que não são os idosos que vão sofrer efeitos secundários daqui a 10 anos

      1. Avatar de ZéBoss
        ZéBoss

        já que sabes tanto sobre isso, mostra-me lá o teu laboratório, tudo tem efeitos secundários, vejo muito fumador, amantes do fastfood e falar mal da vacina, quando já estão a tomar coisas possivelmente bem piores

      2. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Primeiro: Comentário insensível, desrespeitador e com falta de senso

        Depois, e os efeitos secundários causados pela infeção pela COVID? Tem se faltado nisso (já das vacinas ainda não), qual será preferível?

      3. Avatar de AD9
        AD9

        Se for os mesmos efeitos secundários que andavam ai dizer da vacina da gripe A, em que vários estudos de especialistas (que ao contrário dos conspiracionistas do YouTube de facto têm factos para comprovar oa que dizem) dizem que a narcolepsia era causada pela própria gripe A e não pela vacina. Além disso anunciaram tantos casos, em 90 milhões de pessoas vacinadas, há 300 registados com essa condição. Ou seja 89 999 700 pessoas que receberam a vacina e não apresentam qualquer tipo de consequência. Pah eu não sei mas acho que vale a pena o risco

      4. Avatar de Jorge
        Jorge

        Pois é… Vão morrer… Principalmente aqueles com mais de 90anos

  3. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    E não, não foi a primeira pessoa… As que foram usadas para os testes essas sim foram as primeiras no mundo…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Tens que ler o artigo, está lá bem claro que é a primeira pessoa fora da fase de testes.

      1. Avatar de ZéBoss
        ZéBoss

        a Rússia e a China não conta ?

        1. Avatar de ivan
          ivan

          E tu sabes ler o título? “Primeira pessoa já receveu a vacina da pfizer no REINO UNIDO”

        2. Avatar de RM
          RM

          No Reino Unido.

  4. Avatar de Pedro Teixeira
    Pedro Teixeira

    E não tirou a camisola? 😮 Espero que a vacina funcione! 🙂

  5. Avatar de Cobumelo
    Cobumelo

    Nem a rainha quis tomar a vacina agora pensem

    1. Avatar de sujeito
      sujeito

      A Rainha não tem prioridade… Agora usa essa ervilha e pensa

      1. Avatar de anonimo
        anonimo

        Hein? Como é que é? A humilde rainha cedeu o privilégio. Quanta generosidade.

    2. Avatar de RM
      RM

      Como é que sabes ?

    3. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Todos sabem que a rainha é imortal.

    4. Avatar de Rui
      Rui

      tambem vai tomar

      1. Avatar de anonimo
        anonimo

        Claro que vai! Se os que tomarem primeiro não morrerem nem sofrerem efeitos colaterais…

    5. Avatar de ze
      ze

      Cobumelo. Ela disse te que nao a tomou?

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    Uns dizem na Irlanda do Norte, outros na cidade de Coventry na Inglaterra.

    Só areia…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      A senhora é originária de Enniskillen, na Irlanda do Norte. E a vacina foi dada no Hospital Universitário em Coventry

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Irlanda do Norte ou Inglaterra é tudo Reino Unido

  7. Avatar de Steven
    Steven

    É com cada atrasado a comentar, ufff preferem acreditar no que lêem no Facebook enfim, se não querem tomar a vacina, não tomem e é problema vosso…só espero é que usem máscara, pois aí o prob6 já passa a ser dos outros. Cresçam dasss

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Não sei se percebeste, mas esses comentários parecem ter vindo todos do mesmo atrasado… pela forma como escreveu, enfim…

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Nao e o Facebook carneiro……e so ver e interpretar. So vejo animais assustados……..eu nao quero vacina nem uso mascara, engraçado, os crentes da religiao covid…….ja parece a inquisição, nao se pode ter opiniao diferente.
      So me faz cada vez mais ter opiniao diferente……..venham todos

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Normalmente é assim,quando se vive em sociedade. A liberdade de um indivíduo vai até à ao ponto onde começa a liberdade do outro. Tens a liberdade de acreditar naquilo que queres, tens a liberdade de não usar máscara, tens a liberdade de te colocares em situações de risco. Mas não tens a liberdade de colocar os outros em risco, mesmo que não acredites que esse risco seja real.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Por respeitar os outros é que uso onde é obrigatorio, fora isso nunca uso nao.
          Ja que gostam de ser privados de oxigenio ja agora deviam usar mascara nos olhos tambem

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Estavas a ir tão bem, tinhas que estragar tudo.. Farto-me de rir com tanta parvoíce kkkkkkk

          2. Avatar de AD9
            AD9

            Privados de oxigénio? Ainda se usa essa desculpa pensei que tinha ficado para trás há para aí meio ano… Coitados dos médicos que as usam há anos então, aquele cerebro deve estar roxo…
            Devíamos usar máscaras nos olhos mas é para não ler coisas dessas.
            E já agora respeitar os outros não é usar onde é obrigatório, isso é respeitar a lei o que é diferente.

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Sabiam que o pessoal de primeira linha(médicos, enfermeiros) os que tem contacto directo com o Covid ficou só para a segunda fase na vacinação em Inglaterra?
    Porque será?
    Será que existiram muitos médicos e enfermeiros a dizer que não a queriam já?

    1. Avatar de rui
      rui

      mas julgam que na segunda fase a vacina é diferente? é uma questão de meses e está tudo a ser fabricado e distribuido, alterações na vacina terão de passar pelas fases todas de testes novamente e até venderem estas todas não vão invistir novamente nisso nem de forma apressada.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tens uma bola de cristal?
        Ninguem sabe se a vacina vai ser interrompida só o tempo dirá, mas pode nao passar da primeira fase se existir problemas.
        Especialistas na área dizem que uma vacina tem que ter anos de estudo para ser considerada 100% segura.

        1. Avatar de RM
          RM

          Tal como há pessoas que reagem mal ao covid, também vai haver pessoas a reagir mal à vacina. Não somos todos iguais.

  9. Avatar de costa
    costa

    é preciso a tropa ser obrigatória para ver se esta canalhada acorda para a vida

  10. Avatar de art
    art

    porque significa que posso finalmente esperar passar um tempo com a minha família e amigos no ano novo depois de ficar sozinha a maior parte do ano…..Tadinha da senhora , ninguém lhe disse que tem de tomar duas para fazer feito ? …..e é isto mesmo k eu temo …estas pessoas vão relaxar depois de tomarem a vacina e vão correr riscos de ficarem infectados…..além do mais , ninguém sabe se estas pessoas não poderão passar a serem doentes assintomáticos, no caso de ficarem infectados …..além de que se começa pelos mais velhos , porque ninguém sabe o efeito desta vacina a longo prazo …assim se começarem a ter problemas de saúde daqui a uns anos , não há problema porque a expectativa de vida já não era muita…. COBAIAS

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      E um pouco de noção e sentido de respeito pelos mais idosos, não?
      Escreves isso como se não tenhas intenção de chegar a idoso, pode ser que até lá ganhes juízo

      Já dizia o poeta “A juventude é desperdiçada nos jovens”

    2. Avatar de anonimo
      anonimo

      Eis um comentário sensato. Infelizmente, a grande maioria “raciocina” como gado e sorvem como água fresca num dia quente a idéia de vacinar-se sem a comprovação da eficácia e dos efeitos colaterais..

  11. Avatar de mario
    mario

    Viagem ao PASSADO Abril de 2020;
    “As pessoas com mais de 70 anos que foram infectadas pelo virus SARS-CoV-2 estão a morrer da doença de COVID-19 porque o virus é letal”
    Viagem ao FUTURO Abril de 2021:
    “As pessoas com mais de 70 anos que foram vacinadas estão a morrer de velhice, a vacina é completamente segura”.

    Quem aposta no comunicado e narrativa dos MEDIA ????

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Posso ver a tua máquina de viajar
      no tempo?

      Quem aposta no comunicado e narrativa do MARIO ????

  12. Avatar de fininho
    fininho

    Dão a vacina à senhora de 90 anos, daqui por uma semana ou um mês morre de qualquer outra coisa…

    1. Avatar de RM
      RM

      Mas provavelmente não do covid!

    2. Avatar de Rui
      Rui

      se tivesse 85 dizias a mesma coisa

  13. Avatar de ze
    ze

    Nao faltam aqui doutores com teorias distintas. Mas alguem vai acertar no comentario