Estranhas bolas de fogo caíram do céu no Chile. Será um meteorito, uma nave, um OVNI?

20 Comentários

Na passada semana, os habitantes da Ilha Chiloé, no arquipélago do sul do Chile, viram estranhas bolas de fogo a cruzar o céu. Num primeiro olhar poderiam ser meteoritos a romper a atmosfera. Mas, analisadas as imagens e com alguma informação recolhida, descartou-se essa possibilidade. Então, poderiam ser OVNIS? Lixo espacial?

Bom, o que eles eram e de onde vieram ainda é um mistério, mas serviu para incendiar o chão e a curiosidade.

Estranhas bolas de fogo caíram do céu no Chile. Será um meteorito, uma nave, um OVNI?


Lixo espacial volta à Terra no fim de vida

No passado dia 25 de setembro, testemunhas relataram que bolas de fogo brilhantes iluminaram o céu sobre a Ilha Chiloé, no arquipélago do sul do Chile. Pouco tempo depois, pequenos incêndios florestais foram registados em sete locais da ilha, que foram rapidamente apagados por voluntários.

Segundo o que avançou de imediato o astrofísico chileno José Maza à emissora nacional TVN, essas bolas seriam meteoritos ou resíduos espaciais. Os moradores notaram que a bola de fogo estava a mover-se extremamente rápida, queimando um vermelho vivo, o que sugeriu um meteor. Contudo, o lixo espacial é igualmente comum.

Lixo espacial são objetos criados pelo homem, que se encontram a orbitar a Terra, e já não têm utilidade. Existem milhões de objetos a voar pelo espaço, e todos os anos cerca de 200 a 400 objetos caem no nosso planeta.

 

Uma análise pormenorizada dos locais da queda deverá revelar o mistério

Posteriormente, funcionários do Serviço Nacional de Geologia e Mineração recolheram amostras nos locais carbonizados. As análises aos muitos fragmentos espalhados pela cidade de Dalcahue não encontraram nenhuma evidência de um meteorito.

Geologistas foram ao local examinar a área do suposto impacto. Trabalharam em sete pontos correspondentes a matas queimadas, onde não encontraram vestígios ou evidências da queda de um meteorito.

Afirmou o relatório.

Os geólogos disseram à TVN que recolheram amostras de solo para uma análise mais completa, e divulgarão as suas conclusões em poucas semanas.

 

Então, tecnicamente, temos ali um OVNI?

Sim. De facto, nesta altura, tecnicamente, o que temos aqui agora é um objeto voador não identificado. Um OVNI, portanto. Contudo, é altamente improvável ser alienígena. Além disso, também foi descartada a hipótese de ser um meteorito, restando assim o cenário mais provável: lixo espacial que está a cair na Terra.

Em abono da verdade, não se consegue contabilizar ou até prever a destruição das sucatas espaciais. Sabe-se que há mais de 8000 toneladas de lixo espacial em órbita, incluindo cerca de 29 mil objetos com mais de dez centímetros e mais de um milhão pequenos demais para poderem ser seguidos. Contudo, quando entram na atmosfera são queimados e acabam por cair no oceano (que cobre 70% do planeta).

 

É raro o lixo espacial atingir o solo

Mesmo que muito lixo entre e chegue ao solo, quando não cai no mar cai em zonas desabitadas, remotas, que são igualmente uma enorme porção do planeta. É um cenário raro o lixo espacial atingir o solo perto de pessoas. Além disso, não há registo de alguém ser atingido com gravidade ou morto pela queda de detritos.

Na verdade, as únicas ocorrências conhecidas de pessoas atingidas por detritos espaciais são cinco marinheiros japoneses. Estes estavam num navio quando este foi atingido pela queda de pedaços de uma nave espacial russa em 1969. Além deste, há a registar um evento curioso em 1997, quando uma mulher nos EUA foi levemente escovada por material que acabou por ser identificado como parte de um motor de foguete Delta 2.

 

Estações orbitais entraram e foram destruídas recentemente

Os mais famosos eventos de detritos espaciais envolvem as estações espaciais Mir e Skylab. A primeira estação espacial americana, a Skylab, teve um retorno memorável à Terra em 1979, quando parte dela caiu na Austrália Ocidental. Tal feito resultou numa multa aos EUA por lixo.

Por sua vez, a Mir, a estação espacial da Rússia, caiu na Terra em 2001. Foi assim o maior objeto a reentrar na atmosfera da Terra, que felizmente aterrou no Oceano Pacífico. Nessa altura foram produzidas imagens que ficam para recordar o momento.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FERNANDO MARQUES MARTIINI
    FERNANDO MARQUES MARTIINI

    e assim comeca a serie smallvile

  2. Avatar de José Pedro
    José Pedro

    Não! É o Super-Homem!

  3. Avatar de costa
    costa

    incrivel como é que isto dos Ovnis sao sempre filmados com batatas

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      São filmados com batatas porque assim qualquer pessoa com um photoshop obtido por meios não legais consegue colocar lá uma coisa qualquer e envia para o equivalente à CMTV. Já é assim há tanto tempo…

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Boa sorte com a focagem quando avistares algo e queiras fotografar à pressa.

  4. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    Serão as bolas de um alien?

  5. Avatar de Atum
    Atum

    Cá para mim era um drogado…

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Ah,ah,ah. 😀 😀 😀

  6. Avatar de Bruh
    Bruh

    Alguém se esqueceu que a uma estação espacial chinesa caiu na terra em 2018. 😀

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Lixo espacial ?? Então se é raro o lixo espacial atingir o solo em que é que ficamos ?? Mmmm,algo me diz que é algo muito diferente de lixo espacial,tenho a certeza. 😐

  8. Avatar de xarly
    xarly

    Vi uma vez num episódio de uma série (7 palmos de terra) que uma mulher havia sido atingida por “detritos” da sanita de um avião e morrreu…é caso para dizer que é preferível morrer atingido por um meteorito do que por m***a…sempre é uma morte mais digna…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O problema é que a dignidade não serve de nada no pós morte.

  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    Welcome Goku!

  10. Avatar de JorgePalma
    JorgePalma

    Este site mostra em tempo real todos os objetos que orbitam a Terra:
    http://stuffin.space

  11. Avatar de AlexX
    AlexX

    Se os geólogos encontrarem resíduos de carbono e hidrogénio não o vão assumir ou tínhamos logo uma corrida das petrolíferas querendo montar plataformas no céu. Então vão antes dizer que foram fraldas usadas da ISS.

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    Só uma pergunta se por acaso estivesse em rota de colisão com um avião com 300 pessoas a bordo?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      acho que não é difícil prever o resultado…

  13. Avatar de Rubass
    Rubass

    Lixo espacial

  14. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Não é o Tesla que o Elon mandou para o espaço á uns tempos largos? 😀