Telescópio James Webb ativa antena que enviará 60 GB de dados por dia

28 Comentários

Começou uma nova era na exploração espacial com o lançamento do telescópio James Webb. Este equipamento de 9,7 mil milhões de dólares foi lançado com sucesso no passado dia 25 de dezembro e já está a enviar material para a Terra.

Segundo a NASA, o telescópio conseguiu ativar a sua antena de transmissão. Este era um elemento crítico da missão, pois transmitirá “pelo menos” 28,6 GB de dados duas vezes por dia.

Imagem da antena do telescópio da NASA James Webb


Um pequeno passo para grandes acontecimentos que estarão para chegar

O James Webb foi lançado a 25 de dezembro num foguete Ariane 5. Atualmente o telescópio está ainda a fazer as devidas correções para seguir viagem. Conforme havia sido programado, a NASA realizou nesta segunda-feira a segunda manobra de correção de curso (Mid-Course Correction Burn 1b, ou MCC-1b) do Telescópio Espacial James Web (JWST).

Com duração de 9 minutos e 27 segundos, a manobra é parte das correções necessárias para colocar o equipamento no seu destino final, uma órbita precisa ao redor do segundo ponto de Lagrange (L2) no sistema formado entre a Terra e o Sol.

No entanto, houve já um pequeno passo crucial. Os responsáveis da missão explicaram que a antena que será utilizada para enviar pelo menos 28,6 GB de dados científicos do observatório duas vezes por dia, foi ativada e reposicionada com sucesso.

A equipa de controlo da missão pôde confirmar a instalação e montagem da antena após um processo que demorou cerca de uma hora.

Imagem da antena do telescópio

 

James Webb precisa de 6 meses para que tudo fique operacional

Este é um marco fundamental para uma missão que ainda tem alguns meses para começar a enviar as primeiras imagens. Serão necessários 29 dias no total para chegar a Lagrange Point 2, a 1,5 milhões de quilómetros da Terra, período durante o qual irá colocar os seus espelhos, por exemplo, e depois avançar para a posição.

Não vai começar a funcionar assim que chegar: antes disso, são necessários muitos testes para calibrar os espelhos, a ótica e todos os sensores que vão ajudar James Webb a funcionar sem falhas. Isso levará cerca de seis meses, pelo que ainda teremos de ser pacientes antes de vermos as primeiras imagens captadas pelo telescópio espacial.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Se uma foto tiver 1G então teremos 60 fotos de alta definição por dia

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Este não vai tirar fotos como o Hubble.

    2. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Já alguma vez viu fotos com 1 GB? Essa é boa… Acha que o princípio da fotografia no espaço é diferente do da Terra?

      1. Avatar de JJ_
        JJ_

        Achas que é impossível fotos de 1GB? Tudo depende da resolução.
        Eu já trabalhei fotos que tinha 500MB, logo não é difícil ir a 1GB.

        1. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          Em JPG? Nunca. Em TIFF, podia ir até aos 500 MB, mas a filosofia da NASA não pode ser essa. Tirares uma foto ao espaço profundo com uma resolução de 5 milhões de píxeis ou 100 milhões é tudo a mesma coisa. Os píxeis não tornam as imagens mais definidas, penas permitem que sejam aumentadas sem degradação (ou pixelização).

          1. Avatar de Carlos Silva
            Carlos Silva

            *apenas

          2. Avatar de eu2
            eu2

            Uma coisa são os píxeis do ecrã, outra são os píxeis da imagem.

      2. Avatar de Fo
        Fo

        Fala o especialista da NASA!! ATENCION!

  2. Avatar de kb
    kb

    como é que consegue transmitir tal quantidade de dados a essa distancia? que tecnologia usa? eu não consigo isso com a minha ligação atual de internet…. lol

      1. Avatar de Mig-21
        Mig-21

        Ai não diz qual é a frequência que utiliza, mas deverá ser ka como os demais

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Transmitindo. Demoram é mais tempo a chegar.

      1. Avatar de kb
        kb

        Tendo em conta a distancia, 60 gigas num dia, é bastante!

        1. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          Tudo depende da quantidade de banda larga que os marcianos cederem.

        2. Avatar de eu2
          eu2

          60 GB por dia são 728 KB por segundo

    2. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      «The Webb will send science and engineering data to Earth using a high frequency radio transmitter. Large radio antennas that are part of the NASA Deep Space Network will receive the signals and forward them to the Webb Science and Operation Center at the Space Telescope Science Institute in Baltimore, Maryland, USA.»

    3. Avatar de eu2
      eu2

      – no vazio do espaço o sinal não perde força com a distância
      – a frequência da luz usada lá é diferente
      – provavelmente é focada em direção à Terra. Já viu aqueles lasers dos gatos, a distância a que chegam?

      1. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        A sua primeira proposição está correta. A segunda errada. A terceira é intrigante… Lasers dos gatos?

  3. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    É mentira… Toda a gente sabe que os iluminados que por aqui andam sabem que na NASA é tudo CGI ou feito num estúdio em Hollywood e que a Terra é plana e vivemos sobre uma doma onde as estrelas são projectadas…

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      a ida à lua é treta assim como algumas propagandas do espaço também mas tu já sei que acreditas nelas todas

      1. Avatar de nothing to!
        nothing to!

        Olha outro que acredita que vivemos no matrix

        1. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          Mais, amigo: vivemos no Tugalix.

      2. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Claro que foi tudo treta: a Lua nem sequer existe. É um globo, como a bola Nivea, para fazer publicidade às pilhas Duracell, nas noites de luar.

    2. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Mas é óbvio que sim! Uma noite destas, estava a observar as estrelas e no fim até passaram os créditos! Uma gafe que revelou o esquema todo!

      1. Avatar de eu2
        eu2

        Quem estava nos créditos? Algum português?

        1. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          O Jorge Jesus, que anda sempre na Lua, e o Carlos Fiolhais, o físico da Universidade de Coimbra, que está na equipa da luminotecnia.