Supercomputadores da NASA calcularam quando a vida na Terra vai deixar de ser possível

24 Comentários

Em colaboração com investigadores da Universidade Toho, no Japão, os investigadores da NASA utilizaram supercomputadores para modelar e determinar por quanto tempo a vida continuará a ser possível na Terra.



Numa meta que poderia ser descrita como o fim do mundo – pelo menos, como o conhecemos -, a NASA determinou por quanto tempo a vida continuará a ser possível na Terra.

Em parceria com investigadores da Universidade Toho, no Japão, a NASA determinou que a data calculada para o fim de toda a vida na Terra continua muito longe.

Contudo, os investigadores envolvidos alertam que a data potencial para o fim da humanidade é mais próxima do que pensávamos anteriormente.

Fim da vida na Terra está longe, mas mais próximo do que se pensava

De acordo com o estudo, o potencial fim de toda a vida na Terra depende da vida útil do Sol. Ou seja, as previsões apontam para que o nosso Sol continue a crescer e a aquecer a Terra, nos próximos milhares de milhões de anos. NO entanto, a certo ponto, isso deixará de ser possível.

Segundo os investigadores, citados pelo BGR, o ponto de rutura ocorrerá pelo ano 1.000.002.021, quando as condições da superfície da Terra estiverem tão extremas que a vida será impossível, até mesmo para os organismos mais resistentes.

Para os seres humanos, esse ponto ocorrerá mais cedo, segundo as mudanças previstas por via de um modelo detalhado para as alterações climáticas e a radiação solar.

À medida que o Sol fica cada vez mais quente, a atmosfera da Terra mudará consideravelmente, resultando numa queda do teor de oxigénio, má qualidade do ar e aumento acentuado das temperaturas.

Mundo já reconhece mudanças ambientais

De acordo com os investigadores, sinais dessas mudanças já podem ser sentidas: as libertações de massa coronal e as tempestades solares aumentaram em intensidade, e estão a afetar o campo magnético da Terra, reduzindo o teor de oxigénio da atmosfera.

Além disso, as alterações climáticas induzidas pelo Homem estão, também, a acelerar o relógio. Neste momento, o mundo já assiste ao aumento das temperaturas globais e ao derretimento do gelo polar.

Apesar de não ter sido dada uma data para o fim da vida humana, os investigadores apontam que é possível que as condições ambientais se tornem muito difíceis para os seres humanos muito antes do prazo de um milhar de milhão de anos.

Contudo, sabe-se que a vida não se extinguirá de forma repentina. Por sua vez, encerrar-se-á num processo lento e irreversível.

Soluções para preservar a vida humana

Entretanto, com o problema colocado em cima da mesa pelos cientistas, importa saber que os investigadores propõem intervenções tecnológicas, incluindo sistemas fechados de suporte de vida e habitats artificiais, por forma a preservar ambientes habitáveis pelo maior tempo possível.

Além disso, há quem esteja a olhar para outros planetas do nosso Sistema Solar, com planos para a colonização espacial de longo prazo a serem desenhados.

 

“Vamos diretamente para Marte; a Lua é uma distração”, diz Musk. Em que ficamos?

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    É taxar pelo clima, caso contrário o ser humano desaparece 🙂 Como assim? nem sabem como foram feitos os monumentos (Piramides, etc) em todo o mundo e j+a sabem quando o mundo irá acabar? a a esfera de Buga? com 15000 anos?

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Sim, a soluçõo reconhecida para estes problems é sempre mais impostos e taxas.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Isso da esfera é treta,
      Ela pode existir, mas é feita por nós, obviamente.
      Há muitos relatos de muitas “a voar” por ai, isso é treta.

      Não é novidade que se pode criar um campo magnético contrário ao da terra, e variavel de forma a ela puder voar.
      E isto é partindo do principio que ela existe.
      A mim parece-me aldrabice.

      A existir e ser real, com tantas evidências de vida HUMANA, com tecnologia avançada, que desapareceram, eu diria que é ciclico.
      A humanidade destroi-se a ela mesma umas vezes atrás da outra.

      A grande diferença é que agora, temos internet, e para destruir todo os nossos avanços, seria preciso eliminar por completo a humanidade inteira.
      Não acredito que no passado houvessem redes de comunicações por satélite, submarinas,terrestres, e radio, como agora.
      Em eventos cataclismicos, uma parte desaparece, e a restante parte, tem acesso a ciencia para continuar, ao invés de começar do zero.Há no entanto muita coisa que se perderia, e os recursos humanos são finitos e limitados, haveria grande retrocesso, mas nunca ao ponto de recomeçar do zero, a não ser que uma virose como arma de destruição, ou armas atomicas.

      Tu acreditas nessa palhaçada?

  2. Avatar de cK
    cK

    Ah pronto, se é para esse horizonte temporal, ja fico mais descansado….

    1. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      Sim, seria bom essa esperança de vida tão larga. Contudo, o mais provável é a nossa auto distribuição muito antes. A vida humanas terá fim não por causas naturais mas ou por estupidez e ganância humana…

  3. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Alguém sabe onde se arranja material que estes tipos andam a tomar para meter este tipo de investigação?
    É com com cada noticia sem assunto

    1. Avatar de Vítor M.

      Ou apenas não consegues perceber. Há assuntos mais existentes e algumas pessoas podem não perceber. Acontece.

      1. Avatar de Sérgio V.
        Sérgio V.

        Qual é no assunto mais exigente neste momento? É isto? Será mesmo? Eu não percebo ou há pessoas que não querem perceber?

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      O estudo, com as suas possíveis e quase garantidas falhas, apresentou argumentos a público. Ficamos a aguardar os teus ou o que não entendeste.

  4. Avatar de matos
    matos

    Se a terra vai ao ar, todos os restantes planetas do sistema solar, também irão.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O estudo não pôs a hipótese de a terra ir “ao ar”. O planeta continua cá por mais uns anos, nós é que não 😛 (em princípo claro)

  5. Avatar de jotabê
    jotabê

    Até apresentam um limite muito especifico, até à unidade, ou então somaram mil milhoes a 2021 🙂

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    O que a NASA podia fazer, já que gosta de lançar estas “visões”,
    Ao Estilo do milagre de Fátima, era calcular, o aumento da temperatura por ano que passa.

    Não ha paciência para tanta doida maluca. 😀

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      Para que ? Se fizessem esse estudo de temperaturas por ano, eles iriam inventar um valor e nos iriamos acreditar nela. Nos a carneirada claro. Na verdade estes estudos a serem verdade ou nao, nao servem para nada. Na medida em que nos nao vamos conseguir evitar nada.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não tens de calcular nada, essas médias existem e são públicas. São factos e qualquer um as pode desmentir bastando para isso fazer as próprias medições em vez de de andarem a propagar estupidez sem qualquer argumento 🙂 “Andarem”….vocês, a carneirada, claro. Não é por pertenceres a outro rebanho que deixas de ser carneiro.

  7. Avatar de Diogo
    Diogo

    Deus irá dar sinais! Respeitem DEUS

    1. Avatar de Rafael Domingos
      Rafael Domingos

      Ámen…………………………………….

  8. Avatar de Redin
    Redin

    Uma frase apenas …
    “Preferência temporal”.
    Se os resultados continuarem a mostrar que isso poderá acontecer apenas daqui a centenas de anos, o ser humano irá empurrar essa preocupação com a barriga. Até lá, quem venha atrás que feche a porta.

  9. Avatar de Eu
    Eu

    “o ponto de rutura ocorrerá pelo ano 1.000.002.021”
    Pronto, o Manuel da Rocha já andou aqui e ainda não comprou um teclado novo.

  10. Avatar de Joõa
    Joõa

    Bem… já estão a afirmar que é o Sol que aquece… já é um começo.
    “À medida que o Sol fica cada vez mais quente”
    Os políticos andam a enganar as pessoas a dizer que é o CO2… e é da mobilidade. Francamente!
    … e faz muito sentido o que é afirmado do sol aquecer…
    pois de dia (sol) aquece e de noite arrefece… daahhh!
    O mais engraçado da coisa é que na mesosfera o CO2, ajuda a arrefecer a terra. 😛

    A solução da Humanidade existir foi dada, por Hollywood, em vários filmes onde mostram a humanidade a viver debaixo da terra.

    1. Avatar de paulo rodrigues
      paulo rodrigues

      No cemitério já lá vivem muitos… mas tiveram que ser levados, por si não iam!

  11. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    O resultado para a extinção humana foi de 30 anos, os engenheiros da NASA só não disseram porque já não há nada a fazer a não ser conter o pânico. Tic tac.

  12. Avatar de aubing
    aubing

    No Universo nada se perde, tudo se transforma.
    Trata-se apenas de uma transformação da matéria.

    Até lá têm tempo de comprar latas de atum…
    Para não passarem fome quando a data chegar!

    🙂

  13. Avatar de VAOpoK
    VAOpoK

    Basta o Trump e Putin lançarem 2 ou 3 bombas atómicas que isto fica muito mau para o ser humano. A Terra recupera na boa!

    90% das espécies que já habitaram na Terra já estão extintas. O ser humano será outra.