Starman da SpaceX e Tesla de Elon Musk acabaram de fazer seu primeiro voo a Marte

22 Comentários

Elon Musk já chegou a Marte. Bom, não foi ele em pessoa, mas seguramente tem muito do seu ADN no primeiro carro Tesla que conduziu, o Tesla Roadster. Assim, ao volante deste elétrico, vai o manequim Starman a pilotar pelas “proximidades” do planeta vermelho.

Conforme é sabido, o manequim Starman da SpaceX viaja dentro do Tesla Roadster vermelho de Elon Musk. Este conjunto embaixador da empresa de Musk foi colocado no espaço no lançamento inicial do foguete Falcon Heavy da SpaceX no dia 6 de fevereiro de 2018.

Ilustração Starman da SpaceX dentro do Tesla Roadster de Elon Musk a passar Marte


Starman acaba de cruzar por Marte pela primeira vez

O manequim vestido com fato espacial está “a conduzir” o Tesla Roadster do fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk. O carro e o seu piloto foi lançado em fevereiro de 2018 no voo inaugural do poderoso foguete Falcon Heavy da empresa. Agora, esta dupla atingiu um grande marco na sua jornada cósmica.

Starman, visto pela última vez a deixar a Terra, fez a sua primeira aproximação a Marte hoje – dentro de 0,05 unidades astronómicas, ou menos da 7,5 milhões de quilómetro do Planeta Vermelho.

Anunciou a SpaceX via Twitter na passada quarta-feira (7 de outubro).

Uma unidade astronómica é a distância média da Terra-Sol – cerca de 150 milhões de quilómetros.

Starman e o Roadster giram em torno do Sol uma vez a cada 557 dias terrestres, de acordo com o site de monitorização whereisroadster.com. Até hoje, o carro e o condutor cobriram quase 2,1 mil milhões de km no espaço. Basicamente já fizeram quilómetros suficientes para, na Terra, percorrer todas as estradas mais de 57 vezes, segundo calculou whereisroadster.com.

E a dupla provavelmente acumulará muito mais quilómetros espaciais antes de terminar. Segundo um estudo de modelagem de órbita elaborado em 2018, o Roadster irá eventualmente atingir Vénus ou a Terra, provavelmente nas próximas dezenas de milhões de anos. No entanto, as hipóteses de um impacto na Terra ou em Vénus nos próximos milhões de anos são de apenas 6% e 2,5%, respetivamente.

 

Marte, Marketing, Tesla e SpaceX a explorar o espaço

SpaceX decidiu colocar Starman e o Roadster a bordo da primeira descolagem do Falcon Heavy como carga útil fictícia por questões de segurança e não só. O marketing pode ter sido outro fator, pois claro, Musk, o dono da Tesla, não iria deixar de explorar esta oportunidade para dar ênfase ao seu projeto dos carros elétricos.

Atualmente a SpaceX já reescreve a história, até porque recentemente levou na sua Crew Dragon astronautas até à Estação Espacial Internacional. Foi um trazer para os EUA a missão que a NASA tinha entregue desde há muitos anos às mãos dos russos. O foco da empresa espacial de Elon é cada vez mais o planeta Marte.

 

Leia também:

Este mês é o melhor dos últimos 14 anos para vermos Marte da Terra

 

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André R.
    André R.

    Ainda conseguem obter imagens do carro a essa distância?

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Não, aquela imagem é uma montagem feita a partir das imagens filmadas ainda nas proximidades da Terra.

  2. Avatar de A. L C.
    A. L C.

    Lixo espacial…

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      lixo digital ^

  3. Avatar de El dizzy
    El dizzy

    A partir de hoje, passam a ser a marca e o automóvel mais fiável do mundo. Qual Mercedes… 2,1 mil milhões de km… e sem avarias “visíveis”. ..

    1. Avatar de King Baniram
      King Baniram

      E é tão fiavel, que não é preciso passar de 2.1mil milhoes km para 120k km 😀

  4. Avatar de King Baniram
    King Baniram

    Adorava perceber o beneficio de mandar um carro para o espaço… Nao passa de marketing barato para vender “carros” a pilhas.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Mandar coisas para o espaço e, como toda a gente sabe, “barato”…

      A SpaceX podia fazer o que todos fazem, que é usar um bloco de betão como simulador de massa para testar um foguete novo. Em vez disso fez algo que vai de encontro a um dos objectivos da fundação da empresa: voltar a despertar a curiosidade das pessoas acerca do espaço. A julgar pelo facto de este artigo existir, está a ser um sucesso.

      E tens razão quando metes as aspas no “carros”. Os Tesla não são carros. Os Tesla são o que vem a seguir 😉

      1. Avatar de Infetado
        Infetado

        Olha, olha, quem aqui está ! Adorei a tua frase “A julgar pelo facto de este artigo existir, está a ser um sucesso”…

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Já eu não estou nada surpreendido de te ver aqui… Ainda bem que gostaste 😉

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      o principal objetivo foi testar o foguetao como nao vais testar um foguetao como uma carga valiosa normalmente testasse com um bloco de cimento ou assim estes decidiram meter um carro.
      Sinceramente as pessoas é que fizeram disto uma coisa enorme eles estavam so a testar um foguetao ahah

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      nao estou a ver é o objetivo disto como marketing para um carro eletricos que ja nem se vende e mesmo que se vendesse as pessoas iam comprar so porque ele foi para o espaço ? muito pouco provavel

      1. Avatar de King Baniram
        King Baniram

        Ion, se achas que os carros a combustão vao acabar, estas muito, mas muito enganado… No paradigma atual, o que irá acontecer daqui a uns 20 anos, é os electricos serem mais baratos que um a combustao, mas no entanto, a tecnologia nunca vai terminar. Enquanto se mover a petroleo, nunca vao terminar.

        Quanto ao golpe de marketing… sim, foi para testar o seu foguetão, mas graças a isso, os “carros” Tesla ficaram conhecidos. Golpe de marketing que não é barato(monetariamente, pois é um truque demasiado barato), mas que nao deixou de ser isso… Bem ou mal, o que interessa é falarem de da marca, e de facto, conseguiram! 😀

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Mas é preciso os carros a combustão acabarem para os eléctricos serem o futuro!? Achas que em 1910 não se podia dizer que o carro a combustão ia ser o futuro só porque iam continuar a existir cavalos?

          Então afinal sempre há benefício em enviar um carro para o espaço…

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          o que irá acontecer daqui a uns 20 anos, é já não se vendem carros a combustão (novos), e os que tiverem em circulação vão estar proibidos de circular em muitas cidades.

          1. Avatar de King Baniram
            King Baniram

            Sim, ja vemos os diesel serem proibidos em algumas.

            Nao vejo a coisa assim. Uma Ferrari nao vai deixar de fazer motores a combustao, no maximo adaptam e fazem um hibrido, mas muita coisa pode mudar daqui a 20 anos… Eu acho o eletrico o futuro, mas até poderá ser uma tecnologia com os dias contados daqui a uns anitos.

        3. Avatar de Nuno
          Nuno

          nao é preciso desaparecerem, ainda existem carroças e cavalos e nao é por isso que os carros a combustao nao foram o futuro nessa altura

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      90 milhões embora não seja um fortuna também não é assim tão barato.

  5. Avatar de Atento
    Atento

    Para valer, tinha que voltar e trazer «lama» de Marte nos pneus …

  6. Avatar de AlexX
    AlexX

    Se tivessem incluído uma starwoman já haviam starbabies, nem que fosse viajando na bagageira.

  7. Avatar de Domingos
    Domingos

    Os Ferrari e afins se continuarem a combustão vão ser ultrapassados em pista por todo e qualquer outro desportivo eléctrico daqui a 20 anos, e que nem vai dar replica, seram voltas de atraso!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Muito provavelmente já bateram, o novo Model S Plaid da Tesla consegue chegar a 320 km/h
      Dê uma olhada: https://www.tesla.com/pt_pt/models/design#battery