Starlink da SpaceX perdeu 40 satélites para uma tempestade geomagnética

12 Comentários

O serviço de Internet por satélite Starlink da SpaceX sofreu um problema que sairá caro: a empresa perdeu 40 dos 49 satélites lançados no dia 3 de fevereiro. O infortúnio deveu-se a uma tempestade geomagnética.

A SpaceX já esclareceu que os objetos não representam qualquer perigo.

Starlink

A SpaceX de Elon Musk está empenhada em enviar satélites para a órbita da Terra, dando forma à constelação Starlink que fornecerá Internet via satélite a todos os cantos do mundo, mesmo os mais remotos – conforme tem vindo a ser prometido.

No dia 3 de fevereiro, a SpaceX enviou mais 49 satélites para o espaço, para que se juntassem aos 2.000 já existentes. No entanto, a empresa anunciou um problema.

 

Starlink da SpaceX perdeu 40 satélites

De acordo com a SpaceX, depois de o Falcon 9 ter enviado os 49 satélites para a órbita da Terra, a partir do Kennedy Space Center, a cerca de 210 quilómetros de altitude, como previsto, todos eles atingiram o voo controlado.

A SpaceX posiciona os seus satélites nestas órbitas inferiores para que, no caso muito raro de qualquer satélite não passar as revisões iniciais do sistema, este seja rapidamente desorbitado pelo efeito da atmosfera. Embora a baixa altitude de implantação exija satélites mais capazes a um custo considerável para nós, é a coisa certa a fazer para manter um ambiente espacial sustentável.

Explicou a SpaceX, num comunicado oficial.

Imagem de galáxia com rasto dos satélites Starlink da SpaceX a marcar a foto

No seguimento do comunicado, a empresa esclareceu que os satélites implantados foram “significativamente afetados por uma tempestade geomagnética”.

Estas tempestades provocam o aquecimento da atmosfera e o aumento da densidade atmosférica nas nossas baixas altitudes de implantação.

Tendo em conta a tempestade geomagnética, os satélites foram colocados em modo de segurança, por forma a não serem arrastados pela própria atmosfera. Contudo, esse arrastamento protagonizado pela atmosfera impediu que os satélites saíssem do modo segurança para iniciarem as manobras de elevação da órbita. Portanto, 40 dos 49 enviados no dia 3 de fevereiro reentraram ou vão reentrar na atmosfera da Terra.

Posto isto, a SpaceX esclarece ainda que os satélites não representam qualquer risco de colisão com outros já existentes, não representarão detritos, por força da sua conceção, e não atingirão o solo.

Esta situação única demonstra os grandes esforços da equipa Starlink para assegurar que o sistema está na vanguarda da mitigação de detritos em órbita.

Concluiu a SpaceX.

 

Leia também:

Análise Prática ao serviço Starlink: Estará à altura do hype?

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joao
    joao

    Felizmente a Natureza toma o seu lugar para acabar com o lixo espacial da Humanidade.

  2. Avatar de zakarias
    zakarias

    Claro, nunca será problema deles, faz lembrar alguns partidos em portugal depois de cairem a pique …

  3. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    Deviam cair todos!

  4. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    O que são mais QUARENTA bocados de LIXO???

  5. Avatar de André R.
    André R.

    Mais lixo para os oceanos…

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Os satélites são feitos para se queimarem na atmosfera.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      99,9999999999% da massa de cada um será derretida na atmosfera. Portanto, 40 satélites provocarão menos do que um dos 40000 restos de cigarros que atiras para o chão todos os anos.

  6. Avatar de Há cada gajo
  7. Avatar de PJA
    PJA

    A queda de satélites é sempre preocupante, no entanto eles são configurados pelos operadores para cair em zonas remotas. O lixo existe e algum é radioactivo. Com o uso crescente do espaço principalmente as LEO devia-se tentar encontrar uma solução, mas não é fácil.

  8. Avatar de secaya
    secaya

    O Elon Musk não desenvolve um produto decente. É problema aqui, é problema acolá…