SpaceX não moveu satélite da Starlink porque não soube do problema da ESA

11 Comentários

A notícia chegou no início da semana e mostrou o problema que poderia ter acontecido com o satélite Aeolus da ESA. Este teve de ver a sua rota alterada para não colidir com outro satélite da Starlink.

A informação existente na altura mostrou que a SpaceX se recusou a mudar a rota do seu satélite. O que não se soube, apesar de ser especulado, foram as razões para essa decisão. Agora, com mais informação, a SpaceX revelou a verdadeira razão desta decisão.

SpaceX Starlink ESA satélite Aeolus

Um grande problema nas mãos da ESA

Esta foi uma situação complicada para a ESA. A probabilidade de colisão entre 2 satélites era grande e afetava uma das suas ferramentas usadas nos seus estudos. O risco calculado era elevado e, por isso, foi necessário tomar uma decisão rápida.

Contra uma resposta negativa da SpaceX a ESA foi obrigada a adaptar-se e alterou a órbita do Aeolus. Tudo mostrava que a empresa se estaria a desresponsabilizar, ao tomar esta ação.

Muitos especularam razões e mostraram que os satélites da Starlink estão preparados para evitar outros.

Sabia que por cima da sua cabeça gravitam mais de 19 500 objetos de lixo espacial?

A SpaceX não recebeu informações corretas

Agora, com mais dados, a SpaceX veio a público revelar as verdadeiras razões. Tudo parece ter estado num problema de comunicação, com a empresa a não ter tido conhecimento do problema.

A probabilidade do choque entre os satélites estava em 1/50 mil a 28 de agosto, na última comunicação entre a ESA e a SpaceX.

Com o passar dos dias esta passou para 1/1000, o valor mínimo considerado seguro. Foi aí que a ESA agiu. O que a SpaceX alega é que uma falha no software de comunicação não revelou esta mudança. Assim, não terá sido recebida a informação certa pela Força Aérea dos EUA.

SpaceX Starlink ESA satélite Aeolus

Por sorte o satélite da ESA não chocou com o da Starlink

Com a informação incompleta e errada, o operador da SpaceX acabou posteriormente por decidir em não mudar a posição do satélite da Starlink.

Claro que uma investigação está já a ser feita, para determinar as causas e corrigi-las, a fim de evitar problemas no futuro.

Esta é, acima de tudo, uma prova da falta de regulação que existe neste campo. Com cada vez mais empresas a querer ocupar este espaço, existem também cada vez mais probabilidades de problemas graves.

SpaceX recusou-se a mover satélite da Starlink que ia chocar com outro da ESA

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    E agora onde estão todos os chorões e profetas da desgraça que comentaram a notícia de dia 3?

    1. Avatar de Paulo L
      Paulo L

      Por falta de comunicação, não receberam esta notícia.

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      E onde está a responsabilidade da spaceX em acompanhar o risco de colisão dos seus satélites ?
      Estão a ver futebol ? È necessário que lhes digam que o satélite deles vai colidir ?

      Abc

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Um satélite recorre a tecnologia de ponta. Nomeadamente para detecção de colisões. Até o meu aspirador tem um sistema que serve esse propósito. Tal acontece quer nos Starlink, quer nos SpaceX.

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          A verdade é que tal não aconteceu , pelo menos é o que diz o artigo :

          “Com o passar dos dias esta passou para 1/1000, o valor mínimo considerado seguro. Foi aí que a ESA agiu. O que a SpaceX alega é que uma falha no software de comunicação não revelou esta mudança. Assim, não terá sido recebida a informação certa pela Força Aérea dos EUA.”

          Abc

        2. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          Pois..mas parece que o sistema usado pela space X quando chegou a Hora H falhou….

    3. Avatar de Filipe
  2. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    Primeiro não queriam mudar de rota…
    A seguir afinal não conseguiam mudar de rota…

    Agora a verdade chegou… não têm telefones no escritório e como tal a mensagem da ESA não chegou ao Zé Manel que era responsável conduzir os satélites…

    Muito melhor, grande desculpa.

    (pplware acho que o vosso artigo não corresponde ao artigo original em inglês)

    “Por sorte o satélite da ESA não chocou com o da Starlink”
    Mas qual sorte? A ESA estava a monitorizar os satélites e moveu o deles para evitar problemas. O mesmo não se pode dizer da Starlink.

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Regulamentação do espaço, kkkkkkk
    Estaríamos por ver o início da primeira guerra espacial.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Sabem a que velocidade andam os satélites lá em cima? Andam por volta dos 3 a 4 km/s. Os próprios satélites não têm a função de monotorizar os outros. Senão andavam sempre a bater uns contra os outros e qualquer detrito era uma ameaça. Isso deveria ser função de um órgão de controlo que neste momento é enexistente. Por isso cai em cima de cada organização possuidora dos satélites monotorizar esses avisos e órbitas dos seus satélites. Nos USA os satélites são regulados pela força aérea que não avisou a spacex

  5. Avatar de óscar alho
    óscar alho

    a culpa é dos amerdicanos!