SpaceX faz hoje história ao levar a missão Crew-1 até à estação espacial Internacional

10 Comentários

Em maio passado, a SpaceX levou os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley numa missão histórica à Estação Espacial Internacional. Assim, ficou registada a primeira vez que uma empresa privada colocava astronautas em órbita. Contudo, a missão foi fundamentalmente um voo de teste para provar que a cápsula Crew Dragon da SpaceX era segura para ocupantes humanos.

Hoje, o voo oficial fará história se a Crew-1 partir às 19h27 de Cabo Canaveral, 00h27 em Lisboa. Para já as previsões mantêm-se positivas, com 50% de possibilidades de sucesso.

Imagem da Crew-1 da SpaceX que levará os astronautas até à Estação Espacial Internacional


Crew-1 da SpaceX está certificada para voar até à ISS

Depois de chegarem à Estação Espacial Internacional (ISS) em maio, Behnken e Hurley pousaram com segurança no Oceano Atlântico em agosto, após uma estadia de dois meses na ISS.

Desde então, os engenheiros da NASA reviram os dados da missão e na terça-feira certificaram a SpaceX para iniciar voos regulares com tripulação até à ISS como parte operacional do programa de voo espacial humano da agência. Tudo começa neste fim de semana.

Se o voo não for adiado de novo, pelas 19h27 de Cabo Canaveral, 00h27 em Lisboa, partirá em direção à ISS quatro astronautas para a sua missão Crew-1.

São eles Shannon Walker, Victor Glover e Michael Hopkins a voar pela NASA e Soichi Noguchi a voar pela Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa. Com exceção de Glover, todos os astronautas já estiveram na ISS, mas esta será a missão mais longa que qualquer um deles já voou.

Após uma rápida viagem de oito horas e meia até a estação espacial, a tripulação passará seis meses em órbita.

A cápsula Crew-1 será transportada pelo foguetão Falcon 9, equipado com os poderosos motores Merlin, ambos da SpaceX.

Assim, se de facto for realizado, poderá acompanhar tudo em direto pela transmissão da NASA:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Acabou o pinga pinga da Rússia.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Acabou a mama. Cobravam o que queriam, e o valor sempre a subir. Agora vai-se acabar isso.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Incrivel o que uma empresa privada conseguiu fazer batendo concorrentes como a boeing que sao muito mais experientes nesta industria e mesmo assim têm sido envergonhados pela spaceX

    1. Avatar de scp
      scp

      Por detrás está uma grande mente/empreendedor. Às vezes faz toda a diferença para haver evolução. E também motiva todos os outros que trabalham lá a empenharem-se ao máximo.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        +11111

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      A somar ao que a Tesla fez pelo mercado automóvel. Incrível, mesmo. Estamos a precisar do Elon nos telemóveis.

      1. Avatar de Rui Esteves
        Rui Esteves

        Um Elon para combater a pobreza!

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A Boeing é uma vergonha. É nos aviões, e agora essa cápsula Starliner, só problemas graves. Quando a primeira missão de teste da Starliner for lançada, já a SpaceX anda a fazer a 2ª missão.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Sim, realmente neste projeto tem sido muito mau tiveram direito a quase o dobro do dinheiro que a spaceX teve e mesmo assim foi o que foi, eu agr acho que a NASA como ja pagou o dinheiro vai continuar porque se nao tivesse pago eu acho sinceramente que a NASA deixava a boeing e dava o dinheiro a spacex para aumentar a produçao de capsulas

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Não é a NASA, é o Governo que dá esse dinheiro, que é dos contribuintes.

          Achas que faria sentido deixar de darem dinheiro a empresas das quais eles ou fazem parte, ou vieram de lá, ou têm shares , ou “patrocinaram” seus percursos políticos esperando dividendos?