SpaceX declara que a sua colónia em Marte não vai seguir as leis da Terra

76 Comentários

A corrida a Marte parece trazer um novo capítulo no que toca à gestão e governo das terras extraterrestres conquistadas. Segundo o que a empresa Elon Musk decidiu, e anunciou nos termos do serviço dos satélites Starlink, em Marte a empresa não vai reconhecer a autoridade ou soberania de nenhum governo da Terra.

É interessante perceber que nos Termos de serviço ao consumidor do projeto está definido que “Marte será um planeta livre”. Mas, o que quer a empresa dizer com isso?

Ilustração da nave da SpaceX em Marte


A constelação de satélites Starlink para fornecimento de Internet, lançada pela SpaceX, já começou a formar-se em maio de 2019. Aliás, já tem utilizadores convidados a testar o serviço em modo beta, com o lema “Better Than Nothing “. Segundo o que a empresa anunciou, a versão final visa oferecer velocidades de download gigabit em baixa latência para qualquer pessoa com vista para o céu. Assim, a versão beta, oferece atualmente algo em torno de 50 a 150 megabits por segundo – daí o nome de teste humilde.

Contudo, os termos do serviço do projeto Starlink, conforme descoberto pela conta do Twitter “WholeMarsBlog” e confirmado pelo moderador do Reddit “Smoke-away”, exige que os utilizadores concordem que “nenhum governo baseado na Terra tem autoridade ou soberania sobre as atividades marcianas.”

Mas Marte será um “faroeste”?

De acordo com a secção nove dos termos, a SpaceX explica como os serviços prestados ao redor da Terra ou da Lua seguirão a lei governada pelo estado da Califórnia nos Estados Unidos. No entanto, para Marte, a história muda um pouco:

Para os serviços prestados em Marte, ou em trânsito para Marte via nave estelar ou outra nave espacial de colonização, as partes reconhecem Marte como um planeta livre e que nenhum governo baseado na Terra tem autoridade ou soberania sobre as atividades marcianas. Consequentemente, as disputas serão resolvidas através de si – princípios governantes, estabelecidos de boa-fé, no momento da colonização marciana.

Portanto, estas linhas podem ser interpretadas como uma das maiores ambições da SpaceX para as próximas décadas: enviar os primeiros humanos a Marte e, por fim, estabelecer uma cidade até 2050.

Para atingir este objetivo, a empresa está a desenvolver o Starship, um foguetão totalmente reutilizável que mede cerca de 120 metros de altura quando combinado com o propulsor. A SpaceX quer enviar as primeiras naves de carga ao Planeta Vermelho nos próximos anos.

Elon Musk, CEO da SpaceX, já havia comentado antes este assunto. Na altura referiu qual o tipo de governo que gostaria de ver a surgir no planeta. Numa entrevista em 2018, Musk previu que a cidade operaria num tipo de democracia direta. Basicamente traçou um paralelo aos primeiros tempos dos Estados Unidos, onde a democracia representativa era mais lógica devido ao tamanho do estado nascente.

Todos votam em cada questão e é assim que funciona. Há algumas coisas que eu recomendo. Mantenham as leis curtas. […] Algo suspeito está a acontecer se houver leis longas.

Disse na altura Musk.

 

Nem todos vão na conversa de Elon Musk

Esta lógica de Elon Muk parece não convencer todas as pessoas. Aliás, Jim Pass, CEO do Astrosociology Research Institute, referiu em abril de 2019 que acreditava que o determinante seria quem está a patrocinar o acordo. Uma organização religiosa pode levar a uma teocracia, enquanto os tipos militares podem levar a uma estrutura mais autocrática.

Portanto, para já, Musk e a SpaceX têm de conseguir fechar o projeto Starlink, que tem tido certos comportamentos bastante criticados. Marte é um assunto que ainda vai fazer correr muita tinta… ou bits e bytes, dado que nem todas as nações se pronunciaram.

 

Leia também:

Starlink: 3% dos mais de 800 satélites já lançados apresentam defeitos

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bentinho
    Bentinho

    É por isso que desde pequenino gostei de ficção cientifica , agora que passei dos 50 … tanta mas tanta coisa a simplesmente acontecer como nos textos dos livros , nos filmes mais ousados … tem a sua piada ( ou talvez nem tanto ) uma empresa particular fazer este anuncio , está instalada a corrida ao espaço ( desde os anos 60 claro ) eheheheh

      1. Avatar de Bentinho
        Bentinho

        Via avidamente esta série eheheh , mas tem filmes superiores ja depois desta série… estive agora a procurar mas nao achei o livro autor que falava sobre um ser descoberto em Marte , que o trouxeram para a Terra , era enfezado e fraco de aspecto , acabaria por se transformar num ser Colossal , com mil e uma habilidades , fundando uma espécie de relegião que em pouco tempo acabaria por dominar o planeta subjugando todas as outras milenares instituições …. isto li eu quando tinha 20 anos e estava de serviço à entrada da escola naval do alfeite ehehehe

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Seria o livro “Um estranho numa terra estranha” ? Se for eu tb li este livro.

          1. Avatar de Bentinho
            Bentinho

            João , foi ver na wikipedia acerca desse livro , não é o mesmo , o autor nao tinha um nome ocidental se a memoria não me falha ( mas falha a lembrar realmente o nome ) , o tema tem uma certa similiaridade … tudo coisas passiveis de acontecer na historia dos humanos no futuro ó se pode…

        2. Avatar de carlitos
          carlitos

          Esse livro deve ser mto interessante! Qual o título ou autor?

          1. Avatar de JPSOC
            JPSOC

            “Um Estranho Numa Terra Estranha”, de Robert A. Heinlein

      2. Avatar de carlitos
        carlitos

        Devia ter posto o titulo de “2099”! As coisas não aconteceram assim rápido. eheheh

        1. Avatar de Vítor M.

          Verdade. Mas quando me lembro do que via “colado na TV ainda a preto e branco (anos mais tarde, por volta de 1984 se não me engano) é que tive uma TV a cores” muita coisa hoje afinal é possível fazer e outras serão em breve.

          1. Avatar de carlitos
            carlitos

            Eu também adoro essa série, e tens razão quanto ao progresso tecnológico, mas uma coisa de que poucos se lembrariam, é estarmos hoje a combater “aliens” que não se vêem, e que por ironia, o País melhor armado é o mais derrotado.

          2. Avatar de GM
            GM

            Antes da tv a cores, que em Portugal chegou segundo me lembro em 1982 (a minha 1ª a cores só no final de 1989) havia as tv’s a “cores”: tv’s a P/B, com um filtro colorido para supostamente eliminar alguns efeitos nocivos da radiação.

          3. Avatar de Petrus
            Petrus

            GM (respondo aqui porque já não há espaço para resposta no local certo), o filtro colorido em celofane era apenas para fazer de conta que a televisão era a cores.

      3. Avatar de carlitos
        carlitos

        Gostava de ser piloto de “águias”, por agora sou só piloto de fpv drones!

        1. Avatar de Pedro Miguel Teixeira Silva
          Pedro Miguel Teixeira Silva

          Conhece a série ” stargate ” ? É uma série muito boa dos anos 90, ainda entra o gajo do ” mac gaiver”

      4. Avatar de Informático amador
        Informático amador

        Espaço: 1999 Nos idos anos 70, que série fabulosa, principalmente a 1ª temporada. Havia quem reclamasse de pouca credibilidade : “a força necessária para remover a Lua da órbita terrestre, era suficiente para matar todos em Alpha”, “no espaço em redor da Lua não há nada durante muito caminho e sem reabastecimentos morriam em pouco tempo”, etc, etc. Eu só respondo: É filme! E vendo bem, o teletransporte da Star Trek era assim tão credível, também?

        1. Avatar de Vigilio alves
          Vigilio alves

          Pois espaço 1999 fascinante

        2. Avatar de Digo Eu
          Digo Eu

          Espaço: 1999, ainda hoje se recorda. Infelizmente trouxeram para a 2ª temporada um realizador americano que despediu metade do elenco – desapareceram Kano, o homem da Informática, Paul Morrow, o chefe do controle de missão, Professor Bergman, o cientista chefe – e os que ficaram – Alan Carter, Sandra Bennes – , tiveram papeis esvaziados e simplistas e a série ficou muito centrada na Maya e Tony Verdschi, e na dupla de comando – Koenig e Drª Russel . A 1ª temporada foi melhor.

      5. Avatar de Norbanvs Iesus
        Norbanvs Iesus

        Gosto dessa série, mas actualmente prefiro esta:
        https://www.youtube.com/watch?v=aoemQv0LYhk

        1. Avatar de Vítor M.

          Netflix? 😀 isto ainda é o que me prende à TV.

    1. Avatar de carlitos
      carlitos

      A literatura de ficção científica, pode ser uma forma de expressão muito inteligente.

    2. Avatar de Pedro Miguel Teixeira Silva
      Pedro Miguel Teixeira Silva

      Conhece a série ” stargate ” ? É uma série muito boa dos anos 90, ainda entra o gajo do ” mac gaiver”

  2. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Dentro do sistema solar vira o disco e toca o mesmo , agora fora do sistema solar a musica é outra .

  3. Avatar de Petrus
    Petrus

    Há algo errado neste texto “(…) a cidade operaria num tipo de democracia direta. (…) traçou um paralelo aos primeiros tempos dos Estados Unidos, onde a democracia representativa era mais lógica (…).” Democracia direta não é democracia representativa. Esta é a que temos atualmente. A primeira, direta, era a de Atenas no s. V a. C.

    1. Avatar de Petrus
      Petrus

      O erro é do Musk? Não percebi tudo o que ele disse.

    2. Avatar de eu2
      eu2

      Percebi assim: nos primeiros tempos dos EUA operava a democracia representativa, que era a mais lógica (não dava para ter toda a população a votar numa lei facilmente). Agora a democracia direta funciona porque há acesso instantâneo às opiniões das pessoas.

      1. Avatar de Petrus
        Petrus

        Não pode. Numa democracia direta, todos participam do governo. Isto só é possível em comunidades pequenas como era Atenas na Antiguidade. Quando as populações se tornam maiores deixa de ser possível. Seria como irmos todos à AR votar as leis. Por termos lá representantes, os deputados, é que se chama democracia representativa.

        1. Avatar de eu2
          eu2

          Temos internet

        2. Avatar de GM
          GM

          Temos democracia representativa, e dá a m#$%a que dá.

          1. Avatar de Petrus
            Petrus

            Pois… Mas pode ser melhorada. Já as ditaduras são imutáveis.

  4. Avatar de José
    José

    Ainda não saíram da Terra nem sabem quando lá chegarão e já estão a pedir a independência? Irra que o Ser Humano é mesmo uma criatura muito irracional e conflituosa.

    1. Avatar de Vigilio alves
      Vigilio alves

      Mas tëm razao,la nenhum governo da terra tem que dar ordens,la nao mandam

    1. Avatar de Petrus
      Petrus

      Vê se não é aí o sifão da casa de banho.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Na prática o Musk está a dizer que em Marte ele é que manda, já que em princípio vai ser o primeiro a chegar, logo são as suas leis baseadas na …… boa-fé!!!!!!

    Está explicada a pressa do homem, quer Marte para si!!!!!!
    Eu se fosse financiador do Musk tinha muito cuidado, não vá o homem partir de armas e bagagens para Marte (a qualquer preço) e deixa cá a dívida colossal de tal feito!!!!!!

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 exatamente. Quem lá chegar primeiro, manda naquilo tudo.

      1. Avatar de Petrus
        Petrus

        Se fosse essa a intenção do homem, não proporia um governo de democracia direta.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Ó Petrus….. diga-me lá quem é que tem o poder de transportar quem quer que seja para Marte? Não sabe? Musk!!!! Só vai para lá quem ele quer!!!!!
          Tire as suas conclusões!!!!!

          Para for para lá a seguir, só com contratos e pesadas royalties para fazer o que quer que seja!!!!! E quem lá morar até imposto para o oxigénio deve pagar!!!!!

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Quem for….

          2. Avatar de Petrus
            Petrus

            Pode-me explicar como se coloca um avatar? Por favor?

      2. Avatar de Rui
        Rui

        É verdade. E ainda por cima acho que não há ninguém privado em condições de mandar para lá alguém. Ele vai ter o monopólio sobre tudo, principalmente minério!!!! O que num planeta…… estamos a falar de números gigantescos! Mas ele nem precisa de fazer nada, só cobrar royalties para quem quiser arriscar fazer qualquer coisa!!!!!!

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas vai ser interessante. De um lado, os cientistas com o intuito e a missão de explorar o planeta à procura de indícios de vida ou de uma planeta com semelhanças com a Terra há uns milhões de anos. Do outro lado, as empresas mineiras a querer furar o planeta para trazer o ouro e os metais precisos que estão naquele solo…. vai ser interessante ver.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Ele já sonhava o mesmo para o lítio da Bolívia…

      3. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Não é bem assim!! Para mandar precisa de um exercito!!

        1. Avatar de Vítor M.

          Ou ser o dono do único transporte 😉

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Países como a China e a Rússia estão a dormir. Continua crédulo!

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            A Spacing Guild do Dune. 🙂

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Tem o potencial para ser um verdadeiro sonho, só de pensar que se pode refazer um mundo inteiro a partir do zero em termos de legislação penso que não represente nenhum passo atrás, mas vários passos à frente, essencialmente porque será baseado nas personalidades e inteligência daqueles que lá puserem os pés… E não é qualquer um que lá poderá ir… e o que se entende por qualidades é muito mais que inteligência, é muito mais ser Humano… Gosto! É uma oportunidade unica, muito mais que uma “experiência” de como poderá ser um novo mundo, legislativamente apenas falando.

  7. Avatar de carlitos
    carlitos

    Não entendo como é possível em Marte ser diferente da Terra, se as pessoas são as mesmas.

    1. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Até parece que qualquer um pode ir a marte.
      Sendo que o autor desta peripécia é o proprio Elon Musk, muito provavelmente só irão pessoas com um nivel minimo de (Inteligencia/estudos) / Poder monetário. Sendo assim fica muito mais facil gerir visto que os ideais tendem a seguir um padrão consoante o nivel de massa cinzenta existente nas pessoas.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Acho que está enganado.
        Quando for realmente possível viajar para Marte. Os primeiros a ir, não vão ser ricos ou inteligentes. Acredito eu que a colonização de Marte vai ser como a descoberta das américas.
        As primeiras naves não vão ser luxuosa como os aviões de classe executiva. Não vão transportar as classes mais ricas . Pois os primeiros a ir. Vão para trabalhar. Muitos vão falecer. Nas viagens e em trabalhos. Só quando estiver estabelecido uma base com bastante conforto. Aí sim acredito eu que vão os ricos ..
        Acredito mesmo que nos primeiros 10, 15 anos. Quase todas as pessoas tenha a oportunidade de ir.bastando ter algum estudo e conhecimento ou formação
        Pessoas com boa capacidade física, e que aguente trabalhar várias horas seguidas.
        Nos primeiros 10 anos , poucos vão ser os ricos que vão querer sair do conforto que tem na terra e ir para um planeta que ainda não vai ter absolutamente luxo algum
        Nem no planeta nem nas viagens.
        Ou seja os primeiros a irem vai ser equiparados aos escravos.

        1. Avatar de Petrus
          Petrus

          Vão morrer. O próprio Musk disse que quem for a Marte tem que estar preparado para morrer.

          1. Avatar de Miguel C
            Miguel C

            Os que ficam na Terra ficam para semente, não morrem!

          2. Avatar de Petrus
            Petrus

            Os da Terra morrem mais devagar.

  8. Avatar de Mauricio Pinto
    Mauricio Pinto

    A lei da gravidade não será a mesma da Terra

    1. Avatar de Petrus
      Petrus

      Ora aí está! Talvez vá a votos.

  9. Avatar de Vigilio alves
    Vigilio alves

    Espaço 1999 fascinante

  10. Avatar de PL
    PL

    os humanos é que vao ser os alienígenas que daqui a uns bons anos vao andar a pular de planeta em planeta até esgotar os recursos dos mesmos

  11. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Quem é ele para dizer como ser e eixar se ser. Ele pode fornecer a tecnologia, ganhar carcanhol, bem muito carcanhol, mas será apenas o fornecedor de tecnologia.

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      E o que permite (eventualmente) que possam existir seres humanos em Marte.

  12. Avatar de Cesar Nobre
    Cesar Nobre

    A falar assim, estou vendo que irá haver guerra Terra vs Marte, para ver quem irá mandar no nosso sistema solar.

  13. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    O importante é ter pena de morte

  14. Avatar de Gonçalo P
    Gonçalo P

    Se for livre como os seus automoveis são…

    Já para ñ falar, na ideia de muitos manipulados pelas redes sociais, a votarem leis!

    Nada como conquistar o Novo Planeta, e depois iniciar conflitos bélicos com as nações do Antigo Planeta.
    A seguir vai anunciar o desenvolvimento de armas?

  15. Avatar de omemvenus uprivado
    omemvenus uprivado

    Mais um problema mais um ditador a nascer

  16. Avatar de Pedro Nogueira
    Pedro Nogueira

    Coitado. Nem consegue pousar um nave na Lua quanto mais em Marte.

  17. Avatar de paulex
    paulex

    Até as leis de Newton desrespeitam…

  18. Avatar de Carlos Manuel Mota Gonçalves
    Carlos Manuel Mota Gonçalves

    Isto é tudo muito bonito…. Quem vai ser o operário…. Os mesmos da terra certo….. Logo pessoas com ambição e fome de ganância e dinheiro….. Pois se todos tiverem ordenados churudos, quem vai querer trabalhar nas minas…… Logo vai ter pessoas igual aqui na terra de todos os tipos e feitios, leis corrupção e tiranos.

    1. Avatar de Miguel C
      Miguel C

      Operários humanos? Mas ninguém aqui conhece o Atlas da Boston dynamics?

  19. Avatar de RM
    RM

    É pah, muita gente aqui a fumar gansas e a viajar na maionese.. Não digo que seja impossível, mas não é pra nós nem para os nossos filhos nem netos. Então eles nem á lua vão que é já aqui ao lado com toda a tecnologia que têm, quanto mais a marte que é lá na casa da pilinha mais velha..

    1. Avatar de Miguel C
      Miguel C

      Desenvolvimento tecnológico de última geração não é conhecido da generalidade da população. À população é dado a conhecer aquilo que permite fazer negócio e comer-lhes o pouco rendimento que têm.

      Em apenas 40 anos evoluímos brutalmente, a nível tecnológico. Se recuarmos 100 anos então… Agora imagina daqui a 100 anos…

  20. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Ok pode ser assim, ate uma grande potencia ter interesse nas terras marcianasde Musk. A não ser que os objectivos de musk passem tambem por ter uma exercito privado.

  21. Avatar de Não Obstante
    Não Obstante

    Nestas coisas é a lei da força que impera. Se quem chega primeiro não tem força para disciplinar quem vem depois, está tramado.

  22. Avatar de AlexX
    AlexX

    Isto vem dum livro de ficção escrito por Wernher Von Braun (ex nasa) em 1953, The Mars Project, onde está escrito que é Elon o governador de Marte. Nada é por acaso, até os foguetes na primeira imagem são muito semelhantes ao na época desenhado por Von Braun. Não li o livro mas os próximos episódios da actual saga já prometem 😀 Resta saber onde será para eles “Marte”…

  23. Avatar de Mauro
    Mauro

    Até parece que Marte tem alguma coisa de valor. Melhor seria capturar asteróides com metais preciosos. Marte não passa de um grande deserto sem atmosfera e só serviria para curiosos fazer turismo e alguma pesquisa, o que não geraria nenhum conflito entre países

    1. Avatar de Petrus
      Petrus

      Exato! A Marta é muito melhor!

  24. Avatar de Petrus
    Petrus

    É evidente que o governo de Marte vai ser comunista. É o planeta vermelho.

  25. Avatar de Rui
    Rui

    Éh…em Marte vai ser uma festa. Governo simples, leis curtas, tudo bem etc etc etc…independente e autónoma até dar uma caganeira a alguém, a 4 anos de distância da Terra. Num planeta inóspito, onde todos pensam que vão chegar, montar a tenda, plantar umas alfaces, descongelar o gelo das calotes, construir umas coelheiras e galinheiras e desenvolver uma atmosfera terra- like. É simples….até o imprevisto de uma missão a 4 anos da Terra, dizimar aquilo tudo em 2 ou 3 dias, o pessoal começar a morrer disto ou daquilo, ou simplesmente ocorrer um dano fatal nas estruturas de suporte de vida a médio e longo prazo , que só por acaso, ainda nem sequer existem. Muito bem. 🙂 vamos já amanhã