Sonda Parker Solar Probe bate recordes de aproximação ao Sol e velocidade

51 Comentários

Lembram-se da Sonda Parker Solar Probe da NASA que foi lançada em agosto de 2018? Esta sonda será a primeira que vai “tocar” no Sol e, de acordo com dados recentes, há já recordes alcançados.

Esta sonda espacial, lançada há 78 dias, já bateu dois recordes: está mais perto do Sol do que qualquer outro engenho fabricado pelo Homem e é a mais rápida da História da conquista do espaço.


Foi esta segunda-feira que a sonda espacial Parker Solar Probe superou o recorde de aproximação do Sol. De acordo com a NASA, a sonda lançada a 12 de agosto está a apenas 42,73 milhões de quilómetros do astro rei, batendo o recorde de abril de 1976 conseguido pela sonda americano-alemã Helios-2.

Nos próximos sete anos esta sonda vai efetuar 24 aproximações ao Sol acabando por chegar a cerca de 6 milhões de quilómetros de distância em 2024. De acordo com a Nasa, a sonda aproximar-se-à ainda mais do sol já a 31 de outubro e tentará ficar ainda mais próxima já no dia 5 de novembro.

Além do recorde de aproximação, esta sonda bateu também o recorde do engenho espacial mais rápido da História, ao conseguir atingir 247 mil quilómetros por hora. De relembrar que o anterior recorde pertencia também à sonda Helios-2 que conseguiu bater o recorde de velocidade em 1976.

Sonda tem de sobreviver a temperaturas elevadíssimas

A Sonda espacial Parker Solar Probe tem de conseguir superar temperaturas de 1400 K (1127 °C). Para tal, a sonda tem um escudo térmico, feito à base de carbono, que lhe permite superar tais temperaturasÀ superfície, a temperatura do Sol atinge os 5.500ºC. Na coroa, a parte mais exterior da sua atmosfera, visível como um anel durante os eclipses, os termómetros chegam aos 2 milhões de graus Celsius, segundo revela a Sic notícias.

Qual a missão desta sonda?

A sonda tem como principais objetivos investigar as partículas de energia, as flutuações magnéticas e os ventos solares. Os cientistas da NASA esperam obter fotografias para melhor compreenderem “um ambiente tão estranho para nós”, diz um especialista sobre o Sol da NASA Alex Young.

missão só terminará em 2024.

Saber mais…

Parker Solar Probe já vai a caminho do Sol

Imagens: NASA

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Peixoto
    Nuno Peixoto

    Muito obrigado. Adoro quando cá venho e vejo artigos destes! Cumprimentos

  2. Avatar de Jc
    Jc

    Boas Pedro. Não está mau. Mas..
    Podes dizer de onde tiraste os 1400 graus que a sonda tem de sobreviver?

    O espaço não tem ar, portanto “não tem temperatura” ( mesmo para os especialistas que venham contrariar está afirmação, essa temperatura não é de 1400 graus a 0.04 AU)

    Podemos falar de algum componente específico da sonda que pode atingir os 1400.
    Mas nesse aspecto o meu PC terá de subreviver a 4000 graus, pois o nucleo dos LEDs da caixa. Atingem essa temperatura…

    Julgo que o correcto é falarmos de quantidade de radiação.
    A 0.04 AU a sonda estará 25 vezes mais perto da do sol que a Terra. A radiação será 625 (25^2) vezes maior que a que sentimos na terra num dia de verão.

    Se a reflexão de radiação for boa a sonda não aquece.

    1. Avatar de BC
      BC

      Excelente explicação, mas… tu deves ser uma diversão nas festas! 😉

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      A distribuição da radiação não é afectada pela atmosfera? Se assim for, a radiação não será maior que 625 vezes superior à da terra?

      1. Avatar de Jc
        Jc

        Mas que parte da sonda vai estar sujeita a essa temperatura?
        Por exemplo, a antena vai estar?

    3. Avatar de z/OS
      z/OS

      Excelentes dúvidas… sempre pensei se o vácuo seria frio ou quente independentemente da aproximação do sol. Já ouvi místicos dizerem que é frio e já ouvi cientistas dizerem que é quente. Qualquer um deles só supõe. Os dados que a sonda recolhe deveriam ser tornados públicos, pelo menos alguns…

      1. Avatar de Jc
        Jc

        E difícil falarmos de calor no espaço pois a mecânica de aquecimento e arrefecimento no espaço é completamente diferente do que se sente na terra.

        Existem 2 mecanismos de mudança de temperatura de um corpo.
        1 – convecção (encostar um corpo quente a um corpo friu)
        2 – radiação (luz infravermelha e microondas)

        Na Terra a convenção é bastante importante e faz com que mesmo os locais a sombra estejam quentes.

        No espaço a convecção é quase nula. Um local à sombra vai ter uma temperatura bastante negativa mesmo estando perto de uma estrela.

        Pela definição de temperatura, podemos dar um valor de temperatura a qualquer lugar que tenha qualquer quantidade de matéria. Isto inclui o espaço.

        A temperatura do de algo é definida e pode ser medida pondo um medidor à sombra a medir a temperatura transmitida por convecção.
        Por exemplo, a temperatura de Mercúrio na sombra é 200graus negativos.

        Mas está definição é de pouca importância para quem está no espaço. Sem convecção não existe troca de temperatura.

        O importante no espaço é a radiação em w/m^2 que em 0.04 AU é 625 vezes maior que aqui na Terra.

      2. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Isto porque temperatura não equivale a calor, embora ambos sejam medidos em °K (°C / °F no uso geral). Tanto um como outro são uma medição da energia cinética de um sistema, o primeiro a média, a segunda a total. Como por exemplo, na termosfera a temperatura pode atingir os 1700 °C, no entanto o calor é bem inferior à 0 °C. Isto porque as partículas na termosfera têm bastante energia cinética, e se fizermos a média da energia de cada partícula obtemos uma temperatura elevada. No entanto, a termosfera é quase um vácuo, isso significa que a quantidade de partículas é muito diminuta, significando que a energia total do sistema é muito pequena.

        Não ligues ao que vez nos filmes e média, a grande maioria destes representam que uma pessoa no espaço morreria instantaneamente devido ao calor muito baixo, tal não é verdade. Na realidade a tua temperatura diminuiría bem lentamente, isto porque o espaço é basicamente um vácuo, significa que basicamente não existem partículas para retirar\fornecer energia do teu corpo via condução ou convecção. A única maneira de perderes energia é através de radiação que é bem menos eficiente. Ou seja, não congelavas nem seque próximo de instantaneamente, e a temperatura corporal deveria ser a última das tuas preocupações. Isto porque a água a uma pressão basicamente não existente, passa do estado líquido ao gasoso. Pelo mesmo motivo, todos os gases dentro do nosso corpo, como oxigénio, que vão expandir. Mas é possível sobreviver um a dois minuto ao vácuo do espaço sem sofremos danos permanentes.

        1. Avatar de Jc
          Jc

          Não é bem assim, qualquer pessoas morreria sempre de falta de oxigénio no sangue antes de qualquer outro efeito nefasto do espaço.
          No entanto é bem normal formas líquidas congelarem rapidamente no espaço (e o ser humano é 70% água.

          Isto acontece não por qualquer transferência de temperatura entre a pessoa e o espaço “friu” mas porque os líquidos na pessoa deixam de ser estáveis e evaporam quase instantaneamente.

          Como se sabe, a evaporação da água(e da maior parte das substâncias) é um fenômeno que absorve energia térmica.
          Então a água que fica vai perdendo temperatura conforme a das estermidades evapora até que por fim a que fica congela.

          No vácuo não existe estado líquido na água. A água passa directamente de gelo para vapor.
          Daí, corpo de uma pessoa perde parte da água para espaço em vapor e a outra parte congela.
          Em zonas bem aguadas do corpo como os olhos ou a boca seria bastante normal o congelamento quase instantâneo.
          No entanto este congelamento seria de pouca duração pois a temperatura do interior do corpo descongelaria esses líquidos que logo de seguida evaporaram.

          No entanto o processo de evaporação da água do corpo iria continuar até o interior do corpo atingir a temperatura de congelação no vácuo (que não é 0 graus)
          Isto aconteceria em minutos/horas.

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          “Não é bem assim, qualquer pessoas morreria sempre de falta de oxigénio no sangue antes de qualquer outro efeito nefasto do espaço.”
          Por isso é que eu disse, “Mas é possível sobreviver um a dois minuto ao vácuo do espaço sem sofremos danos permanentes.”. Não dá para aguentar muito mais que isso porque a pessoa no vácuo têm que exalar todo o ar que têm nos pulmões para estes não expandirem e romperem, tendo que sobreviver apenas com o que têm no sangue.

          “No entanto é bem normal formas líquidas congelarem rapidamente no espaço (e o ser humano é 70% água.”
          A não ser que a energia térmica da água seja baixa o suficiente, que não é o caso com a água que se encontra no nosso corpo ou qualquer água que se encontre em estado líquido, a água passa para estado gasoso no vácuo. Portanto não congelava, mas sim a grande parte da água vaporizava-se. Para a água ser sólida no vácuo, a temperatura desta têm que ser inferior aos -73 ºC.

          “Isto acontece não por qualquer transferência de temperatura entre a pessoa e o espaço “friu” mas porque os líquidos na pessoa deixam de ser estáveis e evaporam quase instantaneamente.”
          Não têm nada a ver com os líquidos deixarem de ser estáveis, existem alguns líquidos iónicos e polímeros que em certas temperaturas continuam a ser líquidos num vácuo. A água liquida não é instável a 0 Pa, mas sim impossível, a estas pressões esta ou é sólida ou gasosa.

          “Como se sabe, a evaporação da água(e da maior parte das substâncias) é um fenômeno que absorve energia térmica.
          Então a água que fica vai perdendo temperatura conforme a das estermidades evapora até que por fim a que fica congela.”
          Correto, o problema é que até que seja absorvido calor latente suficiente para a água passar para o estado sólido, a quase totalidade da água já evaporou.

          “No vácuo não existe estado líquido na água. A água passa directamente de gelo para vapor.”
          Captain obvious is obvious. Que vais dizer a seguir? Que a terra é redonda?

          “Em zonas bem aguadas do corpo como os olhos ou a boca seria bastante normal o congelamento quase instantâneo.
          No entanto este congelamento seria de pouca duração pois a temperatura do interior do corpo descongelaria esses líquidos que logo de seguida evaporaram.”
          Errado, são precisamente as zonas mais aguadas que passam diretamente para o estado gasoso. Olha para um diagrama de fases da água e vê qual o estado desta à temperatura do corpo humano e à pressão 0 Pa, vais ver que é, para nenhuma surpresa (ou pelo menos para mim), gasoso. O que tu dizes também contradiz o que observamos em acidentes com vácuo (seja no espaço ou em câmaras de teste), bem como em testes quere fizemos com animais nos anos 60, tanto pelos russos, como pelos americanos.

          1. Avatar de Jc
            Jc

            Não percebo a atitude agressiva da tua resposta mas também não quero perceber.

            Seja qual for a temperatura da água a que evapora esfria a que ainda lá está. E isto acontece quase instantaneamente.
            Mais temperatura menos gelo fica e mais água evapora.

            Mas a nas zonas sem tecido, quase 100% água a transformação de liquida para gasosa+sólida dasse quase instantaneamente.
            A uma velocidade maior que a transferência de temperatura do núcleo quente do corpo para o exterior.

            Daí, é normal as partes mais líquidas do corpo(olhos e boca) congelarem superficialmente.

            Isto não significa que o interior do corpo congela.

            Mas não é descabido o que aparece nos filmes.

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            É verdade que os olhos e a boca ficariam cobertos com uma fina camada de gelo, mas isso não acontece “quase” instantaneamente. Mas não é esse o “efeito” a que eu me refiro (nem sequer me lembro de um único filme que alguma vez tenha reproduzido com tanta precisão uma despressurização de um astronauta que até incluí gelo apena nos olhos e boca), refiro-me, como por exemplo, ao filme Missão a Marte, em que ao retirar o capacete o astronauta more imediatamente congelado. Felizmente parece que cada vez mais os realizadores começam a apresentar cenas que estão “corretas” no que toca o espaço. Pelo menos não vejo ninguém, nem a congelar, nem a sofrer descompressão explosiva nos filmes.

            Se queres ler um bocado sobre os efeitos de pressões extremamente baixas em animais podes o fazer aqui.
            https://ntrs.nasa.gov/archive/nasa/casi.ntrs.nasa.gov/19660005052.pdf

  3. Avatar de Alceu RD
    Alceu RD

    TUDO MONTAGEM CGI !!!

    http://eol.jsc.nasa.gov/HDEV/

    O que deveria ser debatido não é se a NASA é uma fraude que vive a enganar aspessoas, mas sim por que a NASA é uma fraude que vive a enganar as pessoas. Que ela
    é uma fraude, isso já está fora de dúvida. A grande questão é: por que ela precisaria nos
    enganar? No caso da falsa ida à lua, alguns têm uma resposta simples: para levar
    vantagem sobre a União Soviética no contexto da Guerra Fria. Mas essa não parece ter
    sido a motivação maior, porque ela continua nos enganando até hoje com suas
    fotos fake da Terra, mesmo com a Guerra Fria já tendo acabado há décadas…
    Então, ressurge a questão: por que a NASA nos engana? Por que ela precisa adulterar
    fotos da Terra com duplicatas ridículas e manipulações risíveis, quando seria muitíssimo
    mais fácil simplesmente tirar uma foto verdadeira de um de seus vários supostos
    satélites verdadeiros, sem precisar perder nem um segundo com edições vagabundas
    feitas para enganar o público leigo com truques mentirosos? Se eles estão realmente
    filmando e fotografando uma Terra redonda verdadeira, por que precisar falsificar fotos
    e se contradizer o tempo todo?
    A resposta é uma só, e é muito simples:
    Porque eles sabem que precisam te enganar para fazer você pensar que a Terra é um
    globo.
    E, mesmo assim, são essas mesmas fotos e esses mesmos vídeos fraudulentos de
    satélites misteriosos e absolutamente suspeitos que são hoje em dia utilizados como a
    prova número 1 de que a Terra é um globo!
    O mais engraçado é que até os cientistas mais famosos e preferidos dos globalistas tem
    sugerido que a Terra não é um globo, e disso ninguém fala nada. O queridinho dos ateus
    e agnósticos, Neil deGrasse Tyson, disse, nada a mais e nada a menos, que a Terra tem
    o formato parecido com o da pêra(!), embora nenhum satélite da “NAZA” jamais tenha
    filmado ou fotografado uma “Terra-Pêra” na história (veja aqui). E há poucos anos atrás
    foi até bem noticiado que alguns geólogos chegaram à conclusão de que a Terra é na
    verdade um geóide (como nesta e nesta imagem), embora nenhum satélite jamais tenha
    filmado ou fotografado a Terra como sendo um geóide. Isso mostra que nem mesmo os
    cientistas “tradicionais”, “respeitáveis” e “não-conspiratórios” dão qualquer crédito
    para as fotinhas da NASA. Mas se um terraplanista diz a mesma coisa e rejeita as fotos
    e vídeos da NASA, aí não pode, é conspiração

    1. Avatar de Luis Borges
      Luis Borges

      lolllllllllllllllllllllllllllllllll
      a serio? isto foi mesmo escrito?! estupidez tem limites, ok? e analfabetismo cientifico tambem!

      1. Avatar de Alceu RD
        Alceu RD

        Veja as provas e decida ….

    2. Avatar de dqdd
      dqdd

      e a medicação? esqueceu de tomar?

      1. Avatar de Alceu RD
        Alceu RD

        Veja as provas e decida…

    3. Avatar de BC
      BC

      Vou buscar pipocas…

    4. Avatar de Alfie
      Alfie

      Alceu, só pelo seu comentário valeu a pena ter vindo aqui ao PPLWARE. Já não me divertia tanto há muito tempo.
      Mas olha não esquece de tomar os remédios. Senão já sabe tem a casinha cor de rosa à espera.

      1. Avatar de Alceu RD
        Alceu RD

        Veja as provas e decida…..

        Leva um tempo para cada um.

        Tenha um bom dia.

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Então mostra as provas. Lembra-te provas são factos objectivamente verificáveis, indiscutíveis e que suportam um conclusão sobre todas as outras.

          Tambem estou à espera que os idiotas que acreditam que a terra é plana forneçam um modelo que faça previsões, melhor que o modelo correntemente em uso, ou igual mas com menos presunções.

          Eu espero.

          1. Avatar de Alceu RD
            Alceu RD

            Veja as provas e decida….

            Assista a “PROFESSOR TERRA PLANA * A FARSA DA NASA: O ESPAÇO SIDERAL É PURA FICÇÃO ( DOCUMENTÁRIO PARTE 1/2)” no YouTube

            https://youtu.be/xaTmvBF9lmg

          2. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Um vídeo de YouTube de um idiota que percebe tanto do assunto como eu percebo de tricot não constitui prova.

            Mas diz-me uma coisa, num dos vídeos que colocaste falou-se dos raios crepusculares como base da afirmação que o sol está próximo. Já alguma vez vistes raios crepusculares nas nuvens quando estás muito alto num avião? Eu já, e são basicamente paralelos. Também já alguma vez vistes raios anti-crepusculares aquando o por do sol? Eu já. Ou seja, olho na direcção do sol e vejo os raios a converger num ponto, mas olho na direcção oposto e vejo precisamente o mesmo, os raios a convergir num ponto chamado anti-sol. A razão pela qual ambas as situacoes existem é porque os raios são paralelos, parecem-te convergir por causa da perspectiva. Ou achas que as carris de um comboio estão fisicamente a diminuir na distância ou que é devido à perspectiva? Vergonhoso que ainda existam idiotas que acreditam que a terra é plana, quando esta foi demonstrada que é redonda faz mais de 2500 anos.

    5. Avatar de Jc
      Jc

      O Neil deGrasse Tyson diz essas coisas a gozar com quem não acredita que a Terra é esférica.
      Mas a falta de inteligência é tanta que acreditam que ele não está a ser irónico.

      É fácil perceber que a Terra é redonda. Basta ver a inclinação do Sol a depender da distância que estamos do equador.
      Também é fácil ver satélites feitos pelo Homem a cruzar o céu logo depois do sol-posto quando os satélites ainda levam com a luz do Sol mas já é de noite.
      Também é facil olharmos para todos os outros corpos(Sol, Lua, Marte..) e perguntarmo-nos se tudo é esférico lá fora porque não seria também aqui?
      Depois existem os milhões de tecnologias que usamos todos os dias, como televisão por satélite, cabos de fibra óptica que cruzam o Pacífico sem a latência de dar a volta pelo outro lado, que provam como estamos numa esfera….

      Mas tudo isto precisa de alguém capaz de manter a concentração por mais de 10 minutos.

      1. Avatar de Alceu RD
        Alceu RD

        Já viste as provas com olhar crítico ?

        1. Avatar de Jc
          Jc

          Sim, vejo os satélites a olho nu no início da noite?

  4. Avatar de Alceu RD
    Alceu RD

    AGORA NÓS SABEMOS !!!

    VEJAM E PENSEM …

    https://youtu.be/-qo9Bqdzaho

    1. Avatar de Jc
      Jc

      Não percebi porque vem à internet, não tem medo desta bruxaria que mostra imagens de longe de onde está?
      E esse portal do Diabo chamado de YouTube? Não tem medo dele?

      1. Avatar de Alceu RD
        Alceu RD

        Não precisa o youtube.

        Vá até teu PC e entre na Live da ISS.
        Após altere a data do seu PC e veja aonde estará a ISS AO VIVO .

        1. Avatar de Jc
          Jc

          Então todo sobre o espaço, desde Galileu até agora vai por água a baixo pelo site da NASA ter o vídeo errado no live stream?
          O Falcon Heavy também tinha os dois vídeos dos busters laterais iguais. Mas à quem acredite que foi erro a escolher o canal da segunda imagem e não um complô para nos enganar.

          1. Avatar de Alceu RD
            Alceu RD

            Veja as provas e decida ….

            Depois coloque seu comentário.

  5. Avatar de Alceu RD
    Alceu RD

    Veja as provas e decida….

    Assista a “PROFESSOR TERRA PLANA * A FARSA DA NASA: O ESPAÇO SIDERAL É PURA FICÇÃO ( DOCUMENTÁRIO PARTE 1/2)” no YouTube

    https://youtu.be/xaTmvBF9lmg

    1. Avatar de Jc
      Jc

      Quando todas as pessoas à sua volta dizer que você está errado, existe a opção de serem eles todos a estarem errados, mas não será melhor tentar ouvir a opinião deles antes de assumir que o erro é deles?

      1. Avatar de Alceu RD
        Alceu RD

        Respeito as opiniões.

        As provas estão aí : veja e conclua.

        Depois retorne.

  6. Avatar de Alceu RD
    Alceu RD

    Veja as provas e decida …..

    Assista a “GRAVIDADE 1000% DETONADA# balão estoura ao chegar perto do sol#O fim de…” no YouTube

    https://youtu.be/o3u4zhnfkrw

    1. Avatar de Jc
      Jc

      Quando não percebemos algo é mais provável que seja por não termos capacidade para perceber(matemática muito complicada por exemplo) do que essa coisa esteja errada.
      Em especial quando o nosso maior exercício mental é compreender o conteúdo das “Tardes da Júlia”

    2. Avatar de Jc
      Jc

      Fui ver esse vídeo. Não por nunca ter visto videos da Terra ser plana. Mas sim para poder argumentar sobre a porcaria mostrada no vídeo que você chama de prova.

      Sobre a prova principal do vídeo: o balão rebentar a 20km de altitude. Não percebo o que isso prova. A atmosfera vai ficando rarefeita a cada metro de altitude.
      Um balão que aguente menos pressão (ou diferença de pressão) vai rebentar mais cedo, um mais forte, rebentar mais tarde. O sol está em cima, claro, é quase meio dia nessa região do globo, está em cima para tudo lá, não só do balão.

      Sobre os vídeos secundários, os raios de sol parecem vir em ângulos diferentes quando passam pelas nuvens pois o a imagem não é de uma câmara de 90° é de uma câmara de 120°. Com essa câmara até uma régua de escola parece curva. Já viu esse efeito ao vivo? Com os seus olhos?

      Sobre o sol estar a 50km de altura…………….
      Não é fácil provarmos como isso é mentira?
      Se telefonar a alguém de confiança que esteja no Algarve enquanto você está no Porto, essa pessoa teria de dizer que vê o Sol a Norte. Pois a 50km de altitude se você vê o sol a 45° de ângulo então o sol está directamente em cima de algo a 50 km a Sul de si(Aveiro?). O que está a norte do Algarve.

      Por último quero comentar o formato do vídeo. Imagem sempre a tremer, a fazer zoom in e zoom out. Texto a saltar de um lado para o outro. Ideias sem qualquer conecção a aparecerem para você ler.
      O formato do vídeo é propositadamente feito para confundir as pessoas. Para terem dificuldade a chegarem a um raciocínio objectivo a cada ideia apresentada. Repito, Propositadamente!

      Os mágicos fazem o mesmo para nos por a olhar para uma mão enquanto a outros faz a manobra.

      Mesmo que acredite nisso da Terra ser plana, large estes vídeos de porcaria e encontre alguem que esplique as provas com calma e objectivamente.

      1. Avatar de Alceu RD
        Alceu RD

        Viste o da Nasa ?

        1. Avatar de Jc
          Jc

          Quer argumentar este que vi e comentei? Ou quer apenas mudar de assunto e ignorar os meus argumentos?

          1. Avatar de Alceu RD
            Alceu RD

            Tudo o que falar não vai mudar seu entendimento atual.
            Demora um pouco.
            Alguns demoram mais a entender e assimilar que nossa terra NÃO É UM GLOBO.
            Faz parte da dissonância cognitiva.
            O intuito foi lhes mostrar outra visão.
            Abraço a todos e tenham uma boa semana.
            Alceu.

          2. Avatar de Jc
            Jc

            Sim, ainda faltam umas décadas até eu começar a entrar em contramão na autoestrada sem me aperceber.
            Nessa altura, talvez um vídeo de imagem aos saltos me faça acreditar na parvoíce.

            No entanto repare que não apresentou nenhum contra argumento.
            Obrigado por concordar comigo sobre tudo o que está nesse vídeo estar errado.

  7. Avatar de Jc
    Jc

    Quando todas as pessoas à sua volta dizer que você está errado, existe a opção de serem eles todos a estarem errados, mas não será melhor tentar ouvir a opinião deles antes de assumir que o erro é deles?

    1. Avatar de Alceu RD
      Alceu RD

      Viste do Aeroplano ?

  8. Avatar de Alceu RD
    Alceu RD

    Não precisa o youtube.

    Vá até teu PC e entre na Live da ISS.
    Após altere a data do seu PC e veja aonde estará a ISS AO VIVO .

  9. Avatar de Alceu RD
    Alceu RD

    Opção para discussão mais aprofundada perto de vocês:

    https://m.facebook.com/terraplanaportugal/

    Um abraço a todos .

    Alceu

    1. Avatar de Jc
      Jc

      Vieste para aqui largar a tua propaganda e agora que está a correr mal queres sair de cabeça erguida. Mas eu não deixo!
      Não houve nenhuma discussão ou debate.
      Recusaste argumentar sobre qualquer ponto que apresentamos a desaprovar os teus vídeos.

      1. Avatar de Alceu RD
        Alceu RD

        Para esclarecer masis o porquê da nossa terra ser plana :

        https://youtu.be/B5aCMFQbLjc

        30 provas por Oliver Ibañez.

        Vejam os argumentos cvientíficos apresentados e decidam…

        Um abraço.

        1. Avatar de Jc
          Jc

          Nada disso é científico….

          1. Avatar de Luis S.
            Luis S.

            Se vires da perspectiva de um micróbio, até uma bola de futebol vai ser plana, não é verdade..? ahaahaha