Sonda espacial mostra-nos a Terra, vista a 110 milhões de km

147 Comentários

A sonda espacial OSIRIS- REx da agência de exploração espacial norte-americana (NASA), encontra-se neste momento a circundar o asteroide Bennu. O intuito? O mapeamento, recolha de amostras, medições e vários estudos científicos.

Neste momento a sonda espacial já está a orbitar o seu alvo, o supracitado asteroide. Aliás, foi no dia 31 de dezembro de 2018, enquanto nos preparamos para a celebração do ano novo que um novo recorde foi batido.

Sonda espacial mostra-nos a Terra, vista a 110 milhões de km


O asteroide Bennu tornou-se no corpo celestial de menores dimensões a ser orbitado por uma nave de origem humana. Algo de que a NASA se orgulha numa das suas mais recentes publicações no seu blog oficial.

A sonda espacial OSIRIS-REx está a estudar o asteroide Bennu

Nunca antes um objeto feito pelo Homem se encontrou em órbita de um corpo celestial de tão diminutas dimensões. Mais concretamente, o asteroide Bennu tem um diâmetro de aproximadamente 500 metros.

Por conseguinte, note-se que a atração gravitacional deste asteroide é muito reduzida. Algo que indubitavelmente dificulta a estabilidade da órbita, por outras palavras, é fraca a força que atrai a sonda a este corpo celestial.

Ainda assim, até ao momento a sonda espacial encontra-se numa órbita estável e começará a estudar o objeto em questão. Algo que nos poderá dar novas pistas sobre a formação do nosso Sistema Solar.

No entanto, e sem menosprezar o marco histórico na exploração espacial, por vezes os melhores momentos surgem por acaso. Pequenos milagres, coincidências felizes que teimam em melhorar o nosso dia.

Tal foi o caso com a sonda espacial OSIRIS-REx, mesmo antes de entrar na órbita do corpo celestial supracitado. Momentos antes de iniciar uma manobra, a sonda capturou uma fotografia em que podemos ver não só o meteorito Bennu (à direita) bem como o nosso planeta e lua (à esquerda).

A Terra, vista pela sonda espacial da NASA

Assim sendo, na foto que ilustra este artigo podemos ver o asteroide que na altura se encontrava a 43 quilómetros de distância. Ao mesmo tempo podemos ver também dois pequenos pontos. A Terra e a Lua a cerca de 110 milhões de quilómetros.

Em suma, somos obrigados a, mais uma vez, repensar o nosso papel e a nossa importância no cosmos. Afinal de contas, não passamos de um “pale blue dot” como disse o saudoso Carl Sagan.

|Fonte

Comentários

147

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de antonio martins
    antonio martins

    somos realmente um grãozinho de PÓ como tantos outros.Pensem no assunto e deixem-se de teorias mirabolantes.TUDO constitui um projecto explendido,mas insondável para a mente humana no seu estado actual de evolução.Talvez um dia…..

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Parece-me a mim que tu é que estás a formular uma “teoria” mirabolante.

      Digo teoria usando a sua definição coloquial, não a definição usada na ciência.

      1. Avatar de Rubens
        Rubens

        Nuno vc quer saber mas vai ler a bíblia pois antes do homem vim a sua existência Jeová o deus todo poderoso já sempre existiu e sempre vai existir a ciência e limitadíssima qua do o homem entender que e bastante limitado no seu conhecimento e busca enteder melhor a Deus aí sim seus olhos vai emchegar akilo que nós não vos hoje

        1. Avatar de Feseca
          Feseca

          meu filho, dou-te um conselho grátis: volta para a Escola e dedica-te seriamente a aprender a ler e a escrever em português, em vez de lá ires somente passear o corpo e os livros e gastar o dinheiro dos outros!!

        2. Avatar de Nilton
          Nilton

          Deus deu a sabedoria e o livre arbítrio para nós usar e conhecer a sua criação

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Mas então o teus deus não sabe todo o passado, presente e o futuro? Se o futuro é conhecível, significa que este é fixo, logo, livre arbítrio é uma ilusão.

          2. Avatar de feseca
            feseca

            dou-lhe exactamente o mesmo conselho que dei aos seu compatriota: volte para a Escola e dê o melhor de si para aprender a ler e a escrever correctamente em português.

        3. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Eu já li a bíblia múltiplas vezes. Aliás esta foi uma das razões pela qual eu deixei de acreditar na religião, e mais tarde em deus, muito cedo na minha vida. A bíblia não é mais que um conto de fadas, cheio de inconsistências, absurdidades e atrocidades. Neste último ponto dou os seguintes exemplos: misoginia; crueldade; ódio; preconceito contra raça, nacionalidade, religião, sexo, e orientação sexual; sacrifício humano; escravatura; genocídio; saque; abuso de crianças, mulheres e escravos, molestação de crianças,… Como Dawkins disse, deus é a personagem mais desagradável em toda a ficção humana.

          1. Avatar de Alessandra
            Alessandra

            Ridículo o que vc esta falando!!!!
            Vc precisa do Espirito santo para te dar a sabedoria e a compreensão da palavra de Deus e é nítido q Ele nunca esteve em vc!
            Por isso me parerece vc não ter lido a mesma bíblia q eu!
            Mas não é difícil de te entender, pois até mesmo os Demônios acreditam e conhecem a palavra de Deus e ainda tremem de medo 😉
            Qualquer um q seja nunca, já mais, atravessou o Domo

          2. Avatar de Robson
            Robson

            Ótimo!!!!

          3. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            @Alessandra
            Ridículo és tu quando acusas as outras pessoas de nunca terem lido a bíblia, quando é mais que claro que tu não a lestes. Lê Números 31 e vais ver que não é uma história moralmente correta. Por alguma razão, a maioria dos pastores do presente nem sequer mencionam esta passagem (bem como toneladas de outras que mostram que a bíblia como um guia moral falha completamente e redondamente) ao seu rebanho nas missas. Porque as pessoas de hoje são bem mais morais do que os homens que a compilaram, e achariam tal comportamento imoral. Ora, apenas neste capítulo temos sacrifícios humanos, escravatura, molestação de crianças, saque, preconceito contra sexo, infanticídio, genocídio,… É preciso continuar? Lê bem o livro que idolatras com uma mente critica e cética, vais ver que chegas à conclusão que quem usar a bíblia como um guia moral é um criminoso em todos os países civilizados.

          4. Avatar de Júlia
            Júlia

            nao vou dizer que acredito mas essas pessoas que ficam indo a missa , tudo mete Deus , fala de Dus cada 5 palavras sao irritantes. eu acredito mas eu fico dividida 75% ciencia e 25% religiao . respeito vc , cada um acredita no que quiser

        4. Avatar de Wagner Santos
          Wagner Santos

          Cerca de um milhão e cento e vinte mil foram mortos por Deus na Bíblia e vc quer que eu ache isso bonito?
          Se vc rejeita e/ou não acredita na ciência tá usando computador porquê? Pc, celular, internet e remédios são todos frutos da ciência.
          Da próxima vez que vc adoecer não toma remédio, só reza.

          1. Avatar de Wiris
            Wiris

            Como odear a ciência meu amigos se Deus é a ciência
            Agora vc tem que diferencia entre ciência e teoria .certo?

          2. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Errado, ciência não é deus. A ciência não precisa de qualquer tipo de fé. A única comunalidade entre a ciência e deus, é que ambos foram inventados pelo homem. E claro que existe diferença entre ciência e teoria. De uma forma muito rápida e dimples, a ciência é um empreendimento que aumenta o nosso conhecimento e organiza esta em teorias. Uma teoria é um campo de estudo.

    2. Avatar de Willian
    3. Avatar de Tiago Conceição
      Tiago Conceição

      É realmente fantástico, e ainda mais se pensarmos que todo o universo já teve tão compacto (singularidade) que cabia na totalidade na palma da nossa mão, o que faz pensar que existe algo muito maior por trás.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Mais pequeno que isso…. toda a energia do universo conhecido estava contida em um volume menor que um trilionésimo do tamanho do ponto parágrafo que termina esta frase.

  2. Avatar de Carlos Rino
    Carlos Rino

    Bem dito “como disse o saudoso Carl Sagan.”

  3. Avatar de João M.
    João M.

    O que a malta não faz por uma selfie

  4. Avatar de M
    M

    E a Lua demasiado perto… Um dia deita a casa abaixo.

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Não, a lua não está demasiado perto. Dá para ver claramente pelo brilho intenso dos objectos, que estes estão bastante sobreexpostos. Isto significa que, na imagem, dão a impressão de serem substancialmente maiores do que são na realidade.

  5. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    “Algo que nos poderá dar novas pistas sobre a formação do nosso Sistema Solar.”??? Mas, então, não foi Deus?

    1. Avatar de Ronan
      Ronan

      Claro que nao

    2. Avatar de Jhow
      Jhow

      Ainda a dúvidas de que não foi Deus ?

      1. Avatar de José Moreira
        José Moreira

        Só te respondo quando me explicares o que é Deus.

        1. Avatar de Marcos Weliton tavares
          Marcos Weliton tavares

          Não temos que provar se existe Deus ou não, eu creio que o universo foi criado por uma força maior, que é Deus, ele não ta interessado em saber se nos acreditamos nisso ou não, ele continua sendo Deus somente para aqueles que nele acreditam, e nos quem somos, um bando de covardes, ingratos para com ele, temos tudo aqui na terra, comida , água e o principal de Tudo, o oxigênio, ser a que acima 8 mil km tem oxigênio? Deus fez mensais somente da terra, nos fez sua imagem e semelhança, e nos deixou aqui tudo que precisamos.

          1. Avatar de Pwnr
            Pwnr

            …e quem criou Deus? Eu explico! Foi simplesmente a forma arcaica de justificar o que a ciência da altura e provavelmente a actual ainda não consegue explicar. Os Maias, assim como outros povos antigos acreditavam em seres superiores e até artefactos representativos dos “deuses” tinham. Agora vê este artigo e pensa lá se não faz sentido. https://www.ancient-code.com/mayan-artifacts-that-prove-ancient-alien-contact/

          2. Avatar de José Moreira
            José Moreira

            “…universo foi criado por uma força maior, que é Deus, ele não ta interessado em saber se nos acreditamos nisso ou não, ele continua sendo Deus somente para aqueles que nele acreditam…)
            Está explicado, nesta frase: “ele continua sendo Deus somente para aqueles que nele acreditam…” Mas ainda gostava que me informasse: como é que sabes que o tal Deus “não ta interessado em saber se nos acreditamos nisso ou não…”? Falaste com ele?

          3. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Se queres afirmar que deus existe sem fazer recurso à fé (confiança absoluta numa hipótese, sem qualquer tipo de prova ou verificação), lamento mas precisas de provas.

            E se deus não está interessado em saber se acreditamos nele ou não, porque razão quase todos os textos religiosos, incluindo os cristãos, afirmam que a descrença é um pecado imperdoável. Como por exemplo, a bíblia, no livro de Marcos, Mateus e Lucas, afirma que todos os pecados serão perdoados expecto os de blasfémia contra deus/espírito santo. Em Colossenses, Tito, Atos, 1 João, afirma que apenas os crentes verão todos os seus pecados perdoados. Significa que o teus Deus não se preocupa com os descrentes, no entanto a estes aguarda-lhes um destino pior que a morte, enquanto que um assassino, desde que seja crente, têm livre entrada para o paraíso. Ou seja, o teu deus já tem um lugar guardado para mim no inferno.

            A partir daí, a tua divagação não passa de argumentos da afinação minuciosa, dos deus das lacunas, incredulidade,…

        2. Avatar de Rolha
          Rolha

          É difícil explicar uma coisa que não existe.

          1. Avatar de Douglas Heart
            Douglas Heart

            Complicado isso…

      2. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Sim, existem toneladas delas.

        1. Avatar de Alessandra
          Alessandra

          Vocês só estão trocando um Deus real q pode ser tremendamente sentido( se busca lo de todo seu coração), por outro fruto de inventaçao humana, q até hoje eu só ouvi falar, não se pode nem sentir, só ouvir falar mesmo, mas provas verdadeiras ninguém jamais deu!
          Era uma vez uma Deusa(gravidade) fez com q duas pedras se chocassem e houve uma grande explosão ( big bang) gerando muita poeira então essa deusa criou o céus, a lua, o sol e as estrelas, tudo lá no seu devodo lugar, e criou também a terra, a água e tudo q neles há inclusive nós seres humanos! Ela é tão poderosa q nos colocou girando em uma bola molhada a 107000 km por hora sem q podessemos nem sentir( veja só!), e o sol a lua e as estrelas também giram, mas tudo em velocidades diferentes e em sentidos diferentes também, mas a deusa gravidade não deixa q a água saia da terra e nem nós, e também cuida pra q a sua força gravitacional na terra não puxe os outros planetas pra cá, más de vez em quando ela descuida e deixa um pedaço de pedra gigante ( metoro) entrar aqui ou passar muito perto(q susto!), faz com q eles fiquem sempre juntos mantendo o mesmo rítimo todos os dias. Desculpa mas vcs tem mais fé q eu

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Não, não temos fé (embora nesta tua admissão vejo-te a ti a admitir que a fé é acreditar em algo sem prova ou razão), temos factos, e os factos demonstram que a gravidade existe, bem como que o big bang aconteceu. O big bang não aconteceu quando duas pedras chocaram, nem muito menos foi uma explosão. E a teoria do big bang nada tem a ver com a teoria de nucleossíntese, a última continuaria a ser verdadeira mesmo que vivêssemos num universo de estado estacionário. Nem sequer vou me dar ao trabalho de comentar o resto porque não passa de incredulidade atrás de incredulidade. Mas digo-te que eu consigo provar que a terra orbita à volta do sol fazendo a medição da aberração estelar, consigo provar que o planeta gira sobre si própria fazendo uso de um pêndulo de Foucault. Tu recusas a ver tal porque porque idolatras um livro escrito por pessoas que não tinham qualquer noção do universo em que viviam.

          2. Avatar de José Moreira
            José Moreira

            Alessandra, vou repetir a pergunta que já fiz a outros rentes – e nenhum me respondeu. Talvez eu tenha mais sorte contigo: como é que sabes que Deus existe?

          3. Avatar de José Moreira
            José Moreira

            Ia continuar, mas o PC foi abaixo. Repito: como é que sabes que Deus existe? Contaram-te e tu acreditaste, ou falaste mesmo com ele? É que eu sei que tu existes, a prova está em que li o que tu escreveste. Se escreveste, existes. Mas Deus ainda não deu nanhuma prova da sua existência. E não vale dizer que “foi Deus que criou tudo”. Porque eu volto a perguntar: como é que sabes? Viste? Ou ele contou-te?

      3. Avatar de Thiago
        Thiago

        O ferro que percorre no seu corpo o cálcio que sustenta a sua pele e todos os elementos forjados e fabricado no coração de uma estrela que por milhões de anos secombil se a si mesma e espalhou toda sua matéria no universo para que eu e você podemos estar aqui comentando estes comentários,, todos os dias sentimos o calor desta energia que é fundida em milhões de graus Celsius no centro de uma anã branca hoje conhecida como sol amigo Deus existe mas como ele deu a vida também ele pode lhe tirar e não chegue perto demais pois para olhar sua face ardente existe um limite,, acredito no que os olhos podem ver e esse Deus que forjou esta vida está acima de todas nossas cabeças nos dando à luz que clareia nosso mundo o ((sol))

        1. Avatar de José Moreira
          José Moreira

          Pois, mas tu ainda não me explicaste onde foi que aprendeste essas coisas todas. Leste nalgum livro, ou chegaste à conclusão?

        2. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          O sol não é uma anã branca, é coloquialmente chamada uma estrela anã amarela. Tecnicamente, o sol é uma a estrela da sequência principal de classe G (tipo espectral G2V).

    3. Avatar de Júlia
      Júlia

      OS JAPONESES ENVIARAM UMA SONDA ESPACIAL PARA UM ASTEROIDE QUE ESTA A APROXIMADAMENTE 3,5 MIL ANOS ORBITANDO A TERRA . ISSO AJUDARA NAS INVESTIGAÇOES NAO SÓ DA FORMAÇAO DO SISTEMA SOLAR MAS TAMBEM DA FORMAÇAO DO UNIVERSO

  6. Avatar de Fábio Cruz
    Fábio Cruz

    Meu Deus, será que um dia vou ter acesso a todo esse segredo!

    1. Avatar de Fak
      Fak

      podes ter ainda hoje, assalta a NASA!

      1. Avatar de Douglas Heart
        Douglas Heart

        Exatamente!!!
        Invada os arquivos da Nasa e descobrirá que o homem jamais pisou na lua e que provavelmente a terra não eh uma esfera como nos ensinaram a vida toda. Entre muitos outros segredos

      2. Avatar de Alessandra
        Alessandra

        Não precisa assaltar a nasa para identificar q todas as imagens são cgi, ai eu pergunto kd uma verdadeira?

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Eu peço-te a ti para me mostrares uma única foto que é falsificada. Eu não quero imagens CGI que a própria NASA afirma o ser, ou impressões de artistas que também são anunciadas como tal. Bem como deixo já o aviso que composição fotográfica não implica falsificação. Quero uma foto que a NASA diz ser factuais, mas que na realidade são falsificações. Bem como quero que me proves que esta foto é uma falsificação.

    2. Avatar de Thiago
      Thiago

      Dentro desta vida de tempo na escala humana e com a tecnologia atual jamais teremos o acesso ao infinito o comentário Deus se define entre realidade e teoria olhe para cima e veja cada ponto brilhante Fora da nossa atmosfera e imagine o poder que tal divindade teria que ter para montar toda esta pintura no infinito,, ainda somos uma espécie em evolução somos uma criação de uma outra criação mas estamos dando nossos primeiros passos em rumo ao desconhecido e que por sua vez dentro das descobertas que nos fazem nos ser uma espécie ainda primitiva e assim quando chegarmos há um tempo onde a chave do universo estiver em nossas mãos poderemos nos chamar de Deuses humanos que evoluirão para o nível universal…..

  7. Avatar de Ademilson
    Ademilson

    Creio que tudo isso faz parte d um grande misterio d deus pois acho que deus fes varios mundos e espera ver qual deles mais vai se desenvolver e tolos aqueles que acredita que a só vida na terra tendo milhões d planeta pelo espaço a fora

    1. Avatar de Thiago
      Thiago

      Amigo sua linha de pensamento não transcende com atual realidade pois esse Deus que você comenta que é moldado por um ser de energia e fabricação colossal não existe..
      exemplo” olhe ao seu redor e veja como a natureza desabrocha este mesmo sentido se aplica ao universo mas de uma forma bem complexa me desculpe amigo mas a sua linha de raciocínio se define como primitiva…

  8. Avatar de Joamy
    Joamy

    Claro que foi Deus, como pode algo que não existe aparecer sozinho e começar a existir por conta própria, ainda mais aparecer seres inteligentes que do nada começaram a mandar satélites para o espaço. Tudo isso passou a existir pela vontade de Deus.

    1. Avatar de scp
      scp

      Como é que Deus passou a existir se: “como pode algo que não existe aparecer sozinho e começar a existir por conta própria, ainda mais aparecer seres inteligentes”.

      1. Avatar de José Moreira
        José Moreira

        Boa pergunta. Apostas em como não terás resposta?

    2. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      O que acabaste de dizer têm um nome, chama-se um argumento de incredulidade.

  9. Avatar de Leo
    Leo

    Será q só eu n acredita nessas imagens nem em 90% do q a NASA diz?

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Sim, és só tu.

      1. Avatar de Cross
        Cross

        Não, há mais pessoal!
        E alguns foram verificar e descobriram que essa foto é mais uma montagem, tal como quase todas da NASA, para não falar num lançamento manhoso de um satélite em 1984 em que surge o vulto de uma pessoa por detrás do “space shuttle” (gigante no espaço?!)

      2. Avatar de Alessandra
        Alessandra

        Eu também não acredito.
        Só acho q precisa de menos fé pra acreditar no meu Deus q ainda nos permite senti-lo!

        1. Avatar de José Moreira
          José Moreira

          Repara: tu não acreditas no que a NASA diz, apesar das fotos dos vídeos e dos livros; mas acreditas num ser que nunca ninguém viu ou ouviu. Apenas porque tens fé. Explica-me: o que é a fé?

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Quais são os 10% em que acreditas?

      1. Avatar de ASAS
        ASAS

        também gostava de saber

    3. Avatar de Douglas Heart
      Douglas Heart

      Tmj amigo.
      Não acredito em 100% do que a Nasa diz ou mostra. Eh tudo fake. A Nasa eh uma grande farsa. O homem jamais pisou na lua. Nem sequer creio mais que a Terra possa ser uma esfera pois pra mim eh mto mas mto mais provável de ser possível a teoria da Terra plana

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        As teorias da conspiração andam a moldar as pessoas para uma realidade paralela… a internet trouxe-nos coisas muito boas mas tb engana muita gente!

  10. Avatar de Jose Macedo de oliveira
    Jose Macedo de oliveira

    Nos últimos 50 anos a conquista do espaço evoluiu de forma vertiginosa, novos foguetes, novas sondas, novos sofrer, novos recordes de distâncias percorridas e descobertas de centenas de exoplanetas fora nossa galáxia.
    Mas a pergunta que não se cala e existe vida igual a nossa em outros mundos? Ainda não temos respostas, porém se existir será que estamos preparados para o contato?
    Haverá intercâmbio? Ou estamos caminhando para o nosso extermínio? Não precisa me responder.

    1. Avatar de Douglas Heart
      Douglas Heart

      José Macedo
      Nos últimos 50 anos o que houve eh que as montagens estão mais modernas e as mentiras melhor eleboradas pra fazer o homem acreditar em tudo isso aí que vc falou

  11. Avatar de Felipe Ruan
    Felipe Ruan

    E tem gente colocando toda a verdade sobre a vida em um mero ensinamento religioso.
    Entendo que são teorias para uma vida em harmonia, mas do jeito que vendem hoje…
    Incrível !

  12. Avatar de Douglas Heart
    Douglas Heart

    Nao acredito nesse monte de mentiras. A nasa eh uma grande farsa. Nao sou terraplanista mas creio que eh mto mais provável que a terra seja mesmo plana do que essa bola esférica molhada como nos ensinaram na escola. Fala sério!!

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Eu também estou capaz de concordar contigo. Mas só depois de me explicares por que raios aqui em Portugal já é dia (são 9 horas) e no Brasil (por exemplo) ainda é noite.

      1. Avatar de Alceurd
        Alceurd

        Prezado Nuno.

        Comece e veja o porquê :

        https://youtu.be/u_4mn0s-tS4

        Um abraço

        1. Avatar de José Moreira
          José Moreira

          GOSTEI! Afinal, o Sol é um holofote, tipo lanterna de mineiro. Só ilumina aquela rodinha 😀

          1. Avatar de José Moreira
            José Moreira

            E, o que é mais engraçado, o Sol é que vai rodando, ilumunando a Terra em círculos. Olha: e se pusesses mais tabaco nessa coisa que estás a fumar?

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Se está no YouTube é porque deve ser verdade

        3. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Mesmo que o sol funcionasse como um holofote, iluminando a terra parcialmente, conforme demonstrado no vídeo, o sol continuaria a ser visível em todas as partes do planeta. Também não sei se é do teu conhecimento, mas a terra têm sempre, mas sempre mesmo, 50% da sua superfície em dia e o restante em noite/crepúsculo. Por favor demonstra como é que o sol funciona no teu mapa no solstício de inverno.

    2. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Por favor demonstra-me o que mostra essa probabilidade.

      1. Avatar de José Moreira
        José Moreira

        O grande problema é que há comentadores que aparecem aqui a mandar bitaites (foi Deus, a Terra é plana) mas, depois, não são capazes de sustentar as suas afirmações. Õ meus amigos, isto aqui não é o Facebook, é o Pplware!

        1. Avatar de Rolha
          Rolha

          não vale apena responder a não ser que gostes de irritar estas pessoas (o que ás vezes até é divertido), as ideias já estão feitas. Deus está presente nas vidas delas, elas conseguem sentir e acreditam no seu poder divino, se as chamares casmurras e teimosas eles te responderão que são apenas assim porque Deus as fez dessa forma….e não faz mal, todos temos direito a a acreditar nas ideias mais rebuscadas e fantasiosas que querem desde que isso não interfira com as liberdades e espaço dos outros.

          1. Avatar de Cross
            Cross

            Talvez rebuscada seja a teoria (sim, nunca passou disso) evolucionista! Ou crer que vivemos numa esfera a girar a 1000 kms/h, em movimento pelo cosmos em torno do Sol, que está a uma distância inconcebível… Perguntem ao Don Pettit (astronot da NASA) por que razão (a ser verdade que alguma vez lá fomos?!) destruíram a tecnologia que permitia ir à Lua? Van Allen Belt diz alguma coisa ao pessoal? Ah, já agora tentem ver a curvatura da Terra quando forem à praia…

          2. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Sim a teoria da evolução nunca foi mais do que uma teoria. E quando te ouço a dizer tal, ouço-te a confirmar que esta é a única teoria da biodiversidade, e a explicação mais factualmente precisa e evidentemente credível para a origem das espécies.

            Don Pettit nunca disse que nunca fomos à lua ou ao espaço, nem nunca Van Allen disse que os cinturões são intransponíveis. Estás a ser um valente mentiroso. E sim, vejo a curvatura facilmente na praia quando vejo navios a desaparecerem de baixo para cima, mesmo quando estes ainda possuem um diâmetro angular para os ver. O mesmo se diz do Sol, que transpõe o horizonte sem nunca mudar o seu diâmetro angular. Agora tenta ir para o hemisfério sul e aponta-me para a estrela polar, e explica-me porque razão quando olhas para sul vês o céu a girar no sentido contrário do hemisfério norte quando olhas para norte.

        2. Avatar de Luis
          Luis

          Simples. Eu acredito em Deus e você não acredita. Fazer debate com este tema é algo inútil, como convencer um gremista a virar colorado ou vice versa. O certo é que, como disse Cortella, Deus é improvável mas não é impossível.

        3. Avatar de Douglas Heart
          Douglas Heart

          Nao precisamos sustentar idéia alguma. Pesquise a respeito do que estamos falando e saberá. E quando passar a saber vc irá deletar seus comentários

      2. Avatar de Alceurd
        Alceurd

        Prezado Nuno.

        Perspectiva.

        Veja em :

        https://youtu.be/gfv1l1UmTSw

        Um abraço

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Se a terra é plana e o sol apenas se afasta de nós ao longo do dia mantendo a altitude, perspetiva não permite que este alguma vez desça abaixo do horizonte, muito menos quando o seu diâmetro angular é bem mais do que suficiente para o ver. Tu não sabes o que é perspetiva e usas-a apenas como uma desculpa ad hoc. Sabes pelo menos qual é a formula da perspetiva?

    3. Avatar de Cross
      Cross

      Ver “terra convexa”, realizado por cientistas brasileiros… Muito curioso

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Se a terra é convexa não pode ser plana. E quem fez o documentário não são brasileiros, nem muito menos cientistas.

        1. Avatar de Alceurd
          Alceurd

          Amigos.

          Convexa se refere às cadeias de montanhas – Andes , Himalaia, Rochosas , Alpes ….
          que se sobressaem na Terra plana.

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Então a terra continuaria a ser plana e não convexa. Quantos anos tens 5? Só pode porque uma criança de 5 anos conseguiria perceber tal. É a mesma coisa que dizer que a terra é côncava por causa dos abismos que a terra possui, debaixo e fora de água. A tua ignorância é mesmo do maior que podemos arranjar.

        2. Avatar de Cross
          Cross

          Da mesma maneira que acreditas em algumas coisas, eu duvido de muitas delas e vive-versa… Moro numa ilha, vejo quilómetros de oceano, mas não vejo ponta de curvatura!!! Nem ao nível do mar, nem nas montanhas! Mas isso é problema meu, agora não me insultes, que eu não te conheço de lado algum! Respeito o que julgas ser verdade, mas não concordo, PONTO!

  13. Avatar de John
    John

    A distância de 110 milhões de km é próximo da distância entre o sol e a terra, 1 UA(unidade astronômica) 150 milhões de km, alguém estando no sol poderia ver a terra 26% menor do que essa foto.

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      1 AU é quase 150 milhões de km, 36% maior que 110 milhões de km, logo não diria que é próximo. À distância de 110 milhões de km, a Terra possui um diâmetro angular de 0.00332º. Precisaria de mais informação sobre a câmara para saber quantos pixeis corresponde esse diâmetro angular. E mesmo assim sei que o tamanho aparente da terra na foto não corresponde com a realidade porque a Terra, a Lua e o asteroide estão claramente sobreexpostos.

      1. Avatar de John
        John

        Realmente é 36%, obrigado pela correção. interessante, não sei como calcular diâmetro angular vou pesquisar, vc usa a sigla au em inglês e distância vc usa anos luz ou parsec?

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Depende. No geral, quando comunico com pessoas sem qualquer tipo de formação em astronomia utilizo o anos-luz, porque é bastante mais simples explicar às pessoas que é um ano-luz, do que é um parsec. Se for com pessoas entendidas sobre o assunto, a fazer investigação, ou a escrever uma publicação cientifica, prefiro utilizar o parsec.

        2. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Calcular o diâmetro angular (a) é simples, basta apenas saberes a distância do objeto (d), e a largura do objeto (l). Usando trigonometria chegas à formula a=2*tan^(-1)(l/(2*d)).

          1. Avatar de John
            John

            Entendi, usando a fórmula de tangente, o diâmetro do planeta é o cateto oposto e a distância seria o cateto adjacente. Agora posso calcular a diâmetro angular da lua no céu, valeu pela dica!

  14. Avatar de Panalves
    Panalves

    Interessante que na lua neste momento tambem tem um robo dos asiaticos tirando foto ! Coincidência!

  15. Avatar de Agnaldo Souza Oliveira
    Agnaldo Souza Oliveira

    Estou com uma pequena dúvida! Se as estrelas são bem maior que a Terra, porquê não consigo ve-las?

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Não as vês todas, mas podes ver algumas. Por exemplo, o Sol. Mas põe óculos bem escuros. Para veres as outras, espera pela noite sem nuvens. 🙂

    2. Avatar de Rolha
      Rolha

      Não consegues ver estrelas? vê com atenção que aparecem lá algumas? é melhor se calhar ires a um oftalmologista.

      Também aconselho a estudares um pouco o conceito de distâncias e o efeito que podem ter na visualização de objetos.

  16. Avatar de Neto
    Neto

    Eu sei de uma coisa não é atoa que se chama planeta terra e não redondeta terra, se o sol esta parado pq então pôr do sol e não pôr da terra , e por ultimo Nasa significa enganação no hebraico estranho não? Kkkkkkkkk

    1. Avatar de Rolha
      Rolha

      Eu acho que sinceramente algumas desta pérolas deve ser pessoal a gozar, não podem existir pessoas assim…

    2. Avatar de Tiago Conceição
      Tiago Conceição

      A palavra “planeta” nada tem a ver com “plana” ou “plano”.
      “Um planeta (do grego πλανήτης [planεːtεːs] viajante) é um corpo celeste que orbita uma estrela ou um remanescente de estrela…”
      “O termo planeta é antigo, com ligações com a história, ciência, mitologia e religião. Os planetas eram vistos por muitas culturas antigas como divinos ou emissários de deuses. À medida que o conhecimento científico evoluiu, a percepção humana sobre os planetas mudou, incorporando diversos tipos de objetos.”
      Se formos pela teoria da conspiração então assim todas as palavras tinham significados escondidos, porque muita delas querem dizer algo noutra língua, no entanto NASA nem sequer é uma palavra, são siglas para “National Aeronautics and Space Administration”.

    3. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      A planeta vêm da palavra grega planetai que significa errante. Antigamente chamávamos asteres planetai, que significa estrelas errantes, aos corpos celestes a que chamamos hoje planeta. Antigamente pensávamos que os planetas eram estrelas como as outras, mas eram errantes, porque ao contrário das outras a sua trajetória não estava “fixa” no céu estrelar, e faziam algo curioso para os antigos a que viemos a chamar epiciclos. A terra foi chamada planeta terra bem mais recentemente, quando descobrimos que a terra afinal é um planeta como os restantes planetas do sistema solar.

      E de acordo com os dicionário de hebraico, a palavra que se pronuncia nasa, נָשָׂא, significa “levantar”, A palavra a que te referes é נָשָׁא, e pronuncia-se nasha. E mesmo que a palavra em hebraico significasse tal, não passava de um caso de pareidolia, a não ser que consigas provar que a NASA o fez conscientemente e com a intenção que esta significa-se “enganar”

  17. Avatar de Antonio
    Antonio

    Acho estranho a imagem uma vez que quando olho o universo vejo milhares de corpos e aqui só se vê a terra, lua e o tal astroide!

  18. Avatar de Joao Machado
    Joao Machado

    O quao pequeno nos humanos somos pequeno s !

  19. Avatar de Joao Machado
    Joao Machado

    O quao pequenos nos somos no universo !

  20. Avatar de Naldo
    Naldo

    Incrédulos idiotas que preferem acreditar em divulgação humana, não enxergam um palmo a frente do nariz, não ver que tudo é foi feito com perfeição, os animais, a vegetação, a separação das águas e terra, a humanidade e etc… Acham mesmo que tudo isso se formaria sozinho? Claro que não, só sei que todos que não tem Deus no coração, são pessoas sem alegria, paz e, harmonia.
    Nosso Deus está no ar, nas águas, na vegetação e, em todo ser vivente.
    Estamos de passagem nesse mundo, nada é nosso, tudo é emprestado e, portanto nada trazemos, nada levamos.
    Não adianta orgulho, nem ganacia, nem soberba alguma, façam o bem, nunca maldade, pois acreditem toda ação tem reação, se fizer o bem, coisas boas aconteceram naturalmente, quem faz o mau, colherar frutos mau.
    Fiquem com Deus em seus corações.

    1. Avatar de Tiago Conceição
      Tiago Conceição

      Com todo o respeito, este comentário podia ter exactamente escrito pela minha mãe, ela diria o mesmo xD
      Também acredito que nada foi ao acaso devido à perfeição e probabilidades do acaso, mas também não acredito que seja como dizem ou que foi Deus como descrito na bíblia.
      Acho sim que foi um ser superior a nós (O chamado Deus), já existente que projectaram e executaram isto, uma espécie de simulação. Um dia também vamos conseguir fazer o mesmo, alias já se faz em escalas nano com o Acelerador de partículas, até buracos negros o homem já gerou nesses equipamentos.
      Agora acho mal vir aqui e começar por insultos “incrédulos idiotas”, se é uma pessoa de Deus devia praticar mais e respeitar todos com igualdade, mesmo não estando de acordo há que respeitar a opinião de cada um, não é sobrepondo a sua que as pessoas se vão “converter” à sua maneira de ver as coisas, pois cada um tem um universo diferente na cabeça (Pensa de maneira diferente).
      Ninguém está 100% certo nem o contrário, talvez um dia será possível saber a verdade pura, mas de momento ficamos sempre por teorias.

      1. Avatar de José Moreira
        José Moreira

        Pois, mas eles só são “pessoas de Deus” quando lhes convém. Eu chamo a isso hipocrisia, mas posso estar enganado. Normalmente, partem para o insulto quando não têm argumentos. e eles NUNCA têm argumentos. Repara que eles dizem “eu acredito”. E “acreditar” é diferente de “saber”. Eles não sabem, nem podem saber, mas “acreditam” Provavelmente, acreditam que foi Deus que inventou os computadores onde eles estão a escrever.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Deus sempre foi e continua a ser usado pelo Homem para explicar o desconhecido, sem provas! Sempre que o Homem se depara com um dúvida sobre algo, a reposta mais fácil é dizer que foi Deus! Se a ignorância paga-se imposto estava todo o mundo rico XD

    2. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Como foi que soubeste essas coisas todas? +
      e que eu também gostaria de saber.

  21. Avatar de Antônio Manoel Patricio neto
    Antônio Manoel Patricio neto

    Pós bem nos seres humanos semos do planeta terra mas nosso espírito e do universo o universo e o espírito de Deus a hora que o corpo morre nos vamos conhecer este bilhões de planeta e até reicanar em alguns deles nossos espíritos está em evolução ouve e vai aver muitas vida pós a bíblia já fala na casa de meu pai a muitas moradas guardo você dorme você ver isso você voa você ver lugar nuca teve encontra outros espírito dezecarnado isto e um mistério mas e a realidada amem

  22. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu sinceramente tbm não acredito que uma nave possa ir tão longe assim é ainda mandar fotos etc e tal sei lá 100 milhões de quilômetros acho muita distância mas enfim tbm não acredito em Deus não se realmente existisse o mundo seria diferente com tantas barbaridades que se vê ele deveria olhar mais então( seus filhos)Não acham

  23. Avatar de Cléber
    Cléber

    Tudo uma mera enganação, fazendo nós nos sentirmos menos de que um granzinho de poeira ou seja um nada aqui na terra, jamais o nosso criador gostaria de nós nos sentirmos asssim,e ignorando a nossa verdadeira origem .Uma farsa dos governos para que eles próprios disputam poder dinheiro e status entre muitas coisas ocultas , uma briga para dizerem que são melhores dos que outros poderes, e que o mesmo estão na frente,acordem amigos, eles usam nosso dinheiro para bens e interesse deles próprios…não há provas que o homem foi para o espaço e que de fato não foi e não há provas e explicação aplausivas do Héliocentrismo todas as imagens e provas que eles usam são cálculos que só eles entendem e imagens manipuladas, tudo uma enganação, mais a verdade está sendo mostrada através de pesquisas e da existência de Deus.

  24. Avatar de Rafael
    Rafael

    Pqp…..quanta besteira…..um tentando fazer um texto mais bem escrito que o outro e no entanto ninguém sabe o que está falando…..pateticos

  25. Avatar de Vini
    Vini

    Se a sonda tirou foto da terra ,quem tirou foto da sonda?kkk

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Mas a foto da sonda não aparece na imagem! Só aparece a Terra e a Lua à esquerda e o asteroide à direita.

      1. Avatar de José Moreira
        José Moreira

        Esta sonda ainda não está preparada para tirar selfies.. Talvez a próxima geração…

  26. Avatar de Jose
    Jose

    Pra mim o planeta é redondo não vejo nada plano

  27. Avatar de Antonio
    Antonio

    Mas a foto da sonda não aparece na imagem! Só aparece a Terra e a Lua à esquerda e o asteroide à direita.

  28. Avatar de Feseca
    Feseca

    mas porque carga de água sempre que aparece uma notícia sobre CIÊNCIA têm de aparecer estes proselitistas religiosos, 99,9% deles evangélicos brasileiros?
    será que gostariam que respondêssemos indo para os sites das vossas inúmeras igrejas denunciando aquilo que muitos de nós acham ser mentira? penso que tal ideia até vos horroriza, faz tremer.
    já agora expliquem-me uma coisinha: sendo o vosso deus único e lendo todos vocês o mesmo livro, porque é que têm tantas e tão diferentes igrejas? é para sacarem mais? entendam-se primeiro, pode ser que ganhem credibilidade!!
    Declaração de Interesses: sou agnóstico. acredito firmemente que se deus existe, o problema é dele, com a neurose que apanha ao ver a sua bela obra. acredito também no valor da Ciência, no sorriso das crianças e na beleza do nascer do Sol. e também que se não pode ser expresso em números, não é Ciência, é opinião.

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Eu peço desculpa, nas fui eu quem começou. fiz uma provocaçãozinha lá em cima :). Quanto a ires aos sites deles comentar, desilude-te: os sites religiosos não deixam comentar – vá lá saber-se porquê.

  29. Avatar de Davi
    Davi

    Engraçado que todos estão discutindo sobre a existência de Deus e questionam aos livros escritos, que pessoas como todos, que trazem à luz de quem “quiser” buscar conhece-lo. Se estes livros que trazem fatos e histórias de povos e culturas são mentirosos e conta a história de quem criou tudo, então logo posso dizer que não acredito em nenhuma estória e teoria criada pela ciência, afinal, foram criadas por pessoas como todos nós. Então uma anula a outra e quem veio do macaco como a própria ciência diz que uma espécie quando evolui deixa de existir a passada, como pode haver homem e macaco no mesmo plano, ou a terra tbm é uma esfera?? Planeta é derivado de plano?? Ou não.

    Obs.

    Se o asteroide está a 110 milhões de distância, pode se observar o lado oculto da Lua e vejam, ele tbm e iluminado pelo sol, mesmo o sol estando do outro lado a sua luz é curvilínea a ponto de iluminar a sombra. Ou ficou complexo??

    Abraço a todos

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Bom, quem diz que o homem veio do macaco, é a religião, não é a Ciência. A Ciência apenas diz que o Homem e o macaco têm um antepassados comum. O que é completamente diferente.

  30. Avatar de Douglas Heart
    Douglas Heart

    Interessante pois hoje mesmo durante a tarde eu olhei para o céu e vi a lua bem acima da minha cabeça e la estava ela sempre bela parecendo um sorriso ” ” dessa forma mesmo.
    A lua tinha uma parte apenas iluminada pois supostamente a Terra estaria produzindo aquela sombra de formato arredondado nela. Porém era de se observar também o sol a uns 15 graus de distância. Fiquei me perguntado… O sol não deveria estar do outro lado do planeta esférico???

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Não. Na posição de “Quarto Crescente”, a Lua (com maiúscula porque estamos a falar do nome do satélite) apresenta-se iluminada à nossa direita. O Sol ainda não está completamente escondido, daí a razão. Por outras palavras, o Sol encontra-se “à lateral” da Lua.

    2. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Como é que podes afirmar algo sobre a realidade com confiança absoluta quando possuis um nível de ignorância de proporções épicas? O lado escuro da lua não tem absolutamente nada a ver com a sombra do nosso planeta. Tem sim a ver com o ângulo de incidência da luz solar, e o ponto de observação (neste caso a terra). As únicas vezes que o planeta é responsável por criar uma sombra redonda na lua é quando o sol, a terra e a lua se alinham em sizígia (eclipse lunar). Não deveria ser necessário explicar isto a uma criança de 15 anos, quanto mais a um adulto.

      1. Avatar de Douglas Heart
        Douglas Heart

        Entendo filhote, o que eu quero dizer eh que simplesmente o sol estava num ângulo em que incidia sua luz diretamente na partte que estava escura na lua. Sendo assim posso crer que a luz do sol seja insignificantemente insuficiente a ponto de nao iluminar aqiela parte da lua. Eu sei o qie eu estava observando. Dane se se vc acredita em todas estorinhas que te ensinaram no colegio

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          É de lamentar o teu nível de ignorância, em que algo tão simples está fora da tua capacidade de compreender.

          O Sol não consegue iluminar diretamente o lado escuro da lua porque seria fisicamente impossível uma única fonte de luz iluminar diretamente mais do que metade de uma esfera. A única maneira de iluminar mais do que metade de uma esfera usando apenas uma fonte de luz, é se tivermos algo a refletir a luz emitida. Aliás, o lado escuro da lua não é 100% escuro, porque existe um outro objeto a refletir luz do sol para este, esse objeto chama-se terra, sim o planeta em que vivemos. Se não acreditas em mim, tira uma fotografia da lua de longa exposição. Vais ver que o lado escuro da lua não é tão escuro como os teus olhos te levam a crer. Se a lua se comportasse como tu pensas que se deveria comportar, na realidade refutaria toda a ciência. (de notar que quando me refiro ao lado escuro da lua, refiro-me ao lado da lua que não recebe luz direta do sol)

          E eu não andei em nenhum colégio, no entanto, andei na universidade e doutorei-me em astronomia, bem como fiz investigação na área. Ou seja, a minha área de experiência é precisamente a que tu criticas, no entanto, eu é que estou errado, não tu. Tu, que não possuis qualquer tipo de educação ou conhecimento na área, que todos os teus argumentos são de ignorância e de incredulidade, e que achas que todas as pessoas educadas estão erradas, é que estás correto.

  31. Avatar de André
    André

    Entre o infinitamente grande e o infinitamente pequeno que os cientistas andam a tentar medir, existimos nós infinitamente ignorantes a tentar comentar estes assuntos.

  32. Avatar de Atty
    Atty

    Foto mentirosa, totalmente desproporcional, a terra está muito maior do que deveria ser em relação ao sol. Mais uma mentira da NASA para enganar trouxa.

  33. Avatar de Wiris
    Wiris

    Deus do nada fez tudo assim como do tudo ele faz o nada
    Se Deus fez o homem do barro e mesmo assim o homem se exalta imagina se tivesse feito de Ouro
    Mas alguém pergunta *quem criou Deu?
    Deus é eterno!mas oque é a eternidade?
    Quando um beija-flor transporta um mar para outro lugar ele chegou no primeiro dia da eternidade
    Mas cadê as provas?
    A bíblia existe antes da ciência, no livro de jó fala muito sobre a força da natureza que a ciência ainda está gatinhando
    Alguém afirma que Deus e desagradável por permitir tantos mal
    Um dia um cabelereiro disse pra um cliente*Deus não existe*por permitir tantas maldades
    O cliente trouxe um mendigo e disse cabelereiro também não existe pois se existissem não teria pessoa nessa situação o cabeleireiro disse o poblema q ele não vem até a mim
    Da mesma forma é nois com Deus
    O poblema que não vamos até ele..fik em paz meus amigos ateus;so te falo uma coisa o amor de Deus e diferentes do nosso
    Ele te ama mesmo assim e não abre mão de vc

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Correto, a bíblia é mais antiga que a ciência, por isso é que a primeira está cheia de absurdidades. Ora na bíblia temos burros e cobras que falam, temos afirmações que os coelhos são seres ruminantes, as baleias são peixes, os morcegos são pássaros, que pi é um número inteiro, que se mostrarmos padrões listrados a uma vaca grávida que esta dará à luz um vitelo listrado, que pudemos curar uma pessoa com a lepra usando uma varinha mágica para polvilhar sangue nesta, segundo a bíblia nem sequer podemos comer crustáceos, bem como moluscos. Sim, um livro extremamente relevante no que toca a firmações relacionadas com a realidade.

      E segundo a bíblia, deus não é amoroso, é invejoso, vingativo e odioso.

      1. Avatar de José Moreira
        José Moreira

        Eu não sei se posso concordar. Se me falares em Ciência como disciplina, sim, certamente a Bíblia é mais antiga; mas foi com ciência rudimentar que o Homem fez o punhão (pedra lascada) e, posteriormente, fundiu o cobre e o latão, para fazer o bronze. Aliás, a própria Bíblia diz, logo no Génesis,: “Gn 4:22 E Zila, a outra mulher de Lameque, foi mãe de Tubal-Caim, o primeiro a trabalhar com metal fundido, fazendo obras em cobre e em ferro. “. Ou seja, a própria Bíblia já reconhecia formas rudimentares de Ciência.

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Errado, tal como disse em cima a ciência é um empreendimento que aumenta o nosso conhecimento e organiza este em teorias e explicações falsificáveis fazendo o uso do método científico.

          A ciência tem as suas raízes antes da formação da Bíblia, disso não há dúvidas, mas a ciência em si apareceu muito depois da Bíblia estar concluída.

          1. Avatar de José Moreira
            José Moreira

            Suponho que foi isiso que eu disse. Ou quis dizer e, provavelmente, não consegui.

  34. Avatar de Z/OS
    Z/OS

    Nao li o artigo na totalidade, mas julgo que a foto foi tirada em honra de Carl Sagan, pois foi este o primeiro a fazer algo do género: little pale blue.
    Relativamente ao nosso significado para o universo é o universo para nós, ninguém o sabe. Nem a ciência com as suas teorias absurdas, nem a religião com os seus escritos infantis. Se alguém acreditar num destes, vai pagar em dinheiro para os ouvir, seja ciência, seja religião. Anda tudo atrás do mesmo: MONEY.

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Dizes que as teorias da ciência são absurdas. no entanto, a tecnologia que tu usas para propagar idiotices como a que acabaste de fazer faz uso de várias dessas teorias absurdas.

      1. Avatar de Z/OS
        Z/OS

        O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Não confundas tecnologia com descrição de situações quando não presenciadas por ninguém. Aliás a ciência é pródiga a estabelecer teorias que ninguém pode comprovar e que são muito boas até aparecer uma outra melhor. aquilo que acabaste de fazer é norma do senso comum: papar tudo o que os “doutos” da época papagueiam e julgares que vives no supra sumo do conhecimento científico. Os nossos ancestrais partilhavam o mesmo conceito que tu. Parabéns és uma prova viva que evolução não é sempre para melhor. Dixit.

        1. Avatar de José Moreira
          José Moreira

          És capaz de descrever uma teoria que ainda não tenha sido comprovada?

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Tecnicamente nenhuma teoria é comprovada no sentido positivo. Todas as teorias científicas têm que ser falsificáveis, e estas são refutadas. Mas podemos dizer que no sentido coloquial, as teorias são comprovadas por uma quantidade enorme de provas que estás precisam até serem elevadas ao status de teoria.

        2. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Sabes o que é uma teoria na ciência? Claro que não, és um primitivo ignorante a atacar o que não percebe. A quase totalidade das tecnologias que fazes uso no dia a dia fazem uso das teorias que chamas absurdo. Pior ainda, muitas das explicações na ciência estão interligadas. Significa que apenas o colapso de uma teoria levava o colapso da quase totalidade da ciência.

          E quando dizes que a ciência é pródiga em estabelecer teorias que ninguém pode comprovar estás a recorrer a uma mentira vergonhosa. É um requisito que tudo na ciência tenha que ser objectivamente verificável. Diz-me apenas uma teoria n ciência que ninguém pode comprovar, apenas uma.

          Eu não comi nada meu ignorante. Eu doutorei-me numa área científica e fiz investigação na área. Agora diz-me qual foi o esforço que tu fizeste para aumentar o conhecimento. Até agora apenas vi-te a propagar ignorância.

          Pena que a evolução é a nossa educação ainda não tenha eliminado todos os casos de pessoas com mente tacanha.

  35. Avatar de Davi
    Davi

    Fato é que existe sinal para comunicação a 110 milhões de km mas não é possível uma foto real.
    Mais engraçado é que você nunca consegue ver um lançamento completo de um foguete. Porque será? 2019 e a China manda imagens do foto shop pra ilustrar uma falsa realidade.

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Não basta fizer que “é impossível”. Podes explicar? Assim, como se eu fosse muito burro. Por que razão é impossível tirar uma foto a 110M/km?

    2. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Ninguém consegue ver um lançamento completo? Tirando os milhares de pessoas que já foram ver lançamento.

      Por favor demonstra-me como chegaste à conclusão que a imagem da China tirada na lua é falsa. Não quero ouvir argumentos de incredulidade.

  36. Avatar de Douglas Heart
    Douglas Heart

    Cessaram se os comentarios??????? Pq????

  37. Avatar de Sandro
    Sandro

    DEUS EXISTE. Claro que existe. Se sempre existiu, porque deixaria agora de existir, só porque existe, Nasa, que teima em o negar. Tudo No Universo, está cheio de intenções ” Como alguém já disse, e não fui eu” Como tudo No Mundo não tem explicação lógica, ” para nós humanos” porque haveria de ter, o que a Nasa, nos quer impingir. Tudo o que está acontecendo neste momento, sempre aconteceu, só que agora, porque pensamos ter desvendado, tudo pelas novas tecnologias, ” não desvendamos, absolutamente, nada “INVENTA-SE PARA ENRIQUECIMENTO DE ALGUNS” Assim vai continuando tudo, na mesma, com, ou sem parecer dos humanos, que se julgam donos de tudo e de todos. SEMPRE EXISTIU, E SEMPRE VAI EXISTIR.