Sinal que recebemos de Proxima Centauri não era extraterrestre… afinal era uma interferência

8 Comentários

Desde há cerca de 2 anos que um sinal “vindo do além” tem intrigado os astrónomos. Mais concretamente no dia 29 de abril de 2019, um grupo de investigadores recebeu, entre vários dados recolhidos após observação com um radiotelescópio, um sinal estranho da Proxima Centauri. Esta é uma estrela anã vermelha distante, está a aproximadamente 4,22 anos-luz do Sol, na constelação de Centauro.

Durante todo o tempo decorrido desde então, o estranho sinal, supostamente extraterrestre, tem sido alvo dos mais variados estudos e teorias. Agora, há uma nova investigação que explica o misterioso sinal.


Proxima Centauri: Ligação com alienígenas ficou sem sinal?

Uma nova abordagem publicada na Nature traz uma resposta que seguramente não seria a mais entusiasmante. Segundo os investigadores, o estranho sinal desta estrela é uma interferência gerada aqui na Terra. Portanto, o que seria um sinal de outro mundo, afinal não é mais do que um “ruído”.

Proxima Centauri é a estrela mais próxima da Terra depois do Sol. A sua massa é cerca de um oitavo da do Sol, e tudo indicava que este sinal vinha de lá.

O sinal foi detetado pelo Observatório Parkes, na Austrália, com um radiotelescópio de 64 metros. Este sinal não era modulado, nem obedecia a nenhum tipo de padrão. Aconteceu apenas uma vez e sem repetições, algo inusitado.

Ilustração estrela Proxima centauri

Quando o sinal foi investigado, para se perceber de facto a sua natureza foi descoberto que o blc1, nome dado ao evento, nada mais é do que “um produto de intermodulação de deriva eletrónica de interferentes locais e variáveis ​​no tempo alinhados com a taxa de observação”.

Em resumo, foi uma interferência gerada na Terra, embora não se saiba o que o causou.

Não tem sido fácil provar que o sinal blc1 não tem sido mais do que interferência. Foi necessário verificar os registos do radiotelescópio, analisar o comportamento do sinal, comparar a sua cadência com a de outros sinais, e excluir possíveis geradores de sinais, tais como satélites em órbita da Terra, transmissores aéreos, transmissores terrestres e assim por diante.

Contudo, o extenso estudo concluiu assim que o sinal era uma interferência proveniente do nosso planeta, descartando a sua origem extraterrestre.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Donadel
    Donadel

    Outro microondas… Só não divulgaram para não passar vergonha 😛

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Os verdinhos também têm direito a aquecer a comida pelos caminhos da galáxia.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Querem esconder do Zé Povinho à força toda a existência de vida inteligente noutros mundos que usam todas tretas possíveis como desculpa…

      1. Avatar de Cucu
        Cucu

        lolololol!!! É esse o espírito. Tudo é conspiração.

  2. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    Era muita “sorte” receber sinais logo da estrela mais próxima de nós (a seguir ao Sol).

  3. Avatar de Maresia
    Maresia

    Afinal…. Olha a novidade. A desilusão dos extra-terrestres wanna find. Estamos todos muito desiludidos! Que barretes…

  4. Avatar de Manuel
  5. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Mais um bocadinho de areia para os olhos do pessoal…