Vivemos numa simulação de computador: Professor admite 50% de probabilidade

78 Comentários

Em 2003, o filósofo Nick Bostrom, da University of Oxford, escreveu um artigo que deu muito que falar. Nele revelou a possibilidade de a nossa realidade ser uma simulação de computador sonhada por uma civilização alta e tecnologicamente avançada.

Agora, em 2020, um astrónomo da Columbia University analisou atentamente essas proposições e argumentou que existe 50 % de probabilidade de estarmos a viver numa simulação de computador.

Simulação de computador

“Trilema” de Bostrom: Estaremos a viver numa simulação de computador?

Conhecidas como o “trilema” de Bostrom, as três proposições foram publicadas num artigo, em 2003. Para o filósofo, em primeiro lugar, as civilizações normalmente extinguem-se antes de desenvolverem a capacidade de criar simulações de realidade. Em segundo lugar, não têm qualquer interesse em criar simulações de realidade. E, por último, propõe que vivemos, quase de certeza, numa simulação de computador.

Na altura, argumentou que, das três, pelo menos uma tinha de ser verdadeira.

Apesar de parecer um pouco descabido, o artigo despertou o interesse do professor e astrónomo David Kipping. Isto, porque 17 anos depois pegou neste “trilema” e investigou os argumentos do filósofo. A partir daí, percebeu que existe 50 por cento de probabilidade de estarmos a viver numa simulação de computador.

Simulação da realidade

50 por cento de probabilidade de vivermos numa simulação

Num primeiro momento, Kipping anulou as duas primeiras proposições. Conforme explicou, ambas resultariam na mesma coisa e, por isso, não fazem sentido.

Basta atribuir uma probabilidade antecipada a cada um destes modelos. Limitámo-nos a assumir o princípio da indiferença que é a hipótese por defeito, quando não se tem quaisquer dados ou orientações para qualquer lado.

Explicou Kipping.

Além disso, Kipping argumenta que quanto mais camadas de realidade forem construídas, mais os recursos informáticos diminuem. Ou seja, perder-se-ia capacidade e poder computacional, de modo a criar uma simulação convincente.

Simulação de computador

Posto isto, a sua conclusão remete para 50 por cento de probabilidade de vivermos numa simulação de computador. Ademais, se os humanos comuns vierem a inventar uma simulação de computador semelhante, para Kipping, a imagem muda radicalmente.

No dia em que inventarmos essa tecnologia, as probabilidades de que sejamos reais irão de um pouco melhores que 50/50 para quase certo que não somos reais, de acordo com estes cálculos.

Disse Kipping.

Conforme argumentam outros astrónomos, ao longo das próximas décadas, o nosso know-how informático permitir-nos-á confirmar se vivemos, ou não, numa simulação de computador. Para já, essa questão não tem uma resposta certa e, por isso, não se sabe.

 

Leia também:

Poderá haver planetas melhores que a Terra para vivermos

Comentários

78

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PhotoShot
    PhotoShot

    Se sou uma simulação para quê viver. Não tenho razão de existir a não ser ser controlado por outros?
    Só espero que pessoas com depressão vão vejam este artigo.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Vais ser apagado do sistema se contínuas com essas ideias.

    2. Avatar de AlexX
      AlexX

      Andam há mais de 20 anos dizendo que cada um cria a sua própria realidade. E têm razão.
      Tirares a tua própria vida só fará que repitas tudo de novo. E cada vez a tirarias mais cedo, entrando num ciclo vicioso. Vieste aqui para experenciar a matéria, criar coisas, amar, evoluir o teu espírito. Ou vieste para destruir, odiar, regredir.. Esse é o teu livre arbítrio. Cada qual tem (deve) assumir e carregar sua própria cruz, se pensam que tirar a própria vida lhes dará uma cruz mais leve na próxima, estão muito enganados.

      1. Avatar de carlitos
        carlitos

        AlexX, relaxa, não sejas tão rigído, não ganhas pontos assim!

        1. Avatar de AlexX
          AlexX

          Mas não fui rígido, muito longe disso. Só quis frisar que o PhotoShot, ou melhor, a sua existência, tem toda a razão de ser. Tal como a de todos. E ser feliz ou infeliz não passam de escolhas pessoais. Escolhas essas que são intransmissíveis.
          Este tema não é novo, Platão escreveu sobre isto. Arthur Schopenhauer escreveu sobre isto. Donde viemos e como chegámos aqui são questões dos filósofos desde sempre, e é muito mais profundo que as explicações sem sentido dadas pela ciência pelo simples motivo que a nossa ligação para com o cosmos é inquestionável. Que a maioria a queira negar e ficar convencida que são um grãozinho de pó no infinito porque tal lhes foi dito…isso também é uma escolha de cada indivíduo e só posso lamentar por quem a toma.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            As afirmações que fazes não têm qualquer fundamento, são apenas teorias.
            Ao menos tem a humildade de deixar o tema aberto a discussão. Tantas certezas só farão com que nunca evoluas.

          2. Avatar de PhotoShot
            PhotoShot

            Não é o meu caso. Mas quem tem depressão não consegue controlar os seus sentimentos negativos, daí necessitar de medicação para ajudar. Eu falei no caso de depressão pois infelizmente à cada vez mais pessoas assim. Tenho alguns amigos e familiares com depressão, e alguns não aceitam ter depreção e realmente se esforçam para contrariar mas há sempre recaídas. A minha capacidade de amar, evoluir no espirito e ser feliz depende muito da vivência de pessoa para pessoa. Entre as quais, doenças, ambiente de guerra, instabilidade política, etc…
            Não podes afirmar que alguém é infeliz porque escolheu.
            Se és vítima de um assalto e acabas numa cadeira de rodas para o resto da vida como vais reagir? Alguns têm a capacidade de não se deixar ir abaixo. Mas isso é tão raro que, quando acontece, vira notícia.
            Percebo o teu ponto de vistamas não concordo.
            cumps

          3. Avatar de AlexX
            AlexX

            @Hugo
            Quais afirmações? Todas? E afirmar algo não implica ser uma certeza, devias saber isso. Aberto a trocar ideias e opiniões estou sempre.

            @PhotoShot
            Entendi que não era o teu caso, como deduzo que tenhas entendido que não me referia especificamente a ti.
            Conheci e troquei ideias e impressões com milhares de pessoas ao longo da vida e posso te garantir que um sem-abrigo, vítima de guerra, e ditos “deficientes” são mais felizes, realistas e pés na terra que praticamente todos aqueles que vês sorrindo para as cameras na passadeira vermelha. E se alguém muito próximo de ti desencarnar por qualquer motivo, tu talvez fiques deprimido mas existem culturas no mundo que fazem uma festa, ficam felizes e seguem as suas vidas quando alguém próximo deles desencarna. Não encontras pessoas emocionalmente desiquilibradas em tribos ou meios muito pequenos e longínquos e nesses não existem psicólogos nem psicanalistas. Ou psiquiatras. Essas “anomalias” da psique humana foram literalmente programadas para que acontecessem. Os pais são fulcrais para a estabilidade emocional dum indivíduo. Então a sociedade moderna tratou de destruir esses pilares, normal que rebentos de pais separados, violência doméstica, vítimas de abuso etc tenham problemas muito complexos e difíceis de tratar caso apagar o programa anterior não seja bem sucedido.
            Longe de mim a pretensão em impingir-te o que seja e ainda bem que discordas da minha visão.

    3. Avatar de André Cardoso
      André Cardoso

      Ninguém disse que eramos controlado por outros, desde que sejamos livres de pensar não existe diferença se o conhecimento que adquirimos e as experiências que vivemos são “reais” ou virtuais a realidade também não é muito animadora, somos uns seres microscópicos que habitamos a superficie de uma particula de pó suspensa num espaço infinito a orbitar uma pequinina bola de gás 😀

    4. Avatar de Marcelino
      Marcelino

      Bom posicionamento. Mas alerto que ha algo a ser pensado ai.
      Considerando a hipotese da simulacao real, estarei eu sendo controlado por um outro ou este suposto personagem que controlo eh meramente uma versao minha em um avatar?
      Em outras palavras, sou controlado por uma outra entidade ou por mim mesmo em versao ultra avancada

  2. Avatar de luis
    luis

    Apanhamos um vírus neste momento!!

    1. Avatar de Ci
      Ci

      Best comment 🙂

    2. Avatar de Sw4rtz
      Sw4rtz

      Ahahahahah, muito boa

  3. Avatar de fernando
    fernando

    baseado em proposicoes de outras proposicoes com embasamento da minha cabeca euaheuhaeuh

  4. Avatar de atum
    atum

    A probabilidade de eu ganhar o Euromilhões também é de 50%, ou ganho ou não.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não devias ter faltado às aulas de probabilidade e estatística.

  5. Avatar de PMT
    PMT

    Recomendo o filme: “The Thirteenth Floor” de 1999.

    1. Avatar de xtremis
      xtremis

      E o livro no qual esse filme foi (mais ou menos) baseado, Simulacron-3.
      No livro, a simulação é criada para efeitos de pesquisa de marketing (não estou a gozar), o que é em si um bocado deprimente xD

      1. Avatar de cra2sh
        cra2sh

        Black Mirror

  6. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    É evidente que não.Isto já passa do ridículo,tal como a teoria da terra plana.Por favor,poupem-nos a estes delírios !!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Como assim evidente?
      Até provar que um mais um é complexo quanto mais evidências da nossa existência.

  7. Avatar de Alguém
    Alguém

    Hoje em dia somos bombardeados por uma variedade de notícias que não têm qualquer filtro e/ou aviso sobre o seu conteúdo. E a comunicação social em geral não pensa nas consequências que isto pode ter para pessoas que estejam a ler e que estejam em estados depressivos e outros semelhantes.
    Deviam colocar avisos na leitura em certo tipo de notícias para pessoas mais suscetíveis.

    1. Avatar de Vítor M.

      Ninguém lê a bula dos medicamentos.

      1. Avatar de Alguém
        Alguém

        Comentário perfeitamente desnecessário! Enfim, devia ter um pouco mais de respeito por quem precisa de tomar medicamentos e aquilo que afirmei é que há muita falta de bom senso em quem devia ter mais.

        1. Avatar de Vítor M.

          Oi? Foi só uma afirmação que tens razão, que há muita informação que pode ser em demasia e, como tal ninguém a interpreta, lê ou quer saber!!! Um exemplo disso é a bula dos medicamentos, mas o exemplo foi um exemplo crasso do que estás a dizer!!! Tem lá calma, não stresses se não entendeste o que eu queria a dizer. A malta anda mesmo nervosa…

          1. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            É ao contrário! Há malta que lê demasiado a informação da bula dos medicamentos e depois começa a sentir os efeitos adversos descritos, ou pessoas que têm receio de que estes possam ocorrer e ficam sem saber se devem tomar ou não – se não tomam, não melhoram, se tomam sofrem efeitos adversos – seja qual for a decisão vai ser má para eles, mais uma coisa má na sua vida miseravel onde só ocorrem coisas más. A depressão que foi referida é mais isto.

    2. Avatar de carlitos
      carlitos

      Isto é um canal de tecnologia, não é jornal das 8h! Ainda há uns tempos Elon Musk falava do mesmo assunto. As pessoas é que também devem criar os seus filtros e ter um sentido critico por si próprios. Um professor meu dizia: ralhação e vitimização são curtições.

  8. Avatar de Helder Pinto
    Helder Pinto

    Neo… take the red pill…

  9. Avatar de Spoky
    Spoky

    Não duvido, porque sinceramente segundo o Budismo. Reencarnamos em outros corpos, a alma nunca morre. Os nossos sonhos é o nosso passado e presente.

    Por tanto não duvido nada disso.. mas pronto

  10. Avatar de Fernandes
    Fernandes

    Numa altura que devido ao confinamento, muita gente anda depressiva e com graves problemas psicológicos, o próprio Pplware deveria ter mais atenção as notícias que publica. Não deixa de ser um site público e com influência. O mesmo seria mesmo a retirada do artigo e terem mais em atenção o momento que passamos.

    1. Avatar de fernando
      fernando

      fiquei curioso, esta falando realmente deste texto acima ?

    2. Avatar de carlitos
      carlitos

      Não dizes coisa com coisa!

  11. Avatar de Sergio
    Sergio

    O matrix representa bem estas teorias, embora com muita ficção.

    Já agora concordo que numa altura destas, a de pressão se acentue e que deva haver um maior cuidado.
    Mas penso que esse cuidado tem de ser no acesso à internet, e não de sites como o Pplware que só estão a fazer o seu trabalho.
    Com tanto gadget e software é pena não se conseguir filtrar o acesso a pessoas que precisam de ajuda.

  12. Avatar de Mantas
    Mantas

    Eles a sair da toca , se tem problemas não hesitem vão ao médico , existem para isso , entretanto como não são open mind e sequer tentam perceber as coisas, problema vosso .

    Não, não sou seguidor de terras planas , analiso as coisas que vão sendo debitadas mundo afora,

  13. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Viu demasiadas vezes o Matrix!! LOL!!

  14. Avatar de António
    António

    Irra! Já nem uma notícia de opinião se pode publicar, gente que vê o noticiário do princípio ao fim, que só lê o CM e vê o CMTV, e não aguentam uma simples notícia hipotética! Que sensíveis…..depressão não, esquizofrenia!

  15. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    E o que somos nós nessa simulação, ao certo?

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      npc num jogo de simcity?

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        mas então não devíamos ter livre arbitrio

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          Não vejo incompatibilidade.

  16. Avatar de Francisco
    Francisco

    Quero a minha moto de luz! \m/…(>.<)…\m/

    Obrigado pelo artigo!

  17. Avatar de André R.
    André R.

    Como é que chegam a estas conclusões? Encontraram uma ficha elétrica e não sabem de onde vem, e assumiram que somos bits? Já agora dar uma hipótese de 50% não é afirmação, é dúvida …

  18. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    E quando foi o último crash ?

  19. Avatar de RM
    RM

    O que será que ele anda a fumar, erva ou algo mais pesado !?
    Acho que ele devia aproveitar melhor o seu tempo, para algo mais construtivo. Que trabalho inútil !!!
    Que ideia mais ridícula. E já se falou nisto aqui no Pplware.

  20. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    Enter the Matrix. And Welcome. To the real world.

  21. Avatar de Hélder
    Hélder

    “uma civilização alta e tecnologicamente avançada”? e não têm a treta de um antivirus!

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 e se não for um vírus e for uma aplicação?

      1. Avatar de Bit
        Bit

        Onde estão os hackers deste sistema?

        1. Avatar de Vítor M.

          Boa pergunta, quem seriam e como atuariam?

        2. Avatar de carlitos
          carlitos

          Queres dizer hacker ou cracker? Olha que são coisas bem diferentes.

      2. Avatar de carlitos
        carlitos

        Acho que é mais isso. Algoritmos que geram fenómenos idênticos no tempo. Ainda outro dia, descobri que nos Ágoras da Grécia Antiga se discutia o assunto das alterações climáticas, as consequências da desflorestação e o fim do Mundo provocado pelas maldades do homem.

    2. Avatar de Bruno S.
      Bruno S.

      Cá para mim isto é um patch que colocaram para uma nova fase do jogo

  22. Avatar de lumia
    lumia

    Se tomares o comprimido azul…a história acaba, acordas na tua cama e acreditas…no que quiseres acreditar.
    Se tomares o comprimido vermelho…ficas no País das Maravilhas…e mostro-te a profundidade da toca do coelho.
    Não te esqueças… só te estou a oferecer a verdade.
    Nada mais.
    Segue-me.

  23. Avatar de Leo
    Leo

    Vejam a série west world…

  24. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    Mais tabaco…

  25. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    O Homem anda com teorias descabidas….
    Mas não consegue conceber o que é real mesmo, mas nem vou dizer o que é, vou deixar a Humanidade durante os próximos anos chegar à Verdadeira conclusão, e quando todos conseguirem compreender e aceitar, vai haver muitos a arrepender-se dos erros grosseiros que fez contra si mesmo e contra os outros.
    É apenas uma questão de tempo…….

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Quando não declaras nada não tens de te desculpar por estares errado, assim nunca eras, és esperto.

      1. Avatar de Luís Silva
        Luís Silva

        Não, apenas não vale a pena perder tempo com pessoas que não irão entender, porque não estão abertas ainda à realidade, mas uma coisa estranha sempre acontece e que já reparei, no que diz respeito a coisas que não são verdade teorias e etc o pessoal todo acredita mais facilmente do que aquilo que é realmente verdade e com lógica e raciocínio. Por isso deixei de ir mais a fundo, prefiro falar com pessoas que possam entender e mesmo que possam ter pouco conhecimento se interessam e estudam para saber mais. Agora com o resto esquece é o mesmo que tentar convencer uma parede.

    2. Avatar de Bruno S.
      Bruno S.

      Na minha opinião, isto foi um artigo irónico, onde realmente no estudo foram apresentadas teorias que nos deixam pensativos… Mas não quer dizer que sejam assim mesmo.
      Toda a gente pensa, acredita e pratica o que quiser, afinal, não somos perfeitos nem somos iguais.

    3. Avatar de João
      João

      Hooo diz lá. Ilumina-nos, a nós Humanidade

  26. Avatar de Douglas Ferreira
    Douglas Ferreira

    Fico pensando o seguinte: se essa realidade for apenas uma simulação em que não há interação humana (ou seja lá quais forem os seres que a criou), seríamos todos bots; e talvez estejam apenas usando uma forma de inteligência artificial para resolver problemas estatísticos, talvez.
    Mas se for uma forma de jogo, como o que vemos surgir atualmente com os dispositivos de realidade virtual para jogar nos consoles, talvez sejamos agora apenas avatares fazendo o que os jogadores comandam. Mas ainda assim é uma forma de interação entre seres reais.
    Ou talvez seja alguém jogando off line, e todos vocês sejam apenas distrações criadas pelo sistema e eu seja o avatar. Se for isso mesmo, devo admitir, o meu jogador é ruim demais… não consegue nem passar de etapa. Fica o jogo todo na fase da pobreza. Presta atenção aí… pra ganhar o jogo tem que evoluir o pokemon.

    1. Avatar de Bruno S.
      Bruno S.

      Epá
      Bem, então o meu jogador não está atrás

  27. Avatar de José
    José

    somos simulações de computador,num qqer jogo ou o que seja,mas no final todos morremos ???? nunca vi um jogo assim….se realmente fosse.os virtuais,a realidade no que ao indivíduo se refere nunca seria tão monótona e repetitiva….haveria imortais, heróis, não tínhamos parado na lua etc etc

    1. Avatar de dqdq
      dqdq

      o jogo pode nem sequer estar a meio. querias a festa toda logo de início?

  28. Avatar de André Flores
    André Flores

    já o facto de 50/50 diz tudo.

    eu sou 50 rico e 50 pobre

  29. Avatar de PeterOak
    PeterOak

    “There is no spoon”

  30. Avatar de Carpints
    Carpints

    Foram buscar a ideia ao TBBT.

  31. Avatar de omemvenus uprivado
    omemvenus uprivado

    vida no imaginário vários níveis pata superar não passamos de uma ilusão

  32. Avatar de António Campos
    António Campos

    Uma simulação assim tão avançada deveria ser capaz de detectar e evitar a nossa descoberta da mesma… Digo eu com os nervos…

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Uma simulação para ser o mais real possível não pode ter restrições que não sejam as básicas (gravidade, forças nucleares, etc)

  33. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu não diria bem uma simulação, mas somos parte de um mundo inferior criado por outro superior. A bíblia diz que existem 2 mundos ou 2 “céus”: o mundo espiritual (os céus espirituais) e o mundo físico (os céus físicos). Deus criou primeiro o espiritual e outros seres espirituais nele. “Carne e sangue não podem entrar” nesse mundo, ou seja seres físicos não podem ver, interagir ou entrar diretamente nesse mundo.

    Depois Deus decidiu criar o mundo físico, ou o que nós chamamos de “Universo físico”. Apesar de o Universo ser ridiculamente gigantesco e glorioso, a bíblia diz que o universo físico é “apenas o apoio para os pés” de Deus, e que o trono dele fica nos céus espirituais. Ou seja, o mundo espiritual é ainda maior e mais grandioso que o próprio Universo físico.

    Quando Jesus esteve aqui na Terra ele disse a alguns dicípulos: “Vocês são dos domínios de baixo, mas eu vim dos domínios de cima”, ou seja, ele confirmou que existe um mundo ou uma realidade muito superior à nossa realidade.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Eu gosto mais da ideia de haver 7 reinos, tipo como relatado nos filmes da marvel em relação ao Thor.
      É como a sua história é bem mais antiga que a Bíblia, considero que seja mais correta.

    2. Avatar de dqdq
      dqdq

      parei de ler em “bíblia”

  34. Avatar de Jamaral
    Jamaral

    Escrevi “motherlode” na carteira e não aconteceu nada.

  35. Avatar de Andrrea
    Andrrea

    Se for verdade pensem um bocado… Grandes mentes acabaram por morrer ou ficarem incapacitados ao mesmo acusados de bruxedo antes de conseguirem comprovar coisas enormes…. E se isso aconteceu porque estariam a descobrir algo que pode se pôr o sistema em causa e simplesmente os eliminassem ou foram eleitos para a real vida .. Para alem que a viva passa num piscar de olhos, num momento somo bebés e damos por nós adultos.. E se para quem esta de fora 80 anos nossos forem um curto prazo para eles… Tudo pode ser possível, tal como nós não somos únicos seres vivos no universo nunca se sabe a que ponto de tecnologia estão outros… Nunca critiquem quem pensa mais alto pois tal como acreditavam que a terra era plana mais tarde afinal era oval… Mantenham a vossa mente aberta a novas descobertas e teorias nada surge por acaso

  36. Avatar de João
    João

    de todas as probabilidades que podiam dar para gerar discussão foram logo dar a pior… 50% onde nao se tira nenhuma conclusão, nem sim nem não xD