Setembro de 2023 terá sido o mais quente da história da humanidade

79 Comentários

O mundo está a passar por um processo novo, com fenómenos meteorológicos extremos. O mês de setembro de 2023, segundo os registos meteorológicos de vários países, ficará marcado como o mais quente de sempre.

Ilustração do mês de setembro mais quente de sempre


Áustria, França, Alemanha, Polónia e Suíça anunciaram na sexta-feira que este mês de setembro foi o mais quentes desde que há registos. Estes valores estão a engordar uma lista de eventos que poderá classificar este ano como o mais quente da história da humanidade. Os especialistas falam em aceleração das alterações climáticas.

 

Setembro de derreter

De acordo com as informações divulgadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Portugal, o mês foi classificado como quente e chuvoso. O valor médio da temperatura média foi superior ao valor normal (0.42 °C), e o valor médio da temperatura mínima do ar, 14.94 °C, também foi superior ao normal (+0.78 °C), sendo o quinto valor mais alto desde 2000. O valor médio da temperatura máxima foi próximo da média.

A autoridade meteorológica francesa, Meteo-France, afirmou que a temperatura média em setembro no país deve fixar-se em 21,5 graus Celsius, entre 3,5 °C e 3,6 °C acima do período de referência 1991-2020. Há quase dois anos que as temperaturas médias em França excedem sistematicamente as normas mensais e na primeira semana do mês chegaram a sentir 38,8 °C.

Na Alemanha, o instituto meteorológico DWD declarou que o mês ontem terminado foi o mais quente desde que há registos nacionais, quase 4 °C acima do valor de referência de 1961-1990.

No caso da Polónia, o instituto meteorológico do país anunciou que as temperaturas do mês foram 3,6 °C superiores à média e as mais quentes para o mês desde que há registos há mais de cem anos.

Glaciar Lower Grindelwald em 1865 (esquerda) e 2019 (direita) | Daniel Balibouse (Reuters)

Mais acima, na Europa Central, os institutos nacionais de meteorologia da Áustria e da Suíça também registaram as temperaturas médias mais altas de sempre em setembro. Esta informação é partilhada um dia depois de um estudo ter revelado que os glaciares suíços perderam 10% do seu volume em dois anos devido às temperaturas extremas.

Aqui mais ao lado, em Espanha, há casos como os de Córdova, no Sul do país, que chegou a registar 45,7 ºC no dia 5 de setembro. Acredita-se até que nunca outro ponto da Europa alguma vez tenha registado tamanho calor em setembro.

 

Copernicus alerta para vaga de calor na Península Ibérica

Conforme pode ser visto na rede social X (antigo Twitter), o sistema Copernicus alertou neste domingo para uma vaga de calor a atingir a Península Ibérica.

Segundo informações, em Badajoz, por exemplo, a temperatura chegou aos 37,9 °C neste sábado e as autoridades meteorológicas espanholas dizem esperar valores dez graus Celsius acima dos de referência para esta altura do ano, pelo menos até segunda-feira.

Recordes batidos “sistematicamente”

Os cientistas dizem que as alterações climáticas impulsionadas pela atividade humana estão a aumentar as temperaturas globais, com o mundo a registar um aquecimento de cerca de 1,2 °C acima dos níveis pré-industriais. O Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia referiu à AFP no início deste mês que 2023 será provavelmente o ano mais quente que a humanidade já viveu.

É provável que temperaturas mais elevadas estejam no horizonte, uma vez que o fenómeno climático El Niño – que aquece as águas no sul do Pacífico e mais além – apenas começou.

A perturbação dos sistemas climáticos do planeta está a tornar os fenómenos meteorológicos extremos, como ondas de calor, secas, incêndios florestais e tempestades, mais frequentes e intensos, causando maiores perdas de vidas e propriedades.

Partilhar:
Tags:

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 0°0
    0°0

    E eu a pensar que este ano já não ia ver mais notícias forçadas do aquecimento global.

    1. Avatar de Vítor M.

      E não há. Segundo os cientistas, este fenómeno, o último episódio de arrefecimento ou glaciar, iniciado no Pleistoceno (1,8 milhões de anos antes do presente) teve o seu ápice há cerca de 18.000 anos, quando, começou o processo de aquecimento, que continua nos dias de hoje. Portanto, tens razão, a notícia já não é de agora. Vai a caminhos dos 20 mil anos.

      1. Avatar de mikado
        mikado

        Segundo os cientistas estamos quase tramados. Na minha opinião já estamos lixados à anos. Agora é esperar pela quase próxima era glaciar.

        1. Avatar de Vítor M.

          O que eu sei é que cada vez se fala mais neste assunto e cada vez os eventos meteorológicos são mais severos. Também é verdade que hoje há muito mais informação, meios de comunicação em tempo real a partilhar tudo de um canto ao outro do planeta. Também é verdade que hoje é tudo vivido de uma forma mais intensa. Mas não deixa de ser verdade o que os cientistas estudam e mostram. Temos de investigar e ter memória das coisas. Por exemplo, tenho bem presente que em 2004 o mês de setembro no norte do país foi terrível (no sul não me lembro). Que tivemos temperaturas a rondar os 40 ºC durante semanas. Situação que este ano não se verificou como há quase 20 anos. Mas lembro-me de um local em questão. Os cientistas e meteorológicos devem ter seguramente dados muito mais fiáveis. E por isso é que existem estes avisos… algo está a piorar.

          1. Avatar de Tone
            Tone

            Tratados “céus abertos” HAARP, Chimetrails…. tem aí a explicação toda… Basta investigar e juntar as peças…

          2. Avatar de Vítor M.

            Calma isso não já roça já a maluqueira? 😉 Não vamos enveredar sff por teorias da conspiração, cenas do paranormal, isso não leva a lado algum.

      2. Avatar de João
        João

        Vítor M., permite-me ser um pouco de advogado do diabo, visto esta discussão geral estar a ser bem construtiva, e parabéns por isso.

        Por favor, vai partilhando links aqui se for permitido, assim o pessoal começa a pesquisar e a formar uma opinião informada.

        Um abraço.

        1. Avatar de Vítor M.

          Há muita informação. Mas sugeria que para quem quer começar a perceber do que se fala, este site é simples, graficamente muito explícito e pode começar a dar uma ideia. https://climate.nasa.gov/

          Depois há muita informação bem suportada em factos científicos que estão disponíveis nas mais diversas organizações mundiais, da China, ao EUA, a Austrália até ao Sudão. Como temos vindo a partilhar sobre este assunto, os artigos todos eles têm links para as entidades responsáveis pela informação cientifica trabalhada nos artigos.

          Mas o desafio fica também para os nossos leitores. Partilhem boas informações, que sejam um incremento à informação séria sobre o assunto.

          1. Avatar de João
            João

            Perfeito. Então olha, se me permitires, deixo este link aqui com um estudo contraditório para a leitura dos demais:

            https://www.ceres-science.com/post/new-study-suggests-global-warming-could-be-mostly-an-urban-problem

          2. Avatar de Vítor M.

            Claro que sim. Vou ler também.

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Não é desde sempre, é só desde que há registos, é muito diferente

    1. Avatar de Vítor M.

      Exato. Mas, por exemplo, há registos feitos pela própria natureza encontrados no oxigénio preso nas bolhas de ar no gelo dos glaciares, com milhões de anos. Esses contam?

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Não, isso são coisas que os cientistas inventam… /s

        1. Avatar de Vítor M.

          🙂 pois… é um facto.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Contam e não dizem que isto é o mais quente que a terra já esteve, é provavelmente o mais quente desde a última ice age

        1. Avatar de Vítor M.

          Eu isso não sei, nem tu. Mas quem sabe, os cientistas, são os mesmos que dizem que o planeta está a aquecer de uma forma nunca vista, mais ainda numa era glaciar. Agora, no meio disto tudo, também há exageros, parece-me, mas eu não sou meteorologista. Eu só questiono e pesquiso.

          1. Avatar de João
            João

            Tens razão, Vítor. O pplware desempenha um papel fundamental na sociedade, não apenas como portal de tecnologia, mas também como meio de comunicação de massas. Tal postura é digna de louvor. É essencial questionar e investigar. Se conseguirem transmitir informação de ambos os lados, a nível científico, sem pressões internas ou externas e levarem as pessoas a refletir por si mesmas, estão a trilhar um caminho exemplar.

            De uma pessoa que nem sempre concorda, mas respeita o direito ao contraditório, agradeço pela tua (vossa) atitude.

          2. Avatar de Vítor M.

            Nós apenas questionamos e investigamos. Atenção que deixamos o acreditar, aceitar e concordar a cada pessoa. Publicamos o que entendemos serem factos, informações oficiais, dados científicos e dados da especialidade. Procuramos o rigor e deixamos a porta aberta para cada um, como ser humano com opinião, poder ter as suas certezas ou as suas dúvidas e, a partir daí, investigarem também.

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            na verdade isso está estudado:

            https://www.climate.gov/news-features/climate-qa/whats-hottest-earths-ever-been

            Preliminary results from a Smithsonian Institution project led by Scott Wing and Paul Huber, showing Earth’s average surface temperature over the past 500 million years. For most of the time, global temperatures appear to have been too warm (red portions of line) for persistent polar ice caps. The most recent 50 million years are an exception. Image adapted from Smithsonian National Museum of Natural History.

            ou seja, a terra nunca foi tão fresca como nos últimos 10-20 milhões de anos.
            achar que os humanos têm alguma influencia nisso é só absurdo, é como um negacionismo para a realidade que é, a raça humana como a conhecemos hoje tem os dias contados neste terra, podem ser 10. 20, 30 milhões de anos, mas não teremos hipoteses de sobrevivencia no futuro com as actuais tecnologias e modo de vida.

          4. Avatar de Vítor M.

            Mas não leste isso tudo? Lá diz o que vai ao encontro do que está no artigo e contradiz um pouco o que estás a dizer 😉 não achas?

            Like nothing we’ve ever seen
            Earth’s hottest periods—the Hadean, the late Neoproterozoic, the Cretaceous Hot Greenhouse, the PETM—occurred before humans existed. Those ancient climates would have been like nothing our species has ever seen.

            Modern human civilization, with its permanent agriculture and settlements, has developed over just the past 10,000 years or so. The period has generally been one of low temperatures and relative global (if not regional) climate stability. Compared to most of Earth’s history, today is unusually cold; we now live in what geologists call an interglacial—a period between glaciations of an ice age. But as greenhouse-gas emissions warm Earth’s climate, it’s possible our planet has seen its last glaciation for a long time.

            É sempre bom ler os artigos até ao final. E esse artigo é muito bom. Obrigado pela partilha.

      3. Avatar de AlexS
        AlexS

        Os registos retirados nas camadas do gelo dizem que o degelo começou muito primeiro e só depois o CO2 aumentou. Só isso basta para colocar em causa toda a teoria absurda do CO2.

        1. Avatar de Vítor M.

          Onde diz isso com essa clareza toda? Não digo que não ou que sim, só questiono e investigo 😉

  3. Avatar de Warhammer
    Warhammer

    Olá a todos. E dizem a todos que a culpa é nossa .. como foi na altura do COVID dizer que os netos passavam aos avós… mas agora o povo abriu os olhos…
    No clima é igual… basta olhar para o céu para ver de quem é a culpa, seguir as patentes das mudanças do clima seguimos os culpados das secas e chuvas inexplicáveis…
    Fonte : https://patents.google.com/patent/US5984239A/en

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Nem diga que segue uma página de tecnologia.
      No meu tempo chamavam lhe nuvens. Mas é mais fácil acreditar nos bitchutes e youtubes da vida.
      Também as doenças pela mesma ordem de ideias são mito.
      Pois é… um primo de um tio de um avô de um amigo meu foi pago para dizer que estava doente. Diz ele que eram uns senhores de gravata.

      1. Avatar de Morpheu
        Morpheu

        Você deve ser um agricultor da Coreia do Norte…. patentes… sabe o que são PATENTES? Não é YouTube…. são PATENTES

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          São patentes, e? Lá por haver uma patente quer dizer que isso se pode fazer na prática?

  4. Avatar de Warhammer
    Warhammer

    Os US. Sempre, mas sempre fizeram com a Humanidade em todas as áreas….

  5. Avatar de TT
    TT

    Ai foi? Hmm! Há quantos anos atrás é que a Europa estava coberta de glaciares? E há quantos anos é que a industria humana polui a atmosfera? Vamos acabar com os filmes que isso já não pega!

  6. Avatar de Aldrabões e alarmistas
    Aldrabões e alarmistas

    Como é que sabem que foi de toda a história da Humanidade, exactamente?

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Pelo menos sabem que foi de toda a história da Humanidade com termómetros. Disso não há a menor dúvida.

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      A partir de amostras tiradas do gelo eterno na Antártica.

      1. Avatar de joaorf
        joaorf

        Opah, isso e muito para a cabeca dele…..

        Nao rebentes com o homme….

  7. Avatar de AlexS
    AlexS

    Hilariante. A humanidade terá uma existência de 3 milhões de anos qual foi a temperatura há 500000?

    1. Avatar de Vítor M.

      Possivelmente. A humanidade terá 2,5 milhões de anos. No entanto estas observações meteorológicas com a ajuda de instrumentos paleoclimáticos, tal como as conhecemos hoje em dia, datam de há 100 ou 200 anos, dependendo do lugar. Portanto, estamos a falar que os registos feitos com tecnologias (mais ou menos evoluídas) têm um período muito curto relativamente às alterações sofridas pelo clima ao longo dos tempos, durante milhares ou até milhões de anos.

      Contudo, a história do clima pode ser deduzida através de evidências naturais, tais como a composição do gelo, a estrutura de árvores petrificadas e outros fósseis e das rochas sedimentares.

      Segundo esses registos das evidências naturais, o planeta já sofreu, ao longo de sua existência de 4,5 mil milhões de anos, processos de arrefecimentos e aquecimentos extremos. Está comprovado que houve alternância de climas quentes e frios (Terra estufa – “hothouse” – e Terra glaciar – “icehouse”, na linguagem dos paleoclimatologistas), sendo este um fenómeno corrente na história do planeta. Atualmente o planeta está na situação de glaciar!

      Segundo os especialistas, a prova destes “estados” é fornecida pela análise de testemunhos obtidos a centenas de metros, retirados no Ártico e na Antártida, através da análise da composição isotópica do oxigénio encontrado nas bolhas de ar presas no gelo.

      É tudo ciência. Apesar disso, há outras vozes com outras explicações.

      1. Avatar de PN
        PN

        Excelente comentário.

        1. Avatar de Pedro M.
          Pedro M.

          Comentário bastante explicativo, o de Vítor M.

          Como diz, e muito bem, a história do clima é baseada em DEDUÇÕES!

          No entanto, é tratada na comunicação social, e pelos especialistas que esta nos apresenta, como certezas absolutas, forçando a políticas que impactam fortemente na economia e afectam pesadamente o cidadão.

          Não se pode moldar uma inteira sociedade – tendo em conta as graves consequências que isso acarreta – baseado em MERAS DEDUÇÕES!!

          1. Avatar de PN
            PN

            Há que tomar os dados baseados em deduções com uma grande pitada de sal, mas com base nas medições e observações tiradas desde que há registo escrito, temos visto um aumento brutal das temperaturas e dos fenómenos meteorológicos extremos.

            Mesmo desde os tempos da antiguidade, não vemos registos escritos de tantos fenómenos climáticos extremos em tão curto espaço de tempo como agora, e a tendência tem sido para serem cada vez mais frequentes.

            Resumindo, poderá ser exagero dizer que a espécie humana não tenha alguma vez passado por temperaturas tão altas, mas não podemos ignorar que há uma relação direta, mesmo que estatística, entre a frequência destes fenómenos e o aumento da indústria e da queima de combustíveis fósseis.

      2. Avatar de AlexS
        AlexS

        Eu contestei o título do artigo pois não havia estações metereológicas para ter o minímo de precisão.

        Se vamos então aos registos paleoclimáticos dizem-nos que já tivemos várias vezes a terra com maiores temperaturas que hoje dentro do período de vida da humanidade.
        Faço notar no entanto que as tecnicas paleoclimáticas têm muitos riscos de contaminação e datação.

        1. Avatar de Vítor M.

          Basicamente o que temos são dados científicos de registos mecânicos (humanos) e naturais (do próprio planeta). Estes provam que há de facto um aquecimento. Agora, será que num período glaciar a Terra já esteve assim tão quente? E quando entrarmos noutro ciclo mais quente ainda?

          Bom, tudo isto apenas pode ser respondido com as investigações cientificas e nada nos diz, atualmente e com as medições efetuadas, que estamos a arrefecer.

          Não estou a dizer que tudo o que é dito não tenha o seu exagero, ou que está até aquém do que de facto está a acontecer. Mas não há dados científicos que comprovem que afinal a Terra não está a aquecer, como tem sido veiculado. Caso contrário, esses dados das organizações que os estão a partilhar, seriam desmentidos. E, a não ser algumas almas negacionistas, povo sem qualquer sentido de orientação mental e cientifica (alguns são os mesmos que dizem que a Terra é plana e que o COVID nunca existiu e que o homem nunca pisou a Lua), é que dizem que o aquecimento global não existe e que está tudo normal com a Terra. Mas assim a frio sem qualquer dado credível.

          Mas eu só faço questões e investigo. Atenção. Há até algumas pessoas com dados interessantes, mas que não provam os factos.

      3. Avatar de Pedro M.
        Pedro M.

        Comentário bastante explicativo, o de Vítor M.

        Como diz, e muito bem, a história do clima é baseada em DEDUÇÕES!
        …amplamente sujeita a erros.

        No entanto, é tratada na comunicação social, e pelos especialistas que esta nos apresenta, como certezas absolutas, forçando a políticas que impactam fortemente na economia e afectam pesadamente o cidadão.

        Não se pode moldar uma inteira sociedade – tendo em conta as graves consequências que isso acarreta – baseado em MERAS DEDUÇÕES!!

        1. Avatar de Vítor M.

          A questão antes disso não será o de sabermos se a sociedade está ou não a ser moldada… julgo eu. Antes temos de ver se de facto estamos ou não a passar para uma época de aumento da temperatura que poderá impactar a vida da humanidade tal como a conhecemos HOJE.

          Um dos nossos leitores (e, como já referi N de vezes, o pplware tem os melhores leitores da internet em Portugal, isso é um dado adquirido) deixou um artigo muito interessante que sugiro a sua leitura. É muito bom e simples, para percebermos algumas das considerações feitas sobre o clima desde que a Terra é Terra, digamos que há uns 4,5 mil milhões de anos. Nesse artigo há uma conclusão muito interessante que diz o seguinte:

          Like nothing we’ve ever seen
          Earth’s hottest periods—the Hadean, the late Neoproterozoic, the Cretaceous Hot Greenhouse, the PETM—occurred before humans existed. Those ancient climates would have been like nothing our species has ever seen.

          Modern human civilization, with its permanent agriculture and settlements, has developed over just the past 10,000 years or so. The period has generally been one of low temperatures and relative global (if not regional) climate stability. Compared to most of Earth’s history, today is unusually cold; we now live in what geologists call an interglacial—a period between glaciations of an ice age. But as greenhouse-gas emissions warm Earth’s climate, it’s possible our planet has seen its last glaciation for a long time.

          1. Avatar de Pedro M.
            Pedro M.

            Caro Vítor… « se a sociedade está ou não a ser moldada » ??? Como assim?!

            Então não se está a empurrar uma (quanto a mim, muito duvidosa) transição energética com base nesta narrativa? A energia é algo que afecta TODOS os sectores da sociedade, desde o âmbito profissional ao nível individual. Logo, não vejo qual é a sua dúvida quanto a isso.
            A somar a isso, todas aquelas políticas que já vão entrando em vigor com restrições, obrigações e taxas, tudo assente numa teoria que carece de certezas e comprovações! …cujo objectivo, porquanto, não tem outra finalidade senão o favorecimento dos mesmos de sempre.

            Creio que isso é ponto mais do que assente! …ou viveremos nós dois em mundos distintos?!…

            Já quanto ao dito aumento de temperatura, sim, concordo: há que perceber se está ou não a suceder.
            E, caso esteja realmente a suceder, então, quando finalmente houver provas concretas de que não é uma mera teoria, aí, sim, se deverá actuar em conformidade.

            E, portanto, repito, não se pode querer mudar toda uma sociedade com base em meras alegações teóricas ou deduções. Isso é simplesmente insano!

            Ainda quanto ao alegado aumento das temperaturas, já vão havendo muitas denúncias de profissionais da área que vão relatando como os dados estão sendo enviesados para encaixar na narrativa. Como, por exemplo, temperaturas retiradas de meios urbanos ou retiradas junto aos solos, ou mesmo ao próprio solo, através de sistemas de medição de temperatura por satélite. Como sabemos as temperaturas sempre foram retiradas à sombra, a cerca de 1.5m do solo e em abrigo meteorológico próprio. Portanto, obviamente que estas medições empolam em muito o valor das temperaturas.

            E, quando falamos do papel do CO2 na argumentação das “alterações climáticas devido à mão humana”, então é que toda a narrativa demonstra a sua falácia e comprometimento com interesses que não o interesse geral. Isto porque nos dizem que há-que reduzir as emissões de CO2 para evitarmos o tal aquecimento global.
            No entanto, o que os registos de que dispomos nos dizem é que primeiro subiu SEMPRE a temperatura e, em resultado, sobem posteriormente os níveis de CO2.

            NOTA – Acrescento ainda que será curioso saber que o nível médio de concentração de CO2 corresponde a cerca de 0,04% dos gases da atmosfera terrestre; e, estimadamente, apenas 3% (desses 0,04%) têm origem na actividade humana.

          2. Avatar de Vítor M.

            Não sei se a sociedade, global planetária, está ciente disso ou está a “leste” do problema. Temos de perceber que esta transição serve para parte da Europa, para um nicho dos EUA, um nicho na China e pouco mais. Estamos a falar de números insignificantes quando pensamos que África não quer saber, que a Amárica do Sul não quer saber, que grande parte da Ásia não quer saber e que o Médio Oriente não quer saber.

            Por isso eu reafirmo que não sei se a sociedade estará a ser moldada ou apenas estamos nós a ter uma visão de funil. Acharmos que o que vemos é o que o mundo vê. E não é verdade. Nós estamos fechados dentro do que pensamos ser a identidade de um mundo global. E estamos tão longe da verdade.

          3. Avatar de Pedro M.
            Pedro M.

            Compreendo perfeitamente o que o Vítor diz, e é perfeitamente plausível de ter em conta.
            Creio então que concordamos que essa transformação está a ser empurrada, pelo menos, na sociedade ocidental. Ou seja, na UE, EUA, Canadá. …bem como nalguns outros países noutras geografias bastante distintas mas afectos ao ocidente, como a Austrália, Israel ou África do Sul.

    2. Avatar de Morpheu
      Morpheu

      Tínhamos que perguntar á rainha de Inglaterra mas ela foi de férias

  8. Avatar de joao
    joao

    portugal segundo o grafico estava um inferno ! mais uma manobra do esg ja houve anos mais quentes que este!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Em 2004, lembro-me do inicio de setembro com temperaturas a norte acima dos 40 ºC. Mas não sei se, no conjunto de todas as temperaturas num mês, no país todo, foi mais ou menos quente. Por isso é que os instrumentos são importantes, a nossa memória perde essas informações. Mas, devemos confiar nesses dados registados pelas entidades?

    2. Avatar de joaorf
      joaorf

      Sim, os cientistas estao errados, tu e que sabes !!!
      So porque na tua terrinha chegou uma vez aos 45graus ou la o que fosse, o artigo fica todo invalido…

  9. Avatar de Paulo Pedroso
    Paulo Pedroso

    Desde que há registos e não da Humanidade*

  10. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Não me admiro. E da maneira que está a começar este mês de Outubro…

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Li todo este excelente artigo e isto foi o que mais me preocupou—>”É provável que temperaturas mais elevadas estejam no horizonte, uma vez que o fenómeno climático El Niño – que aquece as águas no sul do Pacífico e mais além – apenas começou.”

  11. Avatar de João
    João

    Podem por favor divulgar os links com os dados que confirmam o vosso título (mais quente da história da humanidade)? É que há uns negacionistas aí que gostam de factos.

    1. Avatar de joao
      joao

      e a informacao dos links confirma alguma coisa! pesquisa por 1930 em portugal ! o rebanho esta a adoptar este discurso e governos a imprimirem dinheiro para financiarem certas maluqueiras!!

      1. Avatar de João
        João

        João, estava a ser irónico. No entanto, o Vítor M. está a levantar uns tópicos interessantes nos comentários. A questão aqui é que os instrumentos e meios de medição variam ao longo destes anos. Se voltarmos 30 anos atrás, ainda assistimos a “ciência” da altura pela boca do Al Gore. Não sei se é permitido colocar link, mas procurem por “MTP Flashback: In 1993, Al Gore warned about climate change as U.S. temperatures soared”.

        No congresso dos EUA, experts do “climate change” não souberam dizer como 50 triliões de dólares investidos na causa iria baixar as temperaturas. Pesquisem “WATCH: Kennedy stumps Biden official on $50 trillion cost to fight climate change: ‘You don’t know, do you?”

        Eu acho que seria importante uma grande discussão neste assunto e dar voz a todos os cientistas da área e não apenas aos que corroboram com determinadas narrativas. É verdade que estamos a fazer um grande mal a este planeta, mas sejamos honestos na discussão e realismo de soluções.

  12. Avatar de joaorf
    joaorf

    Esta gentinha toda ia dar-se muito bem nos EUA e a votar no Trump!!!

    Tao triste ler estes comentarios…. Realmente a raca humana esta condenada….

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Quem vota em Trump é o povo americano. Estamos em Pt. Para trouxas, são todos os políticos um pouco. Aqui no burgo tivemos um Sócrates, que tinha um amigo que emprestava a fundo perdido milhões. Temos tido umas paródias motivo de anedotas lá fora, nós é que não temos a percepção. Também tens um Biden com claros sinais de demência ,e que abandonou milhares de afegãos nas mãos dos Taliban. E milhões de equipamento militar para trás. Tantos exemplos. Deixa o Trump pros americanos. Tens aqui umas figuras ainda mais engraçadas no burgo pra comédia.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Completamente.
      Até dói ver tanta ignorância.
      Amantes de Trump, Bolsonaro, Putin, Anti-Vax e agora negacionistas das alterações climáticas.
      O mundo está de facto perdido.

    3. Avatar de PN
      PN

      Há quem ache que desde que possam passar com o seu tanque que bebe 15l/100 e fazer picardias com o que vai ao lado com um carro de 120k€ e outro cheio de xuning, apenas para medir p tamanho do órgão reprodutor, o ambiente não interessa para nada.

  13. Avatar de Morpheu
    Morpheu

    Senhores… Não discutam o clima que são os governos que o manipulam através dos países que patenteiam o controlo climático á décadas….. Não engravidem psicologicamente

    1. Avatar de vaificartudobem
      vaificartudobem

      Nao adianta é dizer isso. Quem não abriu os olhos ate agora nunca os irá abrir porque das duas uma, ou nao quer saber ou faz parte da seita

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Então têm que afinar melhor a coisa porque os EUA só se têm f#dido…

    2. Avatar de PN
      PN

      Inundações, seca extrema, pessoas a morrer aos milhares nas catástrofes naturais, tudo por causa do “eu tenho mais razão que os outros, a minha forma de pensar é a correta, morram todos os outros”, mas essas armas, se for o caso de existirem, prejudicam a eles proprios e levam os outros por arrasto.

      1. Avatar de João
        João

        PN, se bem te lembras, sempre houve “época de fogos”, “época de inundações”, terramotos e outras catástrofes naturais ao redor do mundo. A diferença agora é que os meios de comunicação tornaram-se mais abrangentes. Isso não me leva a querer comparar magnitudes. Se tentarmos nos afastar da verdadeira enxurrada de notícias alarmantes a que estamos sendo submetidos e refletirmos um pouco, perceberemos que é essencial uma discussão mais ampla sobre o tema, englobando diversas opiniões.

        Se optarmos por simplesmente ignorar o diálogo e nos voltarmos diretamente para a ofensa, não será o clima que nos levará à ruína, mas sim a ignorância.

        1. Avatar de PN
          PN

          Notícias alarmantes fazem parte dos negócios dos noticiários, nem que seja para terem audiências para poderem vender o produto, que pode ser jornais, revistas, publicidade ou uma combinação dos três. Há séculos que existem registos escritos de catástrofes naturais, e não podemos negar que acontecem com mais frequência agora, basta fazermos uma retrospetiva das décadas recentes para percebermos isso. Quanto ao meu comentrário, foi uma hipérbole, mas sim, podia ter escolhido outro exemplo melhor.

  14. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    E o senhor feliz e o senhor contente estão aflitos para abrir mais um aeroporto, ou pelo menos esbanjar mais uns milhões nos amigos para o enésimo estudo ou comissão. Clown country!
    Uma ligação ferroviária decente ao aeroporto de Beja dava muito melhor resultado e por bem menos guito de todos nós…mas enfim a culpa do clima é do meu carro a GPL!

  15. Avatar de Anung
    Anung

    “Setembro de 2023 terá sido o mais quente da história da humanidade”

    Qual a idade da especie humana?

  16. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Não é necessário que qualquer alteração do clima preocupe o ser humano. Ele já se começou a autodestruir e não o está a reconhecer.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Quando o homem morre, é como se nunca tivesse existido.

      Não te preocupes…

  17. Avatar de Sergio
    Sergio

    Dar os parabéns aos comentários do Vitor M. que de forma cientifica conseguiu calar alguns negacionistas do costume. Boa adenda!

  18. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Em Setembro estive quase a tirar as lãs da gaveta. Mas uns casaquinos aqui e ali não escapara, bem como uns chapéus de chuva e umas botifarras tiveram algum uso. Vivemos num micro-clima, certamente looolooolool

  19. Avatar de Geoengenharia (HAARP, chemtrails) provocam eventos extremos
    Geoengenharia (HAARP, chemtrails) provocam eventos extremos

    John Francis Clauser – americano, nascido a 1 de dezembro de 1942, é um físico teórico e experimental. Prémio Nobel da física 2022.

    Thomas Sowell: Global Warming Manufactured by Intellectuals?
    https://www.youtube.com/watch?v=rweblFwt-BM&t=120s

    Piers Corbyn – Astrofísico: “A crise climática é uma teoria da conspiração e completamente estúpida”. “A temperatura do planeta está a arrefecer, mas os americanos e a ONU seleccionam os dados de modo a parecer que no passado era mais fria e que agora está a aquecer!”

    M.Ángel Frenández Cancio – Físico e investigador. Especialista em dendroclimatologia e modelização matemática

    Patrick T. Brown – norte americano, is a Ph.D. climate scientist. He is a Co-Director of the Climate and Energy Team at The Breakthrough Institute and is an adjunct faculty member (lecturer) in the Energy Policy and Climate Program at Johns Hopkins University.
    He holds a Ph.D. from Duke University in Earth and Climate Sciences, a Master’s degree from San Jose State University in Meteorology & Climate Science, and a Bachelor’s degree from the University of Wisconsin – Madison in Atmospheric and Oceanic Sciences.

    John Christy, um climatologista distinto da Universidade do Alabama em Huntsville e Climatologista Estadual do Alabama.
    Christy fornece uma avaliação contundente da validade (ou não validade) dos modelos usados como suporte do Apocalipse imaginado pelos alarmistas climáticos. O seu testemunho em fevereiro de 2016 perante o Comité da Câmara dos EUA para Ciência, Espaço e Tecnologia incluiu gráficos notáveis que documentam o quanto os modelos superestimam as temperaturas. A linha vermelha no gráfico mostra a média de 102 simulações de modelos climáticos, utilizando os modelos nos quais o IPCC confia. Também são apresentadas no gráfico as temperaturas reais observadas. Os modelos exageram o aquecimento, em média, duas vezes e meia a temperatura real (ou três vezes mais nos trópicos, que são cruciais para o clima).

    Antonino Zichichi, Professor Emérito de Física Superior da Universidade de Bolonha, e autor de mais de 1.100 trabalhos científicos, incluindo sete descobertas, cinco invenções.
    “O aquecimento global depende do motor meteorológico dominado pela potência do Sol. As atividades humanas afectam o nível de 5%: 95% dependem de fenômenos naturais ligados ao Sol. Atribuir o aquecimento global às atividades humanas não tem embasamento científico”. “Greta Thunberg, não deveria interromper os estudos, como ela disse que queria fazer”

    ——————————————————–

    Adiciono também excerto importante do programa da RTP1, do de 1973, onde o engenheiro paisagista, Gonçalo Ribeiro Telles, explica detalhadamente os processos porque, na larga maior parte das vezes, se desenvolvem cheias no meio urbano.
    Excerto dum episódio do programa da RTP1 de 1973, ‘Há Só Uma Terra’, onde o engenheiro paisagista, Gonçalo Ribeiro Telles, nos fala do tema a propósito das cheias de 1967.
    https://www.youtube.com/watch?v=I4lSw3KjTIs

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      A resposta a John Cristy
      https://www.theguardian.com/environment/climate-consensus-97-per-cent/2017/jun/28/climate-scientists-just-debunked-deniers-favorite-argument

      Um vídeo que explica em mais detalhe o efeito dos gases de estufa
      https://www.youtube.com/watch?v=oqu5DjzOBF8

      O que é que o Gonçalo Ribeiro Telles tem a ver com o assunto? Uma coisa é ter melhor escoamento de águas quando chove outra coisa é haver maior ocorrência de fortes chuvas, ou de seca. O episódio e a consequência do episódio são coisas distintas.

  20. Avatar de JHVS
  21. Avatar de PJA
    PJA

    Que há um aumento da temperatura média é uma realidade. Que esse aumento se deve em grande parte á actividade humana também pode ser uma realidade. Mas aqui é que está o problema alguém quer mudar, não, nem os “negacionistas”,como é óbvio, nem os “defensores”, e isto deve ser feito por actos não por palavras. Eu confesso sou um poluidor e utilizo os recursos do planeta. E vocês?

  22. Avatar de Sousa
    Sousa

    Ainda me lembro quando houve o surto de COVID, e os meses de confinamento tiveram uma boa resposta ambiental. Isto prova que de facto as alterações climáticas são provocadas pelo homem. E o que move o homem, dinheiro. Essa é a nossa desgraça. Neste momento só a Arábia Saudita está com um stock de trilioes de litros de petróleo pronto a ser processado, vendido e consumido. E meus amigos, vai ser consumido até ao último litro. Podemos todos comprar carros elétricos que não vai resolver o problema. Milhares de aviões e navios andam a circular todos os dias, e não podem ser movidos a baterias de lítio. A ganância das corporações petrolíferas e a nossa dependência em energia fóssil vai acabar connosco. Países africanos e subdesenvolvidos precisariam de milhões para substituir o seu consumo energético, visto que países ricos não dão nada de benificiencia o caminho está traçado. A bola de neve continuará mas o pessoal está robotizado, presos ao ecrã do smartphone, escravos da ignorância. A questão é quem irá sofrer. Nós? A futura geração? Dinheiro compra tudo, os políticos e a nossa alma, e iremos pagar bem caro!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “Podemos todos comprar carros elétricos que não vai resolver o problema’
      Pois não e a principal razão é que o carro electrico polui mais que o carro a combustão.