Saiba a razão pela qual nunca deve adiar o seu alarme de manhã

13 Comentários

De manhã, quando estamos ensonados e aparentemente sem energia para nos levantarmos, é tentador clicar no botão e adiar o alarme. Contudo, esta investigadora explicou a razão pela qual nunca devemos fazê-lo…

Adiar o alarme

Ouvir o alarme que nos avisa que é hora de nos levantarmos nem sempre é fácil e há dias em que custa realmente erguer o corpo e começar o dia. Por isso, a tentação de adiar esse momento, ainda que seja em apenas alguns minutos, é grande. E, convenhamos, para muitos, será uma atitude frequente.

Apesar de ser comum, segundo Mel Robbins, uma investigadora, autora e podcaster, nunca devemos clicar no botão e adiar o alarme. É através do Instagram, e recorrendo à neurociência, que explica a razão pela qual essa atitude pode ser prejudicial.

Num vídeo partilhado pelo @successminutes, Robbins explica que o problema se descreve a partir da inércia do sono. Isto nada mais é do que um estado intermediário no qual funcionamos de forma mais lenta e que ocorre alguns minutos após o despertar.

Segundo a investigadora, a neurociência explica que, quando o alarme toca, o nosso cérebro desperta e entra na chamada inércia do sono.

Contudo, o adiamento do alarme, que fará com que volte a tocar em 5 ou 10 minutos, por exemplo, faz com que voltemos a dormir e com que incentivemos o cérebro a começar um novo ciclo de sono – estes duram entre 75 e 90 minutos, normalmente.

Ora, quando o alarme volta a soar, poucos minutos depois, é possível que estejamos a interromper um desses ciclos de sono. Aliás, é esta a razão que explica um acordar sobressaltado e, muitas vezes, uma sensação de exaustão e de noite mal dormida. Na verdade, é apenas uma consequência do botão para adiar o alarme.

Embora esta partilha seja interessante, importa ressalvar que o sono é um tópico muito complexo.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sol
    sol

    Eu já me vacinei contra essa tentativa de adiar, deixo o alarme longe para que quando toca, tenho de me levantar para o calar, antigamente estava mesmo há mão, adiava mais 5 ou 10m e resultado, entrava muitas vezes em sono profundo que já podia cair a casa que ao segundo toque já não ouvia nada, quando dava por isso já tinha passado muitas vezes mais de 1 h , e lá ia eu a correr e pimba atrasado ao chegar o destino, tive de mudar essa politica de dormir com o despertador ao pé…

    1. Avatar de andy
      andy

      E eu tive 3 filhos… Nunca mais precisei de alarme

      1. Avatar de André R.
        André R.

        +1 (mas quando eram mais pequenos)…
        Aos fins de semana era quando se levantavam mais cedo… nos dias de escola era uma guerra para os acordar…

      2. Avatar de sol
        sol

        pois eu também já tive , e cresceram e agora vivem nas casas deles, logo, o despertador voltou a ser preciso…

    2. Avatar de PoPeY
      PoPeY

      Essa Técnica comigo não funciona porque o oiço o alarme longe e acabo por o ouvir cada vez mais longe… O truque é mesmo adormecer sem TV e quando ouvir o despertador, longe ou perto, sentar-me de imediato na cama. Ai ja estou com um vitoria face ao “adiar”.

      1. Avatar de sol
        sol

        Compreendo, mas como não somos todos iguais, cada um de nós temos de estudar a opção melhor, e infelizmente conheço pessoas com situação semelhante há sua, o alarme toca e toca e faz de conta que não se passa nada, se não existir lá outra pessoa não se levantam…

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    Tenho o relógio corporal tão programado que acordo sempre antes do despertador. O despertador apenas serve para avisar de parar de mexer no telemóvel e levantar. 😉

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Lol.. experimenta marcarem-te uma reunião presencial no Porto às 10h ou teres de apanhar um voo às 7-8h, uma dessas uma vez por semana é suficiente para desprogramar qualquer um. Maioria das noites durmo 5-6h e tenho que por 10 despertadores de 5 em 5 min

  3. Avatar de Rafael
    Rafael

    Com teletrabalho e uma filhota de 4 anos nunca mais precisei de despertador. Dá tempo de tudo e ainda estou pronto para a daily das 9:30

  4. Avatar de Anon
    Anon

    Recomendo a app Alarmy, dá para definir tarefas que temos de fazer para desligar o alarme, por exemplo tirar uma foto a um sítio da casa. Assim obriga mesmo a levantar e, eventualmente, sair do quarto.

  5. Avatar de Aves
    Aves

    Os despertadores antes de se usar relógios. Mas como é que os despertadores sabiam a hora?
    https://viva-porto.pt/wp-content/uploads/2022/08/despertadores_humanis1_THEVINTAGESPOT.jpg