Há um “saco de lixo vazio” a orbitar a Terra que está a intrigar os astrónomos

6 Comentários

Os astrónomos estão intrigados com um objeto bizarro que está a orbitar a Terra. Segundo as observações feitas, este objeto faz lembrar um saco de lixo vazio.

O satélite, designado por A10bMLz, viaja ao redor do planeta numa elipse quase absurda, mergulhando a uma distância de 600 quilómetros da superfície e depois balança a uma distância de 538,261 quilómetros.

Imagem de lixo a orbitar a terra onde está um saco estranho para astrónomos


De acordo com os Observatórios Northolt Branch, em Londres, o objeto é um pedaço leve de material que sobrou de um lançamento de um foguetão. O intrigante é que não se sabe o que irá acontecer com este pedaço de metal.

 

Astrónomos estranham objeto orbital incomum

Segundo as informações, o Observatório Haleakala (ATLAS-HKO), no Hawai, foi o primeiro a detetar o objeto. O observatório tem como responsabilidade detetar os Near Earth Objects – objetos próximos da Terra – para alertar sobre “coisas” que possam colidir com o nosso planeta. De acordo com os astrónomos, este objeto em particular não é perigoso, mas é estranho.

https://www.facebook.com/NBObservatories/videos/293401511372535/

 

A10bMLz é o saco de lixo vazio

Claramente este objeto tem alguma relevância, ou não estaria a ter a importância que lhe foi dada. Contudo, os astrónomos, que lhe chamaram de A10bMLz, reconhecem o estranho comportamento de algo que se assemelha a um grande “objeto de saco de lixo vazio”.

Assim, percebemos que este fragmento é grande o suficiente para ser visto, mas muito leve. Os cientistas do observatório de Londres calcularam que o A10bMLz tem vários metros de largura, mas pesa menos de 1 quilograma.

Desta forma, como escreveram no Facebook, deverá ser uma folha metálica lançada no espaço durante o lançamento de um foguetão. Contudo, não está claro quando foi que o A10bMLz entrou em órbita ou o que nave o deixou a gravitar no espaço.

 

Órbita da Terra é um caixote de lixo espacial

Este não é o primeiro objeto do estilo “saco de lixo vazio” encontrado em órbita. Contudo, como relataram os Observatórios da Northolt, é possivelmente o mais estranho.

Nenhum outro “saco de lixo vazio” foi visto a orbitar tão longe. A sua atual órbita, que é bastante estranha, provavelmente não será permanente. Segundo a mesma fonte, o objeto tem uma massa tão pequena que os fotões que emanam do Sol podem facilmente empurrá-lo.

Por essa razão, a sua órbita provavelmente mudará com frequência, de formas imprevisíveis. O objeto pode até reentrar na atmosfera da Terra e queimar nos próximos meses.

A órbita da Terra está cheia de lixo espacial. Cerca de 500 mil peças individuais de detritos circulam pelo planeta, segundo a NASA. Contudo, cerca de 50 mil das maiores delas são permanentemente vigiadas pela agência espacial e pelo Departamento de Defesa dos EUA.

Entre 200 e 400 pedaços de lixo espacial reentram na atmosfera todos os anos, como deu a conhecer o NOAA. No entanto, a maior parte desse lixo queima antes de atingir a superfície do planeta.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze das Quintas
    Ze das Quintas

    Além de fazermos lixo na Terra, também fazemos fora da Terra enfim 😀

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      … saco de lixo V-A-Z-I-O!!! portanto ninguém fez lixo, escapou de alguma nave alienígena!!!!!!!!

  2. Avatar de André
    André

    No primeiro vídeo onde é que está o dito “saco”

    1. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Não há lá nenhum saco de lixo, o video refere-se a um asteroide que passou pela Terra em meados de Outubro de 2018, ve-se o asteroide, um ponto negro a mover-se do canto inferior esquerdo para o canto superior direito.

  3. Avatar de Lucas
    Lucas

    Caraca agr além de deixarmos lixo na terra agr deixamos no espaço

  4. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    “A109qEX is an Apollo-type potentially hazardous asteroid with a diameter of 120-260 metres (…)” -> Descrição do primeiro video.

    Porque meteram um video que não tem nada a ver com o assunto?