Rússia diz à NASA que vai ficar na Estação Espacial Internacional até pelo menos 2028

6 Comentários

A questão que surge desta nova posição russa é “então 2028 não é depois de 2024?”. Isto porque no passado dia 26 de julho, a Rússia, através de Yuri Borisov, Diretor-geral da Agência Espacial Federal Russa Roscosmos, disse que a decisão de deixar a Estação Espacial Internacional após 2024 já havia sido tomada. Então, o que aconteceu no prazo de poucas horas?

Na declaração, com informação muito vaga, a Rússia esperava fazer a transição para uma nova estação espacial que estava a desenvolver chamada Estação de Serviço Orbital Russa (ROSS).

Imagem Estação Espacial Internacional, ISS com módulo da Rússia


Rússia quer deixar a ISS depois de ter a ROSS

Depois de insinuar que planeava deixar a parceria da Estação Espacial Internacional (ISS) depois de 2024, a empresa espacial estatal russa Roscosmos disse à NASA que pretende permanecer no programa até pelo menos 2028, de acordo com um relatório da Reuters.

A Roscosmos planeia permanecer envolvida com a ISS até que esta tenha uma nova estação espacial russa em funcionamento, tendo 2028 como data alvo.

Roscosmos causou alguns tumultos com a sua declaração vaga e que não especificava quando é que depois de 2024 a Roscosmos queria partir. Basicamente a declaração apenas dizia que a Rússia esperava fazer a transição para uma nova estação espacial, a ROSS.

 

Estação de Serviço Orbital Russa (ROSS) que será a sucessora da soviética/russa Mir | Imagem Roscosmos

Além disso, um funcionário da NASA alegou que a agência não tinha tido “nenhuma palavra oficial” da Roscosmos, enquanto que o administrador da NASA Bill Nelson disse numa declaração que a agência “não tinha sido informada das decisões de nenhum dos parceiros” sobre a ISS.

No entanto, parece que os funcionários da Roscosmos tiveram pelo menos alguma comunicação com a NASA na terça-feira, informando a agência espacial americana de que planeava permanecer envolvida na ISS até que a sua estação ROSS estivesse operacional em 2028, de acordo com a Reuters.

Não estamos a receber qualquer indicação a qualquer nível de trabalho de que algo tenha mudado.

Disse Kathy Lueders, administradora associada da NASA para operações espaciais, à Reuters na quarta-feira.

 

NASA não recebeu nenhuma informação oficial da Roscosmos

A NASA e Roscosmos são os dois maiores parceiros na Estação Espacial Internacional, e ambas as entidades estão encarregadas de operar o veículo e manter uma presença humana contínua na ISS enquanto em órbita. No entanto, as tensões crescentes entre os Estados Unidos e a Rússia sobre a invasão da Ucrânia por parte desta última suscitaram preocupações sobre o futuro da parceria ISS.

O antecessor de Borisov, Dmitry Rogozin, fez muitas ameaças sobre a retirada de Roscosmos do acordo da ISS, enquanto que a NASA tem assegurado continuamente ao público que a estação está a funcionar como habitualmente.

Rogozin era conhecido por fazer ameaças estranhas, e Borisov é um “jogador” relativamente novo na Roscosmos, pelo que não ficou claro se a sua declaração deveria ser considerada. Contudo, na terça-feira, Roscosmos publicou uma entrevista com Vladimir Solovyov, o diretor de voo da parte russa da ISS, que deu mais pormenores sobre os planos para a ROSS, de acordo com tweets relacionados ao assunto.

Segundo Solovyov, a ROSS será construída em duas fases, com o primeiro início em 2028, e que acreditava ser necessário continuar a operar o módulo russo da ISS até essa altura, para que não houvesse uma lacuna nas missões tripuladas para orbitar. Rogozin tinha também dito que teria de haver uma sobreposição entre a ISS e a nova estação espacial russa.

Portanto, ainda não há necessidade de entrar em pânico acerca do futuro da estação espacial. A NASA ainda planeia operar o veículo até 2030, e parece que o Roscosmos estará a bordo durante a maior parte desse tempo.

 

Leia também:

O que será da ISS se a Rússia a abandonar?

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Keyboardcat
    Keyboardcat

    Descobriram que os chips das máquinas de lavar roupa roubadas não são os mais adequados para a nova estação espacial. Precisam de mais um tempo.

  2. Avatar de Olaf
    Olaf

    “através de Yuri Borisov, Diretor-geral da Agência Espacial Federal Russa Roscosmos, disse que a decisão de deixar a Estação Espacial Internacional após 2024 já havia sido tomada.”
    Se disseram após 2024, está certo. 2028 é após 2024.

  3. Avatar de secalharya
    secalharya

    Inimigos, inimigos, negócios em conjunto.

  4. Avatar de Luís
    Luís

    Deve ser feita de cartolina…

  5. Avatar de aviao
    aviao

    Interessante!

  6. Avatar de gambuzino
    gambuzino

    Estação Espacial Russa e Pai Natal pertencem os dois ao mesmo mundo …