Rússia desenvolve tecnologia para voar até à Estação Espacial em tempo recorde

37 Comentários

A corrida ao Espaço ganha cada vez mais importância, só encontramos paralelo em termos de quantidade se recuarmos ao tempo da guerra fria. Se por um lado a NASA é quem lidera esta exploração, a Rússia não está adormecida. Nesse sentido, engenheiros russos desenvolveram tecnologia para voar da órbita da Terra até à Estação Espacial Internacional em apenas duas horas.

O lançamento experimental da nave espacial Soyuz terá lugar em 2020. Esta tecnologia significará uma grande economia de combustível e reduzirá o impacto nos cosmonautas a bordo da nave espacial.

Imagem nave espacial Soyuz da agência espacial da Rússia


Rússia quer viajar mais rápido no espaço

Os engenheiros aeroespaciais russos desenvolveram uma nova tecnologia que permitirá à nave espacial Soyuz viajar até a Estação Espacial Internacional (ISS) três vezes mais rápido do que hoje, otimizando assim o consumo de combustível e minimizando o impacto sobre os cosmonautas.

Segundo Agência Espacial Russa Roscosmos, o teste do novo método começará em 2020.

Esta inovação reduz a quantidade de órbitas que as naves espaciais precisam fazer ao redor da Terra antes de alcançar a EEI. O esquema atual demora até dois dias para a aproximação e, mesmo em lançamentos acelerados, demora seis horas a concluir várias órbitas em todo o planeta.

Imagem da nave que irá voar três vezes mais rápida até à estação Espacial Internacional

 

Eficiência e rapidez

Para aumentar a eficiência da Soyuz, especialistas da Space Corporation e da Rocket Energy (RKK Energiya) criaram um método de abordagem que requer apenas uma rotação em redor da Terra.

Desta forma, conforme foi noticiado pela RT, espera-se que o tempo de voo seja reduzido para aproximadamente duas horas, o que pode poupar um volume significativo de combustível e outros recursos necessários para cada missão.

Outra das vantagens desta tecnologia é reduzir o tempo em que os astronautas passam confinados dentro das naves. Além disso, quando as naves transportam biomateriais, o voo tem de ser rápido e neste caso, a redução deste tempo de voo é outra vantagem.

 

Voar ate à Lua e resgate em situações críticas

Segundo a informação da Roscosmos, anteriormente, as naves davam 4 voltas à Terra antes de partir para o espaço. Agora, a otimização das tecnologias fazem com que sejam apenas duas voltas. Assim, o novo esquema de uma órbita única será implementado nos próximos 2 ou 3 anos.

Além do desenvolvimento das tecnologias, a Rússia está igualmente a melhorar as estruturas de lançamentos. A agência estima que a latitude do novo cosmódromo russo Vostochny seja mais adequada para este tipo de lançamentos em comparação com o de Baikonur (Cazaquistão).

Além disso, os especialistas dizem que esta tecnologia será fundamental para o programa de exploração lunar da Rússia. As viagens poderão ser mais rápidas e poderá igualmente ser um ponto favorável nas missões de resgate espacial em situações de tempo crítico.

 

Rússia tem planos ambiciosos para chegar a Marte com foguetão movido a energia nuclear

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gui
    gui

    Tecnologia para voar da órbita da Terra até à Estação Espacial Internacional? Isso é do mesmo lugar para o mesmo lugar.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Sim é como um navio ir do meio do oceano para um porto. Vai do mesmo lugar para o mesmo lugar.

  2. Avatar de IonFan
    IonFan

    Sempre foi possível chegar à ISS nestes tempos. Não é feito regularmente por motivos de segurança. Estes tempos implicam velocidades relativas bastante altas durante a aproximação.

    Também e importante referir que as janelas de lançamento podem ter 12 ou mais horas entre si, dependende da latitude do local de lançamento. É preciso esperar que o plano orbital da ISS esteja alinhado com, no caso da Soyuz, o cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão. Não se pode achar que, em qualquer momento, se chega à ISS em 2 horas

    1. Avatar de Laika
      Laika

      Mas que grande entendido…

      1. Avatar de James
        James

        Hahaha, Laika a primeira cadela a ir para o espaço…
        Boa.

  3. Avatar de Manuel
  4. Avatar de João Raimundo Costa Lemos
    João Raimundo Costa Lemos

    “Se por um lado a NASA é quem lidera” ? Só se for na propaganda… Lançadores Russos ou Europeus, Lançadores americanos com motores russos. Na realidade tirando a muito importante ida do homem à lua, União Soviética / Russia quase sempre esteve à frente: o primeiro satélite artificial – o Sputnik 1, o primeiro animal, a cadela Laika, o primeiro homem no espaço – Yuri Gagarin, a primeira mulher ao espaço, Vladimirovna Tereshkova, o voo orbital mais longo da história até aquela data, durou cinco dias, Alexei Leonov o primeiro homem a realizar caminhada espacial, Luna 15, o primeiro objecto sintético a alcançar a Lua, primeira órbita em torno da lua, primeiras fotos do lado oculto, Salyut 1, primeira estação espacial 1971, a primeira estação permanente, a MIR 1986, desde 2011, a única maneira de chegar à Estação Espacial Internacional é por meio de uma cápsula Soyuz montada num foguete R-7

    1. Avatar de O pirata
  5. Avatar de Manuel
    Manuel

    Será que ainda há alguém que acredita nessas fantochadas

    1. Avatar de João Raimundo Costa Lemos
      João Raimundo Costa Lemos

      fantochadas? é uma opinião… Factos históricos é outra coisa, podem ser confirmados, basta googlar

      Partiu esta manhã a bordo do foguetão Russo Souyuz o novo satélite da Agência Espacial Europeia:

      https:// tek.sapo.pt/noticias/ciencia/artigos/video-ja-esta-em-orbita-o-satelite-que-vai-descobrir-os-misterios-dos-exoplanetas

      1. Avatar de João Raimundo Costa Lemos
        João Raimundo Costa Lemos

        The roots of the RD-180 rocket engine extend back into the Soviet Energia launch vehicle project. The RD-170, a four-chamber engine, was developed for use on the strap-on boosters for this vehicle, which ultimately was used to lift the Buran orbiter. This engine was scaled down to a two-chamber version by combining the RD-170’s combustion devices with half-size turbomachinery. After successful performances in engine tests on a test stand and high-level agreements between the US government and the Russian government, the engines were imported to the US for use on the Lockheed Martin Atlas III, with first flight in 2000. The engine is also used on the United Launch Alliance Atlas V, the successor to the Atlas III
        wikipedia

      2. Avatar de Manuel Moreira
        Manuel Moreira

        Factos históricos! Basta googlar? Grande pesquisador!

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Tens razão, ele devia dizer YouTube. Essa é a única fonte de verdade do mundo.

      3. Avatar de Manuel
        Manuel

        Tanta propaganda, e em pleno século XXI ainda não há uma foto real do planeta terra, ou da bola molhada giratória como ainda alguns acreditam.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Para isso a terra teria que existir e não segundo os terraplanistas não existe uma única prova da existência da terra.

          1. Avatar de Manuel
            Manuel

            Prove com factos que a água em estado líquido se curva

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Prove com factos que a terra existe. Não conseguem.
            Espaço não existe.
            Planetas Não existem.
            Não existem fotos da terra.
            Não existe um mapa da terra.

            E relação à água ser plana. Não existem fotos de um oceano plano por isso ocenos também não existem. Lagos sim são reais que existem fotos de ambas as margens agora oceanos não existem.

          3. Avatar de Pedro Santos
            Pedro Santos

            Então o que existe para si?

        2. Avatar de IonFan
          IonFan

          Século XXI!? Pelos comentários, ninguém diria que você vive nesse século…

          1. Avatar de Manuel
            Manuel

            Também és cientista?

          2. Avatar de IonFan
            IonFan

            Sim. Mas mesmo que não fosse acharia o mesmo.

  6. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    VOAR:
    1.
    intransitivo
    sustentar-se ou mover-se no ar por meio de asas ou algum meio mecânico.
    2.
    intransitivo
    POR EXTENSÃO
    deslocar-se velozmente pelo ar.

    No espaço e onde está a estação espacial não existe ar, pelo que não é possível voar.

    Corrijam o titulo por favor.

    1. Avatar de Vítor M.

      verbo transitivo e intransitivo
      deslocar-se por meio de uma aeronave (para)

      PS: não inventes 😉

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Não aprovaram o meu comentário….
        Mas aeronave é mesmo um veiculo que se desloca pelo ar…

  7. Avatar de Manuel Moreira
    Manuel Moreira

    Se a estação está lá porque a NASA não tira uma fotografia real da terra em vez de mostrar a mesma de 2012 com acrescento digital para parecer real.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Talvez porque a terra não existe?

    2. Avatar de IonFan
      IonFan

      Um live stream da ISS conta? Pode ver aqui (também dão outro conteúdo mas, se for o caso no momento, basta andar para trás na emissão): https://www.youtube.com/watch?v=21X5lGlDOfg

  8. Avatar de Manuel
    Manuel

    Estes espectáculos todos desde, simulacros dentro de piscinas photoshop e CGI é muito bonito, gostava de ver é na vida real, enquanto o gado incauto não abrir os olhos o circo e as fantochadas vão continuar.

  9. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    A tecnologia para voar até à estação espacial sempre foi Russa. A NASA usa veículos russos.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Tem provas disso? ou é tudo ficção cientifica, a iss que conheço e os autornautas fazem testes dentro de uma piscina.

      1. Avatar de IonFan
        IonFan

        Quer provas audio, video ou fotográficas. Também pode ser testemunho. Já todos percebemos que o conhecimento não é o seu forte. Volte lá a olhar para a piscina para a ficar a conhecer melhor ainda.

  10. Avatar de Manuel
    Manuel

    Com 40 mil satélites em orbita, e 99% das comunicações são feita por cabos submarinos. Enquanto houver futebol e novelas o gado vai continuar entretido, mas felizmente nem todos acreditam em fantochadas.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Porque uma ligação de satélite é cara e não existe em todas as casas, ao contrario dos cabos. Ah, mas não se perca na próxima viagem… O GPS não existe no mundo onde vive.

  11. Avatar de Ricardo vieira
    Ricardo vieira

    Tenho estudado durante 2 anos todas as teorias que são publicadas de várias empresas , Posso deixar aqui claro que muitas delas nao sao verdadeiras a muita coisa neste mundo que e falsa como de teorias, a viagens ao espaço , descobertas, muita coisa,E como muita gente ja disse aqui os russos sempre tiveram a frente.
    Durante muito tempo tive a pensar e a estudar se a viagem a lua feita pela Nasa foi verdadeira… deixo aqui uma de muitas opiniões que tenho. Resto de um bom dia a todos

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Se os Russos sempre estiveram à frente, porque é que nunca contestaram a alunagem? Estávamos em plena corrida espacial…