Rússia decidiu que vai abandonar a Estação Espacial Internacional em 2025

12 Comentários

A Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) foi um projeto inicialmente concebido pelas agências espaciais dos Estados Unidos da América e da Rússia. No entanto, esta última anunciou agora que abandonará o projeto, em 2025.

Conforme revelado, todos os parceiros internacionais serão notificados e é possível que a Rússia invista numa estação espacial própria.

Imagem Estação Espacial Internacional a fugir do lixo espacial

Rússia abandonará a ISS

Em 1998, as agências espaciais russas e americanas uniram-se e criaram, em conjunto com outras agências de várias partes do mundo, a ISS. Aliás, tem sido um espaço de cooperação e, em atividade há mais de 20 anos, já nos fez chegar muitos resultados de experiências científicas e informação espacial.

Com os anos a pesar, prevê-se que vá ser reformada por volta de 2030. Além disso, as relações entre as duas potências, Estados Unidos e Rússia, não parece estar das mais famosas.

Na passada segunda-feira, quando a Rússia celebrou o 60º aniversário do lançamento do primeiro humano para espaço, o soviético Yuri Gagarin, Vladimir Putin apelou a que fosse desenvolvida uma nova estratégia espacial na próxima década.

Nesse sentido, o vice-primeiro ministro russo, Yury Borisov, revelou, em observações transmitidas recentemente, que a Rússia planeia notificar os seus parceiros estrangeiros da sua retirada da ISS em 2025.

Imagem crateras da Lua que poderão ser muito metálicas

Uma nova estação em órbita com cunho russo

A agência espacial russa Roscosmos informou que planeia enviar para a órbita da Terra a sua própria estação espacial. Todavia, de acordo com a Interfax, esta decisão só será tomada após a expiração dos acordos internacionais sobre a utilização da ISS, em 2024.

Temos 2024 como limite temporal acordado com os nossos parceiros sobre o trabalho da ISS. Depois disso, as decisões serão tomadas com base nas condições técnicas dos módulos da estação, que na sua maioria esgotaram a sua vida útil […].

Disse a Roscosmos.

Recorde-se que a Rússia recusou participar numa estação lunar, em conjunto com os EUA, e anunciou recentemente planos de uma parceria com a China para uma outra estação.

Citando uma fonte sem nome, a Interfax revelou que a estação espacial russa poderá vir a custar cerca de 6 mil milhões de dólares.

 

Leia também:

E fez-se história: Helicóptero Ingenuity da NASA realiza primeiro voo em Marte!

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de maroisergio
    maroisergio

    e dunheiro? lol

    1. Avatar de Pintor
      Pintor

      O Putin paga da sua conta pessoal.

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        O triste é que possivelmente até teria dinheiro para isso.

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          é triste, como o Socrátes, como o genro do Cavaco com o Meo Arena, como Mário Soares deixar milhões de herança, Bava, Ricardo Salgado, BES…

          1. Avatar de Henrique
            Henrique

            Estamos a falar de universos um pouco diferentes. Vê a fortuna do Putin e vais perceber como todos esses juntos não chegam aos calcanhares do gajo.

          2. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            eu sei que são universos diferentes mas muitas vezes a comunicação social atinge o Putin neste sentido mas esquecem os buracos de cá

          3. Avatar de Henrique
            Henrique

            Esquecem-se? Tivemos semanas seguidas sempre com a mesma conversa nos telejornais que até já enjoava.

          4. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Falam uns dias e depois nada
            Já sempre que falam do Putin nunca dizem bem

  2. Avatar de André R.
    André R.

    Agora os Americanos já podem mandar para o lixo os manuais de procedimentos em Russo que existem na ISS

    1. Avatar de Castro
      Castro

      o problema é que o módulo russo na ISS é uma parte fulcral da estação, que até tem dado problemas nos últimos tempos! Ou seja, o mais certo é o ISS ser abandonado dentro de poucos anos.

      1. Avatar de Milhais
        Milhais

        E ate que ja passaram os suposto design de 15 anos de vida util. Este abandono podera vir tb por causa disso, a ISS nao deve passar muito mais anos ao servico depois de 2025.

  3. Avatar de Bruno
    Bruno

    Uma base lunar seria muito mais interessante…