Rover Lunar da China encontrou algo estranho no outro lado da Lua

73 Comentários

O Rover Lunar Yutu-2 da missão Chang’e-4 da China descobriu uma substância invulgarmente colorida e ‘gelatinosa’ durante as atividades de exploração na Lua. O lado negro da Lua tem motivado vários rumores e levantado algumas curiosidades.

Dessa forma, esta descoberta deixou a comunidade científica curiosa e entusiasmada com algo que pode ser uma surpresa.

Imagem do rover lunar da China a explorar o lado negro da Lua


E ao 8.º dia, a Lua revelou-se?

O rover da missão, Yutu-2, tropeçou nesta surpresa durante o 8.º dia lunar. A descoberta levou os cientistas da missão a adiar outros planos de condução para o rover. Em vez disso, concentraram os seus instrumentos na tentativa de descobrir qual é o material estranho.

O dia 8 data de 25 de julho. Nesse dia, a sonda Yutu-2 começou a navegar num caminho através de uma área repleta de crateras de impacto. Esta foi auxiliada pelo planeamento de pilotos no Centro de Controlo Aeroespacial de Pequim.

Posteriormente, a 28 de julho, a equipa Chang’e-4 estava a preparar-se para dar energia ao Yutu-2 para a sua habitual ‘sesta’ do meio-dia. Desta forma, os responsáveis protegem o rover das altas temperaturas e da radiação do sol no alto do céu.

Contudo, quando um membro da equipa estava a verificar imagens da câmara principal do rover avistou uma pequena cratera que parecia conter material com uma cor e brilho diferentes dos da superfície lunar circundante.

A equipa de pilotagem, entusiasmada com a descoberta, chamou os seus cientistas lunares. Juntas, as equipas decidiram adiar os planos de Yutu-2 para continuar para o oeste e, em vez disso, ordenaram que o rover verificasse o material estranho.

 

O que será a substância verde gelatinosa?

Com a ajuda de câmaras de evasão de obstáculos, Yutu-2 aproximou-se cuidadosamente da cratera e, em seguida, focou o material invulgarmente colorido, assim como os arredores. O rover examinou ambas as áreas com o seu Espectrómetro de infravermelhos (VNIS), que deteta a luz que é dispersa ou refletida nos materiais para revelar a sua aparência.

Até agora, os cientistas da missão não ofereceram nenhuma indicação sobre a natureza da substância colorida. Segundo eles, o que viram é “semelhante a um gel” e tem uma “cor incomum”.

De acordo com investigadores externos, que avançaram com uma possível explicação, tratar-se-á de vidro derretido. Produto criado a partir de meteoritos que atingem a superfície da Lua.

 

Astronautas da Apollo 17 também encontraram coisas estranhas na Lua

Esta não foi a primeira descoberta de algo diferente, que não parece pertencer aquele sítio. Conforme reza a história, o astronauta de Apollo 17 e o geólogo Harrison Schmitt descobriram o solo laranja-colorido perto do local de aterragem Taurus-Littrow da missão em 1972.

Na altura as imagens provocaram excitação de Schmitt e do seu colega de moonwalk, Gene Cernan. Posteriormente os geólogos lunares concluíram que o solo laranja foi criado durante uma erupção vulcânica explosiva. Isso há uns bons 3,64 mil milhões de anos atrás. Aguarda-se assim, mais desenvolvimentos sobre o que será este material encontrado.

 

China foi o primeiro país a aterrar no “lado negro” da Lua

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe V
    Filipe V

    substancia verde e gelatinosa? deve ser algum dos novos reforços do sporting.

    1. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Pelo teu comentário já deu pra ver que de humorista não tens nada. Deixa-te estar pela limpeza das latrinas.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Oh pa, deixa lá o pessoal mandar umas piadas, assim quem ficou mal na fotografia foste tu…

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        Calma que o Bruno Fernandes é o homem do jogo novamente após a federação ler a piada.

      3. Avatar de Fulano
        Fulano

        Hahahaha. Já as teus comentários são mesmo à saporting… fraquinhos, fraquinhos.

  2. Avatar de Relax Q Encaixa
    Relax Q Encaixa

    Será pega-monstros (flubber)???

  3. Avatar de RM
    RM

    O Rover deve estar a verter alguma coisa. Precisa de um patch 🙂

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      É óleo da suspensão… os Citroen tinham esse líquido no circuito de amortecimento pneumático, há uns (bons) anos atrás 🙂

      1. Avatar de Et
        Et

        Se tem líquido é hidráulico e não pneumático….

        1. Avatar de Joel
          Joel

          Hidráulico óleo amortecimento, esfera com gás suspensão pneumática. Coisas desde o DS

  4. Avatar de TwoEyez
    TwoEyez

    deve de ser sangue do predador…

    1. Avatar de Luiza Yasmim
  5. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco
    Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco

    Verde e gelatinoso? É o Trump, pois então…

    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      Está equivocado, o Trump é deveras gelatinoso todavia é alaranjado.

  6. Avatar de Maria Helena Ferreira Nogueira
    Maria Helena Ferreira Nogueira

    Por que não investem em nosso planeta, a Terra, aqui precisa é consientizacao..

    1. Avatar de qqq
      qqq

      consientizalizaração

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Constentansincionalizanimasinilazinissimanação

  7. Avatar de Soueumesmo
    Soueumesmo

    Como se o homem ja tivesse ido a lua……..

  8. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    Ao ler esta notícia fiquei com a sensação de estar a ler um romance. Muito texto com muito pouco conteúdo concreto.

    “A equipa de pilotagem, entusiasmada com a descoberta, chamou os seus cientistas lunares. Juntas, as equipas decidiram adiar os planos de Yutu-2”

    Really? Vocês fazem muito melhor. Sou visitante assíduo do vosso site e sou dos primeiros a elogiar o vosso muito bom trabalho. Mas por favor, qualidade não é quantidade. Não sejam uma CMTV.

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      junta esta
      “Desta forma, os responsáveis protegem o rover das altas temperaturas e da radiação do sol no alto do céu.”

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Se calhar é cócó de ET… e este artigo talvez seja uma forma de preparar e aclimatar no subconsciente das pessoas uma preparação com vista à divulgação dessa realidade…

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      Tens razão… afinal a Terra é plana.

  10. Avatar de Anísio Santos de Oliveira
    Anísio Santos de Oliveira

    Coisa estranha é ter ido a lua; mas vou tentar a acreditar. kkkk

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      Mais que obvio… Toda a “jente” com o teu nível de inteligência sabe perfeitamente que a Terra é plana.

      1. Avatar de Anísio Santos de Oliveira
        Anísio Santos de Oliveira

        É sim e daí?!

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          O problema é que a terra é demonstravelmente, sem qualquer tipo de ambiguidade, redonda.

          1. Avatar de António José
            António José

            Os terraplanistas dizem que a terra é plana, com a forma de um prato, o bordo é todo de gelo e têm seguidores em todo o globo terrestre. Nada de contradições

          2. Avatar de carlos oliveira
            carlos oliveira

            esqueces-te de lhes chamar ignorantes
            agora duvidas que já foram á lua nem parece coisas tuas …
            até há rochas lunares recolhidas para amostras …
            estás a descredibilizar a comunidade cientifica

          3. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            @carlos oliveira
            Não me digas que também acreditas que a terra é plana…

  11. Avatar de victor alves
    victor alves

    Axo que foi o megatron!!!!! Seraaaaaaa????

  12. Avatar de Fixo
    Fixo

    Escarreta de algum lunita. Blhac!!

  13. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “O lado negro da Lua tem motivado vários rumores e levantado algumas curiosidades.” É verdade,e porquê ?? Se as nossas mentes pensassem um pouco mais além… E mais não digo.Para bons entendedores meia palavra basta. 😉

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Gajos como tu que acreditam na terra plana duvido muito que pensem por mais além.
      Aliás, pensar e terraplanista na mesma frase…

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Eu não acredito na teoria da terra plana.Agora noutras coisas… Até quero ver o que vai sair dia 20 deste mês aquando da chamada “invasão” à Área 51. 😉

        1. Avatar de mico
          mico

          nada terà… por isso tem o numero 51…e mais não digo

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O lado negro levanta muita curiosidade por nao ser visivel da terra. Unica forma de visualizer é com um rover ou satellite.

  14. Avatar de Moizés Moreno
    Moizés Moreno

    Caracas. Não é que encontraram creme de espinafre na lua?
    Popaye não segurou o pote na horizontal…

  15. Avatar de Iran Félix
    Iran Félix

    Por favor, quando vocês fizerem alguma reportagem não diga “equipa”, o nome é equipe. Vê se escreve correto.

    1. Avatar de Pedro Simões

      A grande diferença entre equipa e equipe diz respeito à forma como esta palavra foi trazida do francês para o português. Em Portugal vingou a primeira forma, enquanto no Brasil se optou por uma mais próxima do francês. As duas são correctas, desde que, ao se utilizar uma delas, o resto do texto esteja na mesma norma.

      Tal como com equipa/equipe aconteceu o memo com outras palavras provindas do francês, como, por exemplo, cabina/cabine ou controlo/controle.

      Quanto à forma equipa poder ser uma conjugação do verbo equipar, não seria a primeira palavra com que isso ocorre. Mas também a equipe é forma que aparece na conjugação do mesmo verbo, na terceira pessoa do subjuntivo (conjuntivo, em Portugal): «que ele equipe».

      https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/equipa-ou-equipe/2013

      Note-se que estamos em Portugal. Por isso, o termo “equipa” está corretamente aplicado.

    2. Avatar de Vítor M.

      e·qui·pa
      (francês équipe)
      substantivo feminino
      1. Grupo de pessoas reunidas para uma mesma tarefa ou acção.
      2. [Desporto] Grupo de pessoas que praticam a mesma modalidade desportiva e entram juntas numa competição.

      • Grafia no Brasil: equipe.

      “Equipa” é o correto.

    3. Avatar de Fulano
      Fulano

      Primeiro aprende a escrever PORTUGUÊS e depois podes zurrar em Brasileirês

      1. Avatar de Anísio Santos de Oliveira
        Anísio Santos de Oliveira

        Favor, mais respeito!

    4. Avatar de Hugo
      Hugo

      “não diga”…”vê se escreve”.
      Para professor de Português apresentas falhas graves na coerência textual.

    5. Avatar de André
      André

      em que país??

      esta é uma publicação PT

    6. Avatar de LSousa
      LSousa

      Estamos em Portugal EQUIPA é o português correto!

  16. Avatar de kan
    kan

    porque nenhuma dessas maquinas, foi aonde o homem pisou ? e ver se sei la, o bastao ta fincado ainda, pq a bandeira ja deve ter se deteriorado.

    1. Avatar de TwoEyez
      TwoEyez

      Já viste algum país tipo china ou russa a desmentir que lá esteve o homem?

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Qual é o interesse de gastar milhoes para ir onde outros já foram?

  17. Avatar de mico
    mico

    nada terà… por isso tem o numero 51…e mais não digo

  18. Avatar de Rafael Duque Da Mata
    Rafael Duque Da Mata

    gralha: “desdcoberta”

    1. Avatar de Vítor M.

      Obrigado Rafael pelo reparo.

  19. Avatar de Daniel Paiva
    Daniel Paiva

    Ainda não percebi porque não colocam camaras de alta resolução nessas naves

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      Fantástico… O típico comentário do cientificamente analfabruto. É evidente que tem cameras de alta resolução e com varios espectros de visão. Ou achavas que eras alguma espécie de “jéniu”?

      1. Avatar de Daniel Paiva
        Daniel Paiva

        Eu acredito nisso, claro que para quem faz a nave é uns trocos meterem uma camara de alta resolução, mas muito raramente são partilhadas fotografias de alta resolução com publico, pelo menos nos locais onde eu vejo este tipo de noticias. E é isso que me deixa um bocado desiludido a falta de partilha (ou então não acompanho os sites certos)

    2. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Será porque eles colocam câmaras de alta resolução? Já tentaste ir à fonte original ver as imagens?

  20. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    “lado negro da Lua”… parei de ler aqui..
    A Lua não tem nenhum lado negro… lá por não conseguirmos ver o outro lado a partir da terra, não quer dizer que seja negro/escuro!

    1. Avatar de Crairvoyant
      Crairvoyant

      Claramente nunca ouviste o Dark side of the moon dos Pink Floyd! 😀

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Então mas se vemos a lua devido ao facto de ser iluminada pelo sol….se ela fosse iluminada por “trás” não deveríamos ver em determinadas alturas outra fonte de luz algures?

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        E consegues ver é conhecido como as fases da lua. A Lua Nova ocorre quando somente o lado oposto da lua está iluminado e à medida que o lado visível começa a receber luz dá-se o quarto crescente. Lua cheia acontece quando o lado oposto “negro” da lua e não recebe nenhuma luz.

        Basta dar uma vista de olhos de como funciona as fases da lua.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Exacto. Por instantes fiz outra interpretação.
          Lá está, é como a darkweb…não deve ter esse nome por ser escura 😛

    3. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Seria mais correto dizer “lado oculto” ou “lado distante” da Lua. Mas o termo “lado escuro” é mais usado por motivos obscuros.

    4. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      O lado negro é uma tradução literal do inglês. É referencia ao facto que no lado distante da lua as comunicações “go dark”. Em português os nome usados são o lado oculto, ou o lado distante.

  21. Avatar de Charle
    Charle

    Nada disso existe eo homen não foi e pelo visto N vai a lua

    1. Avatar de TwoEyez
      TwoEyez

      Atenção defensor da terra plana…

  22. Avatar de Ff
    Ff

    A única verdade nisto tudo é que nunca fomos até á lua.
    E para os programados/doutrinados se uma simples TV ou internet ,vos traz evidências de verdade , então percebe se o porquê da terra estar no estado que está.
    Viva a fake ciência/tecnologia que nem a fome e sede conseguem resolver.
    Ciência é a nova religião e um dos maiores negócios de sempre ,como o petróleo.

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      E tens algum tipo de prova providenciada por uma fonte credível que demonstre que nunca fomos à lua? Ou é só de fontes tão crédulas quanto tu? Se calhar deves pensar que as rochas lunares que trouxemos da lua foram apanhadas do quintal de um transeunte, bem como os vários geólogos que analisaram as rochas são de uma incompetência alarve. Os russos também devem de sofrer de um problema mental de alta magnitude por se deixarem ser comidos de lorpa por uma farsa, em que estes tinham todas as razões para a desmascarar se tivessem provas de tal. Se alguém está indoutrinado és tu.

      A ciência não é nenhuma religião. Se fosse, todas as afirmações não precisariam de sobrviver um escrutínio enorme, e apenas acreditariamos nas suas postulações através da fé. O problema é que tal não se passa. Algo apenas é aceite na ciência após sobreviver uma tonelada de testes e mesmo assim apenas é aceite tentativamente. Ou pensas que os princípios científicos que são usados apenas para tu colocares esta idiotice de comentário foram retirados do traseiro de alguém e afirmado como sendo a verdade sem verificação?

  23. Avatar de helder
    helder

    Encontrei algo parecido com isso, verde e viscoso, debaixo da minha cama,precisamente na parte escura.
    Era um pote de slime .

    1. Avatar de Cardoso
      Cardoso

      Um penico.

  24. Avatar de Pedro
    Pedro

    Foi algum E.T. que teve a bater uma. . .

    1. Avatar de Wishmaster
  25. Avatar de jpmendes54
    jpmendes54

    Se é vidro derretido não será gelatinoso, talvez mesmo um diamante em bruto de grandes proporções que faria os Americanos ficarem a roer-se de inveja. Lado escuro da Lua não existe, quem inventou essa fora os Pink Floyd.