Rolls-Royce quer desenvolver motor espacial nuclear para chegar a Marte em menos tempo

9 Comentários

A Rolls-Royce é a empresa que mais máquinas coloca a voar. Assim, no que toca a motores para a avião, a empresa britânica seguramente tem uma palavra a dizer. Nesse sentido, voar até Marte pode demorar menos tempo se for desenvolvido um motor espacial nuclear.

Segundo o que foi dado a saber, a Rolls-Royce e a Agência Espacial do Reino Unido irão trabalhar juntas para desenvolver um motor movido a energia nuclear. O objetivo é reduzir o tempo de viagem até ao planeta vermelho.

Ilustração de motor nuclear da Rolls-Royce para ir a Marte


Rolls-Royce quer desenvolver um motor nuclear para ir a Marte

Tal como a NASA e a SpaceX que têm feito um trabalho conjunto no que toca ao desenvolvimento de tecnologias para viajar no Espaço, também está no horizonte da Rolls-Royce e da Agência Espacial do Reino Unido trabalhar juntas para desenvolver um motor movido a energia nuclear. Atualmente, com um motor comum a viagem dura quase oito meses. Com um movido a energia nuclear, levaria apenas três ou quatro meses.

Assim, com esta tecnologia, já pensada há mais de 50 anos, as viagens seriam mais curtas, os astronautas estariam expostos a menos radiação durante o voo. O objetivo é que a viagem seja o mais segura possível, assim como mais barata.

A energia nuclear espacial e a propulsão são conceitos revolucionários. Eles podem desbloquear futuras missões no espaço profundo.

Referiu Graham Turnock é Diretor Executivo da Agência Espacial do Reino Unido.

Ilustração de Marte, Terra e Sol

 

Rolls-Royce: Motor nuclear parece ser a solução

Não é a primeira vez que se fala neste tipo de tecnologia para viajar mais rápido pelo Espaço. Já em novembro passado, a empresa USNC-Tech afirmava que projetara um novo motor termonuclear capaz de levar os astronautas ao Planeta Vermelho em apenas três meses.

O projeto apresentado referia o uso de microcápsulas de cerâmica de combustível de alto teor de urânio enriquecido (HALEU ou high assay low enriched uranium).

Claro que tudo isto não apareceu agora. Entre 1961 e 1972, a NASA trabalhou para criar um motor movido a energia nuclear. No entanto, os cortes no orçamento obrigaram o programa a ser suspenso.

 

Leia também:

Viagem tripulada a Marte será mais rápida se passar por Vénus, dizem os cientistas

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder Pinto
    Helder Pinto

    Se já temos motores de submarinos movidos a energia nuclear… porque não um foguetão?!

    1. Avatar de Vítor M.

      Provavelmente haverá certas limitações.

    2. Avatar de darth
      darth

      bem, no caso de explodir antes de sair da atmosfera, seria porreiro nao ter uma nuvem radioactiva a andar pela zona. talvez por causa disso nao tem havido, digo eu

    3. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      Estes motores só são usados no espaço, pois tem uma velocidade exponencial e não de rajada como os foguetões tradicionais, logo levariam varias horas ou dias a sair da gravidade, básicamente o objectivo é produzir electricidade, para aquecer um gas leva-lo ao estado de plasma e pimba para fora daqui…

  2. Avatar de Antonio Silva
    Antonio Silva

    Tokamak…

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Se continua a queimar recursos com o sonho de colonizar Marte mas colonizar Marte não passa de uma utopia. Colonizar Marte é impossível, se é raro encontrar gelo por lá, se a atmosfera tem muito mais metano que o ideal para estabelecer vida, se as temperaturas são baixas em comparação a aqui fora outra dezena de fatores, como se vai instalar a vida lá? Em casulos? Isso não é colonizar, é teimosia em viver lá de algum jeito queimando os recursos daqui para viver num ambiente fechado e frágil em vários níveis.

    1. Avatar de Backonline
      Backonline

      Isso é 1 pensamento muitas limitado!
      Se o ser humano pensasse assim não tínhamos chegado a América!
      O ser humano é curioso por natureza, tem de existir alguém que puxe pelo desenvolvimento primeiro vais ser Marte, depois Europa, etc etc.
      Estás a confundir colonizar com terraformar! É claro que o ser humano pode viver em Marte, não andamos de avião, não vamos ao espaço, não temos satélites fora do sistema solar? A 200 anos ninguém diria que seria possível até que alguém o fez!

    2. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Deves pensar que a NASA, ESA e afins dizem realmente o que há em Marte… O Povinho é o último a saber, vários anos depois!