Revolucionário: Cientistas descobriram como retirar eletricidade limpa do ar

39 Comentários

Com a humanidade a aumentar o consumo de recursos de várias ordens, a energia está na base das necessidades, até para fornecimento dos alimentos. Contudo, é imperativo que nas próximas décadas o mundo tenha disponíveis outras fontes de produção de eletricidade. O ar poderá ser aquela que ninguém estaria à espera. Sim, os cientistas descobriram como retirar energia limpa do ar.

Imagem da eletricidade que está disponível no ar


Como recolher eletricidade do ar de forma contínua?

Os engenheiros demonstraram algo verdadeiramente revolucionário. Quase qualquer material pode ser utilizado para criar um dispositivo que recolhe continuamente eletricidade do ar húmido.

Não é um desenvolvimento que esteja pronto para aplicação prática, mas, segundo os seus criadores, transcende algumas das limitações de outros dispositivos de recolha. Tudo o que o material precisa é de ter nanoporos com menos de 100 nanómetros de diâmetro. Isto corresponde a cerca de um milésimo da largura de um cabelo humano, pelo que é mais fácil falar do que fazer, mas muito mais simples do que se esperava.

Este material pode recolher a eletricidade gerada por gotículas microscópicas de água no ar húmido, segundo uma equipa liderada pelo engenheiro Xiaomeng Liu da Universidade de Massachusetts Amherst. Chamaram à sua descoberta o “efeito genérico Air-gen”.

O ar contém uma enorme quantidade de eletricidade. Pense numa nuvem, que não é mais do que uma massa de gotículas de água. Cada uma dessas gotículas contém uma carga e, quando as condições são adequadas, a nuvem pode produzir um relâmpago – mas não sabemos como captar de forma fiável a eletricidade do relâmpago. O que fizemos foi criar uma nuvem em pequena escala, construída pelo homem, que produz eletricidade para nós de forma previsível e contínua, para que a possamos colher.

Disse o engenheiro Jun Yao da UMass Amherst.

Se o Air-gen lhe soa familiar, é porque a equipa já tinha desenvolvido um dispositivo de captação de energia do ar. No entanto, o seu dispositivo anterior baseava-se em nanofios de proteínas cultivados por uma bactéria chamada Geobacter sulfurreducens.

Contudo, a bactéria agora já não é necessária.

O que percebemos depois da descoberta da Geobacter é que a capacidade de gerar eletricidade a partir do ar – a que chamámos o “efeito Air-gen” – é genérica: literalmente qualquer tipo de material pode obter eletricidade a partir do ar, desde que tenha uma determinada propriedade.

Explica Yao.

Esta propriedade são os nanoporos, e o seu tamanho baseia-se no caminho médio livre das moléculas de água no ar húmido. Esta é a distância que uma molécula de água pode percorrer no ar antes de colidir com outra molécula de água.

Ilustração energia a partir do ar
Imagem de ilustração: Nanoporos são o segredo para produzir eletricidade a partir do ar

 

Air-gen poderá significar um dia energia gratuita para todos

O dispositivo genérico Air-gen é feito de uma película fina de material, como celulose, proteína de seda ou óxido de grafeno. As moléculas de água no ar podem facilmente entrar nos nanoporos e viajar da parte superior da película para a parte inferior, mas chocam com os lados do poro enquanto viajam.

Estas transferências de carga para o material, produzindo uma acumulação, e porque mais moléculas de água correm para o topo da película, ocorre um desequilíbrio de carga entre os dois lados.

Isto produz um efeito semelhante ao que vemos nas nuvens que produzem relâmpagos: a subida do ar cria mais colisões entre gotículas de água no topo de uma nuvem, resultando num excesso de carga positiva nas nuvens mais altas e um excesso de carga negativa nas mais baixas.

Neste caso, a carga poderia ser redirecionada para alimentar pequenos dispositivos ou armazenada numa bateria qualquer.

De momento, ainda se está na fase inicial. A película de celulose que a equipa testou tinha uma saída de tensão espontânea de 260 milivolts no ambiente, enquanto um telemóvel requer uma saída de tensão de cerca de 5 volts. Mas a finura das películas significa que podem ser empilhadas para aumentar a escala dos dispositivos Air-gen, tornando-os mais aplicáveis na prática.

E o facto de poderem ser fabricados com diferentes materiais significa que os dispositivos podem ser adaptados ao ambiente onde vão ser utilizados, dizem os investigadores.

A ideia é simples, mas nunca foi descoberta antes, e abre todo o tipo de possibilidades. Poder-se-ia imaginar ceifeiras feitas de um tipo de material para ambientes de floresta tropical e de outro para regiões mais áridas.

Disse Yao.

O próximo passo seria testar os dispositivos em diferentes ambientes e também trabalhar na sua ampliação. Mas o efeito genérico do Air-gen é real e as possibilidades que representa são prometedoras.

Isto é muito excitante. Estamos a abrir uma porta larga para a recolha de eletricidade limpa do ar.

Respondeu Xiaomeng Liu.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Darksantacruz
    Darksantacruz

    “Air-gen poderá significar um dia energia gratuita para todos (…)” se realmente os desenvolvimentos continuarem sem sabotagens ou anunciarem que afinal “não é possível”.

  2. Avatar de Grunho
    Grunho

    O para-raios foi inventado há mais de 300 anos. E agora só falta inventar a carga ultra-ultra rápida: ligar o carro ao para-raios numa noite de grande trovoada. Logo a seguir vêm os capitalistas a reservar o monopólio dos relâmpagos.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Depois só tens que conduzir a 140km/h para ativar o flux capacitor…

      1. Avatar de PT
        PT

        :))))
        Infelizmente a maioria não entendeu.

      2. Avatar de Pedrom
        Pedrom

        Adorei o filme

      3. Avatar de Alphie
        Alphie

        Eu entendi.

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      Charge Transfer System (CTS) or Dissipation Array System (DAS)
      https://youtu.be/yXpfowGtFyo?t=45

  3. Avatar de Douglas
    Douglas

    ENERGIA LIVRE EXISTE! PESQUISEM NO YOUTUBE E NA INTERNET. Não precisamos de qualquer fonte alternativa ou tradicional existente hoje.

    1. Avatar de MusicFanatic
      MusicFanatic

      Se existe mete a funcionar em tua casa! Ou continuas a pagar electricidade como o resto do mundo?

      1. Avatar de Douglas
        Douglas

        Se eu fosse engenheiro e tivesse financiamento, eu construiria uma em minha casa! Há pessoas tecnicamente qualificadas construindo tal dispositivo, que é simples, mas exige maior divulgação e investimento.

        1. Avatar de MusicFanatic
          MusicFanatic

          Sure… A desculpa é sempre a mesma. Existe e é fácil… Mas depois vai-se a ver e quem acredita ou não sabe fazer ou não tem tempo ou dinheiro. Mas está no YouTube!! É só seguir as instruções

          1. Avatar de Douglas
            Douglas

            Você já se deu ao trabalho de pesquisar? Parece que não! Nunca reparou que dois imãs de igual polaridade se repelem? Nunca parou pra pensar que se dispostos adequadamente isso pode gerar energia ilimitada? Ser ignorante é uma escolha.

          2. Avatar de MusicFanatic
            MusicFanatic

            Ignorante é aquele vai nas cantigas todas e depois anda a espalhar ignorância achando-se mais inteligente que os outros.
            Já que você se deu ao trabalho de pesquisar, e parece que entende do assunto, volto a perguntar: porque não consegue replicar isso já que é uma certeza e que sabe que funciona?

          3. Avatar de Douglas
            Douglas

            Eu, assim como você, e bilhões de pessoas não temos os meios de produção para tal empreitada. Sua pergunta é tão sem sentido que revela sua ignorância. É como se estivesse perguntando por que um cidadão comum não cria um carro ou uma faca, por exemplo! Você consegue descrever a tecnologia da qual eu estou falando desde o início? Imagino que não já que até agora só destila ódio sem sequer saber do que eu estou falando. Enfim, criticando sem saber…Novos tempos das redes sociais em que a ignorância ganhou relevância.

          4. Avatar de MusicFanatic
            MusicFanatic

            O cidadão comum não precisa de fazer um carro ou faça, vai ali ao lado comprar. Não destilo ódio, só tento lutar contra a falsos que apregoam mentiras. Mas estou sempre disposto a ser corrigido se quiseres tentar elucidar um ignorante. Já existe tal coisa? Existe mais argumentos/provas para além de “vai pesquisar”? Já alguém fez? Fez numa escala que prove que funciona numa escala que seja efectivamente útil?

          5. Avatar de Douglas
            Douglas

            Você acha que esse tipo de tecnologia está no supermercado?! Hahaha.
            Aqui é caixa de comentários. Se você tem dificuldade de pesquisar por si mesmo então o problema é seu, não meu. Até agora você não viu e não sabe sequer do que estou falando! Como pode criticar algo que nunca viu? Enfim, destilando ódio. Paciência!

        2. Avatar de MusicFanatic
          MusicFanatic

          Moral da história:
          – Há forma de criar energia livre e infinita!
          – Tens o provas para corroborar isso?
          – Vai pesquisar!

          1. Avatar de Douglas
            Douglas

            Moral da história é que você se recusa a ver as centenas de projetos para obter energia por meio eletromagnético, mas crítica mesmo assim. Imagino que deve acreditar que vamos para o espaço queimando carvão e petróleo. Paciência!

          2. Avatar de Douglas
            Douglas

            Aqui está um modelo simplificado de obtenção de ENERGIA LIVRE:

            Motor magnético caseiro free energy
            https://www.youtube.com/watch?v=pMD-GSjqqmc

            Aqui está um modelo avançado de obtenção de ENERGIA LIVRE:

            Gerador Perpétuo de Energia com Transformadores de Microondas 110v e 230v _ Novo Método 2023
            https://www.youtube.com/watch?v=WwyXZfrs6EI

            O assunto é sério e merece consideração, pois é a melhor alternativa que temos para acabar com as indústrias de energia que poluem o meio ambiente.

        3. Avatar de Rui
          Rui

          Se fosse verdade porque é que uma empresa como a EDP não usaria a suposta tecnologia para aumentar seus lucros? Espera eles que estão no mercado de energia não percebem nada disso. Apenas os que gravam videos no Youtube.

          1. Avatar de Douglas
            Douglas

            Já experimentou perguntar a eles diretamente, Rui?

    2. Avatar de Art
      Art

      É fazer uma puxada.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Sei. Se está no youtube é verdade.

      1. Avatar de Alphie
        Alphie

        Parece que este Douglas ainda acredita no pai natal. E que raio é um bilhão em que ele fala? Deve ser uma bilha muito grande.

        1. Avatar de Douglas
          Douglas

          E você acredita que vamos explorar o Universo queimando carvão, petróleo ou algum material físico?

          Se formos para o espaço, precisaremos de um sistema que produza energia ilimitada por motivos óbvios. A energia eletromagnética é a única saída possível. Não é difícil de pensar isso? Assistiu aos vídeos?

    4. Avatar de Eu!
      Eu!

      Hahahahaaaaa… mais um crente apalermado!…

      1. Avatar de Douglas
        Douglas

        Claro! Vamos explorar a galáxia no futuro queimando petróleo ou movido à gás de cozinha. (Risos)

  4. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    E terá também impacto no ambiente … como as eólicas …

    😉

  5. Avatar de Fake news
    Fake news

    Chamava-se Nikola Tesla, descobriu-o há mais de 100 anos e não era de Massachussets coisa nenhuma…

    1. Avatar de Nadassei
      Nadassei

      Exatamente. E deu no que deu. Nunca interessa energia gratuita.

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Rídiculo. Não pensas que existiram demasiado engenheiros e diferente regimes desde o século passado até agora para estares com a mania das conspirações?

  6. Avatar de gambito do rei
    gambito do rei

    seria expetacular

  7. Avatar de Rambo
    Rambo

    Espero que tenha sucesso no experimento de escala maior. Nao foi informado a amperagem produzida. Deveria ter apoio do governo para construcao de um gerador na escala maior.

  8. Avatar de Capitalista Modernaço
    Capitalista Modernaço

    Parem lá de lutar por utopias e continuem a trabalhar para os meus lucros que ninguem se vai magoar!

  9. Avatar de AlexX
    AlexX

    Só complicam. Existe já uma data em que isto será difundido e distribuído por todos, será no dia de São Nunca à noite. Estas notícias têm que existir apenas para confirmar que isto é possível e que já é feito há muito tempo. Séculos. Agora já não será tão fácil porque a atmosfera tem cada vez menos carga eléctrica. Mas ainda é possível. Em 2010 falou disto nos Estados Unidos (ACS em Boston, 25 de Maio) Fernando Galembeck, nos anos 90 era outro e daqui por 10~15 anos outro será. E nada terá mudado. É pagar enquanto estiver bem assim.

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      25 Agosto, não Maio.
      “Cientista brasileiro descobre como colectar energia do ar”, num processo idêntico ao aqui descrito. Mas existem outros métodos.

  10. Avatar de Alphie
    Alphie

    Notícia bastante interessante, mas não disseram quanta amperagem produz. Um relâmpago tem milhões de volts e de amperes, uma bobina de Tesla tem desde milhares até milhões de volts mas muito poucos amperes e um MOT tem milhares de volts e muitos amperes, mas a excepção do relâmpago todos estes aparelhos precisam de energia externa para funcionar. Ainda nao existe energia gratuita nem esta experiência me convence. A mais credível de todas seria usar a electricidade presente na atmosfera e não nas gotas de água.