Queda dos satélites da Starlink registada em vídeo impressionante

10 Comentários

Os satélites que a Starlink da SpaceX perdeu há uns dias rasgaram o céu de Porto Rico e o momento ficou eternizado num vídeo impressionante. Embora tenham sido avistados a olho nu, a empresa espacial garantiu que a queda não representou qualquer perigo para os objetos que se encontram no espaço nem para os humanos que estão na Terra.

Ora veja!

Queda dos satélites da Starlink da SpaceX

No início deste mês, depois de um evento solar conhecido como Ejeção de Massa Coronal, a atmosfera da Terra viveu uma tempestade que a aqueceu e promoveu um aumento exponencial da sua densidade. Conforme vimos aqui, este evento afetou 40 dos 49 satélites enviados pela SpaceX para a órbita da Terra, por forma a integrar a Starlink.

Agora, um vídeo captado pela Caribbean Astronomical Society, no dia 7 de fevereiro, foi publicado no The Weather Channel e mostra os satélites a rasgar o céu de Porto Rico. As imagens mostram os pedaços dos satélites da Starlink a formar uma chuva e a criar um rasto no céu.

Apesar de poderem ser facilmente confundidos com uma chuva de estrelas, Marco Langbroek, perito em órbitas dos satélites da Leiden University, nos Países Baixos, confirmou que o que foi avistado eram efetivamente destroços dos satélites da SpaceX.

Analisei a astrometria do evento visto de Porto Rico e confirmei que a inclinação orbital observada nos vídeos corresponde à inclinação de 53,2 graus do recente lançamento da Starlink.

Esclareceu o perito.

Assim como havia sido garantido pela SpaceX, a queda dos satélites, embora visível a olho nu, não representa qualquer problema para os humanos. Além de se tratar de objetos pequenos, todos os detritos gerados pelo incidente deverão arder na atmosfera, não contribuindo para o problema do lixo espacial.

Recorde-se que a NASA já demonstrou preocupação relativamente à quantidade de satélites que a SpaceX pretende instalar na órbita da Terra ao abrigo do projeto da Starlink.

 

NASA está preocupada com a quantidade de satélites da Starlink

 

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Ena tantos desejos para se pedir, na gíria popular quando avistamos uma estrela cadente deve-se pedir um desejo
    O ser humano é impressionante, já demos cabo do planeta e agora estamos a tentar dar cabo da rota de fuga do mesmo, não admira que estejamos destinados a extinção.
    Já quase que não há espaço para enchermos de lixo aqui em baixo, vamos encher de lixo lá em cima também.

    1. Avatar de manel
      manel

      caladinho ainda dizias alguma coisa de jeito.. assim é dificil

      1. Avatar de Ricardo Gomes
        Ricardo Gomes

        o que foi que ele disse de errado?

      2. Avatar de TomaLáMorangos
        TomaLáMorangos

        Parece que o único que disse algo inútil, foste tu…(vá e eu agora, pois nem te devia dar trela)

  2. Avatar de Manso
    Manso

    É uma questão de tempo até matar alguém…

  3. Avatar de DB
    DB

    vão cair todos um por um…é so aguardar…

    1. Avatar de Ricardo Gomes
      Ricardo Gomes

      Correcto, tudo em low orbit cai mais tarde ou mais cedo.

  4. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Brutal era a EEI filmar de “fora”…deve ser interessante de ver!

  5. Avatar de secaya
    secaya

    Devia cair um na tola do Musk.