Quase 50 anos depois, Rússia regressa à Lua esta sexta-feira

38 Comentários

A Rússia é uma das participantes da corrida espacial. Depois de quase 50 anos, o país vai regressar ao nosso satélite natural – mas as pessoas ficam em terra, para já.

Vostochny Cosmodrome, na Rússia

O Luna-25 será o protagonista da primeira viagem da Roscosmos à Lua desde 1976. A agência russa anunciou que lançará, na sexta-feira (11), uma missão, de modo a recolher dados científicos.

Embora pretenda levar humanos à Lua, assim como planeiam outras potências e agências espaciais, desta vez, a missão russa será robótica e não incluirá tripulação humana.

 

Rússia está de regresso à Lua

Segundo a Reuters, na sexta-feira, o módulo Luna-25 vai descolar, a bordo de um foguetão Soyus, com destino ao Pólo Sul da Lua, para uma missão que durará duas semanas. Durante esse período, os instrumentos da Roscosmos recolherão amostras do solo do Pólo Sul lunar, para servirem de base a futuras viagens espaciais.

A escolha do destino não foi à-toa: os especialistas acreditam que a região contém reservatórios de água, um recurso vital para a habitação humana a longo prazo. Aliás, o plano passa por recolher amostras de rocha e escavar em profundidade para, eventualmente, detetar gelo.

Vostochny Cosmodrome, na Rússia

Na sexta-feira, a missão será lançada a partir do Vostochny Cosmodrome, na Rússia. Aquando do lançamento, os habitantes de Shakhtinsky, no extremo oriente russo, serão evacuados das suas casas e levados para um local a partir do qual poderão assistir ao evento. Segundo representantes da Roscosmos, existe “uma hipótese num milhão” de fragmentos do Luna-25 caírem nessa região.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Uma boa notícia não só para a Federação da Rússia (FR) mas também para a Europa e toda a Humanidade, pois com o constante avanço dos meios e tecnologia Aero-Espacial irá ser possível um dia ao Homem aterrar na Lua e pisar o solo Lunar.

    1. Avatar de José
      José

      Sim pois…

    2. Avatar de A
      A

      Estimo que a FR vá toda para um sitio que eu cá sei!

    3. Avatar de gFan
      gFan

      Força… por mim podias ir já hoje!

    4. Avatar de Aves
      Aves

      Já pisaram 12 astronautas, em 6 missões Appolo.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        A NASA, há poucas horas, informou que há atrasos na missão Artemis 3, que tem previsto, em 2025, pousar mais 2 astronautas na Lua, que lá permanecerão uma semana.

      2. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        A NASA, saturada de inúmeros pedidos para ver as “imagens originais da alunagem” afirma que as perdeu, todas as 700 caixas desapareceram, e os Norte-Americanos ainda não conseguem voltar à Lua, porque, segundo diz a NASA, também perderam a tecnologia.

        Hoje a tecnologia no seu geral é superior à de 1969 mas mesmo assim a NASA afirma que não pode voltar à Lua porque «…perdemos a tecnologia…».

        A própria NASA também afirma que perdeu a tecnologia de fabrico dos fatos espaciais e equipamentos individuais, como a protecção exclusiva contra radiação e mecanismos de controlo de temperatura.

        Perderam também os veículos de lançamento, sem eles, é impossível pousar na Lua; perderam igualmente a tecnologia para os fabricar.

        E quanto ao solo Lunar (pelos vistos 300 kg), também o perderam, e agora pedm aos outros Países por alguns gramas de amostras.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Vão voltar em 2025, se a Artemis não sofrer atrasos.
          Passou muito tempo? O post diz que há 50 anos que os russos não enviavam uma sonda não tripulada.
          Tudo o resto que dizes são patetices, que não vale a pena responder. Já estão catalogadas e desmentidas. Pesquisa por “proof man on de Moon”
          https://www.rmg.co.uk/stories/topics/moon-landing-conspiracy-theories-debunked

          1. Avatar de Figueiredo
            Figueiredo

            Você não interpretou aquilo que eu escrevi, mas eu volto a repetir:

            A NASA, saturada de inúmeros pedidos para ver as “imagens originais da alunagem” afirma que as perdeu, todas as 700 caixas desapareceram, e os Norte-Americanos ainda não conseguem voltar à Lua, porque, segundo diz a NASA, também perderam a tecnologia.

            Hoje a tecnologia no seu geral é superior à de 1969 mas mesmo assim a NASA afirma que não pode voltar à Lua porque «…perdemos a tecnologia…».

            A própria NASA também afirma que perdeu a tecnologia de fabrico dos fatos espaciais e equipamentos individuais, como a protecção exclusiva contra radiação e mecanismos de controlo de temperatura.

            Perderam também os veículos de lançamento, sem eles, é impossível pousar na Lua; perderam igualmente a tecnologia para os fabricar.

            E quanto ao solo Lunar (pelos vistos 300 kg), também o perderam, e agora pedm aos outros Países por alguns gramas de amostras.

        2. Avatar de António Fonseca
          António Fonseca

          Figueiredo, primeiro informa-se e não siga cegamente qualquer teoria da conspiração.

          A NASA nunca disse que perdeu as imagens originais da alunagem. O que disse é que perdeu os suportes em que as gravaram aquando da recepção. As cassetes, as fitas. Mas antes disso as gravações em si, foram copiadas dúzias de vezes e aquando da alunagem recebidas por múltiplas estações pelo planeta fora. Além disso, porque considera as gravações terrestes da NASA as originais? As imagens foram captadas na Lua e transmitidas para todo o mundo. Quem gravou também tem uma gravação original!
          Mas coloca aqui essa tal afirmação da NASA. Temos todos curiosidade em qual vídeo do YouTube tu ouviste isso 🙂

          Quanto à tecnologia é a mesma coisa. A NASA também nunca disse que perdeu tecnologia alguma. Os planos de tudo existem. Mas não é viável economicamente e tecnicamente fazer coisas com esses planos! Hoje temos tecnologias e métodos melhores e não vamos fazer coisas que exigem máquinas e ferramentas que deixaram de ser fabricadas à 4 décadas.

          Se hoje tivéssemos que construir uma caravela do tempo dos descobrimentos teríamos as ferramentas que os nossos antepassados tiveram? Não! Não é que não saibamos que ferramentas são essas ou como fazê-las. Sabemos. Só não as temos ou fazemos porque hoje em dia temos muito melhor.
          Pela sua lógica os descobrimentos Portugueses também foram uma farsa!

          Santa ignorância!!!

          1. Avatar de João Pombal
            João Pombal

            Existem hieróglifos egípcios com 4000 anos mas perderam-se fitas magnéticas com 50… Ele há coisas…

          2. Avatar de Figueiredo
            Figueiredo

            Está a ver como você não tem argumentos, e pior, é mentiroso, fabrica factos, deturpa, e confunde tudo.

          3. Avatar de Joana Lemos
            Joana Lemos

            @Figueiredo,
            O que dizes é verdade, eu já li sobre isso.

            No entanto tens que perceber que o tuga…é submisso.

          4. Avatar de awake
            awake

            Portanto, o Sr. Figueiredo obteve uma boa resposta ao seu argumento relacionado com a teoria de conspiração, que está mais que amplamente refutada. No entanto, optou por completamente ignorar. Continuar ignorante é uma escolha.

    5. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      …e a Terra é plana.
      Ok.

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Não escreva patetices, e deixe-se de teorias da conspiração.

    6. Avatar de Swappie Guy
      Swappie Guy

      Em que ano estás? 1968? É que a América ganhou a corrida em 1969, e já estamos em 2023.

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        Este é daqueles que adora papar todas as teorias da conspiração. Pergunta-lhe sobre os “homens lagarto” ou da Terra plana, aposto que é capaz de acreditar nisso

    7. Avatar de RRR
      RRR

      A corrida espacial não tem meta, pois, o universo expande-se mais rápido que a velocidade da luz.
      A corrida espacial é pautada por conquistas de varias nações, a ultima a conseguir um “troféu” foi a china (aterragem no lado escuro da lua).

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Um feito notável da República Popular da China (RPC).

        Agora, uma questão pertinente: Como é que os Rovers Chineses deixam marcas na Lua e os Norte-Americanos não?

    8. Avatar de PN
      PN

      Já têm lá muita gente com a cabeça na lua, a começar por quem está no poder, não necessitam de fazerem missões espaciais .

  2. Avatar de João Melo
    João Melo

    Eu acho que é uma perda de recursos, andar a investir em projectos que não teem retorno.
    Estas coisas teem um custo astronómico, e muito pouco retorno.
    Acho que a Rússia fazia melhor em investir esse dinheiro em coisas necessárias para a Sociedade..
    Por exemplo, na área da saúde, transportes, telecomunicações, etc, isto são coisas que a sociedade tira proveito..

    Pelo que li no passado é possível que sejam testados novos sensores Russos para fazer analise da composição de rochas ou outras coisas, e talvez por esse aspeto se torne necessário, mas aparte de testar novas tecnologias, não vejo interesse.
    Se este for o caso, eu colocaria um numero alto de tecnologias por cada voo, para ajudar a justificar os custos.

    1. Avatar de Tó

      quando a penicilina foi descoberta não tinha retorno ou uso.

      1. Avatar de João Melo
        João Melo

        Pois, eu percebo, e a ciência é uma coisa importante, e pode ser que eles tirem realmente partido de novas tecnologias.

        Pelo que li, foram desenvolvidos novos sensores, que podem ser aplicados em muitas áreas, desde a Saúde, até á separação automática de lixo(nos processos de reciclagem).

        E este tipo de tecnologia, permite caracterizar, os materiais analisados bastante rápido, pode ser utilizado em vastas áreas de atividade..
        Talvez valha a pena.

    2. Avatar de PN
      PN

      Nem que seja apenas para dizerem “a minha é maior que a tua”.

    3. Avatar de Aves
      Aves

      Até admira não dizeres que estão a desperdiçar recursos que deviam ser usados na ocupação da Ucrânia 😉
      Quantos mísseis para lançar sobre Kiev e outras localidades podiam ser usados com esses recursos! 😉

  3. Avatar de Zé

    What could possibly go wrong.

  4. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Portanto próxima 6ª Feira podemos assistir a um espetáculo de fogo de artifício…

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Isso de certeza. Kiev, Kharkiv e outras localidades da Ucrânia não deixarão de assistir ao espetáculo de fogo.

    2. Avatar de António Fonseca
      António Fonseca

      O Soyuz tem sido dos sistemas de lançamento mais fiáveis que existem.
      Por isso, acho a tua previsão muito pouco provável.

      1. Avatar de Joana Lemos
        Joana Lemos

        Verdade!
        O sistema de lançamentos Russo, tem uma fiabilidade superior a 99.9%, em milhares de lançamentos!
        Não há nenhuma agência espacial, no planeta terra que se possa sequer comparar em fiabilidade á Russa.

  5. Avatar de Dani
    Dani

    Parece o Judas de Tondela

    “Vais rebentar … vais rebentar !!!”
    hahahaha

  6. Avatar de Dani
    Dani

    Eu a tentar fazer uma “piada” … com o “Judas” do teatro ACERT …

    E o meu comentário foi censurado !!!

    Só quem conhece é que iria perceber !!!
    https://www.acert.pt/judas/

    Obrigado a todos!

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas o teu comentário está publicado! (!?)

      1. Avatar de Dani
        Dani

        Agora está !!! Na altura não estava!
        Obrigado!
        Um abraço !

  7. Avatar de João Pombal
    João Pombal

    Primeiro satélite artificial, primeiro animal a orbitar o espaço, primeiro homem a orbitar o espaço, primeira mulher a ir ao espaço, primeira estação orbital, mas os EUA com o homem na lua é que foram a potência espacial… Se há país exímio na propaganda hollywoodesca são os Estados Unidos… E o Tuga é o verdadeiro submisso e crente dessa propaganda. Creio que a barreira linguística como o hindú, o mandarim, o árabe e o russo tornaram os portugueses anglo-saxónicos de gema. Pouco ou nada mais sabem senão o que lhes enfiam pela goela abaixo.

    1. Avatar de Joana Lemos
      Joana Lemos

      Verdade,
      Somos um povo em “submissão sexual”.