Psyche, o asteroide na mira da NASA que vale mais que a economia do nosso planeta

23 Comentários

Psyche é um colossal asteroide, uma espécie de planeta falhado com cerca de 200 quilómetros de diâmetro. Alguns astrónomos consideram-no como sendo o núcleo exposto de um protoplaneta. Além de ser colossal, o seu valor económico é várias dezenas de vezes superior ao do nosso planeta Terra. Isso, claro, se um dia conseguirmos monetizar toda a riqueza que os cientistas estimam que tenha, estamos a falar de um asteroide gigante feito de ferro, níquel, platina e ouro!

Assim, a NASA, através do Hubble, está a estudar o asteroide Psyche, descoberto em 1852, e que se encontra a 370 milhões de quilómetros da nossa casa.

Imagem ilustração do asteroide Psyche que terá ouro, níquel


Psyche, o planeta falhado

Recentemente, um novo estudo usou o Telescópio Espacial Hubble para obter uma imagem mais detalhada de um dos asteroides mais valiosos que conhecemos. Conforme tem sido referido, este asteroide está na mira da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), assim como está na mira da SpaceX, empresa do multimilionário Elon Musk.

Estas empresas têm planos para uma missão ao gigantesco corpo metálico no ano de 2022.

Ilustração da nave da NASA e SPACEX para viajar até ao asteroide Psyche

 

Mas o que torna este asteroide tão valioso?

Este astro “dourado” é uma rocha gigante encontrada dentro da cintura de asteroides entre Marte e Júpiter. Segundo várias observações, Psyche é constituído principalmente de metais e acredita-se que tenha feito parte do núcleo de um planeta que falhou na sua formação.

Caso de confirme esta hipótese, isso poderia dar-nos mais informações sobre como o núcleo da Terra e de outros planetas se formou.

Vimos outros meteoritos que são na sua maioria metálicos, mas o que torna Psyche único é que ele pode ser feito inteiramente de ferro e níquel.

Explicou Tracy Becker, cientista planetária do Southwest Research Institute no Texas, Estados Unidos.

Becker, que faz parte da investigação mais recente da superfície do asteroide, referiu que poderá haver também neste astro, além de ferro e níquel, platina e ouro. Todos estes metais são altamente valiosos.

Numa estimativa é indicado que este asteroide poderá ter um valor económico, somando todos os seus metais, na ordem dos 10 mil biliões de dólares. Portanto, se for levado em consideração que o valor da economia global em 2019 foi 142 biliões de dólares, segundo o portal de dados alemão Statista, pode-se dizer que os minerais Psyche valem cerca de 70 mil vezes mais. Não é de surpreender que Psyche também seja conhecida como “o asteroide dourado”.

NASA quer conhecer melhor para “poder explorar”

Segundo Becker e a sua equipa, este estudo surge a meio dos preparativos da NASA para viajar e entender melhor a sua origem e características.

O que torna Psyche e outros asteroides tão interessantes é que eles são considerados as rochas formadoras do sistema solar. Quando chegarmos, vamos entender se é assim ou não e será muito emocionante.

Disse Becker.

Se tudo correr de acordo com o planeado, a Space X e a NASA irão lançar uma nave exploradora em 2022, que alcançará o asteroide em 2026. Assim, esta será a primeira missão em que a NASA investigará uma massa metálica em vez de uma formada por rochas e gelo.

NASA toca com sucesso no asteroide Bennu e alcança mais um marco na exploração espacial

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mastermind
    Mastermind

    Esse asteróide é meu. Aliás, tenho lá domicílio fiscal e pago IMI. No entanto, pelo preço certo, até estou disponível para vender.

    1. Avatar de Rui couto
      Rui couto

      Nunca podes vênder porque é que ele é meu
      Até já fiz a escritura dele. Só tenho de levar ao notario novamente para reconhecer 1ue e meu
      E já agora comprei por 1 euros uma grande parte da lua na parte escura.. E também. I lua de júpiter. Essa lua ficou por zero.. Daqui a 300 anos é tudos dos meus tretteta netos. Daqui a 300 anos vou ser falado hahhaha a. Mas vendo talhões. Quem esteja com interese me me. Mande email
      Portugalenos@hotmail.com

  2. Avatar de Dario Rodrigues
    Dario Rodrigues

    Num mundo governado pelo Rei Midas, não deixaria de ser irónico o ouro a cair do céu…

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    ah ah ah estes cientistas gostam mesmo de chuchar o dinheiro dos contribuintes, mas é a primeira vez que leio tal argumento estapafúrdio… tudo serve para enganar os parolos dos políticos.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Faltou aí a nota de rodapé a dizer que esse comentário foi possível devido aos cientistas.

      1. Avatar de Rui Silva
        Rui Silva

        comentário com direito a aplauso de pé e a brinde de champanhe !
        Não podia ter mais razão!
        O sr ptt deve ser mais um apoiante do sr donaldE…

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      É por causa desses parolos que você paga 2000 euros por um telemóvel, paga 100 euros mensais para usar a internet, que você come comida gourmet, cozinhada em micro-ondas e que se deita na sua cama, com um colchão estudado por esses mesmos parolos.

      1. Avatar de Francisco Dinis
        Francisco Dinis

        Mas voce esta a usar um telemovel a usar a internet a usar um micro ondas
        E voce também se deita na sua cama com um colchão `-`

  4. Avatar de Candidato
    Candidato

    Tenho a ideia de que o mundo era menos poluído quando não havia a possibilidade de comentar notícias/artigos.
    É possível reverter essa funcionalidade?

    1. Avatar de Starnaute
      Starnaute

      Comentar com ideias estapafúrdias é a razão principal para vir cá ver as notícias. Em muitos casos a própria secção de comentários é a única razão para ver. Reverter seria matar.

  5. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Ok gente aqui vai uma pergunta seria!
    Ao trazermos mais massa de outros lados ( asteroids ) para o nosso planeta isso não vai aumentar a massa do nosso planeta e por si alterar a relação da gravidade( possivelmente ) ??
    Alguém mais “sabido” no assunto esclareça sff…

    1. Avatar de Hugo Pereira
      Hugo Pereira

      A todo o momento a Terra é bombardeada por meteoros. Estimasse que por ano caiam cerca de 16 toneladas, estes valores são muitos pequenos para que se note alguma alteração relevante na gravidade, nem mesmo este asteroide faria qualquer diferença.

      1. Avatar de eu2
        eu2

        Além disso eles fartam-se de mandar sondas e satélites para fora, o que compensa alguma dessa entrada de material

      2. Avatar de eu2
        eu2

        Mas este asteroide de 200km não deve ter apenas algumas toneladas.

        Só que nunca o colocaríamos aqui por completo, poderíamos era pô-lo em órbita e minerá-lo à medida que fosse necessário.

        1. Avatar de Kolas Tarik
          Kolas Tarik

          isso é que não ia mesmo alterar a nossa órbita… kkkkkk

      3. Avatar de Kolas Tarik
        Kolas Tarik

        Estima-se

    2. Avatar de João Oliveira
      João Oliveira

      Não,faz parte da compensação,que importa um grande em décadas!,quando todos os dias comemos toneladas de pó astral

    3. Avatar de Starnaute
      Starnaute

      a massa em si seria provavelmente irrelevante se ele não fosse metal pesado. Mas ele bater na terra é que seria mesmo o fim. Aguardo com espectativa um filme com Tom Cruise ou assim.

  6. Avatar de Geórgia Labuto
    Geórgia Labuto

    Valor tem a Terra que tem vida! Ninguém come ouro, ferro, platina ou níquel!

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Talheres de inox usam ferro e níquel

  7. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    Terra há muita,essa é mais preciosa negra suja escura terra pobre que nos alimenta,vamos tropeçar pois estamos sempre a Olhar para o balão

  8. Avatar de Rui couto
    Rui couto

    Tenho sim meu nome uma das muitas luas de júpiter e vendo talhões.
    De tantas luas ainda há duas sem dono.
    Abram os olhos daqui a 300 anos veles milhões de biliões

  9. Avatar de Kolas Tarik
    Kolas Tarik

    A NASA quando tiver de prestar contas aos donos disto tudo (alguns ET’s já deverão ter registado a propriedade no registo espacial universal, galáctico, etc) vai ficar sem verba para continuar a explorar o espaço 😛