Proibir a vacina da AstraZeneca? Funcionário da EMA diz que sim

121 Comentários

A vacina da AstraZeneca volta a estar no centro das atenções! Num momento em que não se tem falado muito sobre os problemas das vacinas para a COVID-19, eis que um funcionário da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla inglesa) vem meter “achas na fogueira”.

Marco Cavaleri, responsável pela estratégia de vacinação da EMA, considera que se devia abandonar a vacina da AstraZeneca.

Proibir a vacina da AstraZeneca? Funcionário da EMA diz que sim


Marco Cavaleri acha que devemos deixar de vacinar com a vacina da AstraZeneca

Um alto funcionário da Agência Europeia de Medicamentos disse recentemente numa entrevista que seria melhor deixar de administrar a vacina da AstraZeneca a todos os grupos etários enquanto houver alternativas disponíveis.

Marco Cavaleri, responsável pela estratégia de vacinação na EMA, referiu também ao jornal italiano La Stampa que a vacina da Johnson & Johnson deve ser utilizada de preferência para pessoas com mais de 60 anos.

Proibir a vacina da AstraZeneca? Funcionário da EMA diz que sim

Ambas as vacinas virais vetoriais foram aprovadas pelo regulador europeu para os maiores de 18 anos, mas houve relatos raros de coágulos sanguíneos. A União Europeia aprovou também duas vacinas de RNA de mensageiro, da Pfizer/BioNTech e Moderna.

Quando questionado sobre se seria melhor proibir a AstraZeneca, inclusive para os maiores de 60 anos, Marco Cavaleri referiu que…

Sim, e esta é uma opção que muitos países, como a França e a Alemanha, estão a considerar à luz da maior disponibilidade de vacinas por RNA mensageiro

Contudo, os incidentes têm sido muito raros e ocorreram após a primeira dose. É verdade que há menos dados sobre a segunda dose, mas no Reino Unido está a correr bem [o programa de vacinação]. Nos jovens, o risco de adoecer diminui, e a mensagem para eles pode ser a de usar preferencialmente vacinas de RNA mensageiro, mas a escolha é de cada Estado

Para Cavaleri, a vacina de dose única da Johnson & Johnson apresenta “menos problemas do que a AstraZeneca”, apesar de ter sido menos utilizada.

De referir que a tecnologia mRNA (RNA mensageiro), permite enviar instruções genéticas às células do corpo humano. A tecnologia utilizada nesta vacina estava a ser investigada há duas décadas e por isso não é algo que apareceu com a COVID-19.

 

Comentários

121

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Pois devido a esta falsa controvérsia muitas pessoas morrem de covid e muitas delas devido a coágulos sanguíneos, houve um estudo que saiu na altura da polemica que mostrava que cerca de 25% dos utentes internados com covid sofriam de coágulos sanguíneos devido ao covid. A probabilidade de se ter esse problema è imensamente superior se não formos vacinados com essa vacina do que se formos.

    1. Avatar de rui
      rui

      Isso mesmo, mas a politica meteu se ao barulho e dá nisso.
      Só espero que haja vacinas suficientes das outras para não atrasar o programa de vacinação, e que não vão arranjar algo contras as outras tambem….

  2. Avatar de Pastrilhas
    Pastrilhas

    Por acaso sabe o que quer dizer: “água na fervura” ? É que é se calhar, o oposto.

    1. Avatar de Napoleão Bonaparte
      Napoleão Bonaparte

      Creio que queriam dizer”meter achas na fogueira” que mais se adequa à situação em causa.

    2. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      é sem dúvida o oposto!

    3. Avatar de Eduardo Jorge Graça de Paula Jacob
      Eduardo Jorge Graça de Paula Jacob

      É sem duvida o oposto. O que eles queriam dizer era: “Deitar achas na fogueira” Mas enfim, é o que temos…

  3. Avatar de Cláudio Andrade
    Cláudio Andrade

    Quando a política está no barulho…. Não se importam se vai morrer ou não mais pessoas…

    1. Avatar de rui
      rui

      Disse tudo…. Politiquices!

    2. Avatar de João Magalhães
      João Magalhães

      Alguma vez importou com alguma coisa? Algum politico quer saber do povo para alguma coisa? O que interessa é o tacho e eles.

  4. Avatar de C.S.
    C.S.

    O funcionário não vem meter água na fervura, ele vem meter é fervura na água.
    Quanto a mim deviam era proibir todas as vacinas e ver porque é que os internamentos estão a aumentar com pessoas já vacinadas.

    1. Avatar de rui
      rui

      Desculpa, mas onde viste que o aumento de internados é entre os vacinados?

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Então só vês o que te interessa?
        Vai à net, está lá tudo é só procurares.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          e onde é que na Net se pode ver o número de internados que estavam vacinados? Mais rápido dares a tua referência do que andarmos numa caça aos gambozinos…

          1. Avatar de jose
            jose

            No Reino Unido, os dados mostram que a percentagem de internados por COVID-19 que foram vacinados está a aumentar em proporção aos não vacinados.

            Gráfico A.

            https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/973183/S1143_Hospitalised_vaccinated_patients_during_the_second_wave__2_.pdf

            Obviamente o Rui, que já mostrou a sua sapiencia noutras conversas vai ter algo de inteligente a dizer sobre isto.

          2. Avatar de jose
            jose

            ^^^^^^^^^ AQUI ^^^^^^^^^

            RUI: Eu apenas perguntei onde esta referenciado o numero de internados que já tinham a vacina.

          3. Avatar de rui
            rui

            Jose: Esta no artigo
            “We observed an abundance of patients admitted to hospital within 7 days of vaccination (Figure 3). Discussed below are potential reasons for this trend in admissions:
            • Most vaccinated hospitalised patients were infected shortly before or around the time of vaccination, and the remainder after vaccination but before immunity had developed (immunization).
            • Elderly and vulnerable people who had been shielding, may have inadvertently been exposed and infected either through the end-to-end process of vaccination, or shortly after vaccination through behavioural changes where they wrongly assume they are immune.
            • An additional hypothesis, that we cannot exclude in this analysis, is that some people had recent asymptomatic COVID-19 and vaccination precipitated admission. Previously asymptomatic or paucisymptomatic PCR positive patients may experience symptoms likened to COVID-19 symptoms including fever due to vaccination. This happens within 48 hours of the vaccination and usually resolves within 48 hours [1].”

            APRENDE A LER INGLÊS POR FAVOR!

          4. Avatar de jose
            jose

            Tudo o que disseste são a discussão, ou seja, conjeturas sobre os dados. Algo subjetivo e não comprovável. Os dados são objetivos. E falam por si.

          5. Avatar de rui
            rui

            José
            Objectivo porque só lês o que te interessa, mas enfim…..

            O que eu li nos dados:
            – As pessoas já estavam infectadas antes de tomar a vacina
            – Foram infectados antes de ter imunidade
            – Vacinas não protegem a 100%

            É dito que não se pode descartar que essas pessoas já eram assintomaticas e que a vacina “acelerou” o positivo.

            Mas tu só leste a parte que estão a subir. O Porque? Não é importante para a tua ideia já concebida que as vacinas não prestam.

            Ou seja lês o artigo a procura do que queres para depois falares que tens razão. Tens de ler tudo!
            E sobretudo perceber o que é dito no artigo.

        2. Avatar de rui
          rui

          Desculpa, mas vou ser bruto.
          Eu apenas perguntei onde esta referenciado o numero de internados que já tinham a vacina. Até agora não vi nos documentos oficiais da DGS, mas como deves ter informação confidencial, se não te importares de a mostrar em vez de mandar bitaiques para o ar…..
          Mentir é feio…tens noção disso?

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Estás a desconversar para quê?
            Se eu estou a mandar bitaites para o ar, o que é que tu estás a fazer?
            Vai lá ver, procura. Pões no google aumento de internamentos em pessoas já vacinadas, e depois fala. Não preciso fazer um desenho, pois não?

          2. Avatar de rui
            rui

            La vamos nós outra vez!
            Estas a mandar bitaiques sim, basta vez que não quer revelar a tua fonte (deve ser facebook ou youtube)

            Desenho agradecia a Cores (sabes fazer certo?)

            Para a tua informação: encontrei um local onde fala dos internamentos e não há aumentos entre as pessoas que já tomaram vacina.
            Não acreditas: Pois procura no google que vais encontrar.

          3. Avatar de rui
            rui

            E esqueçi: Quais foram os bibaiques que eu escrevi? Apenas perguntei as tuas fontes!
            E disse noutra linha que o mal são as politiquices….

            Importaste de explicar (com desenho A CORES) por favor!

          4. Avatar de Nuno25
            Nuno25

            A malta do negacionismo é brutal. Vê uma noticias, tira as conclusões que lhe dá jeito, manda para cima dos outros com a arrogância de superioridade intelectual porque são os únicos certos, mesmo não conseguindo ver um ponto de vista um bocadinho ao lado… que por acaso podia por em causa toda a sua teoria. Quanto às fontes, é claro que todas as oficiais só dizem mentiras, mas quando dá jeito, vão buscar qualquer coisa nas entrelinhas de uma fonte oficial. e Claro que qualquer video, feito especialmente nas americas (Brazil ou EUA) é logo uma fonte fidedigna, se for então com um Doutor, PhD ou similar é quase o deus da verdade. O problema desta gente é que mesmo que desmanches a teoria deles…. em vez de usarem a cabeça e tentar perceber se faz sentido o que dizes, não… ou fogem, ou vão buscar outro video ou outro texto de outra coisa qualquer que normalmente já nem relacionada está…. e desconversam… Eles são perfeitamente explicados pelo sindrome de Dunning–Kruger, são tão burros que nem se dão ao trabalho de tentar perceber o que é…. Já a minha avó dizia, “nunca argumentes contra um estúpido, porque ele vai baixar a conversa ao nível dele, e depois ganha-te em experiência”

          5. Avatar de Rui
            Rui

            Nuno25

            A ultima frase diz tudo.
            100% de acordo

        3. Avatar de Tozeca
          Tozeca

          Procurar onde ? Mete ai o link.
          Deves ser doutorado em redes sociais, só pode.
          E quando alguém questiona, a resposta é simples, “procura na net”.

        4. Avatar de Pe@ce
          Pe@ce

          O famoso conhecimento da internet. Espetáculo…

      2. Avatar de Eduardo Jorge Graça de Paula Jacob
        Eduardo Jorge Graça de Paula Jacob

        Vai ver o Jornal das 20h ontem na TVI. Pode ser que fiques mais esclarecido.

        1. Avatar de Eduardo Jorge Graça de Paula Jacob
          Eduardo Jorge Graça de Paula Jacob

          Corrijo: Foi ás 21:18h para ser mais especifico

          1. Avatar de rui
            rui

            Obrigado
            Pelo menos tu respondeste com a tua fonte.
            Agora o CS manda para o ar e ….. procura…..

            Vou ver a noticia

        2. Avatar de rui
          rui

          Boas
          Já via a noticia. A jornalista fala nisso, e depois o médico tambem fala.
          Mas não refere numeros, apenas diz que houve pessoas já com vacinação completa que voltou a ser internado e alguns em UCI.
          Sendo critico e não dizer logo que a vacina não funciona:
          – A vacina não tem uma protecção de 100%
          – Tenho uma colega que tomou 2 doses e em analises não mostrou anticorpos (pode ser de um grupo restrito em que a vacina não funciona). o hospital vai agora decidir se de lhe de outra marca.

          Como diz o médico na noticia, tem de ser visto de modo a aumentar o conhecimento.

          Agradeço a tua preocupação em me esclarecer

      3. Avatar de Rafilda
        Rafilda

        Mas a vacina não evita o contágio. Evita, supostamente, que o bicho ataque severamente a pessoa.

        1. Avatar de C.S.
          C.S.

          Pois, deve ser por isso que estão a aumentar os internamentos.

          1. Avatar de Cláudio Andrade
            Cláudio Andrade

            os internados vao aumentar, e vao diminuir.. como tem acontecido.. sobe e desce.. metam isso na cabeça.. e quem quer confinamentos que fique em casa.. já ninguém suporta mais confinamentos..

    2. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      talvez porque a maioria dos novos infectados é entre pessoas jovens que por sinal é “onde” há menos vacinados!

    3. Avatar de iAndroid
      iAndroid

      @pplware não deixem este tipo de propaganda de fake news se propagar nesta plataforma. Isto é um assunto demasiado sério, há pessoas a morrer por causa deste anjinhos que propagam informações enganadoras.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Uma informação dada por um órgão de informação online, é informação enganadora?
        Tem calma que a censura online ainda não está em vigor.

        1. Avatar de LR
          LR

          Não, a censura online ainda não está em vigor. Mas no teu caso, a ignorância e sede de desinformação e teorias de conspiração continua ao máximo, não é?
          Bem, pelo menos já não vens gritar que a gripe mata mais que o COVID (quando esse argumento caiu, passaste para outro, já não me lembro qual).
          Ao menos, informa-te em condições (acho que até no youtube o consegues fazer). Há realmente casos de pessoas a serem internadas já com a vacinação feita. Se há um aumento destes casos? Provavelmente, o que é normal. Quantas mais pessoas vacinadas houver, mais as probalidades de haver um número maior destas mesmas pessoas em internamento. As vacinas não impedem que se apanha o virus e/ou que se evolua para COVID. A vacina atenua os sintomas e consequências dessa mesma infeção. O que as novas variantes vieram dificultar. Achas que quem leve a vacina para a gripe, não apanha gripe? Claro que pode apanhar.
          Uma vez mais, não te queres vacinar, não acreditas neste virus, e achas que esta pandemia é toda uma farsa? Ok, é um direito teu. Agora, respeita os direitos dos outros, ok?

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            E onde é que eu estou a desrespeitar os direitos dos outros?

          2. Avatar de rui
            rui

            LR
            Boa sorte a tentar explicar ao CS.

            Acho que ele não se devia vacina e deixar a selecção natural tratar do assunto. Talvez tenha sorte!

          3. Avatar de lapizazul
            lapizazul

            Tás a perder tempo com um tipo que tem uma ervilha em vez de um cérebro….

          4. Avatar de LR
            LR

            @C.S.: “Quanto a mim deviam era proibir todas as vacinas”. Acho que está bem clara a tua opinião: proiba-se, e aqueles que QUEREM a vacina de forma a proteger-se a si próprio e aos outros, problema deles.

            @rui: eu sei, o C.S. (bem como mais uns dois ou três que por aqui andam) só aceitam como válida as suas próprias opiniões.
            No caso do C.S., ele é de uma falta de coerência fantástica. No inicio, até aceitava o virus, apenas era contra o Layoff, pois nas palavras dele, à data, até aceitava de bom grado, mas apenas se fosse para todos sem exceção.
            Depois andou a grita os números da gripe, afirmando que isto era bem menos pior que a gripe, e que os números de morto eram muito menores que os causados por gripe. Quando o número de óbitos por COVID ultrapassou os da gripe, já eram os números de doentes mortes por causas oncológicas (pelo meio, acho que ainda fez um vôo rasante pelos números da tuberculose).
            Agora são as vacinas que são inúteis, não servem para nada, e deviam ser proibidas. E clama que há um aumento de internados já vacinados. Por esta lógica, daqui por mais 3 ou 4 semanas, vai dizer que há um aumento de internamento de pessoa bronzeadas com COVID (tal como os vacinados, há cada dia que passa mais gente bronzeada, portanto as probalidades são cada vez maiores – e tal como as vacinas, o bronzeado não impede que uma pessoa seja infetada e desenvolva a doença).
            Enfim, nada de novo…

          5. Avatar de Nuno25
            Nuno25

            @LR: A consistencia dos negacionistas é exemplar, mandam bitaite e seguem em frente. Se eles fosse ler o que escreveram uns meses antes, que possivelmente já foi demonstrado que era errado, podiam ainda aprender alguma coisa com os erros. Cada um de nós deve ter um metodo, por muito básico de entender aldrabões. O meu é simples e básico como eu. Se vejo que a pessoa em questão diz, baboseiras que são facilmente desmentidas, então deixo de confiar nessa pessoa. Da tua conversa, lembro-me ainda, e está online (o que não está), do senhor Doutor Pinto da costa, num programa da manhã, em Meados de Março de 2020, a dizer que a gripe matava mais que o Covid. Ora…. Se estávamos no inicio da pandemia, e ainda não tinha sido infectadas muitas pessoas, lembro-me de na altura pensar…. “então mas se ainda não temos um período igual para comparar, como é que este senhor já tem esta certeza tamanha?” e afinal foi fácil de perceber que o senhor não sabia do que falava. A próxima verdade que ele diga, vou ignorar.
            As contradições dos discursos dos negacionistas é brutal…
            Eles ganham qualquer discussão…

          6. Avatar de Nuno25
            Nuno25

            Não percebo o ponto de vista das afirmações vs o grafico. Cada vez há mais população vacinada, logo, é normal cada vez mais aparecerem pessoas vacinadas no hospital. Imagina, se houvesse já 100% da população vacinada desaparecia a cor vermelha e só tinhamos o verde.
            O que é relevante concluir é se, com a população vacinada temos menos pessoas no hospital. e Isso pelo grafico, parece ser evidente…
            E no inicio até refere que as pessoas que ficaram infectadas, ou foi pouco tempo antes da primeira dose ou pouco tempo depois…

          7. Avatar de rui
            rui

            LR
            Ele já veio com os dados da gripe.
            em ano e maio já temos 17000 mortos por gripe

            Não sei qual a fonte dele mas ja coloquei fonte da DGS e em 2018 (não ha dados de 2019 e 2020 ainda) foram 30.

            Ou seja em 2018 foram 30, mas 2019 e 2020 já foram 17000…..um subida a pique…..

            Este CS é um cromo que vai a youtube buscar informação em vez de ir a DGS e INE

            Enfim

        2. Avatar de iAndroid
          iAndroid

          Epa, homem, podias ser um poeta, mas optaste por escrever barbaridades…Há pessoas a morrer devido às barbaridades que pessoas como tu espalham como sendo verdade. Devias por a mão na consciência.

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Sim? E que barbaridades é que eu digo?
            O número de pessoas que morreram a mais em relação a outros anos é muito superior ao número de mortos covid. Achas que isto é uma barbaridade?
            É um crime obrigarem os miudos a respirar por um trapo cheio de bactérias, fungos e vírus. Achas que isto é outra barbaridade?
            Se prescindes da tua forma de pensar e delegas nos outros a condução da tua vida, é contigo, mas não me incluas nisso.

          2. Avatar de LR
            LR

            “respirar por um trapo cheio de bactérias, fungos e vírus”. Sabes que as máscaras se devem trocar regularmente, certo? Aproximadamente a cada 4 horas, ou quando se apresentem molhadas ou sujas.
            Se para ti se devem usar até estarem todas com fiapos e no estado que apontas acima, talvez o criminoso aqui sejas… tu?…

          3. Avatar de C.S.
            C.S.

            Ó LR, sabes ler?
            Eu falei de miúdos, não falei de graúdos. Estás a ver os miúdos na escola a mudar as máscaras não estás?
            Pensa pela tua cabeça e não entres em loop.

          4. Avatar de LR
            LR

            Eu sei ler, já tu, podes saber ler, mas interpretar não é o teu forte…
            Os miúdos nas escolas deveriam mudar de máscara com a mesma frequência. Se os miúdos não o sabem fazer deverá ser o pessoal docente e não docente a ajudá-los. Isto, se estivermos a falar do 2º ciclo, 3º ciclo e secundário, já que os do 1º ciclo não são obrigados a usar (a obrigatoriedade é a partir dos 10 anos. Não sabia? Ou não soubeste ler?)
            Já os do 2º e 3º ciclo e do secundário deveriam ter esse cuidado de mudar de máscara. E se não o fazem, grande parte da responsabilidade será dos pais que não os ensinam/explicam da necessidade de o fazer. O meu filho, aluno de secundário, leva sempre 2 máscaras: a que leva colocada e a de substituição. E nos dias de Educação Fisica leva ainda uma extra, caso necessite.

            Ouve, mais uma vez: se não concordas no uso de máscara, é um direto teu. Não concordas com esta campanha de vacinação? É um direito teu. Não acreditas na gravidade da pandemia? É um direito teu. Mas os teus direitos não se sobrepõem aos direitos e DEVERES de todos aqueles que cumprem as regras impostas, e que tentam de todas as formas ao seu alcance tentar minimizar e ultrapassar esta situação que a todos afeta, até aqueles que o negam.
            E com isto me fico, já dei demasiado para esse peditório.

          5. Avatar de iAndroid
            iAndroid

            Epa, CS, LOLOL…mete é a mão na consciência pela desinformação que andas a espalhar erradamente e por vidas em risco devido a isso.

          6. Avatar de jose
            jose

            > Epa, homem, podias ser um poeta, mas optaste por escrever barbaridades…Há pessoas a morrer devido às barbaridades que pessoas como tu espalham como sendo verdade. Devias por a mão na consciência.

            Gráfico A.

            https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/973183/S1143_Hospitalised_vaccinated_patients_during_the_second_wave__2_.pdf

            Exatamente. Serve a carapuça agora? E vai ser consistente?

          7. Avatar de iAndroid
            iAndroid

            Oh @jose , a serio? E fizeste uma interpretação correta dos dados? É que pela tua afirmação fizeste aquela que te deu jeito, lol. Nem acredito que perco tempo da minha vida a responder-vos. Metam a mão na consciência e comecem a pensar nas possíveis mortes criadas por vocês. Hasta

          8. Avatar de Nuno25
            Nuno25

            @iAndroid, eu nem sei porque perco tempo a tentar demonstrar que as teorias deles estão cheias de lacunas…. Mas quando perguntas ao jose se ele fez uma correcta interpretação, eu acho que o problema reside essencialmente ai. A grande maioria das pessoas não tem capacidade de interpretação. Não consegue fazer juizos de valores ponderados. Não consegue tentar ver o outro lado da barricada. Apenas, escolhe um lado e a partir desse momento “luta” para ganhar…
            Eu não me importo de estar errado e estou aberto a contestações e visões diferentes. Tento errar menos, porque tento procurar argumentos que possam ser contraditorio aos meus e depois avalio. A maior parte das pessoas, lê as gordas e já é formado naquele topico… Eu quando aparece uma noticia nova do que quer que seja, muitas vezes fico sem opinião, apesar de parecer logo a primeira vista estar claro o “culpado”, mas tento saber mais informação se quiser opiniar. mais informação é de ambos os lados claro…

          9. Avatar de iAndroid
            iAndroid

            @Nuno 25, la esta, e com isto vão criando a opinião errada nas pessoas mais desinteressadas, e graças a isso põem pessoas em risco.

            Eu faço o mesmo, pesquisar a veracidade do artigo se quiser formar uma opinião sobre o tema, se não ignoro. No entanto tento ser o mais imparcial possível para isso não deturpar a minha avaliação. Ainda assim, se esta for controversa e colocar a vidas de pessoas ou animais em risco tento ao máximo não a partilhar no sentido de não criar possíveis problemas a outras pessoas que podem ler o meu comentário. Ou seja, tudo o que esta malta não faz.

          10. Avatar de pois
            pois

            Algum de vocês leu o artigo? Ou sabe o que é a NHS? O artigo TODO confirma que as hospitalizações atuais têm maior proporção de vacinados.

            1. Se a lógica do se 100% da população se vacina, 100% dos internados com COVID-19 serão vacinados, implica que a vacina não funciona, ou se funciona, induz sintomas da doença.

            2. A NHS é a DGS. A credebilidade de ambas é questionável, mas são as entidades que pessoas da vossa estirpe costumam citar como autoridades.

            3. Se um autoridade como a DGS (neste caso NHS), publica dados que questionam as suas politícas, tem o dobro do pesso de qualquer outra entidade.

            4. O próprio CDC está a convocar reuniões por causa dos efeitos secundários das vacinas.

            https://www.cbsnews.com/news/covid-19-vaccine-cdc-meeting-myocarditis-heart-inflammation/

            5. Se a inflamação é rara, porque a reunião de emergência. Efeitos secundários tudo tem, não?

          11. Avatar de Nuno25
            Nuno25

            @Pois, hás de me dizer qual é a vacina, para que virus seja, que seja 100% eficaz.
            A partir do momento que não sabes isto… claramente não percebes patavina de vacinas, medicina, virus entre muita outra coisa.
            Queres uma novidade? eu tambem não percebo. Mas sei os basicos… Como podes estar a debitar tanta certeza, se nem sabes que as vacinas não são 100% Eficazes? e já agora, sabias que não precisam de ser, para o resultado espectável?

        3. Avatar de Tozeca
          Tozeca

          Mete ai os link’s dessas comparações.
          Até lá, aquilo que dizes é para ignorar… FAKE NEWS.

        4. Avatar de Pe@ce
          Pe@ce

          Mas qual órgão de informação online? Ainda não vi as tuas fontes. Falas do facebook?

      2. Avatar de Vítor M.

        Algumas das pessoas, por vezes morrem da ignorância e não de qualquer outra doença. Portanto, atenta à vida e abre bem a mente para perceberes que não há aqui no PPLWARE qualquer fake news, há, por vezes, pessoas que não sabem o que comentam.

        1. Avatar de LR
          LR

          Exatamente. Falam do que não sabem e não sabem do que falam.

          1. Avatar de Vítor M.

            Os antivacinas praticamente desapareceram, mas ainda há alguns que resistem, por pouco tempo, mas infelizmente ainda há alguns.

        2. Avatar de C.S.
          C.S.

          Eu não sou anti-vacinas, tenho as outras todas em dia, o que eu não quero ser é cobaia de uma vacina feita à pressa.

          1. Avatar de Vítor M.

            Não acredites nisso. Na minha opinião pessoal, visto que os comentários são um espaço de opiniões, acredito que as vacinas mRNA são melhores, porque a tecnologias está há décadas a ser estudada e testada. As outras, as virais vetoriais, são usadas igualmente há décadas, seja na gripe, e em tantas doenças que acabaram por desaparecer, como, por exemplo, a poliomielite… entre várias outras. Agora, se esta vacina da AstraZeneca foi feita a correr? Nem pensar, porque os métodos de produção são mais que usados há muito tempo, as tecnologias hoje empregues nunca foram tão poderosas e nunca em doença alguma houve tanta união cientifica para derrotar em tão pouco tempo uma doença.

            Agora… nunca houve igualmente tanta forma de comunicar, de especular, de inventar, de mentir e de chegar tão rápido a todo o globo. O problema depois é não haver um organismos mundial forte, seguro e que comunique a uma só voz. E que seja totalmente acima de qualquer suspeita.

            A vacinação é muito importante. Não há outra forma do planeta avançar sem ser com a vacinação.

          2. Avatar de pois
            pois

            Com a diferença que até agora nenhuma vacina deste género foi testada em humana em estudos de longo prazo, e que experiência com vacinas semelhantes aumentaram a mortalidade nos animais de estudos.

            Não sou eu a dizê-lo. É alguém que publica na Nature.
            https://www.nature.com/articles/d41586-020-00751-9

          3. Avatar de rui
            rui

            @Pois

            Artigo de 2020?
            Não queres mostrar algo mais recente por favor?

            Estavam no inicio da procura de uma vacina, e tomas esse artigo para dizer que passado mais de 1 ano, ainda é valido?

            Na investigação de medicamentos 1 ano é tempo para muito desenvolvimentos.
            Alguns produtos são descartados, aparecem novos e outros avança, para ensaios clinicos, e se tudo correr bem, para a população e geral.

            Olha um artigo da Nature mais recente;
            https://www.nature.com/articles/s41591-021-01393-8

          4. Avatar de pois
            pois

            O que é diz no no artigo da Nature que coloquei é que as vacinas não devem ser approvadas prematuramente. Tendo em conta um tempo mínimo de aprovação anterior de pelo menos dois anos, o ano que passou do artigo é perfeitamente válido e a sua análise intemporal.

            O tempo de aprovação é confirmado por artigos a promover a vacina:
            https://www.itv.com/news/2021-01-29/covid-how-long-does-it-take-for-vaccines-to-be-approved-for-use
            ou algo mais detalhado:
            https://www.historyofvaccines.org/content/articles/vaccine-development-testing-and-regulation

            “Traditionally vaccines can take years to research and develop, but the coronavirus crisis and the unprecedented levels of funding is helping to speed that process up.”

            Gostei particularmente da parte do ” unprecedented levels of funding is helping to speed that process up”. Como em todas as repúblicas das bananas.

          5. Avatar de pois
            pois

            *Como em -> Como tudo em

          6. Avatar de rui
            rui

            @pois

            Tens razão que o ideal seria os 2 anos.

            – Mas estamos com uma Pandemia em que morrem muitas pessoas por dia.
            – As autoridade de saúde e os reguladores verificaram os dados e consideraram que os benefícios superavam os riscos, dai se chamar de autorização de emergência
            – Todos os passos foram cumpridos, apenas foi mais rápido que o dito normal.
            – A tecnologia mRNA já esta em estudo há anos, e é usada no tratamento de alguns cancros com resultados muito bons.

            Vendo o artigo que coloquei link, é referido que o mRNA foi tão bom que vão usar noutras vacinas, incluindo a gripe.

            Como eu já referi, não sou contra proibir a vacina da AZ, desde que haja suficiente das outras.
            Agora tirar por tirar quando a hipoteses de problemas grave é numa percentagem muito baixa (mais baixa do que muito medicamentos que tomamos no dia a dia, e ninguem se queixa), e que a hipostese de ter Covid com doença grave é muita mais alta… ai não concordo.

            Basta ver que , indepedentemente da vacina, as mortes acima dos 60 anos cairam a pique. Quer dizer que esta a funcionar.

            Cumps

          7. Avatar de Nuno25
            Nuno25

            @pois, Sabes o que é custo /beneficio? Quantas pessoas morriam, se a vacina demorasse mais 1 ou 2 anos? e quantas vão morrer com as vacinas a serem aprovadas em tempo recorde? é fazer as contas/previsão e tens o resultado. Israel já vacinou quantas pessoas mesmo??? quantas estão a morrer mesmo?? Não me digas que é um pais de zombies, já morreram todos e ninguém lhes disse…

        3. Avatar de iAndroid
          iAndroid

          Peço desculpa @Vitor M., não fui explícito. Não me referia ao vosso artigo mas sim ao comentario do tal @C.S. que apenas transmite informação falsa e sem qualquer tipo de credibilidade, o que provoca a controvérsia quando o assunto é demasiado sério para tal.

          1. Avatar de Vítor M.

            Não tinha qualquer dúvida, porque a informação que demos é a correta. Acho que devem explanar bem o que entendem e o que criticam para não haver apreciações erradas dos comentários.

            Sobre o assunto, sim isso é demasiado sério, não tenhamos a mínima dúvida, como referes e bem, mas muitas pessoas continuam a ter opiniões levianas e ser qualquer responsabilidade. Não devíamos nos dias que correm ainda termos algumas opiniões.

          2. Avatar de pois
            pois

            Pois continuam Vitor. E por vezes até tentam assumir superioridade moral, como o Vitor e alguns outros assim o demonstram.

          3. Avatar de Vítor M.

            Não, o que vejo é alguns a diminuir-se na forma como pensam. Não somos nós, os esclarecidos, que nos estamos a superiorizar, bem pelo contrário, apenas usamos o conhecimento, a fome de saber mais, para democratizar as opiniões, evitando que os desinformados, os negacionistas, poluam de falsa informação outras pessoas que são mais sensíveis e que não estão tão preparadas sobre os assuntos.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não acredito aquela vacina que uma boa parte nos incentivava a tomar?

    1. Avatar de Tozeca
      Tozeca

      Qual vacina ? Existem várias.

  6. Avatar de C.S.
    C.S.

    https: //ionline.sapo.pt/artigo/737147/covid-19-internamentos-duplicaram-em-lisboa-nas-ltimas-semanas?seccao=Portugal_i
    Para que não digam que é “fake” está aqui o link, espero que não seja censurado e permitam que outras pessoas sejam informadas.

    1. Avatar de rui
      rui

      Estava dificil.
      Foste a procura agora?

      🙂

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Fui, primeiro amandei um bitaite mas depois vê lá encontrei um artigo que dizia exactamente o que eu tinha dito.
        Ganda sorte hã?

        1. Avatar de rui
          rui

          E eu posso te mostrar varios em que diz outra coisa….
          Um medico fala que há um aumento de pessoas vacinadas que foram internadas…
          – A noticia fala em 272 num total de cerca de 4 milhoes de dose ja dadas.
          – Com vacinação Total há ja 2 milhoes
          – Sabes que as vacinas não protegem a 100%

          Se souberes fazer contas…..

          Como diz o LR:
          Antes eras contra TODAS as vacinas.
          Depois era uma simples gripe
          Agora viste esta noticia ( que o Dr Frois) explica muito bem na noticia, e ficaste logo contente pois já tens mais uma para dizeres que as vacinas são más-

          Pergunta: Vives no norte da Europa? é lá existe muitos anti vacinas!

          Agora como eu disse mais acima: não te vacinas (com esta vacina Covid e todas as outras para outras doenças) e deixa a selecção natural actuar.

          Bjs nas coxas

    2. Avatar de Radamel
      Radamel

      “A subida nos internamentos incide maioritariamente na faixa etária dos 30 aos 49 anos” esta faixa é a menos vacinada. Na qual me incluo e nem sei qnd sera.

    3. Avatar de MS
      MS

      CS, Sim, a faixa etaria menos vacinada, é precisamente o oposto daquilo que disseste em cima

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Lê o artigo com calma, sem fundamentalismos e vais ver que é exactamente aquilo que eu disse.

        1. Avatar de Cláudio Andrade
          Cláudio Andrade

          nem 100 pessoas em UCI tens por covid.. estao a aumentar ?? claro.. a maioria dos novos casos é jovens … basta ver que as mortes diminuíram e muito.. desde a vacinação.. as pessoas antigamente eram vacinadas sabem lá com oque e nao tinham medo.. hoje em dia vai para a “internet” ler o que não interessa.. e depois andamos nisto… como está israel ?? um dos paises ja com imunidade de grupo ?? não se fala porquê ? não interessa… não da para criar o medo.. temos estadios no euro cheios de pessoas e cá anda tudo a criticar que se continuar assim vamos confinar …. ganham juizo ..

        2. Avatar de Nuno25
          Nuno25

          Quote by C.S. ” Quanto a mim deviam era proibir todas as vacinas e ver porque é que os internamentos estão a aumentar com pessoas já vacinadas.”
          Na noticia diz muita coisa… mas diz: “A subida nos internamentos incide maioritariamente na faixa etária dos 30 aos 49 anos” como referiram à pouco…
          Refere ainda “duas tomas da vacina têm 80% de eficácia na prevenção de doença grave,”
          A proposta do C.S. é, proibir todas as vacinas porque afinal de conta, 20% das pessoas ainda podem ter a doença grave?
          Ainda na noticias: “dados relativos a maiores de 80 anos, dando de nota de 272 casos de idosos infetados depois de terem feito duas doses da vacina, dos quais 15 precisaram de internamento. Não se registou nenhum óbito neste grupo.”
          Não morreu ninguem vacinado??? qual é a taxa de mortalidade da covid19 a maiores de 80 não vacinados? o ultimo valor que vi era de 14,8%. deste pequeno grupo morreram 0….. Quantas pessoas morreram mesmo por covid 19 Em Portugal vacinadas?
          Queres ter razão no que dizes, mas ou não escreveste o que queres dizer ou não dizes nada que faça sentido.
          Nem sei porque nos damos ao trabalho de tentar explicar… a noticia é clara, não percebes. tentam explicar não percebes. começo a notar aqui um padrão..

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Podes tomar a vacina, só te vai fazer bem.

          2. Avatar de Nuno25
            Nuno25

            Podias ter respondido “quem diz é quem é!” O nivel de resposta é igual 😀

        3. Avatar de Pe@ce
          Pe@ce

          Bom, tu estás a ser fundamentalista e pedes aos outros para lerem artigos sem fundamentalismos? Tem graça isso.
          O meu desejo para ti: desejo que apanhes covid e sejas internado na UCI. Depois podes passar mais 6 meses no mínimo em reabilitação como muitos passam. Pode ser que entretanto abras os olhos, afinal na UCI não tens acesso à internet. E desejo também que no meio de tudo ainda te caiam os testículos.

          1. Avatar de rui
            rui

            Quais testículos?

            🙂

  7. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    A opinião de um tipo que pouco ou nada deve saber sobre medicina…

  8. Avatar de Zé

    è colocada a informação sobre os internamentos e por magia … todos os que atacaram o C.S ficaram offline… estamos perdidos… os experts deram de “froxes”

    1. Avatar de rui
      rui

      Defensora do CS?
      Ao contrario dos negacionistas, alguns de nós tem de dormir pois trabalham,
      E como disse outro participante:
      “nunca argumentes contra um estúpido, porque ele vai baixar a conversa ao nível dele, e depois ganha-te em experiência”

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        O contrário dos negacionistas são os cóvideiros.

        1. Avatar de rui
          rui

          Cada vez que abres a boca dizes asneiras….

          És o maior!

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Sou, e ao contrario de ti não sigo a manada.

          2. Avatar de rui
            rui

            CS

            ha ha ha

            Maior talvez em tamanha, porque no cerebro (como ja foi referido por outro: ervilha)

  9. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Também já ouvi que há um lobby da Pfizer e da Moderna para desacreditar a Pfizer e a J&J. A Pfizer até poderia acreditar, pois é uma farmacêutica com muito dinheiro e poder, mas a Moderna? Nem tem vacinas no mercado, é uma empresa com cerca de 10 anos, onde é que conseguia fazer lobby contra a Astrazeneca que é um gigante dos medicamentos? Acho isso descabido.

  10. Avatar de Algo
    Algo

    Esse homem me perdeu a partir do momento em que ele falou da Johnson, marca cuja mais de 60 milhões de doses são inúteis segundo li — mas eu também concordo que a AstraZeneca devia ser banida (ou aprimorada, talvez).

    Um médico teve o seu canal do YouTube removido porque promovia as vitaminas C, D, e Zinco contra a Covid e defendia o facto de o nosso organismo produzir anticorpos suficientes contra a Covid.

    Vários especialistas e funcionários da área da saúde estão a chamar a atenção à manipulação de dados e estatísticas, mas o euro 2020 e o G8 é o que está a dar neste momento.

    1. Avatar de rui
      rui

      Pois é
      Por isso é que em Portugal já temos mais de 17000 mortos. É porque o nosso corpo consegue produzir anticorpos suficientes.

      Tens noção do que escreves? As tuas fontes são youtube? A sério?

      Tu tens no mundo MILHOES de mortes e vens dizer que basta tomar vitaminas C, D e Zinco?
      Por favor volta ao youtube e não publiques idiotices

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        E se continuares a contar vais chegar à conclusão que 17000 mortos covid em ano e meio, é um número normal de mortos por gripe em anos anteriores.

        1. Avatar de rui
          rui

          CS Esta louco?
          Há 17000 mortos de gripe em cada ano e meio?

          Decidamente, das duas uma:
          Ou não tens capacidade para interpretar os dados ou não bates bem da cabeça, e vens para aqui apenas para dizer ” Sou o maior da minha rua!”

          Devias ter respeito pelo mortos por Covid, mas já vi que tudo server para achares que tens razao.

          Estas a mentir: Procura e vais ver que inverno 2018/2019 houve 3000 mortos por gripe.

          E lembra te de uma coisa simples:
          Portugal esteve em CONFINAMENTO total, e por isso os mortos por Covid foram tão poucos.
          Vê os paises que não o fizeram: por exemplo ESPANHA, ITALIA, BRASIL

          Não publiques mentiras

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Tás a ver, vais à net e só procuras fakes. Põe o link para a gente ver.
            Deixa de dizer aldrabices.

          2. Avatar de rui
            rui

            CS

            Queres ver que os mortos todos desses paises foram suicidios?

            DGS é Fake?
            O teu youtube é que é verdade?

            Tens piada

          3. Avatar de rui
            rui

            Para a tua informação
            https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiOGRhNjdjYzgtOGZmNy00NDZjLWI1YTctNWQyNzRiMDg3NzJiIiwidCI6IjQyOTc3ZjkwLWE1NjItNDk1OS04ZjJjLTE4NDE2NjI1Zjc2NiIsImMiOjh9&mnredir=1&lnc=6047AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

            O codigo da gripe é o J11
            São dados de 2018 (ainda não há mais) e vais ver a quantidade de mortos

            Procura sem ser no youtube, ok?

  11. Avatar de Fernando Neto
    Fernando Neto

    Perda de tempo esta discussão, no Brasil e acredito que em Portugal também foi aprovado o Passaporte Sanitário, ou seja, seremos obrigados a nos vacinar para embarcar em um metrô…

  12. Avatar de art
    art

    Tanta treta , nestas conversas …. mas é um bocado suspeito que a DGS não forneça a percentagem de infectados , por cada marca de vacina ….será que pretendem esconder algo ? Poderia ser útil para perceber a eficácia de cada vacina …..

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E os ensaios clínicos serviram para quê?

    2. Avatar de rui
      rui

      Primeiro: é só uma gripe
      Depois: as vacinas não prestam.
      Agora: A DGS esta a esconder os dados de infectados que ja foram vacinado

      A eficacia de cada vacina já foi publicada em dezenas de locais dezenas de vezes.
      Até já foi explicado como se calcula a eficacia das vacinas.

      Há sempre uma teoria maluca…..Enfim

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        É como a teoria dos coágulos.
        As pessoas ficam com coágulos depois de tomar a vacina, mas os cóvideiros afastam logo a hipótese de relação.
        Não sabem porque se formam os coágulos mas sabem logo que não é da vacina. Espertos os gajos.

        1. Avatar de rui
          rui

          Mais uma vez a não saberes ler:
          a OMS diz que pode haver uma relação, e que esta a monitorizar.
          Se fores ler, vais ver que é sobretudo em mulheres jovens.
          Para a tua informação há centenas de casos de trombos todos os anos, MESMO ANTES de existir a vacina.

          Covideiros (como tão carinhosamente chamas) dizem que tem de se ver se existe relação (e não como afirmas que dizem logo que não é da vacina)

          Negacionistas (como ja não podem dizer que o Covid nao existe) dizem logo que é da vacina e têm 100% de razao pois eles são os maiores! e Vêm youtube!

          Continua assim

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Com o medo que tu tens do covid se vivesses na China já tinhas feito o teste chinês algumas cinquenta vezes.

          2. Avatar de rui
            rui

            Agora já percebi qual é o teu problema!

            Estas com inveja dos Chineses.

            🙂

          3. Avatar de rui
            rui

            Quanto ao medo do Covid.
            Só não tem medo quem é idiota ou louco.

            Eu vi corpos uns em cima dos outros por já não haver vagas no frigorificos. Tudo quanto era espaço (macas e até mesas de autopsias) com corpos amontados.
            Varios hospitais alugaram camaras frigorificas para os corpos por já não terem espaço.

            Devia ter vergonha do que vens falar para aqui, e mais respeito para as familias que perderam familiares ou amigos para a tua “gripezinha”

            Tu falas alto porque deves ser um menino mimado que esta fechado em casa a procura de teorias da conspiração para poder mandar uns bitaiques e achares te importante.

            Não fazes a mínima ideia do que foi a “segunda” vaga e como já disse antes, até acredito que os números foram maiores que os divulgados.

          4. Avatar de C.S.
            C.S.

            Achas muito 17000 mortes covid em ano e meio?
            Faz lá as contas de quantos é que morreram de outras doenças e de quantos é que morreram a mais no mesmo período? E deixa de agitar parvoíces.
            Mortos empilhados? Estás a comparar a estrada da beira com a beira da estrada. O SNS do Brasil se calhar nem tem a dimensão do nosso. Quando eu lá estive foi na altura em que deixaram morrer um doente à porta de um hospital privado. Vê lá tu o tamanho do SNS, e eu estava em Meier.

          5. Avatar de rui
            rui

            CS
            Mas tu és parvo?

            achas pouco 17000 mortos? com confinamento. Imagina sem.

            Como ja nao tens argumentos vens falar de mortes por outras doenças? Já agora vamos falar de acidentes da estrada? acidentes de trabalho? Cancro?

            Acredita se quiseres, mas eu vi (eu trabalho num hospital). Chegaram a ser (apenas neste hospital) aos 20 e 30 mortos por dia durante vários dias.

            Já vi que tu és amigo do Bolsonario, pelas tuas ideias.

            Agora digo eu: O teu cerebro é uma ervilha (sem ofender as ervilhas).
            Ou és um menino mimado ou és parvo.

            Argumentar contigo nao vale a pena. A burrice é demasiada. Tira as palas e cresce.

        2. Avatar de C.S.
          C.S.

          A tua argumentação é ofender os outros. Deixa de ser criançola e pensa pela tua cabeça. Se a minha é uma ervilha a tua deve ser um alfinete.

          1. Avatar de rui
            rui

            A minha argumentação?

            Tu NÃO tens argumentação, e por isso passaste a falar das outras mortes ja que as tuas teorias parvas ja nao pegam

            Viste o grafico da DGS sobre mortes por gripe em 2018
            Eu digo te, pois podes nao ter percebido por ser demasiado complexo: 30

            E vens dizer que em ano e meio 17 000 mortes é normal na Gripe???

            Como diz o outro: E o burro sou eu???????

            Tira as palas e volta para o youtube

          2. Avatar de Nuno25
            Nuno25

            @C.S. Fala serio tá!!! Ainda só te vi argumentar com má interpretação ou informação errada. Cada vez que desmancham um argumento acaba-se o pio…
            Estás a mandar alguém pensar pela sua própria cabeça quando não consegues aceitar que no planeta terra existe mais do o virus da gripe? Sabes por acaso o que é o virus da gripe? Sabes porque voces são chamados de negacionistas? porque negam as evidencias.
            Mas em vez de tentares arranjar argumentos para ganhares a argumentação com os toscos como eu nos foruns, procura por algum virologista que afirme que o coronavirus é uma gripe. Depois, procura também, por alguem que trabalhe nos cuidados intensivos de alguma hospital, que diga que a mortalidade do covid é igual a gripe. Proponho-te que tenhas a coragem de ir procurar por alguem que trabalhe realmente no terreno e vejas a sua opinião. Sai de trás de um teclado onde todos somos valentes e procura a verdade.
            Nota: A Medica chalupa, que em 30 segundos diz que a ciencia manda duvidar de tudo, e de seguida afirma que ela tem a certeza absoluta das suas convicções e não aceitar mudar…. Como é obvio apesar de ter tirado um curso de medicina, não como medica sequer…

          3. Avatar de C.S.
            C.S.

            Ó Rui tiraste a quarta classe à quanto tempo?
            Vai lá ver outra vez os dados da gripe de 2018. Sabes o que quer dizer mortes acima do esperado?
            Sabes que tens de somar com aquelas que eram esperadas, não sabes?
            Tu sabes mas gostas é de mandar bitaites, não é?

          4. Avatar de rui
            rui

            CS

            Vais ter de me explicar!

            a DGS tem um gráfico, onde colocas o J110 e J111 e dá te as mortes por influenza
            Não estou a ver onde esta o erro?

            Pode me explicar por favor, do alto da tua grande sabedoria

            Gostaria de saber onde vais buscar o valor de 17 000 em ano e meio a partir dos dados oficiais ( e não youtube ou facebook)

  13. Avatar de Fabricio
    Fabricio

    É só seguir o caminho do dinheiro. Quem serão os maiores beneficiados com essa confusão toda sobre as vacinas? Isso sim é que explicará muita coisa nesse aglomerado de notícias e dados truncados.