Portugal tem o recorde na Europa em energia solar e obtém MWh a metade do preço

39 Comentários

Não sendo refletido na fatura dos portugueses, a verdade é que o preço da energia solar em Portugal tem “abalado” a Europa. Segundo informações, em Portugal os 20 euros por MWh é metade do preço atual do Mercado Ibérico de Eletricidade. Este foi o preço com que Portugal fechou o primeiro leilão solar fotovoltaico.

Além do valor que arrecadou o primeiro lugar no leilão, dentro do continente há preços ainda mais baixos. Na verdade, o país está a ser tido como um exemplo.

Imagem parque solar em Portugal que produz energia solar para a rede pública


Portugal bate todos os recordes europeus em energia solar

Foram 1.400 MW colocados a concurso e participaram 64 empresas. Embora os resultados oficiais ainda não tenham sido publicados, existem alguns dados que têm passado para fora. Assim, sabe-se já que os preços muito baixos de alguns dos lotes premiados de energia solar nacional estão entre os mais baratos do mundo.

Este tipo de leilão permite aos governos atrair investimentos multimilionários (1,2 mil milhões de dólares no caso) para desenvolver infraestruturas produtivas em troca de contratos estáveis (15 anos no caso), garantindo o retorno do investimento. Contudo, existem diferentes modalidades, mas o caso português mostra-nos que os preços da energia solar está a cair tanto que as diferenças são subtis.

Na verdade, o preço, como referido, varia entre 20 e 23 euros, dependendo das modalidades de retorno do investimento. O preço mais baixo visto até à data, de há algumas semanas, era de 15,49 euros por MWh no Brasil. No entanto, não é arriscado dizer que estes preços não vão ficar lá. Na verdade, os leilões solares tendem a bater os preços a um ritmo desenfreado à medida que a tecnologia se torna mais barata e os projetos com mais recursos para crescer.

Portanto, a chave é sem dúvida estamos a falar de Portugal. Por outras palavras, o nível de irradiação e as condições meteorológicas são um trunfo no mundo. Este é um fator-chave.

 

Poluição a quanto obrigas

Portugal pretende alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Além disso, o país pretende igualmente atender 80% da sua necessidade total de energia a partir da geração de energia limpa até 2030. Para alcançar esses objetivos, o Governo pretende aproveitar o potencial solar e a instalação de 1, 6 GW de capacidade solar fotovoltaica para 2021 e 8,1 GW a 9,9 GW para 2030.

O leilão pretende localizar projetos solares de larga escala nas regiões sul do Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve. Este é um movimento estratégico, uma vez que as áreas do sul do Algarve e do norte do Alentejo estão entre os maiores locais de radiação solar na Europa.

Conforme explicou Tarun Bhutani, gestor de projetos da GlobalData.

Segundo a GlobalData, Portugal já possui 1,22 GW de capacidade energética solar fotovoltaica em carteira nas diferentes fases de desenvolvimento. A capacidade instalada de energia solar fotovoltaica deverá ser de 1,74 GW até 2023. Considerando a alocação do atual leilão e o segundo leilão previsto para janeiro de 2020, espera-se que a capacidade para 2023 suba para 3,8 GW a 4,3 GW.

A energia solar fotovoltaica está a atingir a paridade de rede e está a tornar-se cada vez mais competitiva entre os mercados retalhistas de energia para impulsionar instalações de projetos não subsidiados.

Concluiu Bhutani.

Em suma, temos tudo para ter energia aos melhores preços do mundo. Com isso, há condições para beneficiar as populações que ainda pagam uma das energias mais caras da Europa.

 

Energia Solar Flutuante… de Portugal para o mundo

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “energia solar e obtém MWh a metade do preço”
    “Não sendo refletido na fatura dos portugueses”
    Enfim, para encher os bolsos de alguns…

    1. Avatar de AlphaB
      AlphaB

      E vai suceder o mesmo aos ditos carros eléctricos quando a quantidade justificar , carrega nos impostos.

  2. Avatar de A Mendes
    A Mendes

    Investimento desejável, para autoconsumo: powerwall (Tesla, LG ou Outras) com 2,5 Kw de produção, no telhado…mesmo ligados com tarifa mínima…fica-se autossuficiente em termos de electricidade.
    Investimento de 10.000€, que num par de anos, 4 a 6, tem retorno e continua…
    Não é para todos, como em tudo na vida, mas quem consiga investir e tenha espaço (telhado…pode até pedir autorização no prédio onde vive)…faz todo o sentido.

    1. Avatar de GM
      GM

      Bem melhor que dinheiro no banco! Com as vantagens ambientais inerentes, apesar da produção quer dos colectores quer das baterias.

    2. Avatar de Luís Martins
      Luís Martins

      O grande problema é que o carto electrico durante o dia está fora de casa e há noite não há sol. Só se tiver dois carros elétricos e trocar de carro todos os dias para assim ficar em casa um carro a carregar as baterias. Só existe um pequena nuance nestas energia pseudo ecológicas, ninguém diz quais os custos de reciclagem das baterias dos automóveis, porque será ?

      1. Avatar de jose
        jose

        Carro? Wtf? Ele falou de powerwall, onde foste buscar os carros?

        1. Avatar de Vx
          Vx

          Ele deve ter uma powerwall com rodas

    3. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.
      Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.

      Obrigado por isso da powerwall, nunca tinha ouvido falar.
      A energia obtida por aí é suficiente para não ter contrato com nenhuma operadora de electricidade?
      Ou seja, posso mandar o contador da companhia com as couves?
      É que estando lá o contador, mesmo usando pouca energia já todos sabemos que entre impostos, taxas e taxinhas vai sempre um montante jeitoso. Ideal seria mesmo mandar tudo embora e a energia vir toda dessa powerwall.
      Se me puder dar mais info sobre estas questões, agradecia imenso.
      Obrigado.

      1. Avatar de GM
        GM

        Bom dia
        Uma powerwall não é mais que uma bateria para ter em casa, por si só não produz energia. Pode acumular energia na dita, recorrendo a colectores fotovoltaicos, geradores eólicos, ou simplesmente acumular energia em período de vazio e utilizar quando a energia é mais cara. Ou um híbrido das fontes anteriormente descritas.
        https://www.tesla.com/pt_PT/powerwall

        1. Avatar de jose
          jose

          Atenção que a powerwall da Tesla é AC e não pode ser colocada off-grid, as DCs podem, além de serem muito mais eficientes e com um custo kwh mais barato.
          Pessoalmente gosto da abordagem da LG Chem.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Cruzes claro que a da Tesla pode ser colocada off grid.
            Ac Ou DC não tem nada a ver com isso.
            AC Ou DC apenas e relevante para o transporte de energia a longas distâncias. De resto uma e outra são iguais.
            Aliás ano faltam e conversores até porque nunca vi uma bateria AC, a da Tesla tem um conversor para se enquadrar melhor no mercado que usa AC nas casas.
            Qualquer abordagem e boa mas o mérito de abrir caminho foi e continua a ser Tesla.

  3. Avatar de TJ
    TJ

    e o dobro do preço nas faturas.

  4. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Se simplificassem a burocracia para a micro-produção de energia solar era um bom passo. Compra e venda a um preço regulado.

    Atualmente existem milhares de restrições mas muitas pessoas intereesadas no fotovoltaico.

    Outro problema será a necessidade de aumentar a potência instalada para alimentar os carros elétricos.

    Para isto não necessidade de investimento público bastam umas folhas A4 com um despacho ou decreto-lei para simplificar a micro-produção e a obrigação da EDP comprar essa energia introduzida na rede…

    1. Avatar de GM
      GM

      Os chineses ficariam indignados com essa alteração contratual, tal e qual quando o Governo pretendeu reduzir as rendas (COMECS).

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Eu diria que o problema da micro produção é não ser estável o suficiente, as oscilações provenientes destas obriga a ter outras (térmicas) que tragam estabilidade à rede quando a solar oscila, caso contrário a companhia é obrigada a pagar indemnizações pelas falhas e eventuais danos, daí a limitação às micro produções.

      1. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        Isso não serve de desculpa a ninguém pk esse é o problema das energias renováveis como um todo e não da micro produção.

        1. Avatar de Xmod
          Xmod

          Isso não serve de desculpa mas o grande problema das energias renováveis é esse, e quer queiras quer não essa é a diferença entre ter luz em casa a noite ou estares umas horas às escuras.

  5. Avatar de CarlitosM
    CarlitosM

    “Não sendo refletido na fatura dos portugueses” é a unica questao importante neste artigo. Tudo o resto que está escrito é palha e irrelevante para quem reside em Portugal…

  6. Avatar de Mart Gon
    Mart Gon

    E no final te dizem que se não fores Votar és um irresponsável…Votar em que lobby?????Sempre os mesmos a meter ao bolso….democracia=corrupção. O importante para o Português é a TVI e o Benfica.Enfim.

    1. Avatar de Luís Martins
      Luís Martins

      Concordo, essa gente quer o meu voto para validar os roubos e a corrupção, há mais de 30 anos que não voto kos bandos de ladrões eleitos por um povo imbecil que adora ser roubado e escravizado por impostos. Nem consigo perceber porque é obrigatório votar num bando de ladrões em vez de eu poder votar directamente no deputado que pode ser independente dos bandos de ladrões .

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Se fosse mais informado talvez votasse e até talvez soubesse que até vota em deputados que o representam
        O problema é que os partidos subverteram a lei, só e deputado quem eles querem e os deputados são obrigados em contrapartida pela eleição a votar como eles mandam.
        Por isso a nossa democracia está tão mal e a corrupção lhes tem corrido bem….

    2. Avatar de Xmod
      Xmod

      Ate concordava contigo, mas estas muito enganado em não votar, só para que saibas se não votares isso não invalida a escolha dos deputados, muito pelo contrário, eles são escolhidos a mesma e tu acabas na mesma merda. E pior do que isso arriscas te a que o pais seja governado por idiotas que adoram gajos como tu que não vão votar. Eles não precisam de 100% de votantes, basta 20% do pais votar que o assunto está resolvido, o resto faz como tu e os corruptos ficam lá mais 4 anos.

  7. Avatar de Luis Fonseca
    Luis Fonseca

    O que está a se passar é muito preocupante, o governo português está jogando um “jogo” em que os portugueses vão pagar muito caro. Este “jogo” dos leilões que eu não entendo bem anda a atrair envestidores extrangeiros no sentido de saturar a disponibilidade elétrica diurna.
    Os portugueses estão “altamente anciosos em investir no solar fotovoltaico!”, mas não podem porque o “jogo” do solar photovoltaico não está sendo um jogo “limpo”.
    É urgente de recolocar isto no bom termo, pois o governo anda usando Portugal e os Portugueses em processos de vaidade para obter regalias pessoais e não para o país.
    O solar fotovoltaico está prestes a “saturar” e não haverá depois possibilidade para os portugueses investir nisso e garanto-vos que atualmente o solar fotovoltaico é o investimento mais rentável do momento sobretudo usando “terreno agrícolos ou rústicos” para o efeito.
    Em Agosto vou questionar os diversos instituições ligadas ao processo das energias renováveis, pois isto está se tornando num dos maiores abusos do governo que o país está tendo.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Cruzes tens a certeza que és Portigues? Da forma que escreves não parece.
      E já agora que tem o cu a ver com as calças?
      Não se percebe nada do que dizes.

      1. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        Antes de tudo não sou portigues sou (português)e respondendo há tua pergunta sobre que tem o cu a ver com as calças. Nas calças que eu uso o cu anda dentro delas e compro calças que me fiquem bem e que se ajustem ao cu também se usas tu calças há Batatoon problema teu. Já agora aprende tu a escrever( português )

        1. Avatar de GM
          GM

          Veja-se ao espelho sff. Cada uma que parecem duas.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Não lhe ligue, ele alem de não saber escrever ao invés de aproveitar a oportunidade para explicar o ponto de vista dele partiu para o ataque com todos os seus dois neurónios….

          2. Avatar de Leonel matos
            Leonel matos

            Se eu não sei escrever caro Rui que dizer a alguém que escreve portigues . Certo?

          3. Avatar de Leonel matos
            Leonel matos

            E se quer que lhe explique o meu ponto de vista estava a dizer que temos uma coisa mais ou menos bem aproveitada já que temos da eletricidade das mais caras da Europa dos combustíveis mais caros o parlamento mais corrupto entre outras coisas uma notícia dessas até não é má. espero ter escrito tudo em bom português

  8. Avatar de Fulano
    Fulano

    Fantástico… por outro lado, a electricidade MAIS CARA DA EUROPA!!!

    1. Avatar de RM
      RM

      Roubaste-me as palavras!

  9. Avatar de fábio azev
    fábio azev

    E neste contexto como é que se explica que os consumidores em Portugal paguem a 3ª mais elevada electricidade da Europa?

  10. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Temos um Record bom na Europa eu achava que o único Record era de gente corrupta afinal…

  11. Avatar de Theboice
    Theboice

    Resposta fácil, é sinal de que o tuga anda a votar nos “chulos” errados…

  12. Avatar de albino negro
    albino negro

    muita da energia renovavel solar e eolica e comprada a preços baixos pelas companhias de eletricidade para re-bombear a agua das hidroeleticas e assim vender a eletricidade mais cara…

  13. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.
    Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.

    Sem comentários, até deviam de ter vergonha na cara ao dizer que obtêm a electricidade a metade do preço para depois a revender ao preço mais caro da europa.
    Isto só lá vai a tiro, e desta vez não é com cravos ou outras verduras, é com ferro mesmo. Mas isto está tudo bem amansado, quanto mais me bates mais eu gosto de ti.
    Em relação aos carros eléctricos, só duas coisas a dizer.
    1 … quando já existirem mesmo muitos carros eléctricos, pergunto a mim mesmo onde se vai buscar energia para esses carros todos, fora a já necessária para os outros fins?
    Quem não tiver garagem para carregar o carro, vai carregá-lo onde? Na rua? E postos suficientes para todos? Deve ser deve…
    2 … Quando a quantidade de unidades o justificar, nem quero imaginar o preço da electricidade para encher as baterias, deve ser ao preço do ouro.
    Devem arranjar maneira para diferenciar a electricidade gasta em casa e da gasta no carro e essa deve ser bem baratinha deve.
    Se deixam de vender gasolinas e gasóleo vão ter que ir buscar o guito nalgum lado.
    E os nossos governos para criar impostos têm uma imaginação sem par…
    Já para não falar que quando as baterias derem o berro é mais caro trocar que comprar outro carro igual, ou quase…
    Eu vou continuar a andar com o meu japuna, nem penso comprar outro.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Se me permite respondo as suas questoes:
      1- Não vai faltar energia pois cada vez se vai produzir mais, seja eolica seja das mares seja fotovoltaica de hidricas e em ultimo recurso nuclear e mesmo a carvão.
      2- Nisso tem toda a razão o preço irá subis tornando-se a electricidade um luxo.
      Para diferenciar vai ser fácil, a do carro para muitas pessoas será impossivel ser de casa pois vivem em apartamentos, mesmo quem tem garagem por norma nao tem um contador privado na garagem e caso tenha dificilmente está preparado para a potencia necessaria pelo que para muitos será inviavel carregar em casa, desse modo serão logo explorados, tambem os desgraçados que carregam em casa provavelmente terão patamares de consumo onde a cada patamar aumenta o preço por kw. Felizmente alguns desses podem instalar paineis……

      Quanto ao quando as baterias avariarem isso não é um bom argumento, o ultimo electrico que tive vendi há quase dois anos com 230.000km a bateria estava optima e o actual dono continua contente. Claro que existem casos onde acontece o contrário, mas se somar as despesas do carro a combustão ao longo do tempo paga varias baterias……

  14. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Boas notícias! Se Portugal continuar a investir nas renováveis (temos vento e sol para dar), numa centena de anos seremos nós a ‘exportar’ estes recursos. Espero bem que estas notícias se repitam.

  15. Avatar de NM
    NM

    Numa primeira fase compreendo e não me importo de pagar o mesmo pela energia obtida por fontes limpas em vez da que é produzida por outras fontes mais poluentes, portanto compreendo que para já fique a pagar o mesmo, a conversão necessita de avultados investimentos.
    Mas as vantagens são óbvias, melhor ambiente pela via da redução das emissões de carbono e outros gases nocivos, nem que seja só por isso já compensou, e a nossa saúde e planeta agradece.
    Numa segunda fase claro que espero uma redução da factura eléctrica, senão os grandes sistemas de produção vão tornar obsoletas, estas Mega centrais solares podem e deixar de ser rentáveis. cenário que não irá suceder devido à ameaça dos sistemas de produção domésticos de produção para auto-consumo que vão obrigar a baixar o custo geral da energia.