Portugal: Implante do primeiro pacemaker “mais pequeno do mundo”

10 Comentários

A Equipa de Arritmologia do Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga implantou recentemente, pela primeira vez, o pacemaker sem elétrodos, mais conhecido pelo pacemaker “mais pequeno do mundo”, através de um procedimento minimamente invasivo.

A tecnologia aliada à saúde tem vindo a evoluir bastante e Portugal também é uma referência. Conheça melhor o que é considerado um pacemaker “mais pequeno do mundo”.

Portugal: Implante do primeiro pacemaker “mais pequeno do mundo”


Pacemaker evita tecnologia evita a cicatriz da cirurgia convencional

De acordo com as informações do Hospital, este dispositivo consiste de uma pequena cápsula que é implantada diretamente no coração, mais propriamente no ventrículo direito, através de um cateter inserido pela veia femoral.

Esta nova tecnologia evita a cicatriz da cirurgia convencional e o facto de não ter elétrodos torna este dispositivo menos suscetível a complicações a longo prazo, nomeadamente infeções ou disfunção dos elétrodos.

Portugal: Implante do primeiro pacemaker “mais pequeno do mundo”

De acordo com a nota do Hospital, o dispositivo implantado foi lançado apenas no final do ano passado. Este novo modelo acresce de nova tecnologia, que permite, para além de assegurar o ritmo cardíaco, a mais valia de fazê-lo de forma mais fisiológica, mantendo a sincronia da contração das cavidades cardíacas.

Esta nova funcionalidade vai permitir alargar o espectro de doentes candidatos a implante, que até ao momento se restringe a doentes com alto risco de infeção ou sem acessos venosos para implante de um sistema de pacemaker convencional.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel
    Manuel

    Parabéns! Nem tudo o que se faz por cá é ruim.

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    Ao lado dos chips que dizem que põem nas vacinas é gigante! (Estou a brincar…)

    1. Avatar de André R.
      André R.

      A dor que sentes no braço quando levas a vacina, são dos nano-robots a enviar dados ao Facebook.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        às vezes sobe à cabeça

      2. Avatar de Pe@ce
        Pe@ce

        Ainda ontem fui á vacina, mas quando cheguei a casa notei interferências na TV. deve ser disso então.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          É do 5G a realocar-se no teu ADN, isso passa

  3. Avatar de anonimo
    anonimo

    Como dantes dito, a redação do texto dói aos olhos. Escrevem mal demais.

    1. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      “dantes”?

  4. Avatar de Theboice
    Theboice

    Notícia antiga, isso já se faz à muito em todo o lado, mas sim foram os primeiros…

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, há muito tempo não se faz, e não são todas as unidades a fazer, bem pelo contrário. Por isso, a notícia não é assim tão antiga, terá pouco tempo mesmo.