Portugal: Governo volta a comparticipar testes rápidos de antigénio

45 Comentários

De acordo com o Ministério da Saúde, os testes rápidos de antigénio vão voltar a ser gratuitos já a partir de sexta-feira. Tal iniciativa deve-se ao facto dos números mais recentes não deixarem dúvidas quanto à evolução da pandemia.

A pandemia por COVID-19 está novamente a crescer em Portugal, e com a época festiva que se aproxima, todos os cuidados são poucos. Certamente, que a esta altura, ainda todos se lembram do que aconteceu há um ano!

Portugal: Governo volta a comparticipar testes rápidos de antigénio


Testes rápidos de antigénio: comparticipação continua a ser limitada a quatro testes por mês

Os testes rápidos de antigénio efetuados nas farmácias e laboratórios aderentes ao regime excecional de comparticipação vão voltar a ser gratuitos a partir de sexta-feira, anunciou hoje o Ministério da Saúde. A portaria que prorroga o regime aprovado em junho é publicada hoje em Diário da República, adianta o ministério numa nota enviada à agência Lusa. A comparticipação continua a ser limitada ao máximo de quatro testes por mês e por utente.

O Ministério da Saúde justifica esta renovação do regime tendo em conta a atual situação epidemiológica e a importância de voltar a intensificar a realização de testes para deteção do SARS-CoV-2 de forma progressiva e proporcionada ao risco, que contribuam para o reforço do controlo da pandemia.

Portugal: Governo volta a comparticipar testes rápidos de antigénio

Segundo os últimos dados divulgados pela Task Force para a promoção do Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem para SARS-CoV-2, já foram feitos em Portugal mais de 20 milhões de testes de diagnóstico à covid-19 desde o início da pandemia em março de 2020. Este ano foram efetuados cerca de 48 mil testes por dia, em média, mais de 70% do total de testes de diagnóstico realizados desde o início da pandemia, adiantam os dados divulgados a 06 de novembro.

O teste rápido de antigénio é um de três métodos de testagem da COVID-19. Este teste permite identificar a presença de proteínas específicas do vírus SARS-CoV-2. Os principais benefícios deste teste são a rapidez, a simplicidade do processo. Os resultados estão disponíveis em cerca de 20-30 minutos.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Não digo
    Não digo

    Sem ser comparticipado custa cerca de 3€

    1. Avatar de Eu digo
      Eu digo

      Paguei 20€ por um a semana passada numa farmácia.

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Esses são testes rápidos identificadores. Só definem se encontraram algum traço do vírus ou não… se esse der positivo terá de fazer um de antigénio ou PCR, para verificar o resultado.

  2. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Agradeço esta medida do governo, para os assintomáticos vacinados. Assim, se vierem a ter sintomas e morrerem, sempre haverá a justificação que se não estivessem vacinados seria muito pior.

    1. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      EDGY AF!

    2. Avatar de Miguel
  3. Avatar de cross
    cross

    Podem-me dizer se estes testes têm que ser feitos nas farmácias ou podemos levar e fazer em casa?

  4. Avatar de Porto
    Porto

    Eu nunca paguei por um teste de antigenio para viajar, e como me recusei a tomar a vacina acaba por ser bastante util. Agora adoro ver a cara das pessoas que me criticavam quando gozava sobre a chamada imunidade de grupo….portugal tem quase 90 porcento da pop vacinada e os casos disparam e o natal e ano novo vao ser fechados novamente….afinal eu tinha razao! Negacionista nao, sou de factos e esta vacina e o proprio covid sao embutes politicos e economicos…

    1. Avatar de Swappie Guy
      Swappie Guy

      Deixa lá, já na escola dizias que 2+2=5…por muito que a professora te explicasse que 2+2=4

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        @Swappie nunca discutas com um burro porque primeiro ele puxa-te para o nível dele, depois ganha-te por experiência.

        1. Avatar de Swappie Guy
          Swappie Guy

          Calma que ele ainda está muito abaixo desse nível

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Chicos espertos morrem todos os dias…
      Tiveste férias à conta dos vacinados. Tenho a infelicidade de ter contacto com os cuidados intensivos e é ver os chicos espertos lá deitados.

      1. Avatar de Porto
        Porto

        Chicos espertos porque? Um jovem de 25 anos precisa de vacina porque? Sou saudavel, nunca tive problemas e essa vacina n faz nada. Prova disso e que vais passar o ano novo fechado e natal fechado e eu vou para o Dubai aproveitar a grande! A vida e para os espertos!

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Com certeza ele terá mais facilidade em viajar que tu.
          Mesmo não sendo esse o propósito da vacina, essa boca é estranha, just saying.

        2. Avatar de Tuga
          Tuga

          Cuidado com os “espertos” no Dubai, normalmente dão se muito mal…

      2. Avatar de Mitra
        Mitra

        Isso é espalhar fake news porque Portugal não partilha esses dados, não sei do que tem medo.
        Por isso não sabemos se quem está em cuidados intensivos são vacinados ou não vacinados, mas como temos 90% de vacinado que o mais certo quem lá está e os que morrem são os vacinados, mas como não existe dados não podemos dizer que é isso que acontece.

        Quanto a imunidade de grupo de facto foi uma mentira bem grande, primeiro era 70%, depois 80% e já vamos em 90% e afinal não existe nenhuma imunidade de grupo como já vieram confirmar.

        PS. Estou vacinado.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Na informação clinica do doente está lá se é vacinado ou não.

          1. Avatar de Mitra
            Mitra

            Esses dados não são partilhados, eu pelo menos já procurei não encontrei nada.
            Mas certamente que com 90% dos infectados os que morrem maior parte é vacinado.
            Quanto aos infectados já sabemos que com vacina ou sem vacina é tudo igual não muda nada todos infectam e espalham o covid.

          2. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            @Mitra
            Também não encontrei dados específicos para Portugal mas podes analisar o que está a acontecer no RU e nos EUA.

            https://www.cnbc.com/2021/10/22/4-charts-show-how-covid-vaccines-are-working-in-the-uk-.html

            https://covid.cdc.gov/covid-data-tracker/#covidnet-hospitalizations-vaccination

        2. Avatar de Manuel Costa
          Manuel Costa

          Estar nos cuidados intensivos não quer dizer 100000000% de mortalidade, como está a afirmar.
          Alguém que entra num hospital, com insuficiência respiratória vai para a UCI durante 24 horas. O mesmo se passa se tiver covid-19. Depois disso é que verificam se podem ir para a enfermaria (onde estão 76% dos infectados) para ficarem em observação.
          Daí que as UCI tem menos 63% de internados do que no ano passado. Só isso já é uma grande ajuda, pois se com 2900 infectados temos 9 óbitos e 18 novos internamentos, 3 em UCI, já é resultado das vacinas.

          1. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            Tudo de acordo com a taxa de efetividade com que os vendedores de vacinas fizeram a venda. Sem direito a reclamação pelo comprador. Efeitos indesejáveis grátis, como oferta.

      3. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Se os cuidados intensivos já estão assim, que será que vais ver no futuro? Talvez os vacinados deixem de morrer todos os dias.

        1. Avatar de Manuel Costa
          Manuel Costa

          7,25% de reacções mais adversas em quem está vacinado… contra 64,88% em não vacinados. Saberás fazer uma conta simples sem pagares 6000 euros por uma app que ta faça e mostre o resultado?

        2. Avatar de Memória
          Memória

          Claramente o Joaquim chumbou a matemática da escola básica se não conseguir interpretar os dados apresentados pelo Manuel Costa. Ou vai dizer que é tudo fake news e dizer que são falsos?

    3. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      És multi-milionário e só aceitas ser vacinado se pagares 580000 euros pela vacina, sendo dada por uma enfermeira que tem 90 diplomas na parede e te deixa escolher a cor do bikini que estará a usar quando te vacinar…

    4. Avatar de Memória
      Memória

      De factos não és de certeza. Se não, sabias que os factos vão em contra à ignorância que defendes.
      É mais fácil ignorar o que interessa e escolher apenas a dedo a informação que te interessa.

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Só pretendo cumprir o dever cívico, de se tudo correr como foi planeado, não ser acusado de que sabia e não o disse. Qualquer tentativa de me procar, poderá não ter qualquer efeito.

  5. Avatar de .
    .

    É, tenho animais muito espertos.

    Todos os dias ouvimos pessoas muitissimo inteligentes, mas por serem pessoas também erram.

    Quando é que metem a conta aos chicos espertos que ” bricaram ” aos laboratorios ( U.S.A.e CN. ) ?!

    Isso é que era de tomates…

    1. Avatar de Memória
      Memória

      ??????????

    2. Avatar de Cansado
      Cansado

      E agora em português?

        1. Avatar de Nuno Teixeira
          Nuno Teixeira

          Sim, e? É esse o trabalho dos laboratórios. Podemos é discutir se o fizeram de forma segura

          1. Avatar de meister
            meister

            Foi apenas o que penso ser o enquadramento ao post do “@.”.
            “discutir se o fizeram de forma segura”
            Discutir o quê? Ninguem tem interesse em discutir nada disso…

          2. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            Claro, preferem o “follow the money” como se isso provasse alguma coisa.
            Quando não se é transparente dá azo a essas teorias.

  6. Avatar de Algo
    Algo

    Vocês acham que este governo vende os testes usados para empresas estrangeiras que os usam com o intuito de recolher os dados genéticos?

  7. Avatar de Elektro
    Elektro

    Não justifica serem comparticipados esses testes, pelo menos não com a atual taxa de vacinação, até porque isso incentiva as pessoas que não tem a vacina a continuar a não ter.
    Não se esqueçam que que está a pagar esse valor no final é o contribuinte os vacinados e os não vacinados, tal como o investimento na TAP e afins

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Acho justo, se já se pagaram vacinas que não garantem imunidade também não se devem pagar testes que não garantem fiabilidade e podem induzir á obrigação de outros de fiabilidade muito discutível nos meios científicos.

    2. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Não vamos por aí, se não começávamos todos a exigir ao pessoal que fuma que deixe de fumar porque vão gastar os impostos do contribuinte quando tiverem cancro ou ao pessoal dos diabetes ou do colesterol e por aí vai

      1. Avatar de Elektro
        Elektro

        Nem eu quero ir por aí xD a minha opinião apenas se prende aos testes mesmo.

        1. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Os testes até nem são caros mas isto são medidas preventivas e mais vale assim do que mais a frente ir atrás do prejuízo

  8. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Bem sao os lotes de vacinas que e para continuar e pelos vistos os lotes de testes (que nao servem para absolutamente nada, a nao ser despertar o medo que ha em ti cada vez mais, para nao deixa-lo adormecer) que tambem sao para continuar.

    1. Avatar de Cansado
      Cansado

      Outra vez arroz.

      1. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        A acompanhar sardinha enlatada prefiro batata cozida ao arroz 🙂