Portugal: Comissão técnica vai dar OK à vacinação entre 5 e 11 anos

62 Comentários

A pandemia continua a ser uma realidade e vários especialistas mostram-se preocupados com a evolução. É verdade que em Portugal mais de 86% da população está vacinada, mas faltam as crianças.

O debate em torno desta questão tem aumentado nos últimos dias, mas de acordo com Luís Marques Mendes, a comissão técnica de vacinação vai recomendar vacinação entre 5 e 11 anos.

Portugal: Comissão técnica vai dar OK à vacinação entre 5 e 11 anos


DGS deverá anunciar vacinação entre 5 e 11 anos em breve

A Comissão técnica de vacinação esteve recentemente reunida e vai recomendar vacinação entre o 5 e 11 anos contra a COVID-19, avançou o comentador da SIC Luís Marques Mendes.

A homologação da decisão caberá à Direção-geral da Saúde, que deverá fazer o anúncio em breve. De relembrar que na sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou ter recebido a posição de um grupo de peritos em pediatria e saúde infantil sobre a vacinação contra a COVID-19 de crianças dos cinco aos 11 anos, recomendações que prometeu divulgar brevemente.

Portugal: Comissão técnica vai dar OK à vacinação entre 5 e 11 anos

Em comunicado, a DGS referiu que este processo de avaliação “está ainda a decorrer”, com a Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC) a analisar as informações recebidas do grupo de peritos em pediatria e saúde infantil e “outros documentos relevantes para a elaboração das recomendações”.

A emissão de recomendações é um processo técnico rigoroso baseado numa avaliação de risco-benefício, numa perspetiva individual e de saúde pública.

Entre esses documentos está a informação técnica que o Centro Europeu de Doenças (ECDC) emitiu em 01 de dezembro, em que apoia a vacinação de crianças entre os cinco e os 11 anos, conforme aprovado pelo regulador da União Europeia.

SARS-CoV-2 é o nome do novo coronavírus que foi detetado na China, no final de 2019, e que significa “síndrome respiratória aguda grave – coronavírus 2”. A COVID-19 é a doença que é provocada pela infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    A dimensão salganha armada é tão grande que a borregagem terá de aceitar de forma benevolente tudo o que lhe é imposto em troca de um naco de pão. PIDE – sistema autoritário que o povo acha que terá chegado ao fim com a chegada do 25 de Abril de 1974. Estão ERRADOS – Vivemos numa ditadura de leis, o Juiz e o Rui Pinto não são doidos, não é para todos…. é preciso ter ums tintins como o touro de Espanha. Até Março muita gente irá começar a questionar…..

    1. Avatar de Andre Miguel
      Andre Miguel

      Sem dúvida.

    2. Avatar de Akonom
      Akonom

      Há os borregos, as ovelhas… e depois há os burros.

      1. Avatar de HB76
        HB76

        Nesse caso, todos esses pertencem ao mesmo rebanho. o rebanho dos seguidistas acéfalos.

      2. Avatar de Platoon
        Platoon

        Onde tu te inseres!!! LINUX!!!

    3. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      Então não vem com 5G? E à borla…

      1. Avatar de Akonom
        Akonom

        Ri-te ri-te, mas quando tomares a vacina com um chip de blockchain 5G para controlar a tua mente já não brincas!!! (*LOL* não resisti :DD )

    4. Avatar de MEH
      MEH

      Quando tratam um virus com 99% de sobrevivência como um virus mortal e pandémico temos tudo visto! O problema nunca foi a saúde desde o inicio, mas sim o facto de nenhum governo querer os sistemas de saúde mais “empanturrados” do que já estvam. Quem não conseguir entender este conceito básico tem a capacidade de raciocínio de uma pedra da calçada.
      A vacina deveria ser apenas obrigatória para quem estivesse nos grupos de risco, pois grande parte das pessoas têm apenas sintomas leves ou nenhuns.
      Agora, quem diz que a vacina não está a funcionar também não quer ver o que está à sua frente… A vacina é necessária apenas para contar novamente o “entupimento” dos sistemas de saúde, porque sendo que mantém os sintomas mais pesados “controlados” (geralmente), evita que tantas pessoas recorram a cuidados médicos extensivos e tratem os sintomas como uma gripe normal (como milhões de pessoas já o fizeram e nem sabem).

      No fundo (e novamente), nunca foi por causa da saúde, mas apenas uma questão socio política com ligações aos sistemas de saúde…isso sim.
      por isso é que agora, mesmo com as coisas a andarem bem (SIM, porque haverão sempre doentes como em qualquer situação), as restrições continuam duras e muitas sem sentido…triste mesmo

  2. Avatar de Godlike
    Godlike

    Sinceramente eu quero mais é que a maioria da humanidade se vaccine mesmo… Temos que acabar com este vírus que é a humanidade e começar de novo.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      como se isso resultasse

    2. Avatar de Miguel Felicio
      Miguel Felicio

      Se as vacinas curassem as pessoas e se evitassem mortes toda a gente a tomava, mas nao..

      É melhor prevenir do que remediar….

      Todos nos temos a nossa própria imunidade seja para que vírus for .

      Eu não sou anti vacinas mas esta sou… não se admite que uma vacina saia ca para fora em regime experimental, fazendo das pessoas cobaias, pondo a saúde delas em risco.

      Pessoas que já morreram e que não são poucas, e pessoas que ficaram com problemas de saúde para o resto da vida… a custa desta porcaria das vacinas…

      E é como as máscaras, que não servem para nada. Inclusive servem para destruir a saúde respiratória das pessoas…

      1. Avatar de JR
        JR

        “E é como as máscaras, que não servem para nada. Inclusive servem para destruir a saúde respiratória das pessoas…”
        Esta matou me…. Vê-se mesmo que falas perante o que ouves dizer de outros que também têm 0 conhecimento.

        1. Avatar de (˵ ͡° ͜ʖ ͡°)
          (˵ ͡° ͜ʖ ͡°)

          “JR” lê isto e vê se te faz sentido.

          “O filtro das máscaras FFP2 tem um tamanho físico próximo dos 0,3 micrómetros.
          Vírus coronários são partículas esféricas entre 0,06 mícron e
          0,14 mícron de diâmetro.”

          1. Avatar de xyr
            xyr

            Não, não faz sentido , porque os vírus vêm agregados a gotículas que são maiores..

          2. Avatar de JR
            JR

            Dude.
            Ele literalmente disse que as mascaras fazem mal a tua saude respiratória!!
            Queres falar sobre isso?

          3. Avatar de eu2
            eu2

            https://youtu.be/eAdanPfQdCA

            Têm a informação nas mãos. Falta saber procurá-la.

        2. Avatar de MEH
          MEH

          Ele falou com base científica na verdade. O uso contínuo de máscara não te mata como é óbvio, mas estar a respirar uma quantidade muito maior de dióxido de carbono durante várias horas, agregado a uma menor quantidade de oxigénio, e isso sim, é prejudicial.
          Mas “gozar” é mais fácil que tentar entender. Num passado longínquo a terra também era plana e o sol é que rodava à volta da terra, mas quem sabia a verdade era tratado como “ignorante” e “doido”, e como se sabe, a história repete-se vezes sem conta

          1. Avatar de eu2
            eu2

            “mas estar a respirar uma quantidade muito maior de dióxido de carbono durante várias horas,”

            Só se a máscara for um balão é que isso acontece.

      2. Avatar de Manuel Costa
        Manuel Costa

        Sim… já morreram 80000000000000 pessoas por causa das máscaras, além dos 31100000000000000000 que morreram depois de serem vacinados. Vê lá que 5000 vezes a população humana existente na Terra já matou todos os humanos que viviam até 300000 anos luz de distância, 330000 civilizações já desapareceram devido ás máscaras e ás vacinas.

    3. Avatar de (˵ ͡° ͜ʖ ͡°)
      (˵ ͡° ͜ʖ ͡°)

      “Godlike” tenho uma curiosidade.
      Se tivesses no lugar desta Mãe qual seria a tua opinião?
      youtube.com/watch?v=7eSWI5jt1CM
      Obrigado

      1. Avatar de eu2
        eu2

        Engraçado que no Brasil acontece de tudo com as vacinas, enquanto que aqui não acontece nada.

    4. Avatar de paulo
      paulo

      o hitler tambem queria pensar por todos!

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        bastava ter pensado por ele e sido racional em vez de ser emocional e seguido o seu ego e hoje falariamos todos alemão.
        talvez o maior fail da historia da humanidade que demonstra precisamente a natureza humana.

  3. Avatar de diogo
    diogo

    Mas qual é a vantagem de uma criança se vacinar mesmo?
    As crianças praticamente não ficam com doença grave, se elas apanharem o virus mesmo vacinadas também o espalham, afinal qual a vantagem?

    Pelo que leio as crianças que vão parar ao hospital com covid tem outros problemas, então sou a favor dessas crianças tomarem a vacina mas as saudáveis não vejo o porquê se 90% da população está vacinada.

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Diogo estou contigo, faço a mesma pergunta à meses. Desde que começaram a ponderar por em risco um grupo que nem de risco é tudo está perdido. Esta gente não sei que comissão tem para “aconselhar” a toma de uma determinada substância sem vantagem aparente para o sujeito que a toma…

      Estamos sem rumo e as pessoas vêm-se numa das equipas (vacinadas) ou na outra equipa (não vacinadas) e penso que é a isso que se resume, dividir para conquistar.

      A ver no que isto vai dar. Se já tenho reservas quanto ao que poderá acontecer no futuro aos adultos que se vacinaram então aos jovens e crianças ainda tenho mais reservas. (E uma coisa é certa, não existem dados históricos ainda… Nem os médicos poderão dizer/prever as consequências).

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        Tens razão.
        Acrescenta ainda que ninguém é responsabilizado por consequência a curto, médio ou longo prazo.
        Anda tudo numa histeria coletiva. Quando se derem conta do erro já vai ser tarde. Como costumo dizer: chegará o dia em que as pessoas não vão ter saúde nem liberdade.

        1. Avatar de diogo
          diogo

          Sim isso é verdade os estados que receberam as vacinas são obrigados a assinar acordos que impede o estado de processar essas mesmas empresas em casos de problemas.

          PS- Estou vacinado porque pertenço a um grupo de risco.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Por essa ordem de ideias, não tomamos nem o remédio da tosse, porque não sabemos os riscos au longo dos anos.

    2. Avatar de MEH
      MEH

      A vantagem é apenas para as farmaceuticas e os seus contratos bilionários com os Países de todos o mundo. Rio-me do fundinho mesmo quando ouço alguém dizer que eles querem saber da saúde…CLARO, empresas Americanas (o mercado de saúde mais nojento do mundo) é que querem saber da tua saúde, empresas que nem se responsabilizam por efeitos segundários da própria vacina que dizem ser segura é que querem saber da tua saúde…CLLAARROOO

    3. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Reduzir o tempo em que o vírus está activo e se pode propagar.
      Se conseguires tirar 3 dias, são menos 2000 contactos que as crianças terão, menos 2000 oportunidades de propagar o vírus.

    4. Avatar de eu2
      eu2

      Espalham menos e ficam ainda mais protegidas. É assim tão complicado?

  4. Avatar de diogo
    diogo

    Porque é que o meu post foi apagado?

    Só por expressar a minha opinião?

    1. Avatar de diogo
      diogo

      Já aparece obrigado, podem apagas este post.

  5. Avatar de Sagedaces
    Sagedaces

    Finalmente, uma vitoria dos políticos perante os cientistas, enfim.

  6. Avatar de Shout
    Shout

    Ninguém toca nos meus filhos sem a minha autorização!….Os meus filhos só levam as vacinas que eu quiser!… 🙂 🙂

    1. Avatar de Akonom
      Akonom

      Estás tão enganado 🙂

      1. Avatar de (˵ ͡° ͜ʖ ͡°)
        (˵ ͡° ͜ʖ ͡°)

        “Akonom” porque o “Shout” esta tão enganado?
        Podes desenvolver?

        1. Avatar de MEH
          MEH

          Não pode nem vai. Só está a querer ser “lindo”

  7. Avatar de dajosova
    dajosova

    Vejam o que os médicos especialista no Covid Summit na Florida têm a dizer sobre isto:
    https://rumble.com/vovpjk-florida-covid-summit-dr.-peter-mccullough-vaccines-and-children.html

    1. Avatar de Akonom
      Akonom

      Muito credível esse site!!… *LOL*

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        É um site onde não passam o lápis azul e tu em vez de veres o conteúdo do vídeo a única coisa que comentas é o site, não sejas ignorante p.f., consegues fazer melhor!

          1. Avatar de dajosova
            dajosova

            pela tua lógica da batata, então no youtube porque há todo o tipo de vídeos, automaticamente invalida todos os outros.
            Realmente o grau de inteligência e argumentação é digno de ser estudado!

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Esse site também tem lá vídeos “super especialistas” que dizem que o Trump ordenou a morte de 670 milhões de europeus… e que a Melania é amante do Putin e faz viagens todas as semana até Moscovo. Super credível.

  8. Avatar de Abreu
    Abreu

    E o início do 4 reich

  9. Avatar de Ramon
    Ramon

    Isto é ridiculo! Criminoso fazer isto tanto com adultos quanto mais com crianças!!! A humanidade é desumana!!! São “vacinas” experimentais e cheia de reações adversas! Ninguém vai proteger estas crianças?

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      93000 milhões de humanos já morreram depois de vacinados, contra 7 milhões que morreram com a covid-19.
      Tudo baseado em estudos com 20000 milhões de pessoas a participar…

  10. Avatar de Milton
    Milton

    Uma pergunta que ninguém faz aos “especialistas” da TV.
    Só morreram 2 crianças em Portugal com covid que tinham outras doenças.
    99,9% das crianças tem sintomas leves.
    Depois de tomar esta vacina continuam a transmitir o vírus.
    PORQUE SE VACINA AS CRIANÇAS SEM DOENCAS?

    Ps-sou vacinado

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      As crianças são veículos de propagação.
      Uma criança de 8 anos tem uma teia de 2000 a 7000 contactos directos e indirectos, por dia. Mesmo com a duração da doença a ser mais pequena que nos adultos e os sintomas serem muito fracos, são formas de propagar a doença. Cortando 3 a 4 dias na infecção, resultados da vacinação, serão, pelo menos 6000 contactos a menos que o vírus pode atingir.

      1. Avatar de Milton
        Milton

        Manuel Costa, pareces uma cassete e não me respondeste.
        Se com estas vacinas o virus igualmente se transmite porque falas em paragem de transmissão como argumento!

  11. Avatar de Infinity
    Infinity

    As crianças precisam é de brincar na rua e socializar com outras crianças, pelo menos no meu tempo era assim e ninguem ficava doente com gripes e afins

    1. Avatar de Ru
      Ru

      Gostava da cena da varicela. Mal um puto apanhava, punham logo outros à beira, para apanharem também. Depois fazia-se a “quarentena” em casa.
      Problema resolvido num instante.

      1. Avatar de Infinity
    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Não ficavam?
      Foram perto de 15 anos a divertir nas ruas e no clube local, sempre existiu gripe. Aqueles meses de Dezembro e Fevereiro eram terríveis. Alguns chegavam a ganhar “a lotaria” de irem 3 dias para o hospital “ver as mamas e pernas das enfermeiras”…
      Só que era algo que todos aceitavam. Eram 10 dias da ranhoca, tosse, dores musculares e proibição de beber coisas frias ou muito quentes.

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        Certo, quando quis dizer que não se apanhava gripes era no sentido que era algo normal e não faziam um filme a volta do sucedido. Mesmo com gripe um gajo não parava de brincar

  12. Avatar de RatazanaDoPunjab
    RatazanaDoPunjab

    Há muito, mesmo muito dinheirinho, a fluir com esta história do covid.
    Estamos a falar de biliões de euros de lucro por trimestre para algumas farmacêuticas.
    Isto é um maná, foi o melhor que podia acontecer à indústria farmacêutica.
    Vai se vacinar os humanos e depois os cães e os gatos, os ratos, as melgas e tudo o que mexa.
    Porque cada vacina usada é lucro para alguém….

    Aliás, chama se vacina a algo que não funciona, porquê?
    Porque não chamar lhe elixir, por exemplo?
    Sei lá, é só uma ideia…

  13. Avatar de Milton
    Milton

    Para quem acha que os miudos apos vacinação não deixam de transmitir o virus leiam esta noticia de hoje:
    “Mais de cinquenta profissionais de saúde do Hospital Universitário Regional de Málaga foram infetados com covid após um almoço de Natal onde participaram 174 pessoas, segundo noticia o La Vanguardia.

    Todos os profissionais de saúde infetados na sequência deste surto no almoço de Natal estavam vacinados com as doses completas, e alguns já tinham mesmo tomado a terceira dose.

    A maioria dos médicos ou enfermeiros infetados pertencia à unidade de cuidados intensivos do hospital em Málaga, que ao todo conta com mais de 250 trabalhadores. Apesar de estarem assintomáticos em grande parte dos casos”

    As vacinas evitam doença grave e mais nada. 99,9% não tem doença grave.
    Vacine-se só miudos que sejam doentes.

  14. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Esse lado obscuro do Covid ninguem quer falar. Dai que agora caiu na rifa as criancas. E sempre a facturar, cada faixa etaria vacinada e mais uns milhoezinhos para os mesmos do costume. Pplware conseguem fazer algum artigo sobre o lado obscuro do covid ? Ou nao interessa para o resto da populacao ?

  15. Avatar de Hugo
    Hugo

    Só não consigo entender pq é que isto é assunto para o pplware!? Alguém me consegue responder!? Já agora, só toma a vacina quem quer, quem não quer não toma! Isto se considerarem uma substancia experimental com autorização de emergencia que já deveria ter prescrito, havendo outras formas de tratar a doença, uma vacina que não impede todos aqueles que a tomam, de apanhar o virus que supostamente devia evitar! Não eram só 15 dias!? As máscaras não deviam ser “falsa sensação de segurança”!? A vacina não iria ser o back to normal!? Os tugas já estão habituados a mentirem-lhes á cara podre e continuarem a “confiar” nessas mesmas pessoas!! Se calhar merecemos! 😐

  16. Avatar de Algo
    Algo

    Alguém viu aquele vídeo de uma mãe que foi ao tribunal porque a filha menor ficou paraplégica após tomar a vacina contra a Covid?

    Ela disse que desde então tentou entrar em contato com a Pfizer, mas eles nada.

    Nós UK várias pessoas tiveram que amputar a perna por causa da vacina contra a Covid, entre elas um homem cujo o governo disse que não tinha como a condição dele estar relacionada com a vacina a menos que ele falecesse.

    Eu sinceramente quero ver como os pais vão responder a isto. Vocês já sabem que os mídia não dão cobertura a este tipo de acontecimentos.

  17. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    O único contágio que as crianças fazem é o seu sorriso. Por falta desse sorriso muitos avós morreram de tristeza e isolamento.

  18. Avatar de AlexX
    AlexX

    ” (…) Sinais que fazem lembrar tempos ditatoriais,
    Até miúdos viram escudos para proteger os pais (…)” Estraca – Jornalixo
    Problemas coronários em jovens e crianças passou a ser uma coisa normal. Culpa das alterações climáticas.