Pílula anticoncecional masculina? Poderá iniciar testes em humanos ainda este ano

32 Comentários

Atualmente, os contracetivos são maioritariamente desenhados para as mulheres. Portanto, os cientistas têm tentado desenvolver um outro método contracetivo masculino, à parte do preservativo e de uma intervenção cirúrgica.

Agora, uma pílula não-hormonal que tem vindo a ser desenvolvida deverá começar os testes em humanos ainda este ano.

Imagem ilustrativa de pílula anticoncecional masculina

Sendo os métodos contracetivos desenhados para mulheres, na sua maioria, os cientistas têm tentado desenvolver uma opção masculina que vá além do preservativo ou da vasectomia, por exemplo. Agora, uma equipa de cientistas diz ter desenvolvido um método anticoncecional não-hormonal masculino.

As pesquisas preliminares revelam que a pílula foi capaz de manter os ratos de laboratório estéreis. Previsivelmente, os testes em humanos deverão começar ainda este ano.

O método contracetivo proposto pela equipa de investigadores da University of Minnesota funciona através do foco na forma como os nossos corpos interagem com a vitamina A. Esta é conhecida por ser essencial à fertilidade dos mamíferos, estando as pessoas com défice dela associadas à esterilidade.

 

Desenvolvimento de pílula masculina em curso

Depois de uma pesquisa intensiva, os cientistas encontraram um composto experimental que bloqueia uma proteína responsável pela ligação a uma forma de vitamina A nas nossas células, conhecido como recetor de ácido retinóico alfa (RAR-α). A esperança dos cientistas é que o bloqueio dessa proteína seja suficiente para induzir a esterilidade. Além disso, pretendem que esta seja duradoura, mas reversível.

Para já, o método anticoncecional da equipa parece estar a dar resultado. Afinal, de acordo com novos dados, os ratos masculinos dosados com a pílula durante quatro semanas sofreram, consistentemente, uma queda acentuada na contagem de esperma e tornaram-se estéreis. O composto apelidado de GPHR-529 apresenta, por isso, uma eficácia de 99% na prevenção da gravidez, sem efeitos secundários percetíveis.

Ratos de laboratório

Além disso, e como uma boa notícia para o desenvolvimento de um anticoncecional, quatro a seis semanas depois de terem parado de tomar a pílula, os ratos masculinos já não eram estéreis.

Tudo isto parece promissor até agora. Mas os ensaios clínicos são o teste definitivo para a segurança de qualquer candidato a medicamento.

Disse Md Abdullah Al Noman, investigador principal do estudo.

Mais do que isso, o investigador explicou que, embora já existam outros métodos anticoncecionais masculinos em desenvolvimento, a maioria das opções foca-se na testosterona, podendo essa abordagem provocar efeitos secundários como colesterol alto e menor desejo sexual. Por isso, a equipa da University of Minnesota acredita ter uma solução mais apelativa.

A equipa já licenciou o composto que dará forma à pílula, o GPHR-529, à empresa YourChoice Therapeutics, por forma a garantir um maior desenvolvimento, e espera começar os testes em humanos ainda este ano.

 

Leia também:

Sestas longas poderão ser um sinal precoce de Alzheimer, diz estudo

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sergio
    sergio

    efeitos secundários (certamente serão omitidos) porque a indústria movimenta milhões $$$.
    O esperma humano já perde qualidade, cada vez há mais infertilidade (devido a químicos e pesticidas nos alimentos), há estudos sobre isso.
    Essas pílulas vão “ajudar” o esperma a perder mais qualidade ainda, e daqui a umas décadas andamos todos estéreis.

    1. Avatar de Sim sou macho
      Sim sou macho

      Tens 3 filhos e resolves fechar a produção…
      Vais exigir à tua mulher uma laqueação de trompas?

      1. Avatar de paocomsalada
        paocomsalada

        obvio

    2. Avatar de Filipe Rocha
      Filipe Rocha

      Falas de esterilidade e reduzir a população mundial como um problema quando essas duas coisas são uma autêntica benção.

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Se entendes como bênção então proponho o seguinte cenário:
        Uma doença mais contagiosa e mortal que o covid mata 90% da população. Os governos implementam o casamento obrigatório onde é obrigatório ter, pelo menos, 2 filhos e quem não cumprir passa o resto da vida na prisão fechados na cela e a pão e água.
        Pergunto-te: Neste cenário vais querer casar e ter filhos ou passar o reto da vida na prisão?

        1. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          *resto*

        2. Avatar de Sim sou macho
          Sim sou macho

          Isso não faz muito sentido, o planeta está hiper-populado e já tiveste exemplos de controle de natalidade forçado (ex China)

          Portanto sim, estou com o Filipe, se a partir do momento que não quero ter filhos ou “escandalo dos escadals” quero ter só um, venha essa esterilidade

          1. Avatar de Honorato
            Honorato

            7 mil milhões de pessoas cabem todas na América do Norte juntos. Não estamos hiper população o mundo inda cabem muito mais. A Índia e a China são onde há mais gente no mundo num área pequena comparado com o planeta num todo

          2. Avatar de PML
            PML

            A questão não é a densidade populacional – é sim colmatar a necessidade dos seres humanos – comida, transporte, vestuário, etc. para uma sociedade em que o consumo é cada vez maior. Neste momento usamos os recursos de 1,7 planetas, ou seja, estamos a consumir mais do que podemos produzir.

      2. Avatar de deeppurple
        deeppurple

        és mesmo naïf por acreditares nessa narrativa “científica” de excesso populacional. Tu e tantos outros.

  2. Avatar de Godlike
    Godlike

    Já vão tarde!
    A Pfizer, Moderna e afins já resolveram o “problema”.

    1. Avatar de :-)
      🙂

      Vais citar artigos científicos, ou isto é mais propaganda anti-vaxxer? Só falta dizeres que a “operação especial russa” é para libertar os Ucranianos dos nazis e drogados.

    2. Avatar de Fait
      Fait

      Estou vacinado com 3 doses da Moderna e descobri há 1 semana que vou ser pai. Lamento Moderna, o vosso plano não resultou comigo!

  3. Avatar de Vrael
    Vrael

    Como causar infertilidade masculina… e chamar lhe pílula… quando e um outro atuam de maneiras completamente diferentes… daqui a bocado começamos a castrar os cães e gatos e homens tudo junto no veterinário… que altura de m**** para ser homem

    1. Avatar de Sim sou macho
      Sim sou macho

      Tens filhos?

    2. Avatar de JR
      JR

      Mas se for as mulheres a usarem, já está tudo bem?

      1. Avatar de Sim sou macho
        Sim sou macho

        o jovem Vrael vai ser daquelees que a mulher um dia diz: OOOppppsss esqueci-me de tomar, agora vais ter gemeos…

        1. Avatar de Filipe Rocha
          Filipe Rocha

          O Vrael é mais daqueles que nem sequer sabe o que é uma mulher ou como fazer filhos com uma. Discurso de celibatário involuntário.

        2. Avatar de JR
          JR

          Acho que ele é mais daqueles que pensam que os homens são superiores as mulheres quando no fim, se não forem as mulheres os homens não existem.

    3. Avatar de paocomsalada
      paocomsalada

      tomas se quiseres, é como a mulher toma se quiser, se nao quiseres n tomas. simples

  4. Avatar de Wilson
    Wilson

    “A deficiência de Vitamina A tem repercussões que afetam as estruturas epiteliais de diferentes órgãos, sendo os olhos os mais atingidos”

  5. Avatar de Sim sou macho
    Sim sou macho

    Eu só não faço vasectomia porque, como não há qualquer compartecipação, o valor da cirurgia é alto. Antes de começarem a mandar bocas, sou homem, hetero, caucasiano e de direita.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Podes optar pelo método índio. É demolhar os testículos em água quente durante um bocado, a temperatura mais elevada, interfere com os espermatozoides.

    2. Avatar de aj
      aj

      camizinha também não tem mas é mais económica

    3. Avatar de Filipe Rocha
      Filipe Rocha

      Bocas? Tu é que tens a razão toda.

      1. Avatar de Sim sou macho
        Sim sou macho

        😉 abençoadas

    4. Avatar de paocomsalada
      paocomsalada

      tas safo então.

  6. Avatar de marketeer
    marketeer

    Tanta revolta, ao ler os comentários até parece que vai ser obrigatório tomar.
    Será que vão pedir certificado de toma para entrar em alguns espaços”?

    É bom haver várias opções, toma quem quer… eu não tenciono tomar, mas apoio o seu desenvolvimento, pode interessar a muita gente.

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Admira-te!! Também não era necessário o certificado de vacinação e de um dia para o outro passou a ser.

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    As taxas de fertilidade no mundo moderno estão como estão e andamos preocupados com este veneno hormonal. Usem preservativo.

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Estão bem estáveis por estes lados. Já pros lados da China, Índia e África estão bastante elevados.

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Mulher para o homem à noite: “Ó filho,já tomaste a pílula ??” Kkkk. 🙂