Península Ibérica: Temperaturas podem aumentar 5 graus

25 Comentários

Apesar do estado de pandemia que o mundo vive, há muitos outros problemas a afetar o nosso planeta. Um deles, bem conhecido, é o aquecimento global que tem efeitos muito negativos para o ser humano.

Um estudo da Universidade de Aveiro (UA) prevê que o aumento da temperatura na Península Ibérica poderá chegar aos 5 graus.

Península Ibérica: Temperaturas podem subir até 5 graus


A temperatura está a aumentar na Península Ibérica

As temperaturas da península ibérica vão aumentar de forma muito preocupante durante este século, alerta um estudo da UA, citado pelo JN. De acordo com o estudo, estão previstas subidas da temperatura média de dois a três graus até ao ano de 2100. Em algumas zonas as subidas podem chegar aos cinco ou seis graus centígrados.

Península Ibérica: Temperaturas podem subir até 5 graus

O estudo analisou as temperaturas de superfície na península ibérica para dois períodos futuros, o primeiro de 2046 a 2065 e o outro de 2081 a 2100 tendo o projeto recorrido a dados de modelos físicos climáticos do projeto Euro-Cordex. O estudo foi publicado na revista Climate Dynamics.

De acordo com David Carvalho, um dos investigadores

na península ibérica existem zonas onde os aumentos serão maiores e poderão atingir cinco graus centígrados, mas essas zonas são mais concentradas no sul de Espanha. Em Portugal, o aquecimento será mitigado pela proximidade do oceano Atlântico

As regiões mais quentes serão o Alentejo e Algarve, na proximidade com a fronteira espanhola, com aumentos na ordem dos 2 ou 3 graus.

Península Ibérica: Temperaturas podem subir até 5 graus

 

David Carvalho, outro dos investigadores, alerta que…

Aumentos de cerca de dois a três graus centígrados em termos de temperaturas médias, máximas e mínimas são suficientes para causar impactos em áreas vitais como agricultura, fogos florestais, seca, desertificação e respetivos impactos na saúde e bem-estar das pessoas

As soluções para contrariar as subidas do termómetro passam por “apostar fortemente numa descarbonização do modelo socioeconómico em que vivemos, ou seja, usar meios de produção de energia que não impliquem a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera, apostar também num uso mais eficiente dos nossos recursos energéticos e evitar a necessidade de produção de tantos bens de consumo

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Portugal nunca dependeu da temperatura para os fogos florestais…
    Mas não deixa de ser preocupante a notícia :/

    1. Avatar de airtup
      airtup

      Pois não até é habito haver mais incêndios em Dezembro.
      No dia de Pedrógão, ou depois no 15 de outubro, acho que estavam quase 0 graus.

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        Que comentário tão ignorante…. Quem vive nessas áreas sabe bem qual é a realidade e o negócio!

    2. Avatar de Mario
      Mario

      Calor atrai turismo e bom para a nossa economia. Possuio varias instancias de ferias e quero é lucros para viver a grande

  2. Avatar de José Fonseca Amadeu
    José Fonseca Amadeu

    Só estudos iluminados, toda a gente sabe que o aquecimento global vai provocar temperaturas mais baixas, estes falsos paralelismos que estas investigações fazem só podiam vir a uma univerdade portuguesa.

    1. Avatar de ZeDasCabras
      ZeDasCabras

      e engraçado é que no final vêm sempre as recomendações para reverter os ditos efeitos.

    2. Avatar de Peace
      Peace

      Que treta de comentário. Se pensarmos um bocadinho percebemos que a maior causa do aquecimento global é a perda de água nos extremos da terra (que é plana como toda a gente sabe).

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        ?
        O que disse é bem real, todos os cientistas sabem disso, basta pesquisares por Vortex Polar para ficares informado.
        Como acham que surgiram as “ice age”? Simplesmente começou a ficar frio?

  3. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Muito bem, já começa a ficar fresco !

  4. Avatar de ZeDasCabras
    ZeDasCabras

    eheheh em breve climas tropicais! Maravilha!

  5. Avatar de airtup
    airtup

    Só faltou dizer em que se baseia o estudo..

    Com a informação na noticia tanto podia ter dito 5 como 10 como outra coisa qualquer.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Com as violentas nortadas no litoral que o nosso verão tem apresentado nos últimos anos, estou tranquilo, o pior é o interior….

  7. Avatar de AlexX
    AlexX

    Antes de 2046 já tudo emigrou para onde podem eventualmente sobreviver, as cavernas ou a Antárctida

    1. Avatar de Mario
      Mario

      A Antártida esta cheia de recursos que tem de ser explorados. Espero que deixem de vez a treta do ambiente e comecem a exploração de petroleo e metais e acabem com os pinguins.

  8. Avatar de Tuga
    Tuga

    Como se o verdadeiro problema fosse o aquecimento global ou as alterações climáticas. Que falta de visão.

  9. Avatar de informado
    informado

    não gosto de Inverno. Quentinho é bom e poupa electricidade.

    1. Avatar de Peace
      Peace

      Então e o ar condicionado?

  10. Avatar de AbreuBanido
    AbreuBanido

    Já pensaram nos efeitos na agricultura em vez de fazer comentários irónicos?

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      vai ser muito bom para muita coisa. Mau para algumas…poucas.

  11. Avatar de CA
    CA

    Não é só para o ser humano, é para todo o ecosistema.

  12. Avatar de Faisca
    Faisca

    Tudo ok, continuar com as plantações de eucaliptos, não fazer nada contra o vírus que nós está a matar a floresta de Pinheiro, fechar os olhos à exportação dos derivados da madeira…etc. é o caminho que erradamente temos tomado

  13. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    É fazer como em outros países e plantar diversas espécies de árvores: milhões delas, mas apropriadas ao clima (e incêndios recorrentes) em Portugal… é o suficiente para baixar uns 2 ou 3.º C. Aproveitar e acabar com a praga dos eucaliptos e outras espécies inapropriadas a este país.
    Pessoalmente, gostaria de ver a maior parte do Alentejo com uma floresta frondosa, de certeza que iria ser melhor até para a agricultura, ainda que certamente não naquele formato industrial horrível para o ambiente.

    Acabar com o dióxido de carbono para ajudar o ambiente é daquelas idiotices, é o mesmo que dizer: vamos acabar com a água potável… é mesmo só idiotas a comer gelados na testa! É só pensar: qual é uma das coisas que precisam as plantas? Dióxido de carbono! Vá meninos, agora é plantar mais plantinhas para o aproveitar… e deixar de serem macacos a repetir idiotices.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Concordo 100%. Uma árvore não só é capaz de “transformar” dióxido de carbono em oxigénio, como ainda consegue baixar a temperatura em vários graus. Basta pensar que a energia que iria ser usada para aquecer o planeta, será usada pelas árvores na evaporação de água pelas folhas. Neste processo de evaporação, é necessária muita energia que de outra forma apenas serviria para aquecer o planeta.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Não sei se é esta a explicação cientéfica do processo porque não sou da área, mas que nas matas com espécies autóctones está bem mais fresquinho, lá isso está…