Os milhares de satélites Starlink da SpaceX estão a libertar radiação no espaço

12 Comentários

A órbita da Terra está a ficar repleta de satélites Starlink, num projeto com assinatura da SpaceX. Agora, depois de serem enviados milhares de dispositivos, os cientistas confirmam que estes estão a libertar radiação.

Starlink

Segundo uma nova investigação, a eletrónica que dá forma aos satélites Starlink da SpaceX está a libertar ondas de rádio de baixa frequência, de uma forma que poderá afetar a nossa capacidade de estudar a astronomia.

Este estudo representa o mais recente esforço para entender melhor o impacto das constelações de satélites na radioastronomia.

Workshops anteriores sobre céus escuros e silenciosos teorizaram sobre essa radiação, e as nossas observações confirmam que é mensurável.

Explicou Federico Di Vruno, engenheiro no SKA Observatory e na International Astronomical Union.

Atualmente, a SpaceX tem mais de quatro mil satélites na órbita da Terra, com outros milhares planeados. Contudo, a Starlink não é o único projeto deste género. A OneWeb tem mais de 600 dispositivos, e a Amazon planeia lançar outros milhares, a partir de 2024.

À medida que o céu fica mais lotado, a dificuldade em estudar o espaço aumenta e torna-se, cada vez mais, uma preocupação. Apesar de a SpaceX ter projetado um novo satélite mais escuro, pelas reclamações de poluição pela luz visível que os originais emitiam, a radioastronomia também está a ser comprometida.

Os cientistas estão preocupados com o facto de os satélites da SpaceX utilizarem radiofrequências entre 10,7 e 12,7 gigahertz para comunicação downlink (pelo menos na Europa). Contudo, pensaram que os satélites poderiam estar a emitir ondas de rádio não intencionais fora dessa banda.

Satélites na órbita da Terra

Para investigar a possibilidade, utilizaram o LOw Frequency ARray (LOFAR), na Europa – uma rede composta por cerca de 20.000 antenas de rádio distribuídas por 52 locais. Com esse nível de sensibilidade, observaram 68 satélites pertencentes à constelação Starlink. Assim, detetaram libertação eletromagnética.

Com o LOFAR, detetamos radiação entre 110 e 188 MHz de 47 dos 68 satélites observados.

Esta faixa de frequência inclui uma banda protegida entre 150,05 e 153 MHz especificamente alocada para radioastronomia pela União Internacional de Telecomunicações.

Revelou Cees Bassa, astrónomo no ASTRON, Netherlands Institute for Radio Astronomy.

Conforme descrito pelo Science Alert, as libertações detetadas não parecem ser intencionais e, além disso, não estão propriamente a quebrar regras. Contudo, apesar de o impacto ser relativamente baixo, agora, à medida que o número de satélites aumentar, ele poderá escalar e interferir com o estudo do espaço.

Os cientistas já entraram em contacto com a SpaceX e a empresa já está a trabalhar em formas de reduzir ou remover essa libertação de radiação.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AlexS
    AlexS

    Todas as transmissões radio, radar são radiação.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Até uma banana emite radiação, porque possui potássio e carbono…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Ah, e um só cigarro equivale à radiação de 100 bananas…

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Isto para manter a escala de banana (banana for scale) ^^

  2. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    São harmónicas de frequência. Muito comum. Melhorar blindagem e circuitos, reduzir potências ligeiramente. Contudo esta harmónica deve ser algo muito , muito baixo. Mas está aBerta a caça ao Ellon hoje aqui, já só falta mesmo pessoal com forquilhas e lenha pra queimar o bruxo….

    1. Avatar de Pois
      Pois

      Lol! Percebes tanto disso como eu de podas

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Estudasses. Engenheiro electrotécnico, técnico de telecomunicações, e ited, licenciado pela ANACOM como estação de emissão, e … engenheiro agrónomo muito recentemente , portanto,também sei fazer podas 🙂 curti um bocadinho menos, trabalhei um bocadinho mais 🙂

        1. Avatar de Camões
          Camões

          Vires falar em harmónicas aqui é a mesma coisa que dizeres que o chouriço deriva do pepino.
          O teu comentário está correcto, mas quantos sabem o que são harmónicas?

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Nem sempre as caixas e comentários têm de ser um lodaçal. Já encontrei muita informação partilhada nos comentários em outras situações sobre matérias que não domino em que ajudaram a perceber muita coisa, ou pelo menos a dar luzes onde procurar. Considero o site da ppware um dos sites mais interessantes pelo menos dos últimos 10 anos, só lamento a perseguição sem tréguas que fazem ao musk no último ano. Passou de cavalo pra burro por questões políticas. Mas ele é sem dúvida um marco da minha geração.

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Sim isto é um ataque ao Musk pela forma como está construida a noticia.
      Eu também posso construir uma assim, barco da Transtejo liberta radicação pela cidade de Lisboa…. devido ao radar de navegação.
      Ou aviões da TAP libertam radiação por Lisboa… devido ao radar de navegação.

  3. Avatar de AlexS
    AlexS

    Side lobes…

  4. Avatar de Duarte
    Duarte

    No espaço o que não falta é muita radiação ionizante.
    É a mesma coisa que dizer que um homem está a libertar xixi no mar atlantico.