OMS testa novos medicamentos contra a COVID-19 também em Portugal

38 Comentários

De acordo com informações da própria Organização Mundial de Saúde, vão ser testados três medicamentos para tratar doentes com COVID-19. Os ensaios clínicos vão decorrer em 52 países e Portugal está na lista.

O diretor da OMS alertou para o facto de no próximo ano poderem ser registados 300 milhões de infetados com o SARS-COV-2.

OMS testa novos medicamentos contra a COVID-19 também em Portugal


Ensaios clínicos de medicamentos em cerca de 600 hospitais…

Segundo o que foi revelado, os testes fazem parte da nova fase do ensaio clínico Solidarity, da OMS, que entra na fase Solidarity Plus para testar a eficácia dos medicamentos artesunate (do laboratório farmacêutico IPCA), usado para tratar casos graves de malária; imatinib (Novartis), usado para tratar alguns tipos de cancro; e infliximab (Johnson and Johnson), usado para tratar doenças do sistema imunitário, como artrite reumatoide.

OMS testa novos medicamentos contra a COVID-19 também em Portugal

O comunicado da OMS refere ainda que na nova fase dos ensaios clínicos com medicamentos estão envolvidos cerca de 600 hospitais nos 52 países participantes, mais 16 países o que na fase inicial, sendo possível avaliar a eficácia de vários tratamentos ao mesmo tempo usando um único protocolo, recrutando milhares de pacientes para gerar estimativas robustas sobre a eficácia que um medicamento pode ter na mortalidade.

O protocolo também permite a adição de novos medicamentos ao longo do processo e o abandono dos que sejam considerados ineficazes. Os ensaios já permitiram demonstrar, por exemplo, que medicamentos como remdesivir, hidroxicloroquina, lopinavir e interferon têm pouca ou nenhuma eficácia em pacientes hospitalizados.

O ensaio clínico de medicamentos vai recrutar apenas pacientes adultos, homens e mulheres, em internamento hospitalar, até 1 de maio de 2022.

Como sabemos a vacina contra a COVID-19 é uma forma de evitar a forma grave da doença, mas não evita a infeção. De acordo com informações recentes, há vários medicamentos a serem desenvolvidos, dos quais se destaca o medicamento desenvolvido pelo Centro Médico de Sourasky, em Telavive, Israel, foi testado em doentes de vários hospitais de Atenas, na Grécia.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Finalmente…. agora que já venderam as vacinas todas bora lá trabalhar no seguinte

    1. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      Tu é que sabes!

  2. Avatar de Algo
    Algo

    [Um dos] O medicamento mais adequado contra a Covid chama-se Ivermectina e está a ser restrito a cada dia que passa.

    É inacreditável a propaganda em massa contra o uso desse medicamento após aqueles que a tomaram admitirem o seu benefício.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Uma vacina desenvolvida para a covid em humanos, é de evitar porque “é experimental”, mas usar um medicamento veterinário, sem estudos conclusivos sobre a sua eficácia já é recomendado, porque “aqueles que a tomaram admitiram o seu benefício”… Se eu comer um tic-tac de manhã é outra à noite e for melhorando (tal como se não comesse os tic-tac), no final também admito os benefícios…

      1. Avatar de Artur Peralta
        Artur Peralta

        Que balburdia mental… Existem vários estudos da evermectiva em humanos e muitos deles com mais de 80 e tal pessoas (como há muitos que “validam a segurança” destas vacinas). No entanto precisam-se de mais estudos devidamente validados por pares, duplos cegos e placebo. Isso já foi pedido em vários paizes inclusive no senado americano que ignorou esses pedidos com resultados preliminares muito bons.

        Para tua iformação existem vários medicamentos para humanos que são também utilizados ao nível veterinário. Além do mais a ivermectina é um dos medicamentos exenciais na lista da OMS com provas dadas à cerca de 50 anos.

        O teu comentário pareceu mesmo daqueles que opinam só porque sim… nem tens noção do que dizes…

        1. Avatar de Nuno Teixeira
          Nuno Teixeira

          Testes com 80 e tal pessoas dá uma confiança tremenda.
          Além disso, a OMS a FDA e a EMA já tornaram público que os estudos que foram feitos são inconclusivos ou são pouco fiáveis.
          Antes de qualquer medicamento ser aprovado este tem de se basear em estudos fortes e que sigam o “método ciêntifico”. Estas agências não se baseiam nas conclusões tem de haver um rigor na forma como os estudos são feitos e ser aprovados pelos pares.

          1. Avatar de HOS
            HOS

            Então as vacinas tiveram de passar por isso tudo, nao é? tou so a perguntar para me informar.

          2. Avatar de rui
            rui

            Exactamente. De acordo com algumas pessoas:

            Teste com cerca de 80 pessoas: muito bom!
            Vacina com mais de 45000 pessoas (pfizer): Feita a pressa…

            Enfim..

          3. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            @nuno teixeira e @rui, vocês certamente não entenderam o que disse. Os estudos foram feitos com bem mais de 80 e tal pessoas, apenas precisam de validação em testes devidamente validados por pares, duplos cegos e placebo.

            Os 80 e tal pessoas que pe referí foram vários testes feitos para validar a toma destas vacinas em certas faixas etárias, grávidas, pessoas com certas doenças associadas, … Sei bem que hoje temos bem mais pessoas vacinadas e os estudos prosseguem, no entanto para se começar as aplicações das mesmas os estudos eram feitos com muito poucas pessoas.

            Ainda bem que admitem que 80 e tal pessoas é muito pouco para validação de um estudo e permissão para aplicação à popupação em geral, eheeheeh, tiro no pé!

          4. Avatar de rui
            rui

            Artur
            Tiro no pé? Onde foi tirar esse valor de 80 pessoas nas vacinas?
            Só a pfizer foram mais de 45000, e de certeza que não foram apenas 80 em cada faixa etária.
            Nenhum medicamento, vacina etc tem só 80 e tal pessoas (mesmo em cada faixa etária)
            Por isso, Tiro no pé? só se for no seu…..

          5. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            Quem procura acha…
            1. (Johnson & Johnson, site oficial, Phases 1/2a, que foram os estudos apresentados para autorização especial, “20 to 80 people”) https://www.jnj.com/innovation/the-5-stages-of-covid-19-vaccine-development-what-you-need-to-know-about-how-a-clinical-trial-works
            2. (Pfizer, site da pubmed, Phase I/II study que foram os estudos apresentados para autorização especial, “among 45 healthy adults”) https://www.jnj.com/innovation/the-5-stages-of-covid-19-vaccine-development-what-you-need-to-know-about-how-a-clinical-trial-works (se entrares agora para ver os dados no trial NCT04368728, vês 43998 participants, mas como utilizaram o mesmo trial para a fazer a fase 3 aparecem esse total agora, no entanto podes ver que só acaba em May 2, 2023)

            Como estes há muitos… é só procurar e analisar os dados.

            cumps.

        2. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          A balbúrdia mental parece ser tua…
          “precisam-se de mais estudos devidamente validados por pares, duplos cegos e placebo”…
          “sem estudos conclusivos sobre a sua eficácia”
          Qual a dúvida?

          1. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            O problema é não avançarem com os estudos logo, a pressa sempre teve para as vacinas… mas ok, leva a bola

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Já te responderam acima sobre os estudos feitos até agora.

    2. Avatar de HOS
      HOS

      Nao reune consenso cientifico….. se é que me entendes =)

  3. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Negacionistas: “para quê a vacina se não é totalmente eficaz? Deviam era desenvolver medicamentos para tratar!”
    … Desenvolvem medicamentos para tratar…
    “querem é ganhar mais dinheiro à custa da covid, as farnaceuticas so pensam no lucro!”

    1. Avatar de Artur Peralta
      Artur Peralta

      Tiras conclusões tão em abstrato que o negacionista és tu. Não sei onde ouviste isso, mas posso te dizer que nenhum medicamento já existente vai ser testado/aprovado. Vai ser um novo com patente para os 17 anos…

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Não me podes dizer também os números do Euromilhões, tendo em conta a tua capacidade de futurologia?

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Para quem afirma que os outros “Tiram conclusões tão em abstrato”, é porque possuis informacoes com100% de certeza e garantia. Já agora qual é o nome desse novo medicamento?

        1. Avatar de Artur Peralta
          Artur Peralta

          Uma coisa é saber como vai acabar, outra coisa é saber o nome, no entanto, se queres tanto saber podes ir estando atento às patentes que estão a ser feitas para este efeito. Quem procura acha!

    2. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Esse argumento já era esperado…

      Agora aguardo o “ivermectina ou cloroquina é que funcionam não era necessário estar a investigar novos medicamentos”

    3. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Afinal o Algo aí acima já veio com esse argumento.

      Já adivinho o contra-argumento: “As farmacêuticas não ‘aprovaram’ a ivermectina porque é um medicamento muito barato e compensa mais desenvolver um novo”

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Nem eles sabem que já desde o inicio da pandemia que medicamentos como a cloroquina estão a ser utilizadas.

  4. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Patente livre para bem da humanidade. Testes clínicos voluntários.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Testes e ensaios clinicos são sempre voluntários, não dá para serem de outra forma.
      Patentes nunca poderão ser livres precisamente para o bem da humanidade.
      Jamais tomaria um medicamento ou vacina com patente aberta, feito em qualquer laboratorio, saba-se lá com que excipientes, com que formulas galenicas, com que QC, com que Stab, etc etc, só quem não conhece mesmo os processos de fabrico pode defender abertura de patentes, é a pior coisa que poderíamos ter na area farmaceutica.

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Lol! Faltou dizer que esses laboratórios funcionariam com trabalhadores pro bono.

  5. Avatar de rato
    rato

    tomei ontem a vacina da janssen, hoje estou com febre dores no corpo, se calhar se me dessem a da pfizer não teria estas reações ando a tomar benuron de 8/8h tou com febre de 39ºc . porque nao querem dar ao jovens a da pfizer, é cara a vacina da pfizer para dar ao jovens ?

    1. Avatar de Luis Rosalino
      Luis Rosalino

      Rato, eu tomei a da janssen e n tive nada disso. Então temos aqui dois casos dispares e uma amostra muito pequena, ainda assim pedes radicalmente que se dê a pfizer aos jovens. Só com base nisto?

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Também tive colegas meus do trabalho com os mesmos sintomas, disseram que nunca tiveram um febre tão elevada como aquela mas no dia seguinte ou dois dias depois estavam “melhores”.. a questão é a seguinte, o pessoal diz que o paracetamol é pior que a vacina e que pode causar mais facilmente a morte mas depois dizem para tomar em CONJUNTO com a toma da vacina para passar a febre, isto é tipo o que? Se algum caso destes der em morte será culpa do paracetamol é?

      2. Avatar de Rato
        Rato

        Eu disse “porque não podem dar a da pfizer aos jovens” porquê , as mulheres podem escolher entre a moderna ou a da pfizer, já os homens não podem escolher. Quando vemos uma advogada marta temido como ministra da saúde vemos como anda o governo de velhos a frente todos fritos das moinas a governar-nos.

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      A da Pfizer pode dar os mesmos sintomas, não morres por isso.

  6. Avatar de JOAO LUIZ
    JOAO LUIZ

    Artesunate, um remédio para malária, onde foi que eu já ouvi isso antes?

  7. Avatar de Maia
    Maia

    Foram publicados estudos no dia 12/08, se alguem quiser dar uma vista de olhos, fica aqui:
    ivmmeta.com

    Para quem procura ciencia, um pequeno resumo:
    86% de eficácia na profilaxia
    74% no tratamento precoce
    43% no tratamento tardio
    67% redução da mortalidade…

  8. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    É apenas a apresentação de um filme.
    A história já antiga da ciência e do conhecimento.
    https://youtu.be/hqv_oE0P3YY

  9. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Os remédios são para remediar.
    O natural será ter saúde e isso será mais fácil tendo um sistema regulador dos processos fisiológicos funcionando bem, aquilo a que se chama frequentemente sistema imunitário.
    O que oficialmente se está fazendo é tomar medidas que só destroem esse sistema: Fomentar o medo, limitações de respiração e circulação, falta de contacto humano, utilização de químicos tóxicos.