OMS: Novo coronavírus pode não se transmitir através de objetos e superfícies

71 Comentários

É verdade que já se falou e estudou muito sobre o aparecimento do novo coronavírus. Contudo, há ainda várias características que causam medo. A comunidade científica tem trabalhado arduamente para responder a às muitas questões que ainda estão sem resposta. Comparativamente ao início das investigações, onde os testes eram realizados apenas em laboratório, atualmente já é possível investigar sob cenários reais.

De acordo com a organização Mundial de Saúde (OMS), o “Vírus pode não se transmitir através de superfícies e objetos”.

OMS: Novo coronavírus pode não se transmitir através de objetos e superfícies


OMS não tem ainda evidências conclusivas sobre o novo coronavírus

A notícia é muito boa, mas é preciso ter calma! De acordo com a OMS, não foram ainda encontradas evidências conclusivas que indiquem claramente que o vírus se pode transmitir através de superfícies e objetos. A organização salienta, no entanto, que a doença é transmitida, principalmente, através do contacto físico próximo.

A doença da Covid-19 é transmitida essencialmente através do contacto físico próximo e dos detritos respiratórios. No momento da publicação deste relatório não conseguimos relacionar conclusivamente o contágio através de superfícies

OMS: Novo coronavírus pode não se transmitir através de objetos e superfícies

A conclusão teve como base o relatório mais recente da agência médica da ONU que refere não existirem evidências sobre o facto do novo coronavírus se espalhar através do contacto com uma superfície artificial, como maçanetas das portas ou teclados.

Apesar das conclusões do relatório, a OMS mantém as suas recomendações para a desinfeção de superfícies e objetos, sempre que possível e de forma a tranquilizar a população. A OMS recorda ainda que os testes iniciais foram realizados em laboratório e, nesse sentido, longe das condições e circunstâncias reais.

A organização de saúde não descarta ainda que as superfícies poderão conter outro tipo de vírus. Em Portugal a DGS mantém as orientações para o distanciamento social físico e menor contacto social, etiqueta respiratória e a constante lavagem de mãos.

 

Leia também…

COVID-19: encontrado anticorpo que bloqueia 100% a infecção viral

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel
    miguel

    Essa organização para mim como fonte de informação fidedigna ultimamente vale 0!

    1. Avatar de rikardo pereira
      rikardo pereira

      para mim ja ha muito que vale 0

    2. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      @miguel

      Verdade… Ora dizem uma coisa, ora dizem outra… Depois voltam atrás e afinal é como disseram que era e já nem sabemos o que disseram e quando. Um autêntica trapalhada de informação.

      Entretanto, já no início de Março, um epidemiologista alemão tinha feito investigação numa casa de infectados, toda a família infectada, não encontraram o vírus vivo em superfície nenhuma, telemóveis, maçanetas, gato, etc…

      1. Avatar de eu2
        eu2

        O problema é que só lêm o que lhes interessa. A parte do “*ainda* não está confirmado”, “pelo que se pôde perceber *até agora*”, “são investigações *preliminares*”, logo ainda não é oficial, essa não entendem.

    3. Avatar de JOÃO BRITO
      JOÃO BRITO

      Se a comunidade científica não mudasse de opinião ainda se julgava a Terra plana e o Sol girava em torno da Terra.

      Há que perceber que o conhecimento científico é dinâmico consoantes os factos existentes, o que hoje é dado como verdade amanhã pode-se acabar por verificar falso.

      1. Avatar de Chromado
        Chromado

        Concordo, a ciencia é mesmo isso!

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    A OMS é completamente ridícula. Só suposições.

    1. Avatar de Carlos Faria
      Carlos Faria

      Não amigo. Há novas descobertas e temos que nos adaptar a elas. É assim que se faz ciência e é assim que deve ser feito

  3. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Sabendo dos financiadores da OMS, com nomes e valores, como se pode confiar?

    1. Avatar de Carlos Faria
      Carlos Faria

      então não se pode confiar em nenhum país nem em nenhuma entidade então? https://open.who.int/2018-19/contributors/contributor

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Os governos deixaram cumprir com os compromissos assumidos com a criação da OMS. Passou a ser uma organização aberta a capital privado.

        1. Avatar de eu2
          eu2

          Onde viste isso?

          1. Avatar de Fulano
            Fulano

            Em sonhos e fantasias de andar a ver muitos filmes

        2. Avatar de Dark Sky
          Dark Sky

          Capital privado significa controlo acionista. Há doações dos Estados e de privados. Os dois maiores doadores (link acima), em percentagem do do total:
          – EUA: 15,08% (Trump falou em 500 milhões de dólares, que bloqueou)
          – Fundação Bill e Melinda Gates: 12,12% (o que dará 399 milhões de dólares).
          – GAVI Alliance (“Aliança Mundial para Vacinas e Imunização”): 8,18%
          – Reino Unido: 7,91%
          – Alemanha: 5,33%
          ….
          – China 0,21%

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    Hoje dizem uma coisa, amanhã dizem outra em que ficamos LOL?

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Na última informação *confirmada*.
      Se não te sentes seguro, espera algum tempo que surja nova confirmação, ou estuda por ti mesmo. Se não quiseres fazer isso, faz como quiseres, mas lembra-te que há sempre o risco de estares errado.

  5. Avatar de Daniel Neto
    Daniel Neto

    Quando fazem este tipo de posts seria interessante colocar a fonte para quem quiser consultar mais informação.
    Fica a dica.

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Costumam pôr, parece que desta vez esqueceram-se, mas deve ser possível encontrar facilmente, já que é a OMS. Se encontrar posto aqui.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Foi escrito por Pplware. Eles estavam na conferencia, não há fontes.

  7. Avatar de Filipe
    Filipe

    Vejam lá que a OMS nem sequer tem, depois deste tempo, evidências claras de que uma pessoa com máscara, viseira e luvas (e que não esteja infectada) não fique infectada na mesma quando num local com mais pessoas infectadas… Por isso mesmo é que só ordenaram inicialmente que máscaras e outra protecção só para médicos e infectados é que seriam obrigatórias.
    Na hora falam muito, mas depois quando são confrontados e a verdade sai, afinal tudo não passava de suposições.

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      @Filipe

      E a questão é que, após já vários surtos epidemiológicos pelo mundo todo com os quais a OMS já lidou, de repente não sabe se deve ser usada máscara entre outras dúvidas, estávamos nós em plena crise pandémica e ainda se andava a discutir isto…Uns a dizer que deviam usar, outros a dizer que não, etc…

      1. Avatar de Ernez
        Ernez

        Wishmaster, isso só prova a minha teoria, que o pessoal só vai ao emprego para receber o vencimento e não para trabalhar, D:

    2. Avatar de Dark Sky
      Dark Sky

      Outra vez as máscaras. De vez em quando convinha pensar e ler qualquer coisa.

      – Se a OMS as recomendava para os profissionais de saúde era porque as considerava inúteis?
      – O que a OMS disse é que as máscaras para uso dos profissionais de saúde fossem priorizadas a esse pessoal – o que é sensato dada a sua escassez em muitos países
      – Disse também que não havia evidências das máscaras de uso comunitário – de algodão tecido serem eficazes. Note-se bem que as máscaras social de que agora se fala, de material não tecido e com filtros, não era um conceito existente na altura. A OMS referiu-se especificamente a máscaras de algodão tecido. Mas com isso parece que a OMS dizia espirra e tussa à vontade. O que disse foi espirre para um lenço de papel ou para o cotovelo. A máscara de algodão tecido é mais eficaz? Talvez, e talvez a OMS pudesse ter dito “use uma máscara qualquer”.
      Agora o que a OMS não disse foi: há abundância de máscaras cirúrgicas , dá para dar e vender à população, mas não as devem usar. Isso basta pensar um bocadinho.

      Os “monos” vivem para atacar qualquer coisa. Também calha à OMS.

      1. Avatar de Wishmaster
        Wishmaster

        Sabe bem que foi por causa da escassez… Iria causar o pânico e fragilizar governos não acautelarem nem haver máscaras, e quando tiveram tempo para as arranjar.

  8. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Andáveis vós, Pedros, Marisa e Inês
    Em Pplware afã e doce encanto
    Eis quando a china monção solta vil rês
    Para tão soez afronta e quebranto

    A torpe besta de Covid chamado
    À lusitana praia chegou do leste
    Não bastava o clima, o triste fado
    Ao agreste quis juntar insana peste

    Tão sofridas almas estão de quarentena
    Confinadas às paredes da solidão
    De tão curto ser, mui grandiosa pena

    Deuses, se por pranto desejo concedei
    Que a reles peçonha tome o avião
    Veloz, vade retro prà terra da Huawei

    Luís Vaz de Allen Zimmerman – poeta (mui) mal arrimado

    1. Avatar de RM
      RM

      Agora em Português, sff!

      1. Avatar de Fulano
        Fulano

        Vai para a escola acabar a 4ª classe e pode ser que percebas o texto.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Poesia…

    2. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      @George Orwell
      lololol Muito bom!

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      Alma minha…

      (não sei o resto e já não me lembro de quem é) 😛

    4. Avatar de PeterOak
      PeterOak

      Muito bom!! Daqui a 100 anos vai ser este poema que se vai estudar no 9º ano.

    5. Avatar de Ernez
      Ernez

      Muito bom!

  9. Avatar de Sr. Atenção
    Sr. Atenção

    Esta organização é o verdadeiro vírus.

  10. Avatar de Felipe
    Felipe

    Uiii, que informação tão credível!! Vindo de quem vem não tenho nenhuma razão para duvidar! Eheh 😀

  11. Avatar de Ora ora
    Ora ora

    Aconselho o pessoal que não acredita em ciência a injectar desinfetante. Problema resolvido.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Eu acredito na ciência, e esse paleio da terra plana já chateia para desinformar quando algo não é igual aquilo que concordamos.
      Como acredito tanto nela injecta em ti e depois diz-me o resultado, enfim…

      O problema da OMS é que tem dado tiro nos pês constantemente, e ultimamente é mais uma organização sobre muita suspeição de $$$ / €€€€!

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Nem a própria teoria da terra plana foi formulada em tão pouco tempo.
        Está visto que és daqueles que “quer aqui…e agora”, mas infelizmente ninguém te deve nada e, para nossa infelicidade, também não me parece que se vá aprender grande coisa contigo.
        Ainda assim fico a aguardar dias melhores.

  12. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Todas as recomendações da OMS derivam de investigações cientifica. Com tal e para o efeito foi divulgada recentemente um estudo cientifico dia 17/05/2020 (https://www.afp.com/pt/noticia/855/estudo-com-hamsters-comprova-eficacia-de-mascaras-contra-covid-19-doc-1rr6iv3) que comprova que o uso de mascara é eficaz contra o covid-19.
    Não entendo com tanto epidemiologistas, mais ninguém apresentou este teste.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Interessante, desconhecia esse estudo.

    2. Avatar de JOÃO BRITO
      JOÃO BRITO

      Nao é só um estudo que muda a opinião da comunidade científica, é necessário mais estudos que confirmem.

  13. Avatar de Dark Sky
    Dark Sky

    Convém enquadrarmos a bola com a baliza.
    – Em março a OMS disse que – de acordo com os estudos disponíveis, de diversas entidades – o coronavírus se podia manter nas superfícies durante várias horas ou até vários dias.
    Um desses estudos, em laboratório, concluiu que a Covid-19 pode sobreviver de dois a três dias em materiais como vidro, tela, metal, plástico ou papel se estiverem a uma temperatura de 37 graus. Outro apontava até sete dias de sobrevivência fora do organismo.

    – O que a OMS diz agora é que não há provas de que os resultados desses estudos, em laboratório, ocorram na vida real. Ou seja, não encontrou provas conclusivas de que o coronavírus pode contagiar-se a través de um contacto com uma superfície artificial como maçanetas de portas ou teclados.

    Mas – no que importa – a OMS mantém a sua recomendação a favor da desinfeção de superfícies e objectos sempre que seja possível e para tranquilidade da população.

    A conclusão que se tem de tirar é de que não é preciso andar cheio de medo de tocar objectos da vida normal e corrente. Mas, como em relação a todos os vírus, a lavagem frequente das mãos, em particular antes de as levar à boca ou aos olhos, continua a ser muito importante (princípio da precaução).

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não havendo evidência, ainda não é certo. É quase isso que falaste

      1. Avatar de Dark Sky
        Dark Sky

        Deve haver muita gente com as mãos sem pele de tanto as lavar dentro de casa. Toca num objeto – lava – toca noutro – lava, porque o vírus pode lá estar durante dias.

    2. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Há que séculos epidemiologistas alemães começaram a falar disso sobre a transmissão em contexto de vida real… Hendrick Streeck, da Universidade de Bona.

      1. Avatar de Dark Sky
        Dark Sky

        Do estudo efetuado na região de Heinsberg concluiu no início de abril, que:” Até agora, não foi comprovada nenhuma transmissão do vírus ao tocar objetos infetados, em supermercados, restaurantes ou cabeleireiros.”

        Para a OMS fazer a atual declaração teve em conta outros estudos que também não encontraram provas conclusivas dessa transmissão. Mas, diga-se em abono da verdade, que se não fazem experiências do tipo:
        1. “Fazemos-lhe um teste de diagnóstico para se ter a certeza que não está infetado”
        2. “Agora toque aqui neste objeto infetado” (não se pode fazer isto porque o Covid-19 não tem tratamento, da mesma maneira que não se pode dar uma vacina experimental a uma pessoa e a seguir infetá-la com Covid-19 para ver se resulta)
        3. “Agora vamos colocá-lo num ambiente isolado para evitar outros tipos de contágio”.
        4. “Agora vamos ver se ficou infetado por tocar no objeto infetado”
        — dificilmente se encontram provas conclusivas.

        1. Avatar de eu2
          eu2

          Se fizessem isso a um certo número de pessoas, poder-se-ia tirar provas conclusivas, não? Mas só se pudessem fazer isso.

        2. Avatar de Wishmaster
          Wishmaster

          Falta a parte de não ter encontrado vírus #”vivos” na residência de uma família que estava toda infectada…

          Sim, esse tipo experiência poderia ser feita, mas as autoridades não a iriam fazer provavelmente, mesmo que houvesse um voluntário.
          Por acaso, conheço uma pessoa que disse que não se importava de ser voluntário!! lol
          Há umas “teorias” que dizem que em 1918 tentaram infectar pessoas e não conseguiram. Ainda não verifiquei se isso está registado por historiadores.

  14. Avatar de fernandes
    fernandes

    Fonte?? Isto de por artigos sem fonte passa por uma opinião. Sou formado em biologia molecular e gostaria de saber em que se baseiam para colocar este post!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Foi o que foi referido pela OMS no briefing de hoje

      1. Avatar de eu2
        eu2

        Uma pergunta, como têm acesso a esse briefing? Não seria possível colocarem uma ligação para a fonte original dessa declaração da OMS?

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Eu não sou formado em biologia molecular mas após uma rápida pesquisa no google aparecem inúmeros resultados relacionados.

      1. Avatar de Wishmaster
        Wishmaster

        E aparecem os estudos?

    3. Avatar de eu2
      eu2

      A fonte deles (pplware) é a OMS. Se queres a fonte dessa opinião e esses estudos, é à mesma OMS que tens que pedir.

  15. Avatar de nuno ferrao
    nuno ferrao

    confiem no costa que ele é que sabe como é.

  16. Avatar de danny
    danny

    Esta noticia encaixa como uma luva, principalmente num momento em que as creches e escolas abrem os seus serviços! LOL.
    Realmente é uma piada! primeiro toda a desinfectar tudo, agora quase que nao é necessário. Se fosse palavras vindas da nossa ministra da saude (que dizia nao ser necessário máscaras, mas agora é!) nao me estranhava nada. Agora vindo da OMS??

  17. Avatar de informado
    informado

    O PPLWARE agora é um site de apoio ao Governo SOCLIALISTA? No dia em que o governo diz pras pessoas irem para a rua publica esta notícia que não vale nada… e tendo como fonte a OMS .. OMS que escondeu o vírus em conluio com a China em Dezembro e Janeiro. OMS credibilidade ZERO!

    1. Avatar de Dark Sky
      Dark Sky

      Tu não és o tal que não quer sair de casa nem por mais uma?
      Do que se está a falar é da transmissão do vírus tocando em superfícies que podem ou não estar infectadas.
      – Estudos feitos – em laboratório – mostraram que o coronavívirus podia contagiar durante horas ou dias, fora do corpo humano, em superfícies artificiais como vidro, tela, metal, plástico ou papel, em certas condições como a temperatura a 37º. Nessa altura, em março, a OMS informou isso mesmo.
      – Agora a OMS veio informar que estudos – em condições do mundo real – não confirmaram a infeção do vírus por contacto com superfícies artificiais. Isto é ciência – não se confirma, a OMS informa.

      Agora, vamos lá a ter maneiras, o que dizes não é o problema do optimista e do pessimista – do copo meio cheio e do copo meio vazio. Diz o otimista: “Ainda bem, sinto-me mais aliviado”. Diz o pessimista “Olha que a OMS não afirma que não pode haver contágio, só diz que não tem provas de contágio …”

      Tu atacas a OMS, juntando o Governo socialista, mas podias juntar a oposição e mais o PR, porque, felizmente, estão todos de acordo.
      Já pensaste que o teu pensamento é que pode estar desinformado? Que quando Xi Jiping – com todos os defeitos que se lhe conhece e intenções imperialistas – diz que só a 19 de janeiro houve a consciência real da infeciosididade do vírus da Covid-19, está a ser sincero? Que a OMS quando dizia que a China estava a tomar as medidas adequadas estava a ser sincera?

      Que essa coisa de Trump atacar a OMS, puxando por Taiwan que diz que avisou a OMS e foi ignorada (avisou que podia haver um novo vírus, não que havia um novo coronavírus) tem intenções eleitoralistas? Em todo o caso, como quem aprova o financiamento da OMS é o Congresso dos EUA e podia haver chatices, Trump já foi dizendo que uma parte (10%) do financiamento da OMS aprovava.

      É quer atacar a OMS é o maior disparate à face da Terra. A OMS é fundamental para os países com poucos recursos. Quando a Covid-19 se tornou um perigo em S. Tomé e Príncipe vai ver quem é que acudiu (e mais alguns países da UE, com destaque para Portugal). Fez ou disse uma asneira, ou entendida como tal, aqui ou ali – é irrelevante.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Quais são, para ti, as fontes credíveis relativamente a este assunto?

    3. Avatar de Vítor M.

      O Pplware não tem partido político, religião ou clube.

  18. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Se a dimensão de qualquer vírus, só permitiu a sua observação (descoberta), com microscópio eletrónico, como pode a dimensão do orifício respirável de qualquer máscara dar a segurança anunciada para a utilização na protecção de vírus?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      O vírus precisa de um meio de transporte como as gotículas presentes na nossa tosse. Essas gotículas são maiores que o vírus e são elas que não devem passar pela máscara.

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        E assim, se não se tossir não há contágio.
        Que simples.
        As regras da boa educação já aconselham a não tussir na cara dos outros. Com e sem máscara.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          A tosse é um exemplo de forma de transmissão de gotículas. É óbvio que existem outras.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Chamam-se mecanismos de filtração. O que refere é apenas a tamisação/deposição, em que partículas maiores do que x não passam. Mas dependendo do tamanho dessas partículas, há o mecanismo de difusão, adsorção e inercial. Não é preciso os poros serem mais pequenos do que as partículas.

  19. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Resumindo a OMS muda de opinião como uma mulher muda de roupa!!

  20. Avatar de Napz
    Napz

    A única conclusão que se chega é que a grande maioria das pessoas percebe 0 de ciência, de métodos cientificos ou de como a ciência avança.
    Até se chegar a um consenso na comunidade cientifica, com provas inequivocas, a unica coisa que poderá sair são especulações.
    Nada de anormal.

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Exato, concordo com a segunda parte.

  21. Avatar de Nuno
    Nuno

    Isto vem dos últimos tempos, não aqui no pplware, mas lido por aí, em diferentes ocasiões, em sites de notícias, que é o verdadeiro problema:
    – Afinal o coronavírus pode não ser transmissível através de objectos e superfícies.
    – Afinal o coronavírus pode ser transmissível através de objectos e superfícies.
    – Afinal o coronavírus pode não ser transmissível através de objectos e coisas.
    – Afinal o coronavírus pode ser transmissível através de coisas e plantas.
    – Afinal o coronavírus pode não ser transmissível através de cenas de fumar.
    – Afinal o coronavírus não pode não ser transmissível através de objectos e superfícies.
    – Afinal não, o coronavírus pode ser não transmissível através de líquidos e sólidos.
    – Afinal o coronavírus pode sim, ser transmissível através de humdidade, mas nem sempre…

    1. Avatar de Dark Sky
      Dark Sky

      Penso que se pode resumir tudo isso ao que disse hoje a Diretora-Geral de Saúde:

      “A transmissão do vírus é mais difícil do que se pensava através de corrimãos ou maçanetas das portas. Mas a desinfeção e limpeza dessas superfícies continuam a ser recomendadas pela OMS. É uma boa notícia, porque permitirá um regresso à normalidade mais à vontade.”

  22. Avatar de Algo
    Algo

    Lol às pessoas a dizer que temos que nos adaptar às novas descobertas e opiniões. Quer dizer que se milhões de pessoas morrerem amanhã porque afinal o que era já não é devido a uma negligência da OMS temos de nos conformar? Ok.

    Essa organização já provou que não presta e o facto de haver indivíduos investidos no que sai da boca deles inquestionavelmente é preocupante.

    Quem fez a sua pesquisa sabe e BEM qual é a agenda dessa gente. Os comportamentos deles até á mãos recente data falam volumes.