“Odor inesperado” registado na Estação Espacial Internacional

14 Comentários

Os operadores da Estação Espacial Internacional (ISS) foram recentemente alertados para o que foi descrito como um “odor inesperado” proveniente da nave russa de carga Progress que atracou no posto avançado orbital no sábado. Que se passa no “lado da Rússia”?


Progress libertou um cheiro forte, após voltar da Terra

Depois de ter sido lançada do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, a nave Progress trouxe consigo cerca de 2,5 toneladas de mantimentos e outra carga para a tripulação de sete pessoas a bordo do posto avançado orbital.

A chegada da nave ao módulo Poisk da estação parecia ter decorrido sem problemas, mas quando os cosmonautas russos Ivan Vagner e Aleksandr Gorbunov abriram a escotilha da nave, notaram um odor e gotas de um líquido não identificado.

Por uma questão de precaução, os cosmonautas abandonaram a área e fecharam a escotilha Poisk para o resto do segmento russo. Os purificadores de ar da estação espacial e os sensores de contaminação monitorizaram a atmosfera da estação e, no domingo, os controladores de voo puderam confirmar que a qualidade do ar no interior da ISS estava a níveis normais

Não há preocupações para a tripulação e, a partir de domingo à tarde, a tripulação está a trabalhar para abrir a escotilha entre a Poisk e a Progress, enquanto todas as outras operações da estação espacial estão a decorrer como planeado.

Disse a NASA num post no X.

Estação Espacial Internacional do lado russo novamente em destaque

Numa atualização publicada no seu site na segunda-feira, a NASA disse que os cosmonautas da Roscosmos informaram que o odor desapareceu rapidamente e que pode ter sido causado por “gases de materiais dentro da nave espacial de carga”, embora não tenha mencionado nada sobre as gotículas. A transferência de carga da cápsula Progress para a estação principal está a decorrer como previsto.

Não é a primeira vez que uma nave espacial russa atracada na ISS está no centro das atenções. Um acontecimento mais grave envolveu uma fuga dramática de líquido de refrigeração numa nave espacial Soyuz em dezembro de 2022.

Depois de investigar o problema, foi determinado que a nave danificada poderia não ser suficientemente segura para trazer para casa os três membros da tripulação que nela chegaram, pelo que a Rússia enviou uma nave de substituição. E em 2021, o módulo russo Nauka acoplado causou um susto quando os seus propulsores dispararam subitamente, afastando temporariamente a ISS da sua orientação.

Ninguém a bordo da estação ficou ferido no incidente e a instalação voltou rapidamente à sua orientação correta.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Algum russo largou um, as pessoas nao ocidentais estao longe de saberem o que sao maneiras e higiena e um pivete no metro que não se pode

      1. Avatar de Tretada
        Tretada

        E ainda há quem se “admire” por tanta gente preferir o transporte individual. E mais um pormenor… com tantos germofóbicos criados pela histeria do covid, quantos terão desistido de vez de andar de transportes públicos?

        1. Avatar de Zé

          Curiosamente, na cidade de Tókio que tem quase tanta gente como Portugal inteiro e um uso massivo de transportes públicos, os números de infeções covid foram muito menores. Não houveram confinamentos, não houve encerramento massivo de lojas e restaurantes e tudo foi funcionando de uma forma +/- normal. E isto numa cidade com uma densidade populacional abismal.
          Basta as pessoas terem um bocadinho de consciência coletiva e pensar no global. Mas estamos a falar no Japão, um país onde qualquer pessoa que se sentisse “adoentado” já antes do covid saída de casa com máscara para não infetar ninguém. Aqui deste lado tanta gente preocupada com a liberdade de andar a espalhar doenças que nem é capaz de pensar que há mais gente no mundo além do nosso umbigo.

  1. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Deve ser o cheiro nauseabundo do Putin. Uma mistura entre chulé azedo com ovos podres. Bom pequeno almoço a todos

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É o chulé

  3. Avatar de Katrina
    Katrina

    Deve ser o cheiro a Cianeto!

  4. Avatar de anabela
    anabela

    A Russia cometeu um erro enorme em decidir colaborar, com os Europeus/Americanos.
    A mesquinhice é de tal forma elevada…não vale o esforço, e a eei( Estação espacial “internacional” ), é um projecto falhado.

    1. Avatar de Zé

      Falhado? Já lá está há mais de 20 anos e completa há mais de 10. Já foi palco de inúmeras experiências cientificas, ensaios, testes e tanta coisa mais.
      Já lá passaram mais de 100 astronautas. Neste momento estão Russos e Americanos lá em cima (além de 3 Chineses na Tiangong). Apesar de tanta coisa, tem havido cordialidade de partilha de conhecimentos. Obviamente que as tensões geopolíticas não ajudam e movimentos de separação (como a Tiangong) irão haver. É pena, pois cooperação internacional e cordialidade é sempre de louvar, seja em que setor for.

  5. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Não tarda é alguém mandado fora da estação.
    Como não há varandas vai pela escotilha…

  6. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Só não percebo é porque razão ainda não começaram a construir uma nova estação espacial… seria um gateway para a futura base lunar! Há anos que se fala disto… mas na prática nada se faz.

    1. Avatar de André R
      André R

      Se calhar porque ainda é um valorzito elevado, não? A NASA anda a poupar para uma rede para apanhar ET’s, logo o corte orçamental tem de vir de outro lado…
      Está a aguardar algum patrocinador chanfrado que largue assim uns cobres valentes, tipo o Élio Mosca da empresa “Espaço X, mobiliário e decoração”.

  7. Avatar de Zé

    Será que os Russos estavam a cozinhar Krokodil?

  8. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Para mim foi um alien!