Nobel da Física sugere cozinhar massa com o fogão desligado

58 Comentários

Todos nós acompanhámos diariamente as dificuldades face à crise energética que se vive à escala mundial. Ainda ontem o Governo Português anunciou um conjunto de medidas de apoio às famílias mais vulneráveis, com o objetivo responder ao contexto atual de inflação e aumento do custo de vida.

Relativamente à energia, o Prémio Nobel de Física de 2021, o italiano Giorgio Parisi, defende cozinhar massa com o fogão desligado.

Nobel da Física sugere cozinhar massa com o fogão desligado


Giorgio Parisi: cozinhar massa com o fogão desligado… depois de a água fervida

Já dizia o ditado “Para grandes males, grandes remédios”. Giorgio Parisi, Prémio Nobel de Física de 2021, defende que cozinhar massa com o fogão desligado, depois de a água fervida, permite consumir menos energia e, desta forma, economizar perante a atual situação de crise energética.

Parisi detalha, numa publicação na rede social Facebook, que assim que a água começa a ferver, pode-se adicionar a massa e esperar dois minutos, desligando depois o gás para continuar a cozinhar. O cientista da Universidade Sapienza, de Roma, calcula que “pelo menos oito minutos de consumo de energia” são economizados com este método.

O mais importante é manter a tampa, muito calor perde-se por evaporação. Depois de ferver a massa, eu coloco o gás no mínimo, para que ferva muito pouco sem consumir. Também podem tentar desligá-lo, como sugerido nesta publicação, que não é minha, mas de Alessandro Burisi Vici, e que simplesmente partilhei. Obviamente que assim consome-se menos gás e a massa fica cozinhada igualmente

Nobel da Física sugere cozinhar massa com o fogão desligado

O debate sobre como cozinhar massa sem desperdiçar energia não é novo, pois há alguns meses a associação Unione Italiana Food, que representa os fabricantes de massas, argumentou que manter a tampa na panela durante a fase de fervura acelera o processo de cozedura e poupar “até 6% de energia e emissões de CO2”.

A associação explicou que desligar o fogo após dois minutos de fervura, deixando a tampa, economiza energia e emissões de CO2 que podem chegar a 47%.

“Com um consumo médio de 23,5 quilos per capita de massas, cada italiano economizaria até 44,6 quilowatts-hora, 13,2 quilos de emissões de CO2 e 69 litros de água num ano”, destacou esta associação.

Partilhar:

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vasco
    Vasco

    Existem imensas formas de poupar energia no dia a dia. A da massa descobri acidentalmente, quando um dia fiquei sem gás. Pôr atomizadores de água em torneiras e chuveiros permite poupar água. Usar a agua dos banhos e dos lavatórios para a transferir para um depósito de autoclismo pode ser feito com relativa facilidade usando uns tubos de pvc, um depósito e uma bomba manual para não gastar energia elétrica no processo. Etc etc

    1. Avatar de luisa
      luisa

      Usar a agua dos banhos para a sanita é uma forma de poupar agua e arranjar problemas!

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Sim, tudo muito certo se for numa casa a construir. As casas de banho de hoje em dia são pequenas e não há espaço para colocar esse deposito mais os tubos de pvc à mostra, e ainda por cima fica feio.
      Eu só aproveito a água do duche para um balde para uma sanita.

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eu não consigo cozer esparguete em 2 minutos, nem com o fogo ligado, quanto mais desligado.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Atenção que as instruções são deixar a água ferver, depois colocar o esparguete e deixar o gás ligado dura nte dois minutos, e finalmente desligar o gás, deixando o tacho tapado e o esparguete mergulhado nessa água quente para cozer o esparguete aproveitando o calor da água de forma passiva. Deixe ficar lá dentro uns 15 ou 20 m e fica cozido – talvez um pouco “al dente”, depende da capacidade de retenção de calor da panela, da temperatura ambiente e da espessura dos fios de esparguete.

    2. Avatar de lol
      lol

      está tudo explicado no artigo: ferver a água até ao ponto de ebulição, adicionar a massa, continuar a ferver a água/cozinhar durante dois minutos, desligar e esperar 8 minutos que a massa se confeccione. 😉

    3. Avatar de João
      João

      Só tiveste capacidade para ler 1 paragrafo e mesmo assim foi como não lesses nada..

    4. Avatar de iDroid
      iDroid

      É para ficar al dente.

    5. Avatar de Plim
      Plim

      “assim que a água começa a ferver, pode-se adicionar a massa e esperar dois minutos, desligando depois o gás para continuar a cozinhar.”

      Esperar dois minutos com o lume aceso para a água levantar fervura outra vez. A massa introduzida na água vai fria e arrefece a água. E o restante tempo de cozedura 8/10min vai com o lume apagado.

    6. Avatar de Castro
      Castro

      não parece que tenhas entendido, não são 2 minutos para cozer o esparguete! Os 2 minutos é o tempo em que se mantém o lume aceso, depois disso é deixar continuar a cozer no tacho com o calor que ainda tem.

    7. Avatar de Carlos Santas
      Carlos Santas

      E porque não meter a massa logo no início? É o que eu faço com o peixe ou com o bacalhau. Nem é preciso deixar ferver 2 minutos. Quando “levanta a fervura” desligo o gás é mantenho o testo. Já agora. Experimentem um panela de cozedura lenta (poupa eletricidade). Só consome 200/250 W e faz uma comida espetacular. E é barata.

    8. Avatar de Abreu
      Abreu

      Ele se refere a massa fresca, as disidratatas e impossível cozer em 2 minutos

    9. Avatar de xxx0pt
      xxx0pt

      Depois de aprender a ler facilmente entende como se coze a esparguete com o fogão desligado.

    10. Avatar de EDPRR
      EDPRR

      Lê com atenção. A água entra no ponto de fervura, colocas a massa e a tampa no tacho. Ao fim de dois minutos apagado o lume mas deixas a massa continuar a cozer na água que continua quente. Achas mesmo que nos 5-6 minutos seguintes, com o tacho tapado, a massa não coze ? E não precisas de gastar mais gás ou electricidade

    11. Avatar de Traveller
      Traveller

      Não consegues cozer esparguete em 2 minutos, nem ler uma noticia.

  3. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Tem logica e acredito que seja possível, nunca experimentei. Sei que com ovos funciona porque é assim que fiz sempre, é que além de poupar energia ficam bem melhores sem a camada esverdeada

  4. Avatar de Nelson
    Nelson

    Eu massa nunca fiz assim, mas arroz já fiz com um método semelhante e funciona muito bem.
    O método é simples, o dobro da água por volume de arroz. Colocar tudo na panela até ferver, mexer um pouco, colocar o bico do gás no mínimo, colocar a tampa e não mexer mais nela. Deixar estar por 10 min. Depois desligar o gás e esperar 5 min e está pronta.

  5. Avatar de Joao
    Joao

    Se for massa dos Noodles fica pronto em 5m.

  6. Avatar de E---lectrão
    E—lectrão

    poupança inúteis por muito que toda a gente o faça … tem de se cortar o consumo de energia nos grandes consumidores, por exemplo, alguém sabe quanta electricidade gastam diariamente: – os comboios que andam sem passageiros; – as piscinas municipais a aquecer a água ?

    1. Avatar de Vitor C
      Vitor C

      Acho que deviam criar um novo Nobel, da “Poupança” e acho que o deverias ganhar.
      Não faças a tua parte não, preocupa-te só em culpar os outros.
      Se facto podem existir horários mal elaborados sobre comboios, mas um dos problemas do país é a falta de comboios, e deixa de pensar só nas grandes cidades, porque o resto do país tambem tem pessoas, que produzem/trabalham e tambem contribuem para o estado (estado é diferente de governo).

      Mas pelo teu pensamento como o meu vizinho gasta mais gás do que eu, então eu agora até vou cozer a massa por 45 minutos… Ou não! Quem paga a conta sou eu seu estupido, assim como quem não quer poupar (e poupar não é só dinheiro).

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        “Não faças a tua parte não, preocupa-te só em culpar os outros.”

        Os grandes esbanjadores gastaram muito dinheiro para nos incutir que cada um de nós (povo) é que é o responsável e deveria poupar e reciclar para salvar o planeta.

        O que não é dito é que se todos nós pouparmos, não chegamos aos calcanhares “dos grandes”.

        Não digo que não o devamos fazer, mas se vamos ser nós (novamente povo) a “salvar o planeta” não é a “reduzir reciclar e reutilizar”, mas sim a obrigar “os outros” a tomar medidas e a serem resposablizados.

        Exemplo engraçado só para teres noção, andava ai a uns tempos uns videos nas redes sociais de como poupar água em casa, fechar a torneira ao lavar os dentes, entre outros, poupava X litros por dia.

        Se somarmos toda a população de portugal, e aplicares essas medidas, a poupança é irrisória comparando com as perdas dos SMAS/cameras municipais.

        Quando trabalhava na area, ~2015 , Sintra por exemplo tinha mais de 30% de perdas, ou seja, de toda a água que era produzida ou comprada, apenas 70% chegava ao consumidor.

        Se formos a falar da indústria então ai é muito pior.

        Sim devemos todos poupar, mas tem de ser todos, incluindo os grandes, ou então apenas os grandes…

    2. Avatar de JóJó
      JóJó

      Os miners….

  7. Avatar de Pedro de Cimas
    Pedro de Cimas

    A Europa colocou-se na mão de Países contrários às suas ideologias, isto é, Países Ditatoriais.
    Na parte da energia colocaram-se na mão dos russos, desativando centrais nucleares, centrais a carvão tudo em prol do ambiente.

    Depois foi desativando certas indústrias essenciais, deslocalizando-as para a China. Em seguida, compra à China Toneladas e Toneladas de produtos produzidos através de energia proveniente do carvão. Onde está aqui a coerência ambiental? Produzir aqui na Europa ou na China não poluí de igual modo o Planeta?

    A europa está convencida que é com energias renováveis com os formatos: Painéis Solares, moinhos de vento que se auto sustentará.
    A Europa claramente que está a voltar à época das “cavernas”…

    1. Avatar de Secadegas
      Secadegas

      Quais “Países Ditatoriais”? Os da UE? É que ultimamente têm sido estes a obrigar a população a esforços financeiros para suportar uma guerra que a própria UE apoia por ordem de Washington, mesmo sabendo que se tratava de um regime fascista, e uma ameaça real á própria população em que cometeu e continua a cometer genocídio com o apoio da UE… O outro Estado envolvido andou durante anos a avisar.

      1. Avatar de Pedro de Cimas
        Pedro de Cimas

        Comunist Detected!!!

        Vocês desde 1974 a dar a tentar dar a volta às cabeças das pessoas, só rir.
        Espero que o PCP nunca desapareça como partido que é para a população verificar o quão ridículos vocês são..

      2. Avatar de Bernardo duro
      3. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Portanto a UE é uma ditadura!? Deve ser daquelas de brincar então. é que o presidente da Comissão Europeia já foi mudou 4 vezes desde 1999. Quantas vezes é que o presidente da federação orc mudou desde 1999?
        O que dos meus impostos for para ajudar a Ucrânia a defender-se da invasão dos orcs está a ser bem gasto!

      4. Avatar de Darth
        Darth

        Estava a falar do estado fascista da Rússia e da sua chantagem com o gás

      5. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Porque é que o meu comentário não passa??

  8. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Sugiro que o próximo passo seja cozinhar massa colocando o tacho em cima de um CPU (tirando o dissipador) enquanto se vê um vídeo no Youtube em 4K com a gráfica do CPU, acerca de como cozinhar massa. Vai sair top.
    *nota importante: não me responsabilizo nem pela maravilhosa massa, nem pelo CPU estragado desta (ou qualquer outra) forma.

  9. Avatar de deeppurple
    deeppurple

    Que romântico.
    Nos jatos privados dos amiguinhos do Fórum Económico Mundial também já estão a adotar esse método de poupança, na cozedura da massa.

  10. Avatar de CC
    CC

    POUPAR ENERGIA é TRETAS. ACORDEM nao existe o filme do nosso planeta esta poluido. eles andam de jato a gastar combustivel todos os dias e em grandes maquinas a gasolina e nos temos que cozinhar assim? POVO ACORDA!

    1. Avatar de xxx0pt
      xxx0pt

      Para os mais ricos do mundo andarem de jato os pobres precisam de comer massa mal cozida e ir poupando no que podem para os ricos poderem dizer que voam em jatos “carbon neutral” 😉

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Agora que dizes isso ACORDEI. Já liguei tudo cá em casa. O disjuntor insiste em disparar mas vou insistir até arder. Fui por combustível e derramei na boa uns 50 litros pra fora só pra verem quem anda aqui acordado.

  11. Avatar de Ze Jose
    Ze Jose

    Os chineses antes de serem ricos, tinham o fossa na cozinha assim havia o aproveitamento dos gazes.

  12. Avatar de Joseph Goebbels
    Joseph Goebbels

    eu vou fazer tudo o contrario que eles mandam fazer ja foi assim no covid e sera agora

    1. Avatar de CC
      CC

      ISSO MESMO, FIZ O MESMO!

    2. Avatar de VitorMSA
      VitorMSA

      Desde que tenhas dinheiro para pagars as contas quero lá saber o que fazes com a tua vida!!!!

      1. Avatar de xxx0pt
        xxx0pt

        Eu também, agora cozo a massa 20min só para chatear, fica uma merda mas quem manda sou eu! /s

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Pelo teu nickname ninguém esperava outra coisa.

  13. Avatar de CC
    CC

    ja nem vos digo para nao comerem MASSA…..
    o nosso corpo nao absorve o chamado “GLUTEN” …
    mais vale comer arroz de “Portugal”….
    depois temos cancros e nao sabem de onde vem, porque os supermercados é “produto” alimentar em vez do alimento propriamente dito, a industria está tudo minado….

    1. Avatar de VitorMSA
      VitorMSA

      Pensava que Gluten estava em tudo o que tivesse trigo!!!! O arroz tem trigo???

  14. Avatar de AM
    AM

    O melhor é comprar a massa já cozida…

  15. Avatar de Profeta
    Profeta

    Cabecinha pensadora de genio. A tentar convencer os Portugueses de que isso e extremamente necessario mas nao e.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Ninguém tentou convencer ninguém. A tua cabecinha de génio é que te limita a essas paranoias.
      O mundo não está contra ti…és tu que estás contra o mundo.

  16. Avatar de Altertu
    Altertu

    Uma boa medida para a poupança de energia é não andar de carro elétrico…

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      qual a diferença entre ter 40% de eficiência de um carro a combustão e um com 90% que é elétrico?

  17. Avatar de Altertu
    Altertu

    O problema não é a eficácia é que para produzir energia elétrica para os carros vão ter que usar o carvão

  18. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Quando eu faço salsichas na frigideira só deixo o lume ligado durante 3 minutos (gosto delas quase queimadas) e depois desligo sendo que continuam a fazer. Faço o também quando frito um ovo ou quando faço uma omelete.

  19. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Vamos é voltar a usar as caixas com palha

    https://www.youtube.com/watch?v=sxXGmcFs7OY

  20. Avatar de Octávio
    Octávio

    Chef Parisi apresenta: Massa à Prémio Nobel da Fisica.

  21. Avatar de Jon
    Jon

    Eu tenho outra solução på crise energética
    Comprar um fogão a lenha

    1. Avatar de Luís Moreira
      Luís Moreira

      Ou solar…

  22. Avatar de Traveller
    Traveller

    Tenho tudo elétrico em casa com painéis solares.

  23. Avatar de Jose Maluco
    Jose Maluco

    Eu poupo água, gás e energia não tomando banho.

  24. Avatar de Reis
    Reis

    Nas placas de indução pode-se por a água a ferver em pouco tempo e depois deixar cozinhar na posição 3 (escala de 0 a 10) – a fervura mantém-se e poupa-se bastante. Desligar nunca experimentei mas talvez comece por reduzir ainda mais e ver o que acontece .

  25. Avatar de Luís Moreira
    Luís Moreira

    Esqueçam lá isso do gás, do fogão, dos tempos de cozedura, dos gastos energéticos por perdas de calor pelas tampas, superfícies externas das panelas… Utilizem Sistemas Autoclave Temporizados e Programáveis, (as antigas panelas de pressão agora eletrónicas).
    Comprem uma Instant Pot ou equivalente e sejam felizes.

  26. Avatar de joaomatos
    joaomatos

    Parece que regredimos uns mil anos..esta EU vai por um caminho tão mau, até o Euro, já vale menos que o dólar..
    E tudo porque as Elites decidiram provocar o caos na Ucrânia em 2014..