NASA: Asteroide de 213 metros de diâmetros pode atingir a Terra no próximo século

58 Comentários

Com a quantidade de corpos celestes que gravitam no nosso Universo, não é de estranhar que o planeta Terra seja visitado muitas vezes por estes calhaus vindos dos confins da galáxia.

A NASA advertiu para a existência de um enorme asteroide com 213 metros de diâmetro. Esta rocha poderá ameaçar a Terra no próximo século, o impacto poderá causar uma explosão devastadora.

Nasa adverte para asteroide a caminho da Terra


Onde estava em 2025?

A Agência Espacial norte-americana, deu a conhecer informações relativas a um corpo celeste que viaja a uma velocidade de 15 quilómetros por segundo. Este asteroide tem um comprimento equivalente a dois Big Ben e é conhecido como 2018 LF16.

A descoberta desta rocha aconteceu no dia 16 de junho de 2017 pelo Sentry Sistem do Laboratório Jet Propulsion System (JPL), programado para vigiar os espaço e rastrear possíveis riscos de impacto de asteroides.

Embora os cálculos não sejam exatos o suficiente para prever ao quilómetro a distância que este asteroide passará perto da terra, permitem, contudo, estimar datas em que a Terra será visitada.

Segundo os cálculos de Sentry, haverá um potencial impacto a 8 de agosto de 2023. Também foram equacionadas outras datas como possíveis colisões. Entre essas datas está o dia 3 de agosto de 2024 e 1 de agosto de 2025.

Os cálculos mostram que existem pelo menos 62 trajetórias do 2018 LF16 previstas, podendo o calhau atingir a Terra até o ano 2117.

 

O que poderá acontecer se o asteroide entrar na atmosfera terrestre?

Segundo uma nota publicada no Express, se esta rocha atingir a Terra, poderá originar uma explosão numa potência de 50 megatoneladas, um valor que equivale a uma explosão de uma bomba de hidrogénio soviética conhecida como a Bomba Tsar, a mais potente arma nuclear já detonada.

 

A probabilidade de colisão é grande?

Embora não possamos ter cálculos exatos, as probabilidades de uma colisão do 2018 LF16 com a Terra são, praticamente inexistentes.

Os cálculos mais refinados concluíram que a percentagem exata desta probabilidade é estimada em 0,0000033%, ou seja, a probabilidade é de um em 300 milhões, segundo os dados da NASA.

Na Escala de Risco de Impacto de Turim, o asteroide é um ‘Zero’, significando que a probabilidade de impacto é inexistente ou tão próxima do inexistente quanto possível. Passará a 22 000 quilómetros da Terra, o que é uma distância relativamente pequena, tendo em conta os valores astronómicos.

 

Em resumo…

Embora seja uma distância grande, este asteroide é mais um que irá passar na vizinhança várias vezes, pelo menos 62 vezes. Alguns cientistas e investigadores, como é o caso de Iain McDonald, referem mesmo que “o impacto é inevitável e é apenas uma questão de tempo.

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de anon
    anon

    Ou seja existe maior probabilidade de ganhar euromilhões do que este asteroide colidir com a terra.

    1. Avatar de Davidson
      Davidson

      Anon, bora jogar na Euromilhões? Me passa os números aí kkkkkk.

  2. Avatar de ARS
    ARS

    – Só espero que não acerte a minha tumba.

    1. Avatar de Luiz Maurício Finkler
      Luiz Maurício Finkler

      Nem a Minha!!!!

  3. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    Não sei se será possível ou viável fazê-lo, mas aqui parece estar finalmente uma utilidade para as armas nucleares estratégicas que Russia e E.U.A, entre outros, têm em grande quantidade e onde foram gastas fortunas: quando ele começar a ameaçar colisão, estoirem-no. Tiro nele e não poupem munições.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Daí ele vai rachar no meio e vários pedaços dele vão cair na terra causando bem mais estrago

    2. Avatar de Mikael Korinski
      Mikael Korinski

      Ca parvoice. Temos de mandar uma equipa aterrar no asteroide para fura lo e por as ogivas bem no seu nucleo e depois colocar a musica dos aerosmith enquanto vemos uma chuva de meteoritos

      1. Avatar de diogo
        diogo

        juro que assim que acabei de ler isto comecou a tal musica na radio! so falta mesmo a chuva de meteoritos

        1. Avatar de Miguel Luís
          Miguel Luís

          Oxalá que ela não venha! 😀

    3. Avatar de Fabrício B. Aguirre
      Fabrício B. Aguirre

      Esses objetos devem ser atingidos por armas cinéticas, que causam dano pela velocidade. O projeto DART vai testar um de 6Km/s.
      Se usar arma nuclear e um pedaço vir a atingir a terra, trará contaminação pela radiação.

  4. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Make the best if today as tomorrow is not certain.

  5. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    oops corrijo. Make the best of today as tomorrow is not certain.

  6. Avatar de Mateus
    Mateus

    “probabilidade” no próximo século????

    isso já não é problema meu, já cá não estou para me preocupar com isso…

  7. Avatar de Regiane
    Regiane

    Eu confio em Deus o criador de tudo e Ele jamais irá permitir que isso aconteça. A Terra faz parte das suas criações e ele a criou para ser habitada e não ser destruída por algo ou pelos humanos.

    1. Avatar de Feseca
      Feseca

      olhando com fastio para o servo prostrado a Seus pés, disse o Senhor em voz desagradada:
      “desconfia do pastor que te ensina coisas e come a tua mulher e as tuas filhas enquanto andas na net a escrever parvoíces”.

    2. Avatar de Rhanor
      Rhanor

      Se os terra planista conseguir provar para os globalistas que a terra é plana isso tudo vão cair por terra nessa questão de asteróides pois o céu tem um firmamento celestial o domo como está na biblia!

    3. Avatar de Rick
      Rick

      Leia o livro de Daniel, capítulo dois, lá fala de uma pedra que não tinha ponto de apoio, e ela caiu e destruí a estatua de Nabucodonosor..

  8. Avatar de Volnei Fortes
    Volnei Fortes

    Estou com 50 anos e até agora nenhum asteróide atingiu a terra, mas depois que o acesso da informação chegou a todos os cantos do mundo, todo mês e todo ano tem asteróide destruindo a terra.

    1. Avatar de Vítor M.

      Isso não é verdade, alias, em 50 anos milhares de asteroides entraram na nossa atmosfera e alguns causaram mesmo danos.

      https://www.youtube.com/watch?v=dpmXyJrs7iU

      Veja aqui mais informação: http://bit.ly/2zBSYKB

    2. Avatar de Feseca
      Feseca

      lá por não ter caído nenhum na ruazinha pequenina da terrinha pequenina onde vive, não significa que não tenha caído nenhum no resto imenso da Terra!!

  9. Avatar de Feseca
    Feseca

    o Manel da cabeça plana, oops, da terra plana vem já aí explicar que isto é tudo mentira porque lá em casa dele nunca ninguém viu um asteróide, só vê estrelas quando a mulher lhe assapa por ele andar sempre a beber às escondidas.

  10. Avatar de Reginaldo
    Reginaldo

    Tomara que caia no Palácio da Alvorada em Brasília kkkkkk

  11. Avatar de Jota
    Jota

    NASA não devia preocupar com previsão maior do que 50 anos, pois nenhum deles vão estar aqui.

  12. Avatar de Jota
    Jota

    NASA não devia preocupar com previsão maior do que 50 anos, pois nenhum deles vão estar aqui.

  13. Avatar de Jorge Roque
    Jorge Roque

    O texto tem incongruências . Então o potencial impacto em 2023 é neste século e não no próximo, e depois as probabilidades são quase nulas!?’ Em que ficamos?

    1. Avatar de Vítor M.

      Jorge, é simples se ler tudo, até porque diz assim:

      Segundo os cálculos de Sentry, haverá um potencial impacto a 8 de agosto de 2023. Também foram equacionadas outras datas como possíveis colisões. Entre essas datas está o dia 3 de agosto de 2024 e 1 de agosto de 2025.

      Os cálculos mostram que existem pelo menos 62 trajetórias do 2018 LF16 previstas, podendo o calhau atingir a Terra até o ano 2117.

      Muitos dos cálculos, ou a grande parte, diz que não atingirá a Terra, mas das 62 trajetórias há algumas que ditam 2023, 2024 e 2025 como datas próximas e há cálculos que apontam com mais “probabilidade” 2117.

      Dos 62 cálculos, alguns são mais “prováveis” que outros. E é quase nula mas não é nula 😉

  14. Avatar de Navi itub
    Navi itub

    Uma hora acertam a pontaria.

  15. Avatar de Victor gonçalves
    Victor gonçalves

    O brasileiro vai inventar algo pra esse asteroide ir pra bem longe daqui

    1. Avatar de Lauro do vale
      Lauro do vale

      O brasileiro sempre inventa uma gambiarra que resolve as coisas, com esse asteroide não será diferente.

  16. Avatar de Fabio
    Fabio

    Temos que deixar as coisas acontecerem,não devemos temer a nada vindo do espaço pois somos parte do universo querendo ou não representamos uma particula,o único meio de nuns salvar e continuar explorando outros planetas e quem sabe num futuro próximo podermos colonizar outros planetas

    1. Avatar de Fabrício B. Aguirre
      Fabrício B. Aguirre

      Esses estudos fazem parte do instinto de sobrevivência, comum a todos os seres de carne.

  17. Avatar de ALEXANDRE SIQUEIRA
    ALEXANDRE SIQUEIRA

    Aos que tem fé e acreditam em Deus, assim como eu, vale relembrar que, ja caiu asteroides antes no nosso planeta, e causou grande destruição, até á extinção dos dinossauros, do jeito que esse mundo se encontra, o mau reinando, talvez seja a causa e motivo para fazer um recomeço!
    Mais é certo que já existe possibilidades de destruílo antes mesmo de se aproximar da terra! Por mim dava uma zerada e iniciava tudo novamente…

    1. Avatar de Feseca
      Feseca

      quem é esse “mau” que reina e onde é que ele reina??
      é mesmo mau ou é só medíocre, quiçá sofrível?

  18. Avatar de Rui
    Rui

    Tenho um filing que vai cair em cima do príncipe da Arábia saudita…

  19. Avatar de Zeka Bravo
    Zeka Bravo

    Sábia panacéia degradante ao cornuto crente da balela ímpia desses escarnecedores que iludem e negociam segredos da divindade sacrossanta, na saga do divino pai.

    1. Avatar de Feseca
      Feseca

      credo!!!
      granda discurso, Zeca!!
      já agora, que diabo significa isso tudo que escreveste??

      1. Avatar de Fabrício B. Aguirre
        Fabrício B. Aguirre

        Pensei o mesmo, Feseca !

  20. Avatar de Sandro
    Sandro

    Vocês parecem estar na torcida para cair mesmo. Ou é impressão minha?

    1. Avatar de Feseca
      Feseca

      acho que tá empatado, 50/50… 🙂

  21. Avatar de Vinicios
    Vinicios

    Que maravilha se for verdade! Morrerei feliz,
    Ta passando da hora desse porcaria de mundo acabar mesmo

  22. Avatar de Isaias
    Isaias

    Este asteróide não passa de uma pedrinha que eles Pimenta .. não existe espaço a terra é plana e tem um domo que cobre a terra é aliás o sol e a lua e as estrelas estão dentro do domo um pouco acima das nuvens .. e estes malvados de nasa e os que acham que controlo o Mundo tem só um que tá no controle de tudo nosso pai que é Deus e antes de forma tudo oque á ja decreto sua lei e seu cursos ele é soberano Glória á Deus pai…

    1. Avatar de Feseca
      Feseca

      olha, o Manel arranjou um sócio!!!
      olhando com aborrecimento para o servo prostrado a Seus pés, disse o Senhor em voz desagradada:
      “desconfia do pastor que te mete coisas na mona e come a tua mulher e as tuas filhas enquanto andas na net a escrever parvoíces” Batráquios 22:54:12:1:9

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        hahahahha nem vale a pena responder a pessoas como esta se não for da maneira que o fizes-te, estes gajos acreditam mesmo nestas me#### ou estão apenas no gozo ? É que as vezes nem dá para destingir

  23. Avatar de Teruo Sato
    Teruo Sato

    Se passar a 22.000 km da terra, significa que passará 10 vezes mais próximo que a lua
    Há um ledo engano

  24. Avatar de Marcos
    Marcos

    Vcs não acham muita coincidência esse asteróide te a msm proporção de destruição que a bomba de hidrogênio russa Tsar.
    Esse asteróide é só uma desculpa para uma DESTRUIÇAO em massa no futuro, qndo chegar a época certa. Qndo “o suposto asteróide ” estiver perto ,eles lançaram o tsar e por a culpa no coitado “asteróide”

    1. Avatar de Feseca
      Feseca

      sim, sim, vão a correr comprar uma tsar no hipermercado mais próximo!!
      aparece cada melro por estas bandas!

  25. Avatar de Antonio
    Antonio

    Neste mundo praticamente tudo é possível, haja imaginação, a tecnologia resolve o resto. Para este caso a solução está no filme “armageddon”.

  26. Avatar de Eder Leal Caetano
    Eder Leal Caetano

    Big Ben ???????????????

  27. Avatar de Dioni
    Dioni

    Meu amados Deus e o criador de td isso e a nasa nao passa de umafarça pra enganar a umanidade acima das nuvens nao existe mais nada sera tao dificil acreditar na criaçao de Deus e acreditar em um associaçãomentirosa que manioula o mundo atraves de mentiras vidios criados em estudios de gravação porque e mais aceitavel ne vcs estao vendo uma foto mentirosa do asteroide e Deus nao da pra ver ne.enfelismente compramos pelos olhos o que vemos axreditamos mais deixamos o criador de lado e ele diz como td aqui foi feito e como termina tabom .pesquisen enquanto tem tempo a respeito do nosso senhor e criador dos ceus e terra .

    1. Avatar de Feseca
      Feseca

      Quem terá sido o palerma que deixou o portátil ao alcance dum babuíno???
      Credo, não me lembro de algum dia ter lido um texto tão curto com tantos erros!!
      Volta prá Escola, meu e desta vez dedica-te mesmo a aprender a ler e a escrever em português!!

      1. Avatar de ALEXANDRE SIQUEIRA
        ALEXANDRE SIQUEIRA

        É desse Mau que vos falo!
        Pessoas prepotentes, imbecis e ignorantes, que não conhecem a história de vida da outra, mais se acham no direito de julga-la. Não dominar a língua de forma escrita ou falada, não impede que alguém opine sobre determinados assuntos. Percebe-se pela sua conduta, o tipo de caráter que você tem! Pessoas assim como você, o mundo está cheio, (Gente de duas caras), anjos em pele de cordeiro.
        Ao invés de julgar, procure fazer algo de útil, não use a Internet para aflorar seus rancores, ódios e frustrações.
        Se não pode mudar o mundo, tente mudar você mesmo, e o mundo agradecerá…

        1. Avatar de Feseca
          Feseca

          ninguém tem culpa que você e o seu amigo não saibam o mínimo da Língua Portuguesa. diz-se e escreve-se “Mal” e não “Mau”, percebeu?
          por outro lado, ninguém deveria ser sujeito a ter de aturar as vossas historietas pseudo-religiosas quando o assunto em análise é Ciência! talvez se um dia decidíssemos ser tão estúpidos e desrespeitosos como vocês e invadíssemos os vossos locais de culto ou os vossos sites, nesse dia podia ser que aprendessem o significado de RESPEITO!!!
          e ao contrário de si. digo sempre o que penso e penso sempre o que digo, seja a quem for, desde que a razão me assista.

          1. Avatar de Feseca
            Feseca

            “ao contrário de si, digo sempre”.
            as minhas desculpas pelo erro de pontuação.

          2. Avatar de ALEXANDRE SIQUEIRA
            ALEXANDRE SIQUEIRA

            Mau
            Mau é um adjetivo. Indica alguém ou alguma coisa que: não é de boa qualidade, faz maldades, traz infortúnio, faz grosserias, não tem competência, é pouco produtivo, é inconveniente e impróprio, é travesso e desobediente, é difícil de superar e é contrário aos bons costumes.

            Mau é sinônimo de malvado, cruel, desumano, ruim, ordinário, imperfeito, malfeito, prejudicial, maligno, grosso, desagradável, incompetente, impróprio, inadequado, indisciplinado, desobediente, árduo, indecente, imoral, entre outros.

            Você usa seu tempo para atacar, afrontar, nem se dá o trabalho de entender a diferença entre as palavras.
            Falta de Deus no coração.
            Jesus te ama….

  28. Avatar de Mano
    Mano

    Não! Não atingirá a Terra! https://youtu.be/VpTCKpiC0mI
    Busquem informação!

  29. Avatar de Nickson
    Nickson

    E só sentir a geração vindouras