NASA quer construir um comboio robô levitante na Lua

6 Comentários

O plano da NASA para construir uma linha de comboio na Lua faz parte do programa Conceitos Avançados Inovadores da agência, que visa desenvolver projetos “tipo ficção científica” para a futura exploração espacial.

Ilustração do futuro comboio na Lua que a NASA quer construir


O futuro poderá ter comboios na Lua

Um comboio-robô que levita na Lua parece-lhe rebuscado? A NASA não parece pensar assim, uma vez que a agência acaba de dar luz verde a um novo financiamento para um estudo sobre o conceito.

O projeto, denominado “Flexible Levitation on a Track” (FLOAT), passou para a segunda fase do programa Innovative Advanced Concepts (NIAC) da NASA, que visa desenvolver projetos de “ficção científica” para a futura exploração espacial.

O projeto FLOAT poderá resultar no transporte de materiais através da superfície da Lua já na década de 2030, segundo a agência.

Queremos construir o primeiro sistema ferroviário lunar, que proporcionará um transporte fiável, autónomo e eficiente de cargas úteis na Lua. Um sistema de transporte robótico durável e de longa duração será fundamental para as operações diárias de uma base lunar sustentável na década de 2030.

Escreveu o líder do projeto Ethan Schaler, engenheiro de robótica do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, num blogue da NASA.

Levitar não deverá ser o maior desafio

De acordo com o projeto inicial da NASA, o FLOAT consistirá em robôs magnéticos que levitarão sobre uma película de três camadas para reduzir a abrasão da poeira na superfície lunar. As carruagens serão montados nestes robots e mover-se-ão a cerca de 1,6 km/h. Poderão transportar cerca de 100 toneladas (90 toneladas métricas) de material por dia de e para a futura base lunar da NASA.

A NASA planeia enviar astronautas de volta à Lua já em 2026, no âmbito da missão Artemis da agência, e tem como objetivo a criação de uma base lunar permanente para ajudar a futura exploração espacial.

Outros planos NIAC “tipo ficção científica” que passaram à fase seguinte de desenvolvimento incluem telescópios baseados em fluidos e um foguetão movido a plasma.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Bem… enquanto se vai destruindo na Terra… vai-se pensado em dar o for dela… e logo em comboios flutuantes na Lua..,
    Que tal pensarmos em “deixar de flutuar” cá na Terra?

  2. Avatar de Manuel
    Manuel

    Primeiro têm que chegar lá…

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    Como é que os imperialistas, que não têm TGV no país deles, e têm raiva a quem o tem, vão fazer um TGV na Lua?

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Tu tens de começar seriamente a pensar numa terapia de controlo da inveja, isso ainda te vai fazer mal á saúde!
      Esquece lá o imperialismo soviético…

  4. Avatar de Anung
    Anung

    A NASA quer muita coisa, vai é apresentando pouca….

  5. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Iron Sky? Já sei, ando a ver muitos filmes… 😀