NASA procura propostas para produzir energia nuclear na Lua

25 Comentários

A Lua poderá ser explorada para os mais variados fins. Depois da ideia de servir de Hub, base lunar, da exploração espacial, falou-se na possibilidade da exploração mineira. Além destas propostas, a colocação de uma central nuclear também está em cima da mesa. A NASA e o Departamento de Energia estão à procura de propostas industriais para o desenvolvimento de um sistema de energia nuclear compacto.

A ideia é até 2027 este sistema ser colocado na Lua, embora Marte também seja uma possibilidade a longo prazo.

Imagem reator nuclear da NASA na Lua


NASA quer produzir na Lua energia nuclear

Numa apresentação no 1.º de setembro ao Comité de Tecnologia, Inovação e Engenharia do Conselho Consultivo da NASA, funcionários da agência disseram que esperavam lançar um pedido de propostas no final de setembro ou início de outubro para a primeira fase do seu esforço de Energia de Superfície de Fissão.

Este projeto, que já está pensado há muitos anos, visa desenvolver um sistema de energia de fissão de 10 quilowatts que poderia ser colocado na Lua já em 2027. Assim, a ideia será fornecer energia para permitir atividades de superfície lunar de longo prazo, especialmente durante a noite de duas semanas, quando a energia solar não é uma opção.

É uma capacidade de ativação para uma presença lunar sustentada, particularmente para sobreviver a uma noite lunar. A superfície da Lua oferece-nos a oportunidade de fabricar, testar e voar qualificar um sistema de fissão espacial.

Referiu Anthony Calomino, gestor de portfólios de sistemas nucleares da NASA.

 

Kilopower, o reator que poderá produzir energia na Lua

A NASA e o Departamento de Energia (DOE) têm vindo a trabalhar em conjunto nos últimos anos num projeto de energia nuclear espacial chamado Kilopower. Segundos os responsáveis, que o apresentaram em 2018, trata-se de um reator de um quilowatt. Este projeto utilizou urânio altamente enriquecido (HEU), o que permite um reator eficiente e leve.

Contudo, a utilização de HEU suscitou preocupações na comunidade de não proliferação nuclear. Esta organização argumentou que a iniciativa poderia criar um precedente para a produção renovada de HEU, que também pode ser utilizado em armas nucleares.

Anthony Calomino referiu que o DOE está agora a considerar a utilização de urânio pouco enriquecido (LEU), que não tem as questões de não proliferação. No entanto, não está tecnicamente tão maduro como o HEU, o que poderia obrigar a um aumento na massa do reator.

O Departamento de Energia procura agora ideias da indústria para desenvolver o tal sistema de energia. No passado dia 20 de agosto, as agências realizaram um dia da indústria, que atraiu mais de 180 participantes de empresas da indústria nuclear. Algumas mostraram interesse, como a BWXT e a General Atomics, bem como de empresas aeroespaciais como a Blue Origin e a Lockheed Martin.

Protótipo Kilopower para produção de energia nuclear da NASA
O protótipo Kilopower inclui um sistema de conversão de energia Stirling. Crédito: NASA

 

Parcerias para lançar o projeto na Lua até 2027

O DOE e a NASA irão gerir os interessados na parceria e os projetos que surjam. Conforme é referido, para tornar o processo mais atrativo, as agências poderão entregar vários prémios até que os projetos preliminares escolhidos sejam concluídos até ao final de 2021. Uma segunda fase, com início no início de 2022, selecionaria uma empresa para desenvolver uma unidade de voo que estaria pronta para lançamento em 2027.

Além do desafio de criar algo, as agências procuram parceiros para partilhar os custos de aquisição. Isso poderia permitir às empresas propor um reator que respeite os limites de massa do projeto, mas que possa gerar mais de 10 quilowatts.

Portanto, a NASA está empenhada em usar a Lua como base de instalação de centrais de produção de energia nuclear.

 

Leia também:

NASA dá 150 mil euros a quem consiga resolver um problema “poeirento” da Lua

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Abreu
    Abreu

    Querem rebentar com o nosso satélite natural?

    Será que já pensaram nas consequências?

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Espaço 1999?

      1. Avatar de adbu
        adbu

        foi logo o que pensei

        1. Avatar de Abreu
    2. Avatar de RM
      RM

      Seria muito mau para o lobisomem 🙂

    3. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Está tranquilo. Mesmo se explodirmos todas as bombas atómica e não atómicas, do presente e do passado, incluindo as que foram detonadas, bem como todos os reactores nucleares, do presente e do passado, o nosso satélite escaparia relativamente incólume. O ser humano, no presente, está longe de possuir a capacidade para rebentar a lua.

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    Mas a Lua agora é da NASA?

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Eu “ouvi” dizer que é dos Nazis. Só não ponho links aqui porque senão o Pplware apaga meu comentário (Iron Sky)…

  3. Avatar de Kindle
    Kindle

    A lua devia ser usada para lancamentos de naves para o espaco. Seria muito mais facil e economico alem de rapido lancar uma nave a marte da lua do que da Terra. Em 2023 vai a primeira colonia a marte, estou curioso ja que e feita por uma empresa privada a spaceX.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Terei lido errado ou no texto está descrito que e passo a citar…

      “A Lua poderá ser explorada para os mais variados fins. Depois da ideia de servir de Hub, base lunar, da exploração espacial, falou-se na possibilidade da exploração mineira. Além destas propostas, a colocação de uma central nuclear também está em cima da mesa. A NASA e o Departamento de Energia estão à procura de propostas industriais para o desenvolvimento de um sistema de energia nuclear compacto.”

      Portanto a questão que vossa Excelência refere de “A lua devia ser usada para lançamentos de naves para o espaço” é algo que está incluído no texto ou não?

  4. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Quando li o título do tópico lembrei-me daquela série antiga de ficção científica dos anos 70 chamada de “Espaço 1999″…

    Para quem não souber e ficar intrigado aqui fica alguma informação sobre esta série:

    -> https://en.wikipedia.org/wiki/Space:_1999

    -> https://youtu.be/Y6BXaGEuqxo

    😀

  5. Avatar de Abreu
    Abreu

    Eles que apostem na energia eólica, pelo abanar da bandeira nas filmagens da alunagem a eólica tinha mais futuro lá !!

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      É melhor assoprares… 😀

    2. Avatar de eu2
      eu2

      Era um pauzinho a segurar!!!

    3. Avatar de GM
      GM

      A bandeira tinha uma ligeira oscilação por causa do vento solar ;).
      Ou então, era alguma das criaturas da Maya (Espaço 1999, para quem tiver visto à época).

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Podia ser o vento do episódio “Dragons Domain”… 😉

    4. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Claro que sim, no espaço não existe inércia. Comentário digno de facepalm.

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Então porque a bandeira do regime abanava tanto dava a sensação de estar vento….

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Porque a bandeira é um tecido, não é uma chapa. Quando a bandeira está a ser colocada, o movimento induzido causa a ondulação. Mesmo depois de esta ser colocada, demora tempo até se imobilizar. Como eu disse, a inércia existe tanto na lua, como na terra, como em qualquer outro lugar no universo.

          Mas tu podes fazer uma experiência. Prende uma toalha a um ferro em forma de L. Mexe no ferro e vais ver que a toalha vai ondular. E isto é válido na nossa atmosfera, como numa câmara de vácuo, ou na superfície lunar.

        2. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Porque a bandeira é um tecido, não é uma chapa. Quando a bandeira está a ser colocada, o movimento induzido causa a ondulação. Mesmo depois de esta ser colocada, demora tempo até se imobilizar. Como eu disse, a inércia existe tanto na lua, como na terra, como em qualquer outro lugar no universo.

          Mas tu podes fazer uma experiência. Prende uma toalha a um ferro em forma de L. Mexe no ferro e vais ver que a toalha vai ondular. E isto é válido na nossa atmosfera, como numa câmara de vácuo, ou na superfície lunar.

  6. Avatar de bill
    bill

    Eu cá acho que a nasa quer só gozar com os terraplanistas

  7. Avatar de Flavio
    Flavio

    Vai rebentar com o resto do ambiente, pois a lua é muito importante para o planeta terra!!!

  8. Avatar de Luisão
    Luisão

    Já que estão quase a destruir a Terra, podem começar a destruir a Lua, Marte e por aí fora…