NASA indignada com a Índia: destruição de satélite ameaça segurança da ISS

7 Comentários

Na semana passada, a Índia disparou um míssil que destruiu um satélite na órbita da Terra. Como resultado, foram espalhados 400 pedaços de detritos “perigosamente grandes” e muitos outros tão pequenos que não se conseguem vigiar. Logo após o acontecimento, o chefe da NASA, Jim Bridenstine, qualificou esta ação como uma “coisa terrível” que poderia colocar em risco os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Agora, os detritos estão em risco de colidir com a Estação Espacial Internacional.

NASA indignada com a Índia: destruição de satélite ameaça segurança da ISS


NASA aponta ataque indireto à Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional (ISS em inglês), é um laboratório espacial. Encontra-se em órbita baixa (entre 340 km e 353 km), que possibilita ser vista da Terra a olho nu, e viaja a uma velocidade média de 27 700 km/h, completando 15,77 órbitas por dia.

Na passada semana, a Índia disparou um míssil que abateu um dos seus satélites. Contudo, tal ação originou pelo menos 400 pedaços de detritos orbitais. Destes, 60 pedaços do satélite medem cerca de 15 centímetros. O ataque ao satélite aconteceu numa altura em que este estava imediatamente abaixo da Estação Espacial. Com isso, 24 das peças foram destruídas acima do seu apogeu, criando um risco potencial.

É inaceitável e a NASA precisa ser muito clara sobre o impacto que isso tem para nós.

Referiu Bridenstine.

 

Exemplo de força em altura de eleições na Índia

Em época eleitoral, que aconteceu em março passado, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, anunciou o sucesso da “Missão Shakti”. Como referido, este foi um teste de míssil que destruiu um dos satélites do país. Assim, a Índia tornou-se no quarto país a ter completado tal missão, depois dos EUA, Rússia e China.

O governo da Índia escreveu que o teste foi realizado baixo o suficiente para garantir que quaisquer detritos gerados regressassem à Terra dentro de algumas semanas.

No entanto, uma simulação (acima) mostra o impressionante campo de destruição e detritos criado pelo teste. A NASA, junto com o Centro de Operações Espaciais Combinadas do Comando Estratégico dos EUA, estimou que o risco para a Estação Espacial aumentou em 44% nos últimos dez dias. Bridenstine disse mais tarde que os astronautas ainda estão seguros, e que a ISS poderia ser manobrada se necessário para evitar os escombros.

O bom é que é suficientemente baixo na órbita da Terra e, com o tempo, tudo isso se dissipará.

Referiu o responsável da NASA.

 

Números que mostram um panorama negro

Este é um tema que assusta quem opera numa área perigosa como é o Espaço. Segundo a NASA, os EUA detetaram 23.000 objetos maiores que 10 cm. 3.000 desses detritos espaciais foram causados por um teste espacial de um míssil balístico antissatélite, levado a cabo pela China em 2007.

Por outro lado, estima-se que existam cerca de 900 mil pedaços de destroços maiores que um berlinde em órbita ao redor da Terra. 34 mil serão pedaços maiores que 10 cm.

O maior medo do lixo espacial é a “Síndrome de Kessler”, uma cascata de colisões que pode destruir grande parte da infraestrutura no espaço. Esse é o desastre por trás do filme Gravidade que forçou os astronautas a evacuar o Vaivém espacial e escapar numa cápsula chinesa.

Para tentar combater este cenário, várias nações, incluindo a China e os EUA, estão a trabalhar em esquemas para remover lixo espacial. Assim, os envolvidos têm testado lasers, arpões e redes de captura.

 

NASA: Lixo Espacial provoca fuga de ar na Estação Espacial Internacional

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    Parece uma cena de um filme á Bollywood

  2. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    E destruíram um dos seus satélites porque…? Só para mostrar poder nas eleições? Nem o Trump fez tal estupidez.

    1. Avatar de ACS
      ACS

      Querias que destruissem um satelite privado ou pior ainda de outro país? Boa maneira de começar uma guerra.

      1. Avatar de Zé Duarte
        Zé Duarte

        Ah, que tal não destruir um satélite só porque sim? Ele estava lá por algum motivo. Se queriam tanto mandar um míssil há muito lixo no país deles para rebentar.

    2. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Muito provavelmente destruíram o satélite porque:
      1- O satélite estava obsoleto
      2- Tinha informação que não queria ver partilhada com outras potencias
      3- Testar um novo míssil
      4- Demonstrar poderio

      Isto sem ordem de preferência.

  3. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Que indignada fica a NASA, quando alguém põe em causa a segurança das suas missões…

    Mas, que indignada não fica, quando o que toda a gente consegue perceber que foi um acto de sabotagem, de uma nave espacial duma nação sua rival, já foi denunciado como tendo sido da autoria de membros da sua organização: https://twitter.com/EstulinDaniel/status/1110270784495190016

  4. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    É, já tem mais um motivo para inventar guerras.