NASA e SpaceX fazem hoje o lançamento da missão Demo 2, se o tempo deixar

41 Comentários

Passaram 9 anos desde que a NASA colocou no espaço o último astronauta. Desde então este trabalho tem estado a cargo das naves russas Soyuz. Assim, se o tempo finalmente permitir, a empresa SpaceX deverá lançar hoje a missão “Demo 2”, na qual dois astronautas, Doug Hurley e Bob Behnken, farão um voo orbital do solo americano e a bordo de uma nave americana.

Os dois astronautas depois rumarão à Estação Espacial Internacional para testar, pelo caminho, o foguete Falcon 9 e a cápsula «Crew Dragon», da empresa SpaceX. Se quiser acompanhar o lançamento, vamos estar colados e a contar tudo a partir das 17 horas.

Imagem da Crew Dragon, da SpaceX que levará dois astronautas da NASA ao espaço


Se o tempo deixar, será hoje que a SpaceX e a NASA fazem história

Na quarta-feira passada, faltavam apenas 17 minutos para a descolagem onde iríamos ouvir o foguete Falcon 9 a rugir na Plataforma de Lançamento 39, no Centro Espacial Kennedy, na Florida. Este local mítico foi testemunha dos principais lançamentos do programa Apollo. Contudo, a tempestade tropical Berta tornou as coisas difíceis e, infelizmente, a empresa SpaceX foi obrigada a suspender o lançamento.

Havia muita eletricidade na atmosfera. O perigo não é que tenha havido uma tempestade ou algo assim, mas que o lançamento em si possa desencadear um raio. De facto, o próprio foguete poderia ter-se tornado um para-raios.

Explicou Jim Bridenstine, administrador da NASA, na sexta-feira, conforme relatado pelo site Space.com.

 

Mas era um cenário perigoso?

Bom, a ideia não era transformar um foguete de 70 metros de altura, cheio de oxigénio líquido e querosene de foguete, num para-raios improvisado. Até, porque não seria um cenário seguro para a nave rumar ao espaço.

Muitas pessoas esperavam pelo momento, inclusive o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que fez uma aparição estelar a bordo do Air Force One.

A NASA e a SpaceX tentarão novamente o lançamento neste sábado pelas 20 horas (hora de Portugal continental), mas é perfeitamente possível que a missão seja suspensa novamente nas próximas horas. O último boletim meteorológico considera que há 50% de hipótese de que as condições sejam favoráveis ​​para um lançamento e 40% de probabilidade de que sejam amanhã, na janela de lançamento programada para este domingo às 20:00.

Nos dois casos, chuva e nuvens são os principais perigos. Portanto, somente nesta tarde de sábado será decidido se será finalmente uma questão de lançar o foguete, como o próprio Jim Bridestine explicou no Twitter.

Apesar de haver uma grande expectativa em torno desta missão, se o tempo não cooperar neste fim de semana, a SpaceX lançará o foguete na próxima semana, embora a data ainda não esteja definida.

 

A importância da missão “Demo 2”

Conforme foi dado a conhecer pela NASA, esta missão é importante por vários fatores, entre eles o acabar com a dependência da NASA da sonda russa Soyuz. Além disso, esta missão é importante para ser feita a primeira descolagem de astronautas num voo orbital de uma empresa privada, a SpaceX, da qual dependem o foguete e a cápsula.

Claro que ainda há mais uma boa razão. Este lançamento será o primeiro realizado em solo americano, pela primeira vez desde que as naves espaciais da NASA, caras e pouco confiáveis, ​​foram desativadas, em julho de 2011.

Fora isso, este será o primeiro voo de teste da cápsula Crew Dragon, um dispositivo futurista com um formato de bala projetado para enviar até sete membros da tripulação para o espaço. Portanto, para a NASA será a consolidação de um sistema de lançamento privado, do qual a agência espacial é cliente.

Este sistema de lançamento privado será um dos pilares das suas operações na Estação Espacial Internacional ou em futuras missões à Lua, sem mencionar uma atividade lucrativa e futura de empresas comerciais no espaço, com turistas e estações espaciais privadas.

 

Siga aqui o lançamento:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de guivas
    guivas

    Quer dizer que a NASA não tem vários satélites para previsão do tempo?

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      prever : Supor, conjecturar.

      Previsão não é uma certeza.

    2. Avatar de Vítor M.

      Ter tem, mas nunca é a 100%. Mas é curiosa uma constatação que esta semana li. Sabes que a meteorologia é acertada em tempo real pelos aviões que estão no ar. Eles passam a informação do sítio por onde voam e do tempo que estão a apanhar. Como praticamente todos os voos estão em terra, as informações meteorológicas estão muito menos fiáveis.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Correcto, do espaço tiras temperaturas /direcção de grandes massas de ar,/ distribuição de nuvens, mas medições barométricas são feitas por aviões/balões.

      2. Avatar de guivas
        guivas

        Caro Vítor. Considerando a atual situação, eu posso entender que as informações meteorológicas baseadas nas informações dos aviões estejam muito menos fiáveis. Mas isso é uma forma de dizer que os satélites não servem para nada, ou que não existem? Outro fato que poucos sabem, é que o Google Maps também se baseia da mesma forma, ou seja, as fotos são tiradas pela maioria dos aviões e não de satélites.

        1. Avatar de Vítor M.

          Eu não disse que os satélites não servem para nada. O que eu disse foi que a precisão da meteorologia deve-se muito ás informações registadas constantemente pelo aviões e como atualmente não estão grande parte deles a voar, a precisão tem sido menor, segundo o que li há dias.

          1. Avatar de Abreu
            Abreu

            A NASA mente muito, mas tem um Photoshop de primeira qualidade!

          2. Avatar de guivas
            guivas

            Caro Vítor. Eu também não disse. Fiz apenas uma pergunta. Na minha ignorância eu julguei que os satélites que estão permanentemente no espaço seriam suficientes para o fornecimento de informações precisas, mas se usam aviões então não precisam de satélites.

  2. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    O princípio da era de exploração *privada* do Espaço.

    O Espaço está reservado para as elites económicas – sendo que, agências estatais como a NASA deixarão de ter um papel activo – e ao Zé Povinho, que não alinhe com os interesses das elites (e se recuse a ser usado pelas mesmas), só resta mesmo ficar a olhar…

    A não ser que se altere o rumo das coisas, o futuro irá ser tal como é descrito no filme “Elysium” (que é uma de muitas obras feitas para mentalizar as pessoas para o que aí vem).

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      “O Espaço está reservado para as elites económicas”, tal como as carruagens, os navios, as linhas férreas, os aviões…

    2. Avatar de eu2
      eu2

      “ao Zé Povinho […] só resta mesmo ficar a olhar…”

      Pois, então querias que o Zé Povinho fizesse o quê? Ir passear pelo espaço de graça?
      Pode ser que eles consigam criar o turismo espacial, depois emigras para lá se quiseres.

    3. Avatar de Fernnando
      Fernnando

      Elon Musk vive dos subsídios do Estado, o “Zé Povinho” está a pagar ao oligarca Musk para que ele possa brincar às naves espaciais!

      Elon Musk não passa de mais um subsidio-dependente mui-sobrevalorizado por uma comunicação social medíocre cheia de bajuladores que não sabem o que é jornalismo.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        +1
        O que Elon Musk e SpaceX fazem é algo banal ao alcance de qualquer um.
        Qualquer Fernando construía um foguetão é enviava pessoas ao espaço numa fração do preço. Isso era vender bilhetes de ida e volta por 20€ e ainda dava para ganhar bastante dinheiro

        1. Avatar de Fernando
          Fernando

          Elon Musk não construiu porra nenhuma!

          Nem deves saber os nomes dos cientistas, engenheiros e outros técnicos que criaram cada componente do foguetão…

          E não é qualquer Fernando que faz o que Elon Musk faz, tem que ser um Fernando com acesso a biliões de ajudas do Estado e know-how da NASA.

          Elon Musk é um queridinho da comunicação social mas não é por isso que deixa de ser um tremendo sobrevalorizado e dependente do guito do “Zé Povinho”!

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            O Jeff bezzos ou o Richard Branson estão a construir os foguetões deles Ou será que contrataram um equipa?
            O Steve Jobs também nunca construiu porra nenhuma e no entanto o pessoal também afirma que ele era o maior.

            Mas se achas que o dinheiro que é pago pelos serviços prestados pela SpaceX é mau gasto, o melhor que fazes é entrares em contacto com o teu senador e pedires explicações.

          2. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Elon Musk não tem nenhum curso de engenharia aeroespacial mas em muitas situações, engenheiros da empresa vão aconselhar-se com ele. Já resolveu várias situações complicadas.

          3. Avatar de Fernando
            Fernando

            E porque raio o Estado está a pagar a Elon Musk quando tem uma Agência Espacial que meteu o Homem na Lua há 50 anos?!

            Elon Musk não é mais que a prova da corrupção do Estado, um Estado ao serviço da oligarquia…
            Era só o que faltava celebrar oligarcas!

          4. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            @fernado, para começar o estado so esta a pagar depois de provas dadas da capacidade da SpaceX.

            Depois prefere pagar a boing e a spacex porque eles conguem fazer as coisas muito mais barato do que o estado fazia.

            Porque raio o estado contrata empresas privadas para fazer estradas/escolas/etc?

    4. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      A exploração marítima também começou em maus de estados apareceram os privados como Companhia ocidental das índias. Portanto é só a história a se repetir.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Publicar sem revisão dá nisto. Sorry.

        A exploração marítima também começou com os Estados, mas depois apareceram os privados como a Companhia das Índias Ocidentais. Portanto é só a história a se repetir.

      2. Avatar de Fernando
        Fernando

        É a historia a repetir-se, agora o pirata é o Elon Musk…

  3. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    As imagens em “directo” da recuperação do foguete são tão suspeitas…

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      a recuperação em mar tens 90% das vezes quebras na imagem, em terra nunca tens esse problema.

      Estas a questionar a validade das mesmas quando eles conseguem faze-lo em terra?

    2. Avatar de ...

      Por acaso reparei nisso, estava a dar a imagem do “navio” vazio, a imagem para de dar, 10 segundos depois a nave pousada.

    3. Avatar de Flipzoid
      Flipzoid

      Sim, foi estranho. Em casa ficámos todos a olhar uns para os outros a perguntar o que se tinha passado. Claro que deve haver uma explicação racional para a coisa mas que foi estranho, foi. Houve ali um momento em que parece que andavam à procura da câmara certa saltando de umas para outras.

    4. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      E na separação do módulo já quando estão em órbita.. desviam a imagem e quando volta já o módulo está a sair da nave… hmmmmm muito estranho

    5. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Suspeitas porquê? Não sabe que quando o foguetão se aproxima da barcaça, as vibrações são tantas que cortam a transmissão de vídeo momentaneamente. Mas se tem tantas desconfianças, é só ir ver missões anteriores onde foi possível ver o foguetão a aterrar na barcaça. Ou é mais um daqueles das teorias de conspiração que dizem que os EUA não foram à Lua, foi tudo feito num estúdio de Hollywood?

      1. Avatar de Flipzoid
        Flipzoid

        Foi estranho, ponto final. Não diga asneiras!

    6. Avatar de Nuno
      Nuno

      o problema é que voces so vêm um lançamento quando o rei faz anos vão ver outros vou ja dizer que quando aterra no meio do oceano isso acontece quase sempre mas ha um ou dois que se consegue ver tudo mas em terra é sempre completo.
      Ja agr deixo aqui todas as falhas deles ate conseguirem:
      https://www.youtube.com/watch?v=bvim4rsNHkQ

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        ja agr tens aqui tambem a completa water landing uma vez que nao falhou nada na transmissao:
        https://www.youtube.com/watch?v=0cNn7fg0GSA 8:50

        1. Avatar de Flipzoid
          Flipzoid

          Essa tem meses. Está atento! Ninguém pôs a aterragem em dúvida, apenas se constatou que a transmissão não foi completa.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            nao foi completa tal como normalmente nao é ahah so estou a mostrar uma que foi completa para quem quiser ver.
            Quando o booster se aproxima faz muitas vibraçoes e faz com que a transmissao se perca momentaneamente

          2. Avatar de André
            André

            claro que tem meses ahah achas que eles lançam todos os dias ahah

        2. Avatar de Flipzoid
          Flipzoid

          Há alguém que não saiba disso?! Que nunca tenha visto as aterragens verticais bem sucedidas assim como as mal sucedidas? O problema foi a transmissão desta, apenas isso. Nem percebo porque se discute este assunto.

  4. Avatar de Flipzoid
    Flipzoid

    André ah ah meses ah ah dias ah ah. Vê lá se os comprimidos estão naquela gaveta do teu quarto.

    1. Avatar de André
      André

      Não percebes nada do que estás a falar pois não ahahahah

  5. Avatar de guivas
    guivas

    Ao que tudo indica, temos astronautas muito “corajosos” para não dizer “suicidas”. Depois de tantas explosões, tentativas mal sucedidas, adiamentos por falta de previsões meteorológicas, duvido muito que alguém estivesse realmente no interior dessa nave.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Sabes quantas vezes aquele tipo de foguete foi testado com sucesso consecutivamente?

      Tu preferes viajar em algo que nunca explodiu porque nunca foi testado, ou algo que foi testado e aprimorado centenas de vezes até ser 150% seguro?

    2. Avatar de Joao
      Joao

      claramente nao sabes do que estas a falar ahah, primeiro “Depois de tantas explosões” este foguetao em quase 100 voos falhou 2 vezes, esta missao foi testada uma vez sem pessoas e ate o abort system foi testado em voo, segundo “adiamentos por falta de previsões meteorológicas” nada foi adiado por falta de previsoes foi adiado por condiçoes desfavoraveis, e aqui estou eu a gastar o meu latim com alguem que nao percebe patavina do assunto