NASA: crise misteriosa no campo magnético da Terra criou um novo tipo de aurora boreal

21 Comentários

Desde há algum tempo que se sabe que o campo magnético da Terra está a mudar. Segundo o novo Modelo Magnético Mundial (WMM), a localização do Polo Norte magnético do nosso planeta está a mover-se rumo à Sibéria, na Rússia. Agora a NASA descobriu que estas alterações criaram um novo tipo de aurora boreal.

Uma estagiária da agência espacial norte-americana revelou este tipo de aurora através de imagens de vídeo captadas nos últimos 3 anos do céu do Ártico.

Imagem da NASA mostra uma nova aurora boreal na Terra


Como se sabe que o campo magnético está a mudar?

Conforme foi dado a conhecer no novo Modelo Magnético Mundial (WMM), que ganhou uma atualização recente (WMM2020), da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), o Polo Norte magnético da Terra voltou a mexer-se e vai agora em direção à Sibéria, na Rússia. Este movimento tem surpreendido os cientistas pela sua rápida alteração.

Segundo o documento, nos últimos 20 anos a média da velocidade desta atividade era de 40 km por ano. Contudo, os investigadores do NOAA descobriram que a velocidade passou para 55 km.

No estudo é referido que “desde a sua primeira descoberta formal em 1831, o Polo Norte magnético percorreu cerca de 2.250 km. Este passeio geralmente tem sido bastante lento, permitindo aos cientistas controlar a sua posição com facilidade. Na viragem do século, esta velocidade aumentou.”

As informações recolhidas também dão conta que, embora esse fenómeno tenha acelerado desde há algum tempo, este deverá seguir uma escala decrescente daqui em diante. Além disso, é possível perceber que a direção sofreu uma deslocação de mais de 2,5° nos últimos 22 anos.

Imagem polo magnético da terra que se mexe para a Sibéria, Rússia
WMM 2020 aponta nova mudança no movimento do polo magnético da Terra. (Fonte: NOAA)

 

Isso terá implicações na navegação GPS?

Esta mudança de velocidade e direção, conforme foi referido, não é de agora. Por trás das alterações do polo magnético do planeta está o movimento do ferro liquefeito presente no núcleo da Terra. O polo magnético move-se com frequência. Nos últimos anos, este partiu do Canadá, onde enfraqueceu, e ruma agora em direção à Rússia.

Tal cenário obriga o WMM a ser atualizado a cada cinco anos para fornecer dados recentes e confiáveis a sistema de mapas, bússolas e ferramentas de GPS. Todas estas ferramentas são afetadas e necessitam de informações corrigidas. Equipamentos como satélites, sistemas de orientação do tráfego aéreo e urbano, além de vários serviços de comunicação em todo o mundo, dependem da precisão da localização do polo magnético. Mas há mais consequências!

 

Nova aurora boreal é uma “nova consequência” desta alteração

Pensava-se que as luzes coloridas que adornam os céus dos polos Norte e Sul resultavam das partículas solares a interagir com os gases na nossa atmosfera. Contudo, uma aurora boreal recente é a exceção à regra.

Conforme foi dado a conhecer na Business Insider, uma estagiária da NASA, Jennifer Briggs, estudante de Física na Universidade de Pepperdine, descobriu um novo tipo de luzes polares, ou auroras, causadas apenas por uma quebra no campo magnético da Terra. A física notou uma anomalia quando estudava imagens captadas numa ilha na Noruega há três anos e cruzou dados de satélites da agência espacial.

A investigadora percebeu que esta aurora boreal não tinha, ao contrário de outros fenómenos do género, partículas “energizadas” nesta dança solar que colidiam com os gases atmosféricos para produzir as tais luzes com aspeto mágico.

 

Algo terá atingido o campo magnético da terra?

Algo de estranho de havia passado. Isto porque quando foi datada esta aurora, o Sol não mostrava nenhuma atividade elevada, não havia informação de qualquer erupção solar. Isto levou a agência espacial a concluir que as luzes eram causadas por uma misteriosa compressão rápida e repentina do campo magnético da Terra.

Na animação acima, Briggs ilustrou a condensação do campo magnético da Terra (a linha pontilhada). O fluxo constante de vento solar é representado como uma linha sólida.

Apesar de estar detetado esse fenómeno, ainda não é claro o que terá motivado esta “compressão maciça, mas localizada”. É como se algo tivesse a perfurar o campo magnético. Como resultado, a borda da bolha percorreu cerca de 25.000 quilómetros em direção à Terra, e levou apenas 1 minuto e 45 segundos para o fazer.

Algo estranho interfere com o smartphone e GPS nos polos da Terra e isso intriga a NASA

Os investigadores sugeriram que poderia ter havido uma tempestade sem precedentes na área onde as partículas solares atravessam a nossa bolha protetora, a magnetosfera. Contudo, a causa da tempestade continua desconhecida.

Este movimento é algo que nunca vimos. Este movimento em direção a leste, e depois para oeste, e depois em espiral, não é algo que alguma vez tenhamos visto, ou conseguimos compreender atualmente.

Referiu Briggs.

Embora as auroras resultantes sejam belas, a súbita explosão de partículas carregadas pode interferir nas comunicações eletrónicas, confundir o GPS, empurrar os satélites para fora da órbita, pôr em perigo os astronautas e até acabar com as redes elétricas se a erupção for grande o suficiente.

 

Ouça o som que faz o campo magnético da Terra (vídeo)

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Edson
    Edson

    O mais interesante que tenho notado e que o sol esta cada ano se pondo mais ao sul, tenho acompanhado isso a 4 anos e cada ano o solsticio de verão o sol tem se pondo mais para o lado do sul, lembro que o sol nunca passava de um certo ponto em uma montanha que tenho como referencia e em 4 anos ele esta cada ano mais a baixo, é muito estranho isso

    1. Avatar de feseca
      feseca

      é claro que foi a montanha que mudou de poiso!!

    2. Avatar de Vx
      Vx

      É relacionado com o eixo de rotação da terra não se manter com um ângulo constante em relação a sua orbita, o normal é reverter ao estado “inicial” ao fim de 6-7anos

      https://en.wikipedia.org/wiki/Chandler_wobble
      https://climate.nasa.gov/news/2805/scientists-id-three-causes-of-earths-spin-axis-drift/

      1. Avatar de Patrick S.
        Patrick S.

        Interessante. Obrigado pela partilha. Tenho notado o mesmo que o Edson e não fazia ideia.

        1. Avatar de xoninhas
          xoninhas

          Também já se sabe que a órbita do planeta em volta do sol está a mudar.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        6 ou 7 anos? Onde viu isso?

    3. Avatar de Azulnauta
      Azulnauta

      Também tenho notado desde que comprei a casa, há 12 anos que vejo o sol a desaparecer mais a Oeste que no ano anterior!

      1. Avatar de feseca
        feseca

        é a sua casa que se tem movido para Leste!!!

  2. Avatar de Manuel
    Manuel

    Photoshop e CGI

    1. Avatar de Frederico Almeida
      Frederico Almeida

      Isso foi o que os teus pais fizeram no teu cerebro.

    2. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Todo mundo sabe que o Photoshop e a CGI não existem.
      Quando estamos em frente ao computador um sinal psíquico é enviado por “eles” para hipnotizar as pessoas e fazê-las crer que estão a ver imagens fantásticas, mas é tudo um engodo, uma conspiração para enganar as pessoas.
      Abra os olhos, pare de acreditar nessas fantochices.

    3. Avatar de feseca
      feseca

      olha o Manel Cabeça Chata!!!
      afinal ainda mexe….

  3. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    Moro em uma região que fica exatamente no centro da Anomalia Magnética do Atlântico Sul, região onde o campo magnético da Terra é menos intenso. Essa anomalia está se expandindo e se intensificando. Possivelmente há alguma relação desse fato com a movimentação dos polos magnéticos e talvez ambos os fatos façam parte da possível inversão dos polos magnéticos que se espera que aconteça nos próximos 150 anos.

  4. Avatar de Nelson Monteiro
    Nelson Monteiro

    Lá vai a Greta chatear a malta com as alterações climáticas

  5. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    E a volta de JESUS CRISTO !
    ARREPENDAM DOS VOSSOS PECADOS E COISAS MÁS , !
    CRISTO VIRÁ ISSO É FATO INEGÁVEL , DIGAM O QUE QUISEREM MAIS ELE VOLTARÁ !

    1. Avatar de feseca
      feseca

      porque carga de àgua hão-de ir os proselitistas de sitas e religiões diversas fazer a sua propaganda sempre que o assunto em discussão é ciência?
      por acaso, nós que acreditamos na inteligência do Homem vamos para os vossos templos e sítios tentar converter-vos?

      1. Avatar de feseca
        feseca

        “seitas e religiões diversas”.
        as minhas desculpas pelo erro de digitação.

        1. Avatar de feseca
          feseca

          “vir”…

  6. Avatar de Manuel
    Manuel

    Mas alguém ainda acredita nessas fantochadas.

  7. Avatar de Cidineia.monteiro.
    Cidineia.monteiro.

    Todo ser humano ao fazer sua casa para morar, cuida de fazer uma estrutura sólida, com ferro pedra areia, bastante cimento para ficar bem firme. Assim fez Deus, um lar bem estruturado para os seres humanos, so que os seres humanos estão estraindo essa estrutura, por ganancia estao a destruir o seu proorio habitats. Nao precisa ser cientista para saber,que se voce tirar as colunas de sustentação de um predio, ele vai ruir, asdim tambem e o nosso lindo planeta. Estao tirando a sustentação que Deus criou para a firmesa do planeta, para colocar sobre peso aqui em cima e girar o capitalismo.Emfraquecem em baixo, e sobrecarrega em cima.Entao o núcleo vai subir, cataclismas vai acontecer, e estaremos todos em meio a essas tormentas.

    1. Avatar de feseca
      feseca

      seria um belíssimo comentário se estivesse escrito em Português.
      e se fosse escrito no lugar a que pertence: num templo religioso qualquer, físico ou imaterial.