Não pareceu mas… o mês passado foi o segundo julho mais quente na Europa

26 Comentários

As alterações climatéricas têm vindo a sentir-se em vários países. Em alguns têm sido registadas temperaturas elevadas e em outros chuvas torrenciais.

De acordo com o Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do programa Copernicus (C3S), da União Europeia, o mês de julho foi o segundo mais quente na Europa.

Não pareceu mas... julho foi o segundo mais quente na Europa


A nível mundial julho de 2021 foi o terceiro julho mais quente registado

O mês de julho deste ano foi o segundo mais quente na Europa desde que há registos. A informação está no boletim mensal sobre o clima que foi publicado hoje pelo Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do programa Copernicus (C3S), da União Europeia.

Segundo a informação, apesar do calor, foram registadas precipitações muito superiores à média, no mesmo mês, nas zonas ocidentais da Europa Central. A zona oriental teve, ao contrário, “condições predominantemente secas”, segundo dados do boletim.

Não pareceu mas... julho foi o segundo mais quente na Europa

A nível mundial julho de 2021 foi, em conjunto com o mesmo mês de 2020, o terceiro julho mais quente registado, ligeiramente mais frio (menos de 0,1 graus Celsius) do que julho de 2019 e de 2016.

Helsínquia (capital da Finlândia) teve o segundo julho mais quente depois de 2010. Na Irlanda do Norte bateu-se o recorde histórico de temperatura máxima diária e as temperaturas também estiveram muito acima da média a este da Islândia e em zonas da Groenlândia.

Em plano oposto, o mês foi um pouco mais frio do que a média de 1991-2020 na zona que vai de Portugal à Alemanha e em zonas do noroeste da Rússia. No Ártico a extensão de gelo marinho foi a segunda mais pequena de julho. Mas a extensão de gelo marinho antártico esteve acima da média geral.

Leia também…

Incrível! Temperaturas da superfície no Ártico atingem 48ºC

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1514
    SANDOKAN 1514

    “Não pareceu…” Não pareceu ?? Mas não pareceu porquê ?? Não entendi bem.O mês de Julho até foi bem quente,não sei porque é feito esta afirmação. 😐

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Onde vives? Na Grécia?

      Os antigos chamam-lhe Verão!

      1. Avatar de SANDOKAN 1514
        SANDOKAN 1514

        Nem fale na Grécia,com incêndios monstruosos que tem tido e com as pessoas que já morreram.Tenha um pouco de consideração. ಠ_ಠ

        1. Avatar de Fastio
          Fastio

          Culpa das trovoadas secas. Vi na TV e vou acreditar piamente!

        2. Avatar de Joel
          Joel

          Não foi por causa do calor. Na Grécia também exitem “enginheiros pirotécnicos”.

    2. Avatar de Toder
      Toder

      Aqui na Alemanha foi uma vergonha, portanto de quente nada

      1. Avatar de Celso
        Celso

        Verdade, não se compara com o ano passado

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não pareceu mas foi! Em Portugal então foi um autêntico forno.

    Só ainda não percebi o motivo destas noticias. O que querem que se faça? Que paguemos impostos? Gozem o presente, a natureza é incontrolável, mesquinha e gosta de mudança. Sempre assim foi e sempre assim vai ser. Quando o mundo acabar acabou.

    1. Avatar de SANDOKAN 1514
      SANDOKAN 1514

      Olhe “Miguel”,falou tudo.

  3. Avatar de jota
    jota

    … em Portugal foi dos mais frescos dos últimos anos!

    1. Avatar de SANDOKAN 1514
      SANDOKAN 1514

      Dos mais frescos ?? Foi mas é dos mais quentes.Você não leu o artigo ??

      1. Avatar de Jota5450
        Jota5450

        “Dos mais quentes em Portuga”l? “Não leu o artigo”?
        Releia você o artigo. :p
        Mas mesmo sem artigo, bastava abrir a janela para ver que este ano esteve mais fresco em Portugal.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Impressão tua. Os negacionistas até chegam a alegar que por esta altura faz calor porque existe um tal de Verão! O que eles inventam….Só falta dizer que em Janeiro faz frio por causa do Inverno.

  4. Avatar de Alan
    Alan

    Espero que esse comentários não represente a maioria lusitana, senão, meus caros, só lamento.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não te preocupes, a maioria faz o mesmo ou mais que tu para tentar resolver o problema.

  5. Avatar de Fastio
    Fastio

    Este tipo de “artigos” faz parte daqueles textos que são mandados para a descomunicação social para a memezada. Alguns até fazem cópia integral. Tipo Sol e I. Parece que são obrigados a postar isto. Então no sapo ficamos com uma série de artigos com assuntos iguais, como se isso tivesse algum interesse.

    Já agora, bem vindos ao Verão. E cuidado com os comentários, ou ainda aparece aí o cancro da sociedade M a punir quem diz mal dos jornas cá do sítio.

  6. Avatar de Jorge Costa
    Jorge Costa

    Pelo menos onde vivo, S.M.Feira City, 2km da praia (linha recta), Julho foi uns dos mais frescos dos últimos anos.
    E Agosto, até agora, está bem fresquinho.

    1. Avatar de Jorge Costa
      Jorge Costa

      Correção: se são 12 por estrada em linha reta devem ser uns 7.

  7. Avatar de Joel
    Joel

    Tretas! Já ninguem vai nessa conversa.

    1. Avatar de HOS
      HOS

      Exatamente hahahaha melhor comentário.

  8. Avatar de Celso
    Celso

    Onde? Não senti nada… nem no deserto do Sahara deve de ter sido quente -.-

  9. Avatar de Jorge Costa
    Jorge Costa

    Pelos vistos, muitos dos que comentam não sabem a diferença entre CLIMA e TEMPO.

  10. Avatar de AlexX
    AlexX

    Recordemos o planeta Crematoria que gira a 8000 km/h e onde fazem -180°C à noite e 370°C durante o dia. A única diferença entre Crematoria e a Terra a médio prazo além do pequeno exagero nos valores, é que na Terra as temperaturas não serão homogéneas e os extremos afectarão apenas algumas zonas geográficas. Isto será que nem um carrossel mas noutra escala, gamers podem aparafusar as suas cadeiras ao solo das cavernas e instalar uns bons cintos de segurança para que se mantenham nelas. Depois e lá para 2150 já tudo deve estar normalizado e podem sair das cavernas para começar a limpar 😀

    1. Avatar de Luis Borges
      Luis Borges

      Muito bom! 😀

  11. Avatar de PeterOak
    PeterOak

    Foi?!? Esteve mais calor em Junho de 1994, portanto não compreendo esta publicação.