Não agendou a vacina para o seu filho? Pode vacinar-se esta tarde…

75 Comentários

Como é sabido, hoje e amanhã as crianças entre os 9 e 11 anos podem receber a vacina contra a COVID-19.

Ontem o autoagendamento ficou fechado, mas já hoje surgiu a informação que as crianças da faixa etária dos 9 aos 11 anos se podem vacinar (mesmo sem terem agendado)

Crianças dos 9 aos 11 anos podem vacinar-se esta tarde sem autoagendamento


Há 77 mil crianças inscritaas para tomar a vacina hoje contra a COVID-19

As crianças entre os 9 e os 11 anos que não fizeram o autoagendamento para a vacina da COVID-19 vão poder fazer esta tarde nos centros de vacinação, anunciou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

De acordo com António Lacerda Sales…

Gostaria de dizer que hoje mesmo, durante a tarde, as crianças de 9, 10 e 11 anos, que por qualquer razão não se conseguiram agendar [para a vacina] poderão vir aos centros e vacinação e com certeza que serão vacinadas

O governante sublinhou que “pode ter havido, por qualquer razão, crianças que não conseguiram fazer o autoagendamento e, portanto, durante a tarde os centros [de vacinação] estarão abertos para que todas as crianças se possam vacinar, o que pode vir ainda a aumentar o número das 77 mil crianças previstas para se vacinarem no dia de hoje.

Crianças dos 9 aos 11 anos podem vacinar-se esta tarde sem autoagendamento

Questionado pelos jornalistas se esse modelo é uma “Casa Aberta”, António Lacerda Sales explicou que será uma espécie de Casa Aberta, mas que preferia não usar essa expressão, para não se “confundir com o regime de Casa Aberta dos adultos”.

Lacerda deixou uma “mensagem de confiança” aos pais para vacinarem os seus filhos das faixas etárias dos 5 aos 11 anos. Neste fim de semana, a vacinação é dirigida para as crianças dos 9, 10 e 11 anos.

Questionado sobre a adesão à vacinação de hoje, na ordem dos 77 mil autoagendamentos, António Lacerda Sales afirmou que a “confiança é um capital que se constrói ao longo do tempo” e que à medida que o processo vai decorrendo acredita que se vão vacinar as crianças todas.

O governante recordou que para outras faixas de idade estão, ou vão ser, publicitadas outras datas, mas explicou que sempre que houver necessidade de vacinar crianças dos 9 aos 11 anos haverá espaço para as vacinar, desde que não se misturem crianças com adultos.

Sobre os adultos com mais de 70 anos, há 410 mil que ainda não tomaram a terceira dose. Questionado pelos jornalistas se esse facto não iria atrasar o processo de vacinação das crianças, António Lacerda disse esperar que não.

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Já está. Ele e a maior parte dos colegas de turma.
      Disse-me que queria ser cidadão e que depois só falta votar.
      Os miúdos são inteligentes, ainda há esperança para eles, ao contrário dos pais assnifers.

      1. Avatar de RatazanaDoPunjab
        RatazanaDoPunjab

        Marcos, inteligente andar a receber vacinas que não foram devidamente testadas e que não protegem nada?
        Tanto pode ser infectado como infectar?
        Deixe me adivinhar, vai votar PS quando for possível…LOL.

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Explica porque Pfizer têm Full FDA Approval se é experimental.

          1. Avatar de Paulo Andrade
            Paulo Andrade

            Se agora a DGS aumentasse os indicadores de risco:
            1. de triglicerídeos para 500
            2. de gricose para 500
            3. de colesterol “mau” para 500 e baixasse o “bom” para 1
            4. do peso para obesidade para 200kg

            Passaria a população nacional a ser saudável de um dia para o outro?

            O mesmo aconteceu com as vacinas. Existem parâmetros de eficiência e segurança que estão bem definidos à anos. Não é poruqe temos mais tecnologia que estes testes se fazem mais rápido.

            As vacinas estão em fase de testes III até 2023, podes companhar no site de cada uma delas que têm links directos para os estudos que ainda estão a ocorrer.

            Não bastasse isto, elas saltaram várias etapas dos testes, outras foram feitas em simultânio, ….

            Não é por acaso que só agora descobriram que a “imunidade” baixa passado 6 meses. Como não viram isso nos testes? Como podem garantir que não vai existir males maiores num futuro próximo?

            Basta pensar e questionar um bocadinho, não?

          2. Avatar de Test User
            Test User

            Paulo Andrade não justificaste nada e fazes afirmações que não são sustentadas .

            Essa afirmação é falsa de saltarem fases.

            Se existem vacinas aprovadas como estão na fase 3?
            Na tua lógica estariam todas na fase 3. No mundo inteiro estão a ser desenvolvidas 168 Vacinas
            40 Fase 1
            58 Fase 2
            62 Fase 3
            8 Sem Progresso

            Já foram aprovadas 28 e testes foram feitos testes em vários países
            https://covid19.trackvaccines.org/vaccines/

            Se existem novas variantes, existiam antes quando foram aprovadas? Virus não têm evolução.?
            Quando inventaram penicilina foi cura, o que acontece hoje com superbactérias?

            Pensa um bocadinho.

          3. Avatar de Crisanto Tomás
            Crisanto Tomás

            Não foi aprovada!
            “Foi autorizada para uso de emergência de produto não aprovado”!
            Palavras retiradas do PDF do site da FDA usado para fins legais.
            Vê-se mesmo que não estás por dentro da cena!
            E tivesse sido… tb ão não surpreende ninguém. O pó de talco tb já foi aprovado e utilizado durante muitos anos até perceberem o mal que fazia…

          4. Avatar de Paulo Andrade
            Paulo Andrade

            @Test user, Todas as vacinas aprovadas na União Europeia estão em fase III de desenvolvimento. Não preciso justifica, vais aos sites das respectivas vacinas e vês os estudos que estão ainda a correr e que só acamam em 2023.

            Em relação ao saltar a fase, nenhuma passou em teste em animais e a maioria juntou a fase 1 e 2 ao mesmo tempo. Isso é saltar etapas. Mais uma vez, nos estudos publicados pelas próprias farmaceuticas tens lá essa informação toda.

            Em relação às variantes, isso é outra conversa. A predominancia da omnicrom só agora é que está a aparecer e as doses de reforço já se falam à meses… até antes da Delta.

            E sim, basta pensar um bocado…

          5. Avatar de Test User
            Test User

            Paulo Andrade

            Fases EMA
            https://www.ema.europa.eu/en/human-regulatory/overview/public-health-threats/coronavirus-disease-covid-19/treatments-vaccines/vaccines-covid-19/covid-19-vaccines-development-evaluation-approval-monitoring

            Vacinas Aprovadas EMA
            https://www.ema.europa.eu/en/human-regulatory/overview/public-health-threats/coronavirus-disease-covid-19/treatments-vaccines/vaccines-covid-19/covid-19-vaccines-authorised#authorised-covid-19-vaccines-section

            Fase de Evolução e Decisão é sempre posterior aos testes, logo não esta fase 3.
            Terem decorridos fases ao mesmo tempo, ainda aceito essa crítica. Saltar fases é não realizar, nunca aconteceu não fazerem fases.
            Agora tens de compreender que não é processo normal devido urgência.

          6. Avatar de Paulo Andrade
            Paulo Andrade

            @Test User, vamos lá por partes:
            1. Só presquisaste um link para mandar sobre as etapas a seguir no desenvolvomento e aprovação de uma vacina, nem leste a relação que isto tem com estas vacinas. Elas não seguiram estes passos todos e mesmo esquecendo as etapas passadas e olhando só para a frente, ainda faltam acabar os “chemical trails” e “Evaluation & decision” para depois sim serem comercializadas.
            2. Podes ler nelas todas “Conditional approval” (https://www.ema.europa.eu/en/human-regulatory/overview/public-health-threats/coronavirus-disease-covid-19/treatments-vaccines/vaccines-covid-19/covid-19-vaccines-authorised#authorised-covid-19-vaccines-section)
            3. Olha aqui a data do fim da pesquisa de fase 3 da pfizer, que é “May 15, 2023” (https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04368728), agora procura das outras e vê se estou a mentir.
            4. Procura por testes em animais e vê se encontras algum? ZERO! Logo saltaram essa “etapa”.

            Penso que só estes 4 pontos chegam para que questiones um bocadinho, não?

          7. Avatar de Test User
            Test User

            1 – Dizem que autorização de emergência, que é diferente conditional marketing authorisation

            A conditional marketing authorisation guarantees that the approved vaccine: meets rigorous EU standards for safety, efficacy and quality
            is manufactured and controlled in approved, certified facilities in line with high pharmaceutical standards that are compatible with large-scale commercialisation.
            Conditional marketing authorisation is a tool that allows regulators to approve a medicine quickly and in a pragmatic manner when there is an urgent need.
            A conditional marketing authorisation is different from an emergency use authorisation, which some countries use to permit the temporary use of an unauthorised medicine in an emergency situation. An emergency use authorisation is not a marketing authorisation.
            EU legislation foresees that conditional marketing authorisation is used as the fast-track authorisation procedure during public health emergencies to speed up approval and save lives.
            It is the most appropriate tool to grant access to a vaccine to all EU citizens at the same time and to underpin mass vaccination campaigns.

            2- Estudios Animais
            The humoral and cellular immune response following IM administration of BNT162b2 (V9) was
            investigated in mice and nonhuman primates. The choice and relevance of the mouse for
            pharmacological animal model studies was based on the in-depth knowledge about the suitability,
            dosing and immunization regimen of BALB/c mice for RNA-based vaccine development. Non-human
            primates were chosen as they are a higher-ordered species, more closely related to humans, which
            may better reflect immune responses in humans. The selection of rats as the toxicology test species is
            consistent with the World Health Organization (WHO) guidance documents on nonclinical evaluation of
            vaccines (WHO, 2005). The documents recommend conducting vaccine toxicity studies in a species
            which mounts an immune response to the vaccine. The Wistar Han (WH) rat developed an antigenspecific immune response following BNT162b2 vaccination.

            https://www.ema.europa.eu/en/documents/assessment-report/comirnaty-epar-public-assessment-report_en.pdf

            Tens informação no EMA

          8. Avatar de Paulo Andrade
            Paulo Andrade

            @Test user, não sei porquê não publicaram o meu comentário anterior, mas aqui vai novamente.

            Estás à procura de justificar o que vês na televisão, mas as evidencias que mandaste só justifica o que eu disse.
            1. “A conditional marketing authorisation guarantees that the approved vaccine: meets rigorous EU standards for safety, efficacy and quality…”, ora falharam tanto na “safety” como na “efficacy”.
            2. Este relatório que enviaste é um bom tiro no pé, é o resultado da fase 1 em “19 February 2021”, já as vacinas estavam a ser aplicadas a toda a população
            3. Faltam ainda a fase 2 e 3 e toda a verificação e validação posterior
            4. Na própria fase 1 faltaram vários pontos a serem estudados e validados, por exemplo:
            – “No dedicated local tolerance studies have been conducted”
            – “…environmental risk assessment studies are not provided in this Application for Marketing Authorisation…”
            – “No secondary pharmacodynamics studies were conducted”
            – “No safety pharmacology studies were conducted”
            – “No pharmacodynamics drug interaction studies were conducted”
            – “No traditional pharmacokinetic or biodistribution studies have been performed”
            – …
            5. Em relação aos estudos em animais, está aqui descrito que fizeram estudos, mas nenhum “link” para esses mesmos estudos (publicados e validados), logo tens que acreditar na palavra da farmaceutica

            Continuo a dizer que estás a defender o indefensável. O melhor que tens a fazer é admitir que os media te enganaram e mesmo ao procurar artigos científicos e provas do que passa na TV, não encontras. Enganaram-te e pronto.

          9. Avatar de Test User
            Test User

            Primeiro dizes que não existe e depois não existe link
            https://www.biorxiv.org/content/10.1101/2020.09.08.280818v1.full.pdf

            Na Aprovação de EMA, não fizeram validações?

            Se não acreditas nas validações da EMA, nesse caso temos de por em causa todos medicamentos e afins.

          10. Avatar de Paulo Andrade
            Paulo Andrade

            Bem, tu é que estás a confundir. Sabes o que é um estudo científico válido? O que mandaste foi a descrição da farmaceutica para aprovação da sua propria vacina isso vale zero como estudo científico.

            Agora, no teu segundo link, mais um tiro no pé. Diz logo no cabeçalho “…which was not certified by peer review…”

            Ninguem pôs em causa as validações da EMA (embora saiba que existe muito lobby), apenas disse que é uma vacina experimental e que saltou várias etapas. A autorização é de emergencia e se a OMS terminasse a pandemia, caíam todas estas “autorizações de emergencia” que são sustentadas na pandemia.

            Dizer o contrário disto é reproduzir os que os media dizem sem qualquer fundamento, venha quem vier.

          11. Avatar de Test User
            Test User

            Tens artigo que explica testes com peer review
            https://www.nature.com/articles/s41586-021-03275-y#Sec3

            Que eu saiba os estudos não são públicos. Maioria das pessoas tambem não saberiam interpreta-los.

            Outros que referes são Non-Clinical.

            Querias esperar anos para um processo normal. Quais seriam custos dessa decisão?

            Se não poes em causa as validações da EMA. Foi feita avaliação das vacinas e dos riscos.

            Se eu percebo a tua lógica querias processo normal e segurança 100%. Mesmo no processo normal não eliminas todos riscos.

          12. Avatar de Rafael
            Rafael

            kkk. Ovelha é fogo. Pombo enxadrista você. kkkk

          13. Avatar de Paulo Andrade
            Paulo Andrade

            Bem, embora falte o duplo cego e randomizado, ao menos um artigo com peer-review (de apenas uma pessoa e vários anónimos), de qualquer forma, desconhecia e vou ler com atenção este artigo. Obrigado por isso.

            Em relação aos estudos serem publico, eles têm que ser publicados e validados pela comunidade científica, o que retiram/apagam é o que se chamda de “segredos industriais”, e sabendo a maioria das pessoas interpretar ou não eles têm que ser publicados.

            Não disse que o processo tinha que ser normal, disse que é uma vacina experimental e que só a toma quem quer. Num processo normal de vacinas temos que entre outras coisas fundamentais que aqui falamos e foram “atropeladas”, não se fizeram estudos a médio/longo prazo nem para a eficácia (só agora descobriram que a “protecção” baixa após 6 meses), nem da segurança, pelos enumeros casos reportados de efeitos colaterais (mais do que os ultimos 15 anos todos juntos).

            Podes me falar da urgência, e bla bla bla, eu concordo que o façam, mas expliquem exactamente o que estão a fazer e isto é EXPERIMENTAL, toma quem quer e ponto final. Não espalhem a fake news de que são seguras, foram testadas e estão aprovadas.

            Termino por dizer que a minha intervenção começou com a tua afirmação/questão “Explica porque Pfizer têm Full FDA Approval se é experimental.”

            Bom natal para ti e para a tua família!

          14. Avatar de Test User
            Test User

            Paulo Andrade
            Bom natal para ti e para a tua família!

        2. Avatar de Marcos
          Marcos

          Exato, mas desde que eu não tenha de passar um terceiro Natal nas urgências do hospital, a rezar aos Santos e não Santos para não perder o filho, agora por causa de um vírus isto não custa nada, alem de ter sido a sua decisão, depois de ouvir os pais e o próprio pediatra e o tio que é cardiologista pediátrico.
          Em quem voto não tens nada a ver com isso, mas no Chegamos nunca será de certeza.
          O meu filho tem 11 anos, é liberal, mas não é assnifer.
          Mas sim, há uma sociedade de classes, os que acreditam na ciência e os que nascem cientistas, os que pensam e os assnifers.
          Como ele diz, se a vacina que tomou evitar que, se apanhar covid, esteja no hospital a ocupar uma vaga necessária para um mais velho que não tomou a vacina por cagufa, já é bom.
          Depois de ouvir os miúdos chego à conclusão que embora exista uma geração bacoca perdida que é e será o anedotário futuro, a geração mais nova aprende com os erros dessa geração bacoc.

          1. Avatar de Memória
            Memória

            Que será que quer dizer “assnifer” ???

            Fui procurar no Google, e encontrei um monitor de redes, https ://www.cockos.com/asniffer/
            e uma série enorme de *porno do pior* jamais visto ou imaginado , em Tumblr Blog Gallery (prefiro nem colocar o link)

          2. Avatar de Crisanto Tomás
            Crisanto Tomás

            vê lá se no futuro não vais ter de engolir o que cospes para o ar… ou, pior, os teus filhos!

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu vou já lá vacinar o meu filho… A classe etária que não tem problemas é que vamos vacinar com vacinas experimentais!

    1. Avatar de KeyboardWarrior
      KeyboardWarrior

      Miguel, vivo na escuridão, mas tu vais mudar isso e vaisiluminar com a tua imensa sabedoria explicando porque é que as vacinas são experimentais. Mas não me mandes links porque eu não confio na Internet. Confio em apenas nas tuas palavras escritas por ti mesmo. Obrigado

      1. Avatar de xyr
        xyr

        O nome autorização de emergência diz-lhe alguma coisa ?

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Ele é que te vai explicar?
        Se queres saber, faz-te à vida. Como tu próprio disseste entrelinhas, só acreditas no que queres acreditar.

        A única questão aqui é porque é que tu achas que não são. Como se a ignorância fosse prova de algo.

      3. Avatar de RatazanaDoPunjab
        RatazanaDoPunjab

        Keyboarwarrior, se vive na escuridão, tente pagar a factura da luz a tempo.
        Se não for de uma certa minoria cortam lhe a electricidade…
        As vacinas são experimentais, porque, é óbvio, não foram testadas devidamente. Daí serem experimentais.
        Vacina testada como deve de ser leva 7, 8 ou mais anos a ser lançada no mercado.
        Quantos anos tem esta vacina, se é que se pode chamar vacina a isto?
        Espero que confie tb nas minhas palavras.
        Entretanto, já levou a sua dose diária de vacina anti covid?
        Não esqueça, todos os dias ao levantar, uma dose…

        By RatazanaDoPunjab

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Explica porque Pfizer têm Full FDA Approval se é experimental.

          1. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            Test sao vacinas experimentais, qual e a parte que nao entendes ? Esta escrito made in China ?

          2. Avatar de Test User
            Test User

            Fazem afirmações que não são sustentadas em nada.

            No mundo inteiro estão a ser desenvolvidas 168 Vacinas
            40 Fase 1
            58 Fase 2
            62 Fase 3
            8 Sem Progresso

            Já foram aprovadas 28 e testes foram feitos testes em vários países
            https://covid19.trackvaccines.org/vaccines/

            Tenham dó de vocês. Se ao menos soubessem o que é experimental e o que não é.

    2. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Atendendo ao teu grau de inteligência, se houve uma mulher capaz de te gerar um filho, acho bem que lhe a louves todos os dias…

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Já se dizia, o insulto é sempre a arma preferida dos fracos.

        1. Avatar de Jamaral
          Jamaral

          Pois…

          A frase pode ser interpretada de duas maneiras.

          Se viste nela um insulto…

    3. Avatar de RatazanaDoPunjab
      RatazanaDoPunjab

      Miguel, é mesmo isso.
      Nem eu quero vacinas para mim quanto mais para os pequenos.
      E até hoje, zero problemas…

      1. Avatar de Test User
        Test User

        E até hoje, zero problemas…
        Isso prova o que?

        1. Avatar de RatazanaDoPunjab
          RatazanaDoPunjab

          Test user, prova isso mesmo, até hoje zero problemas.
          Entretanto, diga me lá se sabe por cada 100 internados com covid, quantos estão vacinados.
          Ainda hoje vim a saber que alguns colegas meus têm covid e quer saber a melhor? Todos estão vacinados.
          Pergunta ingénua, para que raio vou eu meter no corpo uma porcaria que não foi testada devidamente e que pode trazer complicações graves no futuro, se não faz nada?
          O meu pai teve e tem graves complicações com a segunda dose da moderna.
          Se eu soubesse nunca o teria levado à vacina.
          Portanto, quem quiser a vacina, força nisso, agora não venham dizer que o culpado pela epidemia sou eu por não estar vacinado.
          Aliás, com o triste exemplo que aconteceu com o meu pai a minha vontade de ser vacinado é zero…

        2. Avatar de Test User
          Test User

          No teu caso ainda compreendo que tenhas resistência em tomar

          Tens riscos nas duas opções. Não tomares tem riscos, não teres tido problemas não prova nada. Aconselho-te tomares cuidado para teres cuidado e tomares protecções.

          No caso do teu Pai não posso comentar. Não sou cientista, o historial medico não é conhecido, etc. Estudos mostram efeitos secundários não são graves.
          Quando és injectado com vacina o teu corpo vai reagir e criar protecção .
          Tens de considerar se reage assim, se fosse um contacto natural poderia ser pior.

          Em Portugal os médicos não são considerados no processo. e historial médico. Falhas do nosso país não são de agora. França teve essas considerações, até permitia escolher as vacinas,

          O contagio não é evitado com vacinas. Porque isso deves ter mais cuidado.
          Caso o teu corpo tenha de lutar com vírus, tens de perguntar se queres lutar com protecção ou sem.

          Noticias do Reino Unido com esta variante, não vacinados são mais afectados.
          https://www.bbc.com/news/uk-england-cambridgeshire-59699891

          1. Avatar de Memória
            Memória

            É absolutamente vergonhoso o nível a que a BBC chegou.

            Basta estudar com alguma atenção esta “notícia” para ter a
            prova.

            Aconselho a visita deste link com algum espírito crítico por precaução

          2. Avatar de Test User
            Test User

            Qual é a tua prova.
            Ainda não existe muitos dados, por isso talvez seja cedo.
            De momento indicam isso.

            Dr. John Campbell , no seu video
            https://www.youtube.com/watch?v=84XMFVcLScw
            refere que são 90% dos casos são não vacinados. Fonte Ministro de Saude.

          3. Avatar de Memória
            Memória

            A prova é que os dados não têm nada a ver com esta variante.
            A “notícia” é extremamente tendenciosa e manipulativa

            O dr. Campbell, embora muito *interessante* e *informativo* continua (e bem na minha opinião) a falar de dados provisórios e não comprovados e verificados.

  2. Avatar de J. Lebre
    J. Lebre

    Dêm um bónus na nota escolar a cidadania.
    Resistance is futile

  3. Avatar de KeyboardWarrior
    KeyboardWarrior

    Humildemente e educadamente o que pedi foi para me explicarem o porquê de sermos cobaias da vacina. E a resposta foram insultos e uma notável incapacidade de justificarem o porquê de cegamente seguirem a opinião dos outros. Pelos vistos encontram-se num mundo mais sombrio que o meu… Tenho pena, mas não consigo sentir qualquer género de empatia por vocês…

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Qual é o estudo para suportar a tua teoria.

      Processo normal demora quanto tempo?
      Explica no caso de ser experimental quando Pfizer têm Full FDA Approval.

      1. Avatar de Crisanto Tomás
        Crisanto Tomás

        Pára de dizer que foi aprovada!!!

        FACT SHEET FOR HEALTHCARE PROVIDERS ADMINISTERING VACCINE (VACCINATION PROVIDERS)
        EMERGENCY USE AUTHORIZATION (EUA) OF
        THE PFIZER-BIONTECH COVID-19 VACCINE TO PREVENT CORONAVIRUS DISEASE 2019 (COVID-19)
        FOR 5 THROUGH 11 YEARS OF AGE
        DILUTE BEFORE USE
        The U.S. Food and Drug Administration (FDA) has issued an Emergency Use Authorization (EUA) to permit the emergency use of the unapproved product, Pfizer-BioNTech COVID-19 Vaccine, for active immunization to prevent COVID-19 in individuals 5 years of age and older.

        Fonte (16 de dezembro 2021):
        https://www.fda.gov/media/153714/download

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Como não acreditas noticias
          https://www.bbc.com/news/world-us-canada-58309254

          Se disses que não têm para este escalão de idade, isso seria informação correcta.
          Agora pergunto acima dos 16 que foi aprovado com emergência anteriorrmente e agora têm no Estados Unidos aprovação total.
          Continua a ser experimental na vossa teoria?

  4. Avatar de Bicho
    Bicho

    É pena que estes que tomaram a pílula azul estejam cegos com tanta notícia falsa que ouvem…

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Qual é o estudo para suportar a tua teoria.

  5. Avatar de Bicho
    Bicho

    Estudos, estudos, estudos só acredito em estudos e se forem pagos gosto mais….. Cambada de Zombies!!!!

    1. Avatar de RatazanaDoPunjab
      RatazanaDoPunjab

      Bicho, eu não fazia a menor ideia que Portugal tinha tantos especialistas, virologistas, micro biologistas, e outras coisas terminadas em istas.
      Como é que um país destes, com tantos génios, se está a transformar numa nova Albânia?
      Juro que não entendo….

      1. Avatar de Memória
        Memória

        LOL

        Navalha de Hanlon é uma frase epónima que diz:

        Nunca atribua à malícia o que pode ser adequadamente explicado pela burrice.
        https://pt.wikipedia.org/wiki/Navalha_de_Hanlon


        (Nunca atribua à malícia o que está devidamente explicado pela incompetência) tem sido amplamente atribuída a Napoleão Bonaparte

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Não são capazes de apresentassem um estudo.
          Não existe cientistas negacionistas?
          Nenhum cientista independente?

          1. Avatar de Crisanto Tomás
            Crisanto Tomás

            muitos… milhares que buscam a verdade e não estão borrados de medo!
            https://doctorsandscientistsdeclaration.org/

          2. Avatar de Test User
            Test User

            Tu é que devias estar borrado de medo.  Os não vacinados  com esta nova variante  estão a ser hospitalizados , dados Reino Unido.

            Um dos teus ídolos não borrados
            https://www.independent.co.uk/news/uk/omicron-nick-ferrari-lbc-smithfield-b1977522.html
            No teu site, nos princípios  não  põem causa a eficácia das vacinas.
            ->Crianças ainda aceito, se tiverem evidencias
            -> Recuperados não precisarem, ainda aceito. 
            -> Não interferência na atividade dos médicos, parece-me que  é realidade dos Estados  Unidos

            Não tens estudo da eficácia das vacinas.

    1. Avatar de Test User
      Test User

      A serio este é o estudo.
      Aconselho procurares ajuda urgentemente,

    2. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Estou arrependido de ter perdido 2 minutos a ver o vídeo. E nem vi até ao fim.
      Se chamas a isto um estudo…

  6. Avatar de Froe
    Froe

    Olha o Sales outra vez na fotografia. Este a mim e a (mais uns milhares) que lidaram com ele , nao me engana ..

    Velhos tempos em que trabalhava no Hospital de Leiria e ” desviava ” doentes para o Hospital Sao Francisco para poder facturar a conta da desgraça alheia . Quem tinha $$ pagava , outros morriam a espera de vaga no Hospital de Leiria …

  7. Avatar de JM
    JM

    Anda tudo distraído com covids e vacinas e omicrons e ninguém vê que o JJ vai para o Flamengo! Acorda povo!

  8. Avatar de Rafael
    Rafael

    Agende a morte do seu filho isso sim

    1. Avatar de Test User
      Test User

      És capaz de apresentar um estudo.
      Não existe cientistas negacionistas?
      Nenhum cientista independente?

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Test User tens de dizer qual e o estudo que pretendes, porque todos os que te apresentarem tu aceitas ou nao a tua medida entao tu nao queres estudos, tu queres ouvir o que te apetecer apenas isso. Ja agora uma pergunta directa. Tu achas moral e etico o que se esta a fazer com esta vacinacao em massa ? Es a favor ou contra e porque ? Podes justificar ?

      2. Avatar de Test User
        Test User

        Apresenta um. Até agora nada
        Vocês dizem que os estudos são da cartilha, da narrativa, não são independentes,etc

  9. Avatar de Louro
    Louro

    Adoro ler os comentários da malta anti-vax… É fascinante, tal como uma vez uma grande mente disse…

    “A estupidez é infinitamente mais fascinante do que a inteligência. A inteligência tem seus limites, a estupidez não.”

    1. Avatar de Sardinha Enlatada
      Sardinha Enlatada

      Louro desenvolve, ahahah, ou sao insultos gratuitos ? Os nao vacinados nao tem sintomas e nao tem virus, tao simples quanto isso. Quem e que vos anda a encher a cabeca de minhocas afim de vos levar a pensar que a culpa do virus andar por ai e dos nao vacinados ? Ha cada um que ate mete do.

  10. Avatar de RatazanaDoPunjab
    RatazanaDoPunjab

    Louro, estou em bicos de pés para ler os seus comentários para ser vacinado…
    Diga lá que com a vacina fica protegido, diga…

    A inteligência não tem limites, por isso estamos sempre a evoluir.
    A estupidez tb não tem limites, lá isso é verdade tb.

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Tens de ser um pouco mais critico. Não atingimos pico, conclusões agora são prematuras.
      Se es critico das noticias, tens de ser critico dos artigos que referes.

      Depois tens Dr. Martin Blachier que diz se fores não vacinado tens mais probabilidade de apanhar Delta.
      https://www.mcgill.ca/oss/article/covid-19-pseudoscience/are-triple-vaccinated-people-more-likely-be-infected-omicron-variant-unvaccinated

      Vamos ver quem esta certo.

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Todas as conclusões são prematuras, mas os dados do artigo e muitos outros mais recentes permitem que várias hipóteses sejam investigadas.

  11. Avatar de Rafael
    Rafael

    Vai ovelhada. Todos em linha para a fila do abate.

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Ovelha negra

  12. Avatar de Memória
    Memória

    O Ministério da Saúde publica e.o. dados sobre a mortalidade em Portugal actualizados de 10 em 10 minutos

    Dados de https://evm.min-saude.pt/#shiny-tab-em_total

    Procurei Vigilância -> Total e reuni os dados de Novembro; na coluna esquerda a média dos últimos 5 anos,
    na da direita a que este ano se verificou.

    Vigilância da Mortalidade

    (Os dados de Novembro foram Selecionados)

    1 – 299 309
    2 – 299 309
    3 – 300 327
    4 – 300 312
    5 – 300 291
    6 – 301 305
    7 – 301 298
    8 – 301 331
    9 – 302 341
    10 – 302 363
    11 – 302 347
    12 – 303 332
    13 – 303 381
    14 – 303 326
    15 – 304 349
    16 – 304 356
    17 – 304 328
    18 – 305 358
    19 – 305 341
    20 – 305 357
    21 – 306 383
    22 – 306 370
    23 – 306 336
    24 – 307 365
    25 – 307 376
    26 – 307 364
    27 – 307 373
    28 – 308 388
    29 – 308 403
    30 – 309 402

    Média dos últimos 5 anos em Novembro (coluna esquerda)
    Total numbers: 30
    Sum of numbers: 9114

    Este ano em Novembro (coluna direita)
    Total numbers: 30
    Sum of numbers: 10421

    Diferença: 10421 – 9114 = 1307 mortos mais do que a média
    Diferença \ 30 dias = 43,566667

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Olhaste para grafico quando foi pico. Não foi em Novembro.

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Os dados que apresentei são os dados de Novembro, o mês completo mais recente.

        Talvez venha a fazer o mesmo para Dezembro e meses seguintes, quando lá chegarmos.

  13. Avatar de Memória
    Memória

    Para quem qiser verificar, e de facto uma utilidade online realmente útil:

    https://miniwebtool.com/sum-calculator/

  14. Avatar de Memória
    Memória

    Parece que o OpenVAERS é produzido por uma maioria de cientistas do sexo feminino, (“warrior mamas” (?))
    o que eu não sabia.

    Extraordinary new chart from the warrior mamas at OpenVAERS
    https://tobyrogers.substack.com/p/extraordinary-new-chart-from-the