Pela primeira vez, o mundo viu em direto um buraco negro

44 Comentários

Hoje, pelas 14 horas, um grupo de astrónomos que comandam uma rede de radiotelescópios de anel planetário chamada Telescópio Event Horizon revelou as primeiras imagens de um buraco negro.

Há alguns anos, a literatura científica, os meios de comunicação e os filmes apresentam simulações computadorizadas, notavelmente sofisticadas e académicas, sobre buracos negros. As imagens de hoje revelaram a coisa real e os cientistas finalmente podem vislumbrar o que parecia ser invisível.


Imagens do primeiro buraco negro alguma vez mostrada

Uma série de conferências de notícias estão a ser realizadas em todo o mundo. Os organizadores do Event Horizon Telescope partilharam links para eventos numa variedade de países e idiomas. Desta forma podemos assistir à conferência de imprensa dos Estados Unidos no site da National Science Foundation ou no vídeo abaixo.

 

Einstein tinha razão!

Os buracos negros são objetos tão densos que nada, nem mesmo a luz*, pode escapar da sua gravidade. Foram previstos pelas equações da teoria da relatividade geral de Albert Einstein, como foi resolvido pelo físico alemão Karl Schwarzschild em 1915.

Primeira imagem de um buraco negro alguma vez visto pelo mundo.

Esta teoria atribui gravidade à deformação do espaço e do tempo por matéria e energia.

O projeto Event Horizon Telescope publicou há minutos a primeira fotografia de um buraco negro alguma vez captada pelo Homem. Foi hoje mostrado às 14h de Portugal Continental junto de mais seis cidades: Bruxelas (Bélgica), Washington (Estados Unidos), Santiago (Chile), Xangai (China), Taipé (Taiwan) e Tóquio (Japão).

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    1. Avatar de Gonçalo Oliveira
      Gonçalo Oliveira

      Claro, a NASA, a ESA e as restantes entidades e demais comunidades científicas iriam todas em conluio organizar uma conferência de imprensa para mostrar uma imagem de Photoshop e uma Fake New…

    2. Avatar de Freitas
      Freitas

      Mais tabaco nisso.

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        lololololLOOOOOOL! 🙂

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        eheheheh… 😀

    3. Avatar de MACnista
      MACnista

      UAU não me digas conseguiste ver as camadas/layers!?!?!?!

    4. Avatar de Rui
      Rui

      Haha estava no gozo…

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        AHHH Bom, Ufa!!!!

    5. Avatar de censo
      censo

      Nem com o Paint fazias igual !

    6. Avatar de Alceu
      Alceu

      Rui…
      Na mosca !!!
      Na loja google play tem o app Photo Fraud Detector Free…..
      Baixe e coloque a dita foto desse buraco….e veja !!!
      Para comparar coloque uma foto que tiraste.

      Um abraço.
      Alceu.
      Manipulação para esconder o firmamento – criado por Deus, nunca ultrapassado, nem por foguetes e bombas atômicas.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Bem a foto não é tirada com uma máquina normal… Nem é uma “foto” como já disseram ai.. Portanto não podes usar essa aplicação da play store! XD

        1. Avatar de Alceu
          Alceu

          Então é montagem….

        2. Avatar de Alceu
          Alceu

          Então é montagem….

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Uma foto panorâmica é uma montagem, isto significa que é falsa? Vocês que acreditam na terra plana muito gostam de confundir termos.

      2. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Resumo do teu argumento.
        -utilizei uma aplicação que não percebo como funciona.
        -os resultados da análise diferem de uma foto do dia a dia.
        -conclusão, a foto é falsa.

        Eu acho que te deveriam contratar para analista forense de imagens.

        1. Avatar de alceurd
          alceurd

          Prezado Nuno…….
          Viste que divagas com o cerne da questão: montaram a foto e tu e outros a aceitam como verdadeira porque apareceu na mídia.
          Lembra de Marte , onde apareceu até rato em fotos da sonda ???

          Pelo firmamento da Terra não passa nada, nem foguetes, nem bombas atômicas, muito menos sinais de um pseudo universo criado pela pseudo ciência.

          Viste a montagem da ida do homem à lua ?

          Viste agora que a sonda israelense caiu na lua por defeito técnico ? Muito conveniente para se livrar da mesma. Nem o cara da Missão Impossível faria melhor.

          Ficamos assim:
          Tu e outros acreditam e eu respeito.

          Eu e muitos outros , não, em virtude das provas irrefutáveis da existência do domo ( cúpula ou firmamento ) e da terra plana ( ausência da curvatura e visão de balões a 32 km de altura ).

          Obrigado pelo contato e tenha um bom findi.
          Alceu.

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Caro alceurd, eu não acredito que a foto é verdadeira, eu sei que esta é verdadeira, porque foi demonstrado que esta é verdadeira. Existe uma diferença entre conhecimento e uma crença. E o que tu possuis é a última. Ainda na nossa última interacção eu fiz algumas perguntas e tu não respondeste a uma única. Para mim, isto é uma admissão que todas as tuas afirmações são vazias e acreditas nestas apenas por fé.

            Como por exemplo, tu disseste que os balões a 32 km de altitude não mostram a curvatura da terra, quando na realidade mostram. Procura nos teus vídeos favoritos de balões de alta altitude, quando este estiver a uma boa altitude escolhe uma frame em que o horizonte intersecte o centro da frame e pega numa régua. Vais notar que o horizonte não é perfeitamente recto, mas sim, curvo. A curva é muito ligeira porque a curvatura do planeta é muito pequena.

  2. Avatar de Sebastiao
    Sebastiao

    Deviam corrigir o titulo, não? Não foi visto buraco negro nenhum em directo… Foi vista uma imagem de um buraco negro mas nunca em directo.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Lol tempo é um conceito abstrato! Ahaha

    2. Avatar de thylux
      thylux

      Tive de vir aos comentários porque também não consegui deixar passar essa!
      Ignorando o facto de a luz que vemos já ter sido emitida há largos anos, esta imagem foi o resultado do processamento de várias observações feitas ao longo de dias por vários observatórios espalhados pelo mundo.

      1. Avatar de Sebastião Freire
        Sebastião Freire

        A imagem que estamos a ver é de como era aquela zona do universo cerca de 50 milhões de anos atrás, que se bem me lembro é a distancia em anos luz a que se encontra o buraco negro 😛

    3. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      +1

    4. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Não tenho a certeza, mas acho que o direto refere-se a observar diretamente um buraco negro, e não direto referente a tempo real. Mas isso apenas o autor do artigo o pode clarificar.

  3. Avatar de Filipe B
    Filipe B

    nerdgasm 😉

    1. Avatar de Katz
      Katz

      Tenho a mesma dúvida!

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Demorou mas chegou!
    Infelizmente essa é apenas a sombra da luz sobre o buraco negro. O buraco negro em si não possível ver.
    Mas já é um grande feito.

  5. Avatar de Katz
    Katz

    Tenho uma questão e agradecia se alguém conseguisse explicar sem sacrasmo. Sendo que a singularidade gera um horizonte de eventos tridimensional (esfera), não é suposto vermos uma esfera brilhante, tendo o buraco negro ao centro? É porque parece que glowing é apenas dos lados e o buraco negro “pousa” para a fotografia. Não devia esta aceleração estar também a frente (e atras) de horizonte de eventos?

    1. Avatar de thylux
      thylux

      Penso que pela mesma razão que Saturno tem os anéis num plano.
      Há uma direção de rotação que influencia as áreas em que a gravidade é mais forte o que faz com que tudo o que é apanhado no campo de gravidade tenha tendência a acumular nesse plano.

      1. Avatar de thylux
        thylux

        O facto do brilho ser mais forte em baixo parece indicar o ângulo de que estamos a ver esse plano.

    2. Avatar de LG
      LG

      Não, porque só vemos a luz dos fotões que são direcionados para o telescópio. Fotões do plasma também passa toda a volta do buraco mas como estes não são direcionados a nós/ao telescópio, não se vê. Este esquema https://www.youtube.com/watch?v=3XcktaIOJb8 ( a partir de 0:23 ) explica o porquê desse efeito “anel”. Aqui o exemplo é somente um ângulo, mas para todas as infinitas direções possíveis, o resultado é sempre uma projeção de um “anel”, ou seja, se teoricamente andassemos a volta do buraco negro, vemos sempre esse “anel”.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Isso mesmo! a partir do minuto 0.30.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Vi no jornal da SIC, um vídeo onde juntaram as diferentes imagens, dos vários telescópios… Dá uma ideia mais convencional, do que estavas à espera.

    4. Avatar de Katz
      Katz

      Andei a informar-me e descobri uma explicação para esse efeito. http://www.youtube.com/watch?v=zUyH3XhpLTo
      Basicamente, o que vemos aí é todas as faces do horizonte de eventos em simultâneo (frente, trás, lados) por causa da curvatura de tempo-espaço, daí a fotografia vai sempre dar a perspetiva independentemente como é “fotografado”, como se o horizonte de eventos estivesse virado para nós.

      Obrigado pessoal!

    5. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Não estou a perceber bem a pergunta. A esfera que tu esperavas que fosse brilhante é o horizonte de eventos, ou a esfera de fotões? Tanto um, como outro, não são visíveis. No primeiro caso, porque a gravidade é tão forte que todas as geodésicas convergem na singularidade gravitacional (isto é, se a singularidade existir). No segundo caso, porque é uma região onde os fotões se encontram em orbita, logo, enquanto estes se mantiverem em órbita são invisíveis. O que conseguimos ver são os fotões que são direcionados na nossa direção, sendo que a maior origem destes fotões é o disco de acreção. Mas como o buraco negro distorce o espaço-tempo de forma brutal, e consequentemente distorce o caminho dos fotões, e isso faz com que o que observamos seja sempre uma “aura” à volta do buraco negro, independentemente da nossa orientação, ou da do buraco negro. A razão pela qual vemos uma parte mais clara e outra mais escura têm a ver com a rotação da matéria à volta do buraco negro e devido ao efeito de Doppler relativístico.

      Eu tentei explicar da forma mais simples que pude, mas os buracos negros são algo extremamente complicados, que desafiam a nossa intuição.

  6. Avatar de Philleas
    Philleas

    Agora é só encher meia duzia de foguetões com banqueiros e politicos e mandar para lá

    1. Avatar de André
      André

      Impossível, dariam cabo do buraco negro e passava a saco azul…

  7. Avatar de Isaac
    Isaac

    Uma excelente explicação do que se vê na fotografia tudo bem explicado e simples de entender: https://youtu.be/zUyH3XhpLTo

  8. Avatar de psikin
    psikin

    Finalmente vimos algo do Brexit…

  9. Avatar de DdD
    DdD

    em direto? lol

  10. Avatar de censo
    censo

    O artigo do Sapo dizia : “A capacidade de observação da rede de radiotelescópios com a qual foi obtida a primeira ‘fotografia’ de um buraco negro, hoje divulgada, equivale a ler um jornal exposto em Nova Iorque a partir de um café em Paris.” … ora bem… mas para isto ser possível a Terra não teria de ser plana ??

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 não venhas falar em Terra Plana que atrais mais espíritos 😀

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Nem com a terra redonda! Lol Paris e Nova Iorque estão de “costas voltadas”… Lol

  11. Avatar de Rui da Mata
    Rui da Mata

    Não é nenhuma imagem em tempo real! é sim uma fotocomposição por radiotelescópio, completamente diferente de ver realmente algo através de um telescópio normal! Mas o mais giro foi ver um cromo qualquer na tv a dizer que isto ia revolucionar e solucionar todos os problemas da humanidade com as teorias quânticas e a cura de doenças e mais não sei quê!…