Mulher italiana recebeu por engano seis doses da vacina Pfizer-BioNTech contra a COVID-19

26 Comentários

A pandemia continua a fazer centenas de milhares de mortos por dia ao redor do mundo, mas as vacinas já se mostraram eficazes no combate ao SARS-CoV-2. Apesar de haver umas vacinas mais eficazes do que outras, grande parte delas exige pelo menos duas doses. O que não será de todo boa prática é vacinar com seis doses, como aconteceu em Itália com uma jovem de 23 anos, profissional de saúde.

A vacina da Pfizer tem um intervalo entre doses de 28 dias. Esta jovem recebeu, de uma só vez, o frasco inteiro.

Ilustração vacina contra a COVID-19 em Itália


Haverá danos colaterais para uma overdose de vacina?

Uma jovem italiana está a ser vigiada no hospital após receber acidentalmente seis doses da vacina COVID-19 da Pfizer-BioNTech. A imprensa italiana disse que uma mulher de 23 anos foi colocada sob observação em Massa, região central da Toscana, após o erro. Segundo a agência de notícias AGI, a profissional de saúde, está em boas condições após receber fluidos e paracetamol.

De acordo com a mesma fonte, uma enfermeira injetou por engano no braço da médica um frasco inteiro do medicamento, em vez de apenas uma dose. Ao perceber o erro, os enfermeiros responsáveis pela vacinação avisaram a jovem, que foi ao departamento de urgências em Massa, onde permaneceu em observação durante 24 horas e hoje recebeu alta.

Este é um caso único e sem qualquer estudo que possa prever o que ocorrerá, porque nos testes do laboratório, para estudar casos de overdoses da vacina Pfizer, apenas foram usadas 4 doses inoculadas a um paciente.

Assim, como não há conhecimento histórico de uma pessoa que recebesse seis doses, a paciente está a ser mantida sob estreita observação.

 

Leia também:

COVID-19: Tem mais de 60 anos? Agende já a sua vacina

 

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder Pinto
    Helder Pinto

    Essa é para ter a certeza que fica mesmo protegida!!

  2. Avatar de scp
    scp

    Enquanto nós estamos a discutir o 5G ela já está no 6G.

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      LOLOLOLOL

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Muito bom!

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Ui, vai-lhe nascer uma parabólica na cabeça! 🙂

  3. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Estes casos aconteceram no inicio da vacinação em alguns países, o resultado foi, como são injectados com virus activo, acabaram por dar positivo ao covid em vez de simplesmente ficarem protegidos.

    1. Avatar de Cr
      Cr

      As vacinas covid não tem virus activo.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Falso. As vacinas da pfizer são com uma nova tecnologia chama-se mRNA. Não usa virus. E as vacinas são sempre com virus inactivo.

      1. Avatar de Dinis
        Dinis

        A maior parte das vacinas usam vírus inativos ou partes deles como a do artigo, todavia algumas têm vírus vivos atenuados como a contra o sarampo, papeira e rubéola. É por este motivo que estas vacinas, vivas atenuadas, não podem ser administradas a pessoas imunocomprometidas, por exemplo.

        1. Avatar de Augusto
          Augusto

          Um virus está sempre vivo… e morto. O conceito de virús é que são apenas material genético com capacidade de replicação através de um hospedeiro.
          Portanto, dizer que não é virús é só mRNA é tonto. E da mesma forma dizer que está morto ou inativo.

          A única coisa que se pode dizer sobre estas vacinas com material genético é se são eficazes na criação de imunidade ou não. E isso, as farmaceuticas não garantem, tal como não garentem a ausencia de efeitos secundários letais, portanto, o que é que este injétavel, é?

        2. Avatar de joao matos
          joao matos

          Certo, em 1992, levei com duas doses de vacina contra a hepatite B e segundo a Direção de Saúde da empresa, tratava-se de uma vacina de célula viva, que por sinal o meu organismo teve reação. Sábado tive 38 graus de febre, e esta febre assim como apareceu também desapareceu no Domingo, sem ter tomado absolutamente nada.

    3. Avatar de Dinis
      Dinis

      A vacina deste artigo (e a maior parte) contem ARN mensageiro que é traduzido no corpo para proteínas S que se encontram na superfície do vírus. Os testes à Covid-19 detetam o ADN (testes PCR) ou a Proteína N (teste “rápido” de antigénio) do vírus, ou ainda pode-se procurar anticorpos no sangue. Sendo assim, parece-me impossível uma overdose da vacina causar um teste positivo.

      1. Avatar de Artur Peralta
        Artur Peralta

        Isso mesmo, só um pequeno reparo. Sabes que os testes PCR e de antigénio não são direccionados para o C0VID, certo? é que ninguem ainda conseguiu isolar o virus e a imagem que anda aí espalhada do “bicho” é uma mera ilustração.

  4. Avatar de Samuel
    Samuel

    Já pode vir o Covid 23

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não há fome que não dê fartura 🙂

  6. Avatar de Flávio Rocha
    Flávio Rocha

    Tal e qual a minha relação com o vinho: “Vou só tomar uma dose” mas acabo por acidentalmente tomar o frasco todo!

  7. Avatar de anonimo
    anonimo

    como o obelix já esta imunizada para a vida contra o covid

    1. Avatar de Blockd
      Blockd

      Top!!!! E está a cultivar anticorpos T para metade dos italianos tbm
      o_O

  8. Avatar de PORTUGAL
    PORTUGAL

    E mesmo assim vai haver gente a defender estes não-profissionais de saúde. Enfim

  9. Avatar de Xico
    Xico

    Conclusoes? A vicina é como melhoral. Nem faz bem nem faz mal

    1. Avatar de Joaquim Fernando Preda
      Joaquim Fernando Preda

      Ora nem mais.

  10. Avatar de AlexX
    AlexX

    Se é médica lá soube o que é melhor para lhe injectarem. Tenho conhecimento que abunda quem quisesse e tivesse tentado tomar as 4 vacinas, por isso… zombie por zombie só lamento pelas crianças, não pelos adultos.

  11. Avatar de iDoente
    iDoente

    É só não tomou mais porquê são profissionais de saúde, senão lá se ia uma paleta de frascos

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    Testei positivo a covide durante 5 meses de junho a outubro de 2020, sem quaisquer sintomas embora ao sns 24 disse-se que sim (febre e tosse) para não me obrigarem ao teletrabalho.
    Ao que parece fiquei mesmo “protegido”, pois este ano desde janeiro que tento ter pelo menos 14 dias de descanso e não consigo, está sempre negativo 🙁

  13. Avatar de Salete Invejosa
    Salete Invejosa

    tem de ser muito burro não saber a diferença entre 0,3mL e 1,8mL. acho que a enfa tinha algum ajuste de contas com a doutora. kkkkkkkkkkkkkk

  14. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Foi um engano de uma enfermeira,como não podia deixar de ser.Acabou mesmo agora de passar esta notícia no Jornal Hora do Almoço da CMTV.