Monkeypox: Varíola dos macacos está a preocupar o mundo

52 Comentários

O mundo ainda vive uma pandemia por COVID-19 e para complicar tudo, há cerca de 80 dias iniciou-se uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Mais recentemente, alguns países começaram a registar alguns casos da Monkeypox, a varíola dos macacos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê o aparecimento de mais casos de varíola dos macacos e o mundo volta a aumentar o nível de alerta no que diz respeito a doenças contagiosas.


Varíola dos macacos: Há 80 casos confirmados

A OMS anunciou recentemente que há mais de 80 casos confirmados de infeção pelo vírus Monkeypox em 11 países, afirmando que estes surtos são atípicos porque estão a ocorrer em países não endémicos. A OMS adiantou que está a trabalhar com os parceiros para entender melhor a extensão e a causa dos surtos de varíola do macaco (Monkeypox).

O vírus é endémico em algumas populações animais em vários países, levando a surtos ocasionais entre pessoas locais e viajantes, mas “os recentes surtos registados até agora em 11 países são atípicos, uma vez que estão a ocorrer em países não endémicos”, refere a OMS. Portugal contabiliza 23 casos de infeção pelo vírus Monkeypox segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), que aguarda resultados relativamente a outras amostras.

Em Espanha já houve pelo menos 30 casos confirmados por teste PCR, todos na Comunidade de Madrid e ligados a uma sauna na cidade que foi, entretanto, encerrada, enquanto suspeitas de casos estão a crescer em todo o país, com foco na capital, Madrid, onde passaram de 15 para 39 os casos suspeitos.

A doença foi detetada nos últimos dez dias em pelo menos 12 países, incluindo Portugal, Espanha, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Suécia e agora Israel e Suíça.

A varíola é uma doença rara cujo agente patogénico pode ser transmitido de animais para humanos e vice-versa.

Os sintomas assemelham-se, de forma menos severa, aos observados no passado em indivíduos com varíola: febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, durante os primeiros cinco dias. Em seguida, erupções cutâneas, lesões, pústulas e finalmente crostas.

Não há tratamento para a varíola, que geralmente cura espontaneamente e cujos sintomas duram de 14 a 21 dias. A Bélgica foi o primeiro país a decretar quarentena de 21 dias para casos de “monkeypox”.

  • Atualização 23.05.2022 – Confirmados 37 casos em Portugal
  • Atualização 25.05.2022 – Confirmados 49 casos em Portugal

Partilhar:
Tags:

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de honey
    honey

    o covid começou do nada e de repente toda gente o tinha 🙂

    1. Avatar de Miguel Ângelo Figueiredo Oliveira
      Miguel Ângelo Figueiredo Oliveira

      Óbvio, se é contagioso…

  2. Avatar de Carlos Seixas
    Carlos Seixas

    Vou ser franco convosco: esta ainda me preocupa menos que o covid, e já o covid me preocupou zero… Portanto digamos que agora estamos em terreno negativo, no que me toca. Mas compreende-se: é preciso manter a malta aterrorizada, até para mais facilmente se incutir nas pessoas a normalidade de medidas totalitárias. Este método é, aliás, ancestrar, e foi usada em todas as ditaduras e regime autocráticos, sem excepção. Há gente que não aprende mesmo, nem com a história.

    1. Avatar de Carlos Seixas
      Carlos Seixas

      (ancestral)…

      1. Avatar de honey
        honey

        achas que os governos mundiais, estão a dopar os seus trabalhadores estudantes, de maneira a que eles trabalhem mais estudem mais, sem reclamar?
        e isso provca as doenças?
        esta historia da conspiração da para fazer um filme

    2. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      De repente todos os governos decidiram virar ditaduras autoritárias… Porquê? Estão-nos a preparar para sermos dominados por aliens?

      1. Avatar de Fo
        Fo

        Aliens are coming!! Run!

        1. Avatar de Jane Doe
          Jane Doe

          Já tenho o meu chapéu de alumínio colocado… não façam o mesmo e depois são transformados em robôs pelos governos dominados pelos aliens, um rebanho de robôs!!!

          1. Avatar de honey
            honey

            não vale a pena por o barrete de aluminio na cabeça porque o chip extraterreste , que foi colocado la quando te perdeste,quando andavas nos escuteiros no meio do mato, esta no braço esquerdo no antebraço , como é em todos que se perderam nos escuteiros

      2. Avatar de honey
        honey

        se estamos a ser invadidos , a situação é ainda mais grave porque os extraterrestes,ja descobrirão a imortalidade ,com mais experiencia 🙂

        https://www.vice.com/en/article/k7wm7a/scientists-discover-nearly-1-billion-year-old-organisms-possibly-alive

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não, tu é que aprendeste Ahah

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        Os iluminados no meio do “rebanho”… É um desperdício andarem aqui a tecer comentários em vez de desenvolverem uma cura para as doenças, para que os governos mauzões não as usem para impor a ditadura. 😉

        1. Avatar de honey
          honey

          jane do este video ensina você a tirar o chip extraterreste em seu braço 🙂

          https://youtu.be/Qc7locuo3BY

    4. Avatar de Mauricio
      Mauricio

      Eu percebo o teu comentário..,
      Deves deitar atenção a umas declarações que foram feitas ou ontem ou anteontem pela Ursula Vonder Layen…
      Ela própria em direto disse qualquer coisa como:
      “Ás vezes os métodos democráticos não permitem obter resultados rápidos…!”
      Conseguis-te ler nas entrelinhas?
      Assustador!

    5. Avatar de FAR
      FAR

      Fico feliz que o covid lhe tenha passado ao lado e que não tenha sofrido com a morte de algum ente querido.

      Infelizmente nem toda a gente possa dizer o mesmo.

    6. Avatar de Olaf
      Olaf

      A carneira ignorante que voltou a votar nos mesmos de sempre, vão cá vir criticar-te, mas os cães ladram e a carruagem passa.

    7. Avatar de secalharya
      secalharya

      Mete mais tabaco nisso.

    8. Avatar de Jose
      Jose

      Completamente de acordo. Sem desligar os noticiários não há sanidade que se aguente…

  3. Avatar de Raven
    Raven

    12 monkeys???

    1. Avatar de pereira
      pereira

      Don’t Look Up

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      vejam uma série de tv “Y-Last man”, curiosamente o gajo andava com um macaquinho de estimação, e o tal vírus que se tornou pandemia só infetava homens.

  4. Avatar de Samuel
    Samuel

    A CS anda louca…
    Dar importância a 49 casos em 47 milhões (Espanha) é só de loucos.

  5. Avatar de Profeta
    Profeta

    Bora la brincar aos virus CS. Avancem com isso, porque o medo das pessoas relativo ao virus covid esta a desaparecer. Quantos mais virus tem na gaveta para caso necessario aplicar o plano B.C.D. etc ??

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Quem é que está a propagar o medo?
      Ou só vejo pessoas como tu que acusam os outros de propagar o medo a mencionar isso. Enfim…

  6. Avatar de Mauricio
    Mauricio

    Será que quem libertou a Varíola dos macacos, foi exatamente o mesmo País que libertou o Covid19?
    E antes que me venham dizer que é uma teoria da conspiração, aviso desde já que eu agora como investigador…não posso acreditar em coincidências, é preciso investigar!

    A varíola dos Macacos pelo que já investiguei, tem uma taxa de mortalidade entre 1-10%, logo muito superior ao covid19, mas tem uma taxa de infeção menor que o Covid19(é a única menos má que tem), mas isto é aquilo que se pensa..
    A coisa pode ser muito pior do que o que já se fala publicamente..

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Isto não é nada de novo, como investigador de certo sabe que criar e libertar doenças é das profissões mais antigas do mundo. Ainda o homem vivia em cavernas e já se fazia isso.
      A equipa de cientistas que na idade média criou a peste negra deviam ser uns génios

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Tens que ver melhor as tuas fontes. Como investigador, já devias saber que este monkeypox não tem nada de varíola nem de macacos e, por isso, já nos devias ter informado sobre isso.
      Além disso, este vírus já tem décadas (normalmente presente em África) e os primeiros casos deste surto surgiram na Bélgica. Foi daqui que foi libertado o outro vírus?
      Uma coisa que é bem diferente e que apontaste é ser muito menos infeccioso

  7. Avatar de Ze
    Ze

    All about money

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Enganaste-te é «all about monkey»

    2. Avatar de Asimoto
      Asimoto

      show me the money..!

  8. Avatar de irritadiço
    irritadiço

    Não se preocupem, segundo a CNN Portugal quem apanha isso são homens que fazem sexo com homens. Quem se preocupa é porque…

    PS: Depois de lerem o que escrevi imaginem um sorriso maroto da Graça Freitas!!!

  9. Avatar de honey
    honey

    basta uma picada de melga para apanhar a doença dos macacos

    1. Avatar de honey
      honey

      a governos sombra que querem acabar com o inseticida de matar melgas para se poder fazer criação de melgas 🙂

    2. Avatar de Asimoto
      Asimoto

      Aquilo que ainda não se sabe é se esta variante faz crescer os dentes como nos macacos..
      Porque se fizer, mais cedo ou mais tarde vai sair uma lei em que temos que andar todos de açaime.

      1. Avatar de honey
        honey

        a mim não me nascem dentes porque se me nascenssem dentes isso seria um milagre da clinica de nascer cabelo de CRISTIANO la na espanha

        1. Avatar de Asimoto
          Asimoto

          Nunca se sabe..
          O melhor é não ser infectado, porque depois…já é tarde!

  10. Avatar de Urina Pakova
    Urina Pakova

    isto é só na malta que gosta de macacada… 🙂

  11. Avatar de Olaf
    Olaf

    Desta vez escolheram um bom nome, é o vírus para os macacos dos humanos que acreditam em tudo o que é cantiga de terror.

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      Depois da galinha, donkeypox só não esteve na calha porque o jumento é um animal inteligente. Existe mais familiaridade para com o chimpanzé por semelhanças que saltam à vista 😀

      1. Avatar de honey
        honey

        parece que a igreija catolica já se safou , já podem matar os macacos ,todos da face da terra , para que os evolucionistas deixem de dizer que descendemos dos macacos,assim sem macacos o macaco no futuro passa a ser uma invenção do povo ,e darwin um escritor de novelas 🙂

        1. Avatar de AlexX
          AlexX

          É necessário providenciar continuamente aos NPC algo em que acreditem e a única condição é para que acreditem em algo exterior a si próprios. Enquanto acreditarem num algo exterior que lhes é apresentado, cumprem sem questionar e vivem felizes. Darwin e muitos outros cumpriram um papel determinante para isso, e os macacos devem ter percebido porque quando riem, riem desalmadamente esses perversos 😀

          1. Avatar de honey
            honey

            metaverso é o mais alto estatuto
            de uma espiritualidade , metaverso é a nova casa dos espiritualistas 🙂 o mais alto dos estatutos do nosso mais intimo interior

          2. Avatar de AlexX
            AlexX

            😀 desde que soube que se vendem coisas no metaverso, uma das máximas para a transcendência podia ser comprarem lá uma TV para assistirem em modo loop a empolgante final da Copox do Mundo, a Selecção de macacos de Marrocos contra a Selecção de macacos da Tailândia…

  12. Avatar de AlexX
    AlexX

    Nada como uma terapia genética logo pela manhã para combater efeitos secundários da terapia genética do dia anterior.

  13. Avatar de Asimoto
    Asimoto

    Já há 67 casos na Europa, a Argentina também já tem…

    Eu acho que nós temos que acabar com esta historia de livre circulação de pessoas entre continentes e tal…isto var dar m*erda e da grossa. 🙁

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      São esperados talvez perto de 500 milhões de casos no mundo, esse foi o resultado da simulação com monkeypox feita pelo WEF no ano passado. Se acertaram com a simulação de 2019 também devem acertar com esta.
      Concordo que a livre circulação deva findar de imediato, deviam ser já todos confinados em casa que nem chineses em Beijing, cada vez mais gosto de circular à vontade com os meus e se tivermos a estrada bem como a praia inteira, montes e montanhas por nossa conta, não posso pedir mais.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Monkeypox pode ser pior que a COVID, a longo prazo, pois é um vírus que passou dos macacos para os humanos (ADN praticamente igual), e pode gerar mutações mais virolentas dentro de meses ou um ano.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      aposto que a PFIZER já está a produzir uma vacina, mais uns biliões de dólares para o bolso $

  14. Avatar de Joao Silva
    Joao Silva

    Realmente os dinossauros tiveram uma extinção menos dolorosa! 😀

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      Gritaram “morte ou liberdade!” e optaram por morrer. Outros só encolheram, ficaram pequeninos e ainda por cá andam. Sim, para a maioria das pessoas vai doer e muito mas não deve ser no corpo.

      1. Avatar de honey
        honey

        hoje acho que ouve um massacre no TEXAS acho que o agressor ouviu falar na invasão extraterreste e acreditou demasiado não invasão 🙁

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          isso é porque os americanos ainda têm ADN de “cowboy” ainda pensam que estão no faroeste :))