Monkeypox: Será que estamos próximos de uma nova pandemia?

35 Comentários

Tal como temos vindo a informar, o número de casos de Monkeypox tem vindo a crescer à escala mundial. Em Portugal o número de infeções confirmadas pelo vírus Monkeypox voltou a subir e está agora nos 96 casos, segundo anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS), que está a estudar a eventual necessidade de vacinar contactos de casos e profissionais de saúde.

Mas será que o vírus Monkeypox poderá levar a uma próxima nova pandemia?


A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou hoje improvável que o surto de infeções pelo vírus Monkeypox se transforme numa pandemia como a COVID-19, apesar do rápido aumento de casos no último mês.

Rosamund Lewis, da OMS, especialista em varíola dos macacos, referiu que…

Não acreditamos que este surto seja o início de uma nova pandemia porque é um vírus já conhecido, temos as ferramentas para controlá-lo e a nossa experiência diz-nos que não é transmitido tão facilmente em humanos como em animais

Até agora, desde que o Reino Unido reportou o primeiro caso confirmado de Monkeypox em 7 de maio, a OMS recebeu um total de 257 notificações de casos confirmados em laboratório e cerca de 120 suspeitos distribuídos por 23 países.

Segundo anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde, o número de casos confirmados de Monkeypox subiu para 96 em Portugal e todos os infetados se mantêm em acompanhamento clínico e estáveis. A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve.

Todas as infeções confirmadas são em homens entre os 20 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos, que se mantêm em acompanhamento clínico.

A DGS aconselha as pessoas que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, a procurar aconselhamento médico.

Os sintomas duram entre duas e quatro semanas, começam com febre, dores de cabeça, dores nas costas, fadiga e progridem para inchaço nos nódulos linfáticos e irritação cutânea.

 

Leia também…

Monkeypox: Primeiro caso numa mulher detetado em Espanha

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Quer no Covid quer nos macacos, Portugal na liderança. No Pib é que dá trabalho…..

    1. Avatar de Tiago Rodrigues
      Tiago Rodrigues

      No PIB não somos, porque somos mal pagos e explorados.

      1. Avatar de IUR
        IUR

        Eu não sou mal pago nem explorado.

        1. Avatar de Paulo Pedroso
          Paulo Pedroso

          Boa, um jogador dos 3 grandes tambem não é, mas nao nos podemos focar em casos isolados, em Portugal as pessoas são mal pagas e exploradas, mas ficamos todos felizes por tu não seres.

  2. Avatar de asimoto
    asimoto

    Credo, só de ver as imagens, esta porra é pior que ser atacado por um crocodilo!

    Será que as pessoas que andam ao “leme do nosso navio” já começaram a fazer preparativos para começarem a vacinar a população contra a Varíola??

    É que quando isto de disseminar a sério, vai ser uma loucura, vacinar depois, eu não sei, mas penso que será já tarde..

    1. Avatar de Olaf
      Olaf

      É mesmo isso que eles querem, que a populaça comece a implorar por vacinas e eles venham com elas lá de cima do pedestal como salvadores do mundo.

      1. Avatar de asimoto
        asimoto

        Eu entendo o que dizes, ou pelo menos penso que percebo.

        Mas qual é a alternativa que tu apresentas?
        Maioria das pessoas até aos 40s tem maior probabilidade de morrer.
        Entre 1-10% taxa de mortalidade

        Graças a deus é menos infectocontagiosa que o Covid19…pelo menos é o que dizem, mas também diziam que o covid19 não chegava cá e é a desgraça que se vê..

        E depois uma pessoa olha e vê as imagens e parece que esses corpos foram passados por um picador de carne..eu não sei mas se calhar era boa ideia começarem a avançar com a vacina porque a mim parece-me que pudemos estar perante outra pandemia…só que esta é mais grave. 🙁

        E olha que estás a falar com um fulano que nem sequer levou ainda a vacina para o covid, mas só de ver estatísticas, e imagens, já estou preocupado.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Continua a consumir mais pânico. Vais longe.

  3. Avatar de AlexS
    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Sabes o que dá mesmo muito lucro? A quimioterapia… Será que é o Moneycancer?

  4. Avatar de AlexS
    AlexS

    Dormir bem e estar hidratado é o que perite reparar o corpo. Vês alguma “propaganda” do mesmo nível que vemos sobre esse facto?

    1. Avatar de ricardo
      ricardo

      subscrevo e acrescento, ter um filtro de água também é uma mais valia

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        Qualidade da água em Portugal é muito boa.

    2. Avatar de aaa
      aaa

      por acaso sim. o que não falta é publicidade a medicação para adormecer..

  5. Avatar de Zypslon
    Zypslon

    também era pouco provável a Covid chegar a Portugal e… chegou 😀

  6. Avatar de Helder Pinto
    Helder Pinto

    2020… Virus do Covid… “Este virus nunca vai chegar cá…”
    2022… 60.000 casos diários…
    Agora… Varíola dos macacos… “Não acreditamos que seja o inicio de uma nova pandemia…”
    Mas os números continuam a subir consideravelmente…

    1. Avatar de Olaf
      Olaf

      E surgiu tudo como que por magia. A populaça que não tire a pala dos olhos não…

      1. Avatar de zcxzxc
        zcxzxc

        calma, temos visionário

        1. Avatar de G
          G

          Olaf, i-lu-ci-da-nos!

  7. Avatar de Profeta
    Profeta

    Alguem pode confirmar que existem casos desses nos hospitais Portugueses ?

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Para que é que preciso uma confirmação? Se há casos é porque há casos.
      Já estás a profetizar que é tudo uma mentira?

      1. Avatar de Olaf
        Olaf

        Ele até tem razão, ou vamos acreditar em tudo o que dizem na TV só porque sim?

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Não, não tem. Esta informação não vem da CS e sim dos orgãos competentes.

    2. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Diagnostico sim, recuperação na habitação.

  8. Avatar de Profeta
    Profeta

    Para algumas pessoas a CS e garantia de fidelidade e verdade das coisas. E um carimbo pela verdade e transparencia para o povo. O Sr Mr diz se ha casos e porque ha casos. Mas esquece-se que foi assim que comecaram os boatos sobre o covid. Espero que entendam o que estou a dizer e nao a interpretar as palavras como vos convem. Volto a perguntar, alguem que trabalhe em hospitais pode confirmar casos de variola dos macacos que deram entrada nos mesmos ? Nao estou a dizer que e verdade ou mentira, apenas a confirmacao disso de quem esta no terreno.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não venhas com tangas. Se pedes confirmação é porque não acreditas que haja.

      Eu não sofro dessas paranóias e confio na palavra da DGS quando diz que há casos em Portugal

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Mr se alguem que trabalhe num hospital vier aqui dizer que ate ao momento nao recebeu nenhum caso desses de variola como e que ficamos ? Essa pessoa estara a mentir ? Ja paraste para pensar que estas a acreditar cegamente numa coisa que nao viste ? Apenas o que te dizem, e que interessa que venha da DGS ou de outro orgao ? E tudo farinha do mesmo saco. Vai la pedir a DGS uma lista de mortes por covid e por faixas etarias, a ver o que ela te diz. Santa ignorancia. O modelo deste virus variola parece tal e qual o do covid. Hoje temos 2 casos amanha 4 e depois de amanha 6. Who cares ? somos 11 milhoes ate parece que vamos todos morrer.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Não adianta. Continuas com essa desconfiança sem nexo nenhum.
          A DGS apenas reporta números que, adivinha lá, são dados pelos hospitais.
          Só faltava vires dizer que os médicos nos hospitais são todos mentirosos e que é tudo uma falácia.

          1. Avatar de Profeta
            Profeta

            Bom imaginando quie seja verdade o que dizes. Diz-me la uma coisa vamos todos morrer com este novo virus nao e ? Poupa-me jovem. Deixa os alarmismos para quem se preocupa com eles.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Ó Profeta tu és mesmo chato.
            Quem é que está fazer alarmismos e dizer que vamos morrer todos? Tu é que vens com essas dúvidas sem nexo nenhum.

            Daqui a uns meses quando isto passar já poderás vir dizer que tinhas razão e que não havia problema nenhum. Cá te esperamos…

          3. Avatar de Profeta
            Profeta

            Chatos sao voces que parece que ficam de plantao a espera de um comentario do contra para estar sempre a atacar os outros. Vive a tua vida e deixa a dos outros em paz. Se vamos todos ou nao morrer com este virus deixa o tempo dizer, como disse o virus covid. Capiche ?

    2. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      A DGS está no terreno, mais a DGS só fala conforme os dados dos hospitais.

  9. Avatar de asimoto
    asimoto

    A OMS já diz que não sabe se este vírus se vai tornar numa pandemia ou não.. :/

  10. Avatar de Luis
    Luis

    O mundo está perdido ,deixem de andar com macacos às costas

  11. Avatar de asimoto
    asimoto

    138 casos em Portugal presumo…dos 80 ou 90 que havia..
    Isto mostra que se está a alastrar :/