Monkeypox: Portugal é o segundo país europeu com mais casos

33 Comentários

Portugal é o segundo país europeu com maior número de casos confirmados de infeção pelo vírus Monkeypox, logo atrás da Espanha, indica hoje um relatório da Organização Mundial da Saúde sobre este surto.

O Monkeypox, da família do vírus que causa a varíola, é transmitido de pessoa para pessoa por contacto próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

Monkeypox: Portugal é o segundo país europeu com mais casos


Monkeypox: Portugal tem 191 novos casos

Os dados agora divulgados reportam-se aos casos confirmados e relatados à OMS entre 13 de maio e 08 de junho último, embora a OMS recorde que desde o início do ano, já existiam 1.536 casos suspeitos notificados em oito países da Região Africana da OMS, dos quais 59 casos foram confirmados e 72 mortes notificadas.

Segundo a OMS, até 8 de junho, 1.285 casos confirmados em laboratório e um caso provável foram relatados à OMS por 28 países em quatro regiões da OMS onde a varíola não é comum ou não havia sido relatada anteriormente.

A OMS refere que tais números significam um aumento de 505 casos confirmados em laboratório desde o anterior relatório “Disease Outbreak News” em 4 de junho de 2022, quando 780 casos foram relatados. Contudo, em 8 de junho de 2022, não houve mortes associadas relatadas nessas quatro regiões.

Quanto à Europa e no período entre 13 de maio e 08 de junho, Espanha (259) e Portugal (191) aparecem na dianteira do número de casos confirmados, seguidos da Alemanha (113), França (66), Holanda (54), Itália (29) e Bélgica (24).

Até à data, diz ainda a OMS, a apresentação clínica dos casos de varíola dos macacos associados a este surto tem sido variável. Muitos casos neste surto não apresentam o quadro clínico descrito classicamente para varíola dos macacos (febre, linfonodos inchados, seguidos de erupção cutânea concentrada na face e extremidades).

As características atípicas descritas incluem: apresentação de poucas lesões ou mesmo de uma única lesão, lesões que começam na área genital ou perianal e não se espalham mais, lesões que aparecem em diferentes estágios de desenvolvimento, e o aparecimento de lesões antes do aparecimento de linfonodos inchados.

Os modos de transmissão durante o contacto sexual permanecem desconhecidos, embora se saiba que o contacto físico próximo pode levar à transmissão, não está claro qual o papel dos fluidos corporais sexuais, incluindo sémen e fluidos vaginais, na transmissão do vírus.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de asimoto
    asimoto

    A parte que muita gente se está a esquecer é que é possível via uma simples conversa de apanhar o vírus de outra pessoa, se estas tiverem próximas..
    Anda tudo a pensar que é só devido a relações sexuais.. que atraso de vida que somos.

    1. Avatar de Luis Costa
      Luis Costa

      Conversa com toque, aperto de mão, partilha dos mesmos itens tipo o puxador da porta, etc…. Monkeypox não é um virus respiratorio e por isso se limita apenas ao contacto

      1. Avatar de asimoto
        asimoto

        Conversa mesmo SEM toque, desde que estejam próximos..
        Mas a probabilidade de seres infectado dessa forma é baixa…no entanto o facto de a probabilidade existir significa que é possível!

      2. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Dez Mil Mentiras Podem Esconder Uma Verdade? Pasteur vs. Béchamp

  2. Avatar de Apanha o Sabão
    Apanha o Sabão

    São as saunas, senhor, são as saunas…

    1. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      LOLOLOL

  3. Avatar de Profeta
    Profeta

    E entao ? Vamos deixar de viver so porque ha outro virus a solta ? Ha milhares de virus no planeta, nunca pensaram nisso antes ? O festival de covid digamos que terminou e foi com as mortes ridiculas que foram. Com este vai ser a mesma coisa. Comecem a viver mais e a preocuparem-se menos e o que vos digo. Os senhores do mundo e que andam a controlar isto por enquanto. Ate Deus nao permitir mais.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Chegou o especialista que nem a noticia leu. O facto de achares que és inteligente não faz com que seja verdade ok? Acabaste de jorrar uma boa dose de ignorância na verdade, sem falar do facto de estares completamente offtopic.

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Oi ? Entao nao se pode dar uma opiniao que ja somos considerados mais espertos que os outros e inteligentes , e isso que estas a dizer ? Entao porque vieste comentar o meu comentario ? Tambem passas a ser mais esperto e inteligente que eu.Ha cada um.

        1. Avatar de rSP
          rSP

          A Prata Colloidial resolve isso, o Hugo é sempre o mesmo a falar. Só sabe argumentar com ataques pessoais, deixo algo aqui que funciona a Prata Coloidal (tem a capacidade de atravessar as membranas celulares e cortar o oxigénio aos vírus e bactérias unicelulares eliminando-os por asfixia de forma definitiva).

          Serve para externo (fungos, bacterias, cicatrizes, pe de atléta) como interno.

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Podes dar a tua opinião, apenas constatei que é ridícula.
          És mais um conspiracionista aspirante a negacionista. Parabéns. Obviamente que duvido de tudo o que vejo e leio, nem que seja para pensar um pouco no assunto, mas as afirmações que fizeste são autênticas aberrações.

        3. Avatar de deepturtle
          deepturtle

          profeta, normalmente é habitual ali o chico esperto fazer é este tipo de comentários que revelam mediocridade espiritual; não ligues.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mediocridade espiritual LOL
            Malucos a dizer maluquices.

    2. Avatar de Monty
      Monty

      Mortes ridículas porque não foste tu ou alguém da tua família.
      Continua a usar chinelo no pé.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Eu só por acaso tive uma morte na familia sim, mas continuo a duvidar do tipo de tratamento administrado…Enfim não passa de teorias……..

        1. Avatar de Monty
          Monty

          Eu tb.
          Era asmático mas novo.
          Por isso broncos daquelas só ao longe., não tenho pachorra para a mediocridade.
          ridículas… ridículo é chinelos no pé.

    3. Avatar de José
      José

      Exactamente!

  4. Avatar de rSP
    rSP

    O Monkeypox é um virus que pode ser desativado fácilmente

    Prata Colloidial (aconselho a marca Sovereign Silver encontram na Amazon) o vírus é sufocado e aniquilado, e não não ficam com a pele azul (argyria), elimina patogenos, corta-lhe o oxigénio e mata-os. Resumidamente aniquila-os, podem aplicar na pele ou nas zonas. Funciona no pé de atleta, em menos de 1 semana ja notam resultados, fissuras no pés tal como pele morta que esta sempre a aparecer é um fungo, isto mata os fungos muito rapidamente. Eu aconselho a comprarem da marca Solvereign é a mais confiavel, as dosagens apenas 2-3 sprays.

    Outra é fazerem Fasting ou Intermittent Fasting ajuda imenso, durante o processo.

    Curcuma (Acafrão da India, recomendo o composto suplemento GoldFlam encontram em lojas como Girassol, Nutribio entre outras) o GoldFlam é um poderoso anti-inflamatório natural, antibiótico.

    1. Avatar de AbsolutoCaos
      AbsolutoCaos

      Deixa la ver se entendi:
      Esta variola, da familia Orthopoxvirus, que há anos que “chateia” de forma extremamente preocupante países da Africa, de repente é um fungo tipo pé-de-atleta? E afinal pode ser tratado com “prata colloidial”? Um quimico que é usado na revelação de fotografias?
      Hã?
      Olha outro que, agora ao invés da ivermectina (lol que resultou super bem não foi, com altas falências renais, entre outros problemas novos que levou pessoas, que usaram ivermectina como tratamento, aos hospitais) para a sars-cov2, vem com esta Prata coloidal (lol, nem sabe escrever o nome de forma correcta)… É que isto nem inventado (claro que só inventado, de outra forma diria que esta turma do negacionismo tá mesmo negacionista, ao negar o que lhe está a frente do olhos.

      Vá lá, não é grafeno desta vez. (ops, deixa-me estar é calado, é que dar ideias a esta turma….)

      Que raio, estamos com um grave problema, nao só em Portugal, como em largas partes do mundo.
      Ou é um problema mental, ou um problema académico, ou algum medico anda a prescrever ansiolíticos / antidepressivos / ou outras medicações que anda a alterar a saúde mental destas pessoas. Associada a baixa escolaridade, temos uma caldeirada explosiva que cheira a estrume de cavalo (viram isto? ivermectina>estrume de cavalo?) 😀

      Mas sim, tomem lá d’esta Prata coloidal quando tiverem variola de macaco, que pelos vistos só acontece aos gays (ahah outra deflexão da realidade) em saunas, não é também transmitida pelo ar, só em sexo (lol, não prestem bem atenção aos sinais não, pois esta também é airborn, fica suspensa no ar em zonas pouco arejadas) e depois venham aqui dizer que é SUAVE! lembram-se, Português é SUAVE 😛 como a Sars-CoV-2

      Pedro Pinto, por acaso não se esqueceu de explicar que o reino unido, não sendo da uniao europeia mas é Europa, tem o maior numero de casos ? 348? explique lá esta do Portugal , 2ndo lugar em casos?
      Confirmados?
      England 348
      Spain 275
      Portugal 209
      ??

  5. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Segundo os meios de comunicação oficial ou subsidiados, nós portugueses, somos sempre dos melhores, tanto em taxa de vacinação, como em todos os males. Há que justificar a compra das soluções oficiais.

    1. Avatar de Monty
      Monty

      Podes ser sempre dos piores, conforme desejares.
      Ou tb és daqueles que justificas a compra de telemóveis todos os anos com “funcionalidades novas”????

  6. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Sim, há alternativas á indústria farmacêutica. Só que são de baixo custo/lucro e não patentaveis.

  7. Avatar de Zé Manuel
    Zé Manuel

    Isto é um castigo dos céus

  8. Avatar de Leo
    Leo

    Fechem tudo…
    Coloquem arco íris nas janelas.

  9. Avatar de Joao
    Joao

    Se bem me lembro este virus já existe a bastante tempo, por exemplo quem foi para a guerra colonial ja levava com uma vacina para esta variola………. Ja me esquecia que agora é a moda criar os medos com virus……

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Mas qual medo? São vocês que falam em medo. Têm medo de quê afinal?

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Têm medo das agulhas está mais que óbvio 😀

  10. Avatar de Algo
    Algo

    Portugal é sempre “o primeiro”, “o segundo”, “o mais” – tal como os restantes países membros da NATO. Onde é que eu já li está história?

    De qualquer das formas, quem é vai tomar a vacina? Deu-me a entender que já produziriam a mesma quantidade de vacinas, quantidade que a Moderna disse jogar para o lixo no que diz respeito às da c19.

  11. Avatar de asimoto
    asimoto

    De duas uma… ou anda tudo a apanhar sabão do chão..ou anda tudo aos beijos uns aos outros, é a conclusão que a nossa média chega..
    Esquecem-se das outras mil hipóteses de apanhar o vírus..

    Agora o que é difícil de explicar é como é que Portugal…tem um numero de infetados tão grande!

    1. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      se calhar muito sabão no chão. LOL